Porta-helicópteros Trieste realiza exercício conjunto com fragata indiana Tamal no Mar Tirreno

Mar Tirreno, 14 de agosto de 2025 – O porta-helicópteros italiano Trieste, atualmente em campanha de instrução para os aspirantes de 1ª classe da Academia Naval de Livorno, realizou um exercício naval conjunto com a fragata indiana Tamal, no âmbito das atividades regulares de cooperação e treinamento marítimo multinacional.
A Tamal, que está a caminho de seu retorno à Índia e fará uma escala logística em Nápoles nos próximos dias, participou de manobras de aproximação, exercícios de comunicação por fonia e um breve intercâmbio de pessoal, durante o qual ocorreu a tradicional troca de presentes entre as tripulações.
Segundo a Marina Militare, o objetivo da atividade foi reforçar a interoperabilidade e o conhecimento mútuo entre as duas marinhas, além de validar procedimentos operacionais e estreitar o diálogo no campo da segurança marítima global.
Essas iniciativas, destaca a Força Naval italiana, são essenciais para fortalecer a cooperação internacional e a capacidade conjunta de resposta a desafios no domínio marítimo, contribuindo para a estabilidade e segurança nos mares.■
As duas Marinhas que deveriam ser exemplos pra MB, reunidas.
Um verdadeiro SONHO….. pena que nossa classe policita (tanto faz, esquerda ou de direita) alimente “OUTROS” sonhos que, em sua grade maioria, são imorais e inconfesos ….
Longe de mim defender a classe política BR, mas a MB ter passado décadas mergulhado em sonhos megalomaníacos e de ter ignorado o resto da esquadra, também não ajuda muito…
A maior parte da culpa pelo atual estado da MB é da própria MB.
Os indianos fabricam bons navios de superfície.
É russa, de projeto e fabricação.
Mas os indianos dizem que é a última “estrangeira”. A ver.
Então não é a prova de caiaque ou boia de caminhão… Pode perguntar para os Ucranianos
Essa Tamal também é “Parruda”⚓️👍💪
Incrível embarcação