Marinha Indiana comissionará simultaneamente duas fragatas furtivas da classe Nilgiri

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Nova Délhi, 14 de agosto de 2025 – A Marinha da Índia se prepara para um marco inédito em sua história recente: o comissionamento simultâneo de duas fragatas furtivas classe Nilgiri (P-17A). As novas unidades, INS Udaygiri e INS Himgiri, serão incorporadas à frota no próximo dia 26 de agosto, em cerimônia conjunta na sede do Comando Naval do Leste, em Visakhapatnam.

A INS Udaygiri, construída pelo estaleiro Mazagon Dock Shipbuilders Limited (MDL), em Mumbai, é o 100º navio projetado pelo Warship Design Bureau da Marinha Indiana. Já a INS Himgiri, produzida pelo Garden Reach Shipbuilders & Engineers (GRSE), em Kolkata, é a primeira de sua classe construída no estaleiro.

Segundo o Ministério da Defesa da Índia (IMoD), as fragatas Nilgiri representam “um salto geracional” em relação à classe Shivalik que substituem, com aproximadamente 75% dos sistemas fabricados domesticamente.

Cada navio possui 149 metros de comprimento, deslocamento de 6.700 toneladas, alcance de 5.500 milhas náuticas e velocidade máxima de 32 nós. Seu armamento inclui o sistema de mísseis antinavio supersônicos BrahMos, mísseis superfície-ar de médio alcance Barak 8, torpedos Varunastra, um canhão naval OTO Melara de 76 mm, além de sistemas de defesa de ponto com canhões automáticos de 30 mm e metralhadoras de 12,7 mm.

O IMoD afirmou que o evento “destaca a aceleração da modernização naval da Índia e sua capacidade de entregar navios de guerra sofisticados produzidos em diferentes estaleiros”.

Somente em 2025, a Marinha Indiana já incorporou o destróier INS Surat, a fragata INS Nilgiri, o submarino INS Vaghsheer, a embarcação de guerra antissubmarino de águas rasas INS Arnala e o navio de apoio de mergulho INS Nistar – evidenciando o ritmo acelerado de expansão e renovação de sua frota.■


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Wilton Pereira dos Santos

As nossas Fragatas Tamandare tem velocidade máxima de 26 nós, enquanto esta fragata indiana tem 32 nós. Não consigo entender a lógica de termos fragatas tão lenta. Parece até que foram feitas para tempos de paz e para nao serem usadas em combate. Imaginem ter que chegar em zonas de combate ou ter que fugir com embarcações tão lentas. Isso sem falar do pouco poder de fogo. Essa fragata indiana só mostra como estamos equivocados na construção do nosso poder naval e o que nações soberanas tem feito.

Last edited 22 dias atrás by Wilton Pereira dos Santos
Fernando XO

Prezado Wilton, a depender da distância de “zona de combate”, essa diferença de velocidade não terá influência significativa… a questão principal é o posicionamento prévio do navio, por exemplo, diante de um cenário de crise para que este seja empregado mais prontamente em caso de a situação escalar… quanto a “fugir”, isso não faz diferença diante de um míssil.
Na minha experiência, só naveguei acima de 20 nós para ocasiões pontuais – operações aéreas e destaque para realizar investigação de contato submarino. Na maior parte do tempo, é empregada velocidade de cruzeiro ou econômica…. cordial abraço.

Fernando Vieira

Imagino que a velocidade importe também em operações de resgate. Por exemplo, na ocasião do acidente com o A330 da Air France (AF447) a Marinha chegou ao local do acidente bem rápido. Não lembro como foi o dispositivo empregado lá, mas em questão de horas já tinha fragata ajudando na operação de resgate.

TeoB

além de lentas mal armadas, não da para enfrentar nem para correr…

Adriano RA

Então tomara que seja resistente a danos. Kkkkkk.

DanielJr

Claro que os nossos navios são feitos para o tempo de paz, o almirantado quer que eles ajudem ajudem náufragos e fotografem baleias, não que eles possam se defender ou atacar inimigos.

Os navios da MB só possuem armas porque ficaria muito constrangedor construir belonaves totalmente desarmadas, sonho do oficialato.

José Gregório

Bingo. Já imaginou mandar uma Tamandaré pro Mar Vermelho, saturado de mísseis e drones, não dá nem pro começo, não dura 1s, é óbvio que ela foi feita pra paz, como tudo no Brasil, vale lembrar que nossas FFAA são úteis para prender o povo, nunca para atacar outras nações, até porque não teriam a menor chance.

Burgos

Alou MB !!!
Pra ontem !!!
2 dessas aqui pra serem Nau do nosso Esquadrão dos navios de superfície pq nem Esquadra (60 navios) não temos mais 😞

Burgos

Bom dia Galante;
Posta mais foto na matéria 😏
O que é bom e bonito tem que ser mostrado 👍⚓️😎

Wagner Figueiredo

Faz assim.. índia compra os KC 390 e nós pegamos essas duas aí..rsrsrs

Luciano

Se eles comprarem mais de 40 KC390, 60 por exemplo, caberia 4 dessas tranquilamente com vantagem pra nós.

737-800RJ

8 Tamandarés e 4 Nilgiris.
Não venham ser racionais e me dizer que não dá, que conseguem provar matematicamente ser quase impossível e não sei que lá…

Sonhar é de graça e eu escolhi me iludir. Depois do final de semana eu acordo pra vida!

[OFF]

Navio cargueiro russo carregado com componentes de drones iranianos foi afundado no Mar Cáspio após ataque ucraniano com drones.

Luciano

Totalmente de acordo. Dá, sim. Podemos começar com os OPV indianos classe Syriu, que também são uma demanda da MB, para não sobrecarregar as finanças, e terminar com 4 Nilgiri.

cipinha

É um OPV interessante, mas eu acredito que o Brasil poderia usar o projeto da Barroso ou mesmo uma versão downgrade da CV-03, projetos que são de completo domínio da MB, principalmente no caso da Barroso

Robert Smith

Ataque de drones no mar Cáspio? Unica maneira e terem consequido entrar no Azerbaijão com aqueles caminhoes cheios de drones…. sera que a polica de fronteria fez vista grossa?

Luciano

Se esse navio possui 75% de componentes indianos, significaria mais independencia para nós, por exemplo. A India é neutra, não disputa mercados conosco, não há pressão política, e nem fronteiras terrestres e marítimas. Na verdade, a nossa principal rota comercial marítima, passa pela África do Sul e India. Esses são os países que precisamos nos dar bem, para garantir a chegada dos nossos produtos a Ásia. Fato curioso, é que a Marinha Sul-africana, opera as Meko A200. Quem sabe nós operamos a Nilgiri, e assim passaríamos a ter interoperalidade com os dois países? Outro fato curioso…esse navio custou/custa, um pouco… Read more »

DanielJr

Não significa mais independência para nós, a Índia não é neutra. A Índia defende os interesses da Índia, não do Brasil.

Somente o Brasil defende os interesses do Brasil, nem sempre.

Esses navios não são livres de embargos, são uma coleira indiana, só isso.

Luciano

É meu amigo, mas algumas coleiras são mais apertadas que outras. Além disso, se houvesse um acordo de construção, parte do navio também seria brasileiro, assim como as Tamandarés.

DanielJr

Isso é verdade, algumas coleiras são melhores que outras.

Escrevo isso porque tem várias pessoas que pensam que equipamentos russos ou chineses são livre de embargos, que só o ocidente embarga. Não é verdade.

Last edited 22 dias atrás by DanielJr
Waldir

Parabéns pela visão.. Índia, China, usa, Rússia… tudo igual.. Brasil precisa mudar mentalidade e ver o mundo como ele é…
A briga de torcida só faz nos dividir
E povo dividido se conquista bem mais fácil..
Brasil se quiser ser grande e entrar no jogo tem que se unir e ter meta de longo prazo
E acabar o “farinha pouca meu pirão primeiro”.. e acabar a mamata tbem…

Last edited 21 dias atrás by Waldir
DIMAS S. DE SOUZA

Boa analise com visao geopolitica. Outrora a India passou toda a Guerra Fria na posiçao de neutralidade . Compunha o Bloco de Paises Nao Alinhados . Tudo indica e caminha para breve,reativando as carreiras do AMRJ, a construçao da Classe Nilgiri para a Marinha do Brasil, ira no bojo da reativaçao da construçao naval, assim penso e sao meus votos para essa classe de cruzadores. Um abraço

Gabriel BR

Eu ficaria feliz em ter 6 Classe Nilgiri na MB .

TeoB

Nem que MB chame de cruzador de batalha Mas precisamos de no mínimo 3 belonaves com mais de 5 mil toneladas para defesa de área, com no mínimo 32 lançadores para defesa antiaérea com pelo nomes 50km de alcance e 12 misseis antinavio com pelo menos 100 km de alcance tbm… Gente não é o bicho de 7 cabeças um navio desses… Acho que 4 fragatas mais parrudas de 5000 t e as quatro Tamandaré estaria de bom tamanho, desativa o resto dos escoltas e foca em navio patrulha de 1500 t armando com 76 mm superapid e 4 mansup… Read more »

DIMAS S. DE SOUZA

Meu caro amigo TeoB , veja a oportunidade de OURO para o pais a aquisiçao desses cruzadores indianos . Pode se tornar dificil a aquisiçao frente a turbulencia que envolve o planeta . Sao essas as turbulencias : alinhamentos politicos , conflitos armados , sançoes politicas e tarifarias ( 50% ) que podem ser estender a 500 % ( algo imprevisivel ). Nao vou falar dos temiveis EMBARGOS . O site proibe manifestaçao ou opiniao politica. Mas veja e analise a perda de oportunidades e perda de visao conjuntural que o poderoso vizinho do norte relegou a terceiro plano a… Read more »

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Lindas essas fragatas indianas…, Brasil poderia negociar umas 2 com eles…, colocando no rolo o KC-390, uso por uns 3 anos da base de Alcântara…, uns Astros…, rss…, soja…, carne…, kkkkkk

Se as Tamandarés estão como fragatas aqui no Brasil…, essas fragatas indianas aqui chegariam como: destroier’s

😄😄😄

Abraço a todos…

Tenhamos um final de semana ABENÇOADO…

Heinz

Está ai um produto indiano que o Brasil poderia comprar, em troca da Índia comprar os Kc390.
3 dessas aqui já daria um belo upgrade para a MB

Marcelo

Na MB os navios são ou Europeus (francês, britânico ou alemão) ou americano.
Navios de outra nacionalidade pode esquecer.

adriano Madureira

Não é só questão de qualidade dos navios,blindados ou aeronaves,sejam estes americanos ou europeus,mas não descarto algum tipo de favorecimento…

Ou então caso não haja algo de ílicito, é simplesmente por algum tipo de falta de visão dos militares e um comodismo já enraizado no comando das forças.

Quantas lacunas em nossa defesa não poderíamos preencher,quantas deficiências não poderiamos sanar se procurassemos soluções alternativas em outras BIDs existentes na américa do sul, oriente médio ou ásia para nossos problemas mas parece que o problema não é só de gerencia ou de dinheiro,é de inteligencia mesmo.

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adriano Madureira

Esses militares(alto comando…) Brasileiros são muitos limitados,parecem aqueles médicos velhos que não querem evoluir em métodos de vanguarda e ficam presos a velhas práticas medicinais…
Preferem ficar presos ao trivial.

“Visão sem ação é sonho. Ação sem visão é pesadelo”.