UNITAS 2025 reunirá 26 nações para exercício marítimo multinacional na Costa Leste dos EUA

Navios na UNITAS 2019
Mayport, Flórida – 14 de agosto de 2025 — A Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos se preparam para receber, a partir de 15 de setembro, mais de 8 mil militares de 26 países para a 66ª edição do UNITAS, o mais antigo exercício marítimo multinacional do mundo. As atividades ocorrerão até 6 de outubro em diferentes pontos da Costa Leste dos EUA, incluindo Naval Station Mayport (Flórida), Marine Corps Base Camp Lejeune (Carolina do Norte) e Naval Station Norfolk (Virgínia).
O UNITAS 2025 reunirá navios, submarinos, aeronaves de asa fixa e rotativa, além de sistemas navais não tripulados, com o objetivo de aperfeiçoar operações conjuntas, aumentar a interoperabilidade e fortalecer a defesa regional. Entre os países participantes estão Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, Japão, México, Reino Unido e Singapura.
“Ao reunir 25 nações, não apenas aprimoramos a proficiência tática e a interoperabilidade, mas demonstramos um exemplo claro de compartilhamento de responsabilidades e fortalecimento da confiança mútua”, afirmou o contra-almirante Carlos Sardiello, comandante da U.S. 4th Fleet.
A fase em porto contará com intercâmbio de especialistas, simpósios profissionais, operações médicas, treinamentos de ciberdefesa e mergulho, além de reuniões de coordenação. Já a fase no mar incluirá exercícios de guerra em múltiplos cenários, operações anfíbias, disparos reais e um SINKEX — afundamento de alvo com armamento real.
O exercício também marcará o segundo ano de integração de sistemas híbridos e não tripulados na frota, em um esforço de desenvolvimento e teste da futura capacidade naval dos EUA.
Entre as unidades americanas participantes estão o porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75), o submarino USS Oregon (SSN 793), o navio-doca anfíbio USS Arlington (LPD 24), destróieres, navios de apoio logístico e forças de operações especiais da Marinha, Fuzileiros Navais, Guarda Costeira e Força Aérea.
Encerrando o UNITAS 2025, autoridades dos países participantes participarão de eventos comemorativos pelo 250º aniversário da Marinha dos EUA, reforçando a tradição de proteção aos interesses americanos, dissuasão de ameaças e promoção da segurança marítima global.■
E o Brasil ?!
Confirmou presença?!😏
Fragata Independência. Já está a caminho.
Dá até medo de ela ficar pelo caminho… Não me surpreenderia nada.
pelo que sei, nenhuma fragata classe Niterói deixou de cumprir uma missão dessa envergadura. Se alguém souber de algum caso, por favor me corrija.
Nossa,símnolo máximo de nossa projeção de poder…
Não estamos projetando poder, é só um exercício. No momento é o que temos de melhor pra ser enviado.
A “Independência” e a “Espora” argentina encontram-se em Salvador onde serão abertas ao público domingo, mas, segundo li, à Argentina enviará o “destructor”
La Argentina.
.
Não encontrei nada sobre a participação da “Independência”, mas acredito em você
enquanto os outros 3 únicos navios capazes, as fragatas Defensora, Liberal e União estariam mais ao sul – além de outros motivos para não participar – o que leva a crer que a Independência partirá rumo ao norte.
Existe a Amazonas, Atlântico, Bahia e Barroso. Se não estiver em manutenção podem participar ou mesmo algum submarino
Estava referindo-me apenas aos combatentes de superfície ou escoltas
e não faria muito sentido enviar o “Atlântico” até os EUA, mas, no passado
fragatas já estiveram por lá para participar de exercícios.
.
Submarinos normalmente vão até a costa leste participar do “DESI” ou outros eventos, a última ocasião ocorreu em 2022 quando o “Tikuna” esteve por lá e com uma maior disponibilidade de meios com a entrada dos submarinos classe Riachuelo, estes também irão eventualmente para a costa leste dos EUA.
Cada exercicio desse exige um tipo especifico de navio e cada nação manda o seu. No caso da UNITAS 2025 o Brasil deve comparecer com Escolta. Defensora e Liberal ja foram agraciadas esse ano. A Independencia era a da vez. A Barroso esta em testes pra finalizar o PMG
Pelo o que li no texto entre os países incluídos está o nosso querido Brasil! Que alegria temos por nossa pátria participar desta união! 👮♀️