Rússia lança fragata ‘Admiral Amelko’, primeira do projeto 22350 com 24 células de lançamento de mísseis

1

São Petersburgo, 14 de agosto de 2025 – O estaleiro Severnaya Verf lançou ao mar a fragata Admiral Amelko, a mais nova unidade do Projeto 22350 da Marinha Russa e a primeira da série equipada com 24 células de lançamento vertical UKSK, capazes de disparar mísseis de cruzeiro Kalibr, antinavio Oniks e hipersônicos Zircon. Até então, as quatro fragatas anteriores do projeto contavam com apenas 16 células.

O lançamento marca um avanço significativo no poder de fogo das fragatas russas, aumentando em 50% sua capacidade de ataque em relação às predecessoras. A classe é projetada para missões de defesa aérea, guerra antissubmarino e ataques contra alvos navais e terrestres a longas distâncias.

O Severnaya Verf segue com a construção de outras quatro fragatas do mesmo projeto: Admiral Isakov, Admiral Chichagov, Admiral Yumashev e Admiral Spiridonov. A Marinha russa também planeja iniciar, em 2026, a construção de mais duas unidades da série.

Fragata Admiral Gorshkov, primeira do Projeto 22350

Atualmente, a frota russa conta com três fragatas do Projeto 22350 em serviço ativo – Admiral Gorshkov, Admiral Kasatonov e Admiral Golovko – que têm sido empregadas em missões no Ártico, Mediterrâneo e Atlântico, projetando presença e reforçando a capacidade de dissuasão naval da Rússia.

Com a Admiral Amelko, a Marinha russa fortalece sua capacidade de lançar ataques de precisão a partir de navios de superfície, consolidando o Projeto 22350 como um dos pilares de sua renovação naval.

Projeto 22350 – free3d.com


Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

Linda fragata. Que bom seria se as Tamandares tivessem tambem mais celulas de lancamento vertical. Se nao me engano as Tamandares tem 12.

Os russos fazem sempre lindas fragatas! Parabens a Russia.