Navios na UNITAS 2019

Mayport, Flórida – 14 de agosto de 2025 — A Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos se preparam para receber, a partir de 15 de setembro, mais de 8 mil militares de 26 países para a 66ª edição do UNITAS, o mais antigo exercício marítimo multinacional do mundo. As atividades ocorrerão até 6 de outubro em diferentes pontos da Costa Leste dos EUA, incluindo Naval Station Mayport (Flórida), Marine Corps Base Camp Lejeune (Carolina do Norte) e Naval Station Norfolk (Virgínia).

O UNITAS 2025 reunirá navios, submarinos, aeronaves de asa fixa e rotativa, além de sistemas navais não tripulados, com o objetivo de aperfeiçoar operações conjuntas, aumentar a interoperabilidade e fortalecer a defesa regional. Entre os países participantes estão Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, Japão, México, Reino Unido e Singapura.

“Ao reunir 25 nações, não apenas aprimoramos a proficiência tática e a interoperabilidade, mas demonstramos um exemplo claro de compartilhamento de responsabilidades e fortalecimento da confiança mútua”, afirmou o contra-almirante Carlos Sardiello, comandante da U.S. 4th Fleet.

A fase em porto contará com intercâmbio de especialistas, simpósios profissionais, operações médicas, treinamentos de ciberdefesa e mergulho, além de reuniões de coordenação. Já a fase no mar incluirá exercícios de guerra em múltiplos cenários, operações anfíbias, disparos reais e um SINKEX — afundamento de alvo com armamento real.

O exercício também marcará o segundo ano de integração de sistemas híbridos e não tripulados na frota, em um esforço de desenvolvimento e teste da futura capacidade naval dos EUA.

Entre as unidades americanas participantes estão o porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75), o submarino USS Oregon (SSN 793), o navio-doca anfíbio USS Arlington (LPD 24), destróieres, navios de apoio logístico e forças de operações especiais da Marinha, Fuzileiros Navais, Guarda Costeira e Força Aérea.

Encerrando o UNITAS 2025, autoridades dos países participantes participarão de eventos comemorativos pelo 250º aniversário da Marinha dos EUA, reforçando a tradição de proteção aos interesses americanos, dissuasão de ameaças e promoção da segurança marítima global.■


Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

E o Brasil ?!
Confirmou presença?!😏