EUA enviam destróieres ao largo da Venezuela para combater cartéis de drogas, dizem fontes

Os Estados Unidos irão deslocar três destróieres Aegis com mísseis guiados para águas internacionais próximas à costa da Venezuela nas próximas 36 horas, em uma operação destinada a enfrentar a ameaça de cartéis latino-americanos de drogas classificados como organizações terroristas globais pelo governo Trump, afirmaram fontes ouvidas pela Reuters.
Operação militar ampliada no Caribe
Um alto funcionário norte-americano informou que cerca de 4.000 marinheiros e fuzileiros navais estarão envolvidos na operação no sul do Caribe. O desdobramento também incluirá aeronaves de patrulha P-8 Poseidon, outros navios de guerra e pelo menos um submarino de ataque.
Segundo a fonte, que pediu anonimato, a operação terá caráter prolongado, com duração de vários meses, e será conduzida em águas e espaços aéreos internacionais. Além de missões de inteligência e vigilância, os meios navais poderão servir de base para ataques pontuais, caso seja tomada tal decisão.
Reação da Venezuela
O governo venezuelano não respondeu oficialmente ao anúncio. Em discurso transmitido na segunda-feira, o presidente Nicolás Maduro afirmou que o país defenderá “nossos mares, nossos céus e nossas terras” diante do que classificou como uma “ameaça bizarra e descabida de um império em decadência”.
Trump intensifica foco em cartéis
A mobilização reflete a política da administração Trump de ampliar o combate ao narcotráfico como parte da estratégia para reduzir a imigração e reforçar a segurança da fronteira sul dos EUA. Em fevereiro, Washington incluiu o Cartel de Sinaloa (México) e o grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua na lista de organizações terroristas globais, intensificando ações de inteligência e repressão contra seus membros.
Nos últimos meses, os EUA já haviam deslocado navios para missões de apoio à segurança de fronteira e combate ao tráfico, além de ampliar a vigilância aérea contra cartéis mexicanos para mapear suas rotas e operações.■
Maduro é uma droga e está em um cartel… façam bom proveito..hehehehe
Na times square em Nova York de dia o cheiro de maconha é absurdo,todo mundo fumando de boa.
Agora vem com esse papo de combater cartel de Droga.
Ué..então a culpa é só do usuário? Seria a mesma coisa falar que a culpa é da vítima e não do bandido?!?! Se tem lei contra é pra ser seguida…. Cada caso um caso…o viciado fuma,,,ok …mas o governo tem que manter a ordem..aí o cara se droga fica doidão e mata sua família..vc culpa quem?? Com esses pensamentos que o Brasil tá lascado!!!!
Se vendem, há quem compre. Mas o consunidor sempre arranja outro fornecedor.
Pra isso existe a lei ( bem aplicada, sem ideologia política), pra ser combativa nesse tipo de drogas..se for liberar a maconha, libera…mas que o usuário arque com as consequências, inclusive de gasto em hospitais…
Nixon começou essa conversa de guerra as drogas em 1971. Nesse meio tempo a produção, consumo, enfim o mercado de drogas sequer diminuiu? Milton Friedman, um economista liberal clássico, criticava a “guerra às drogas” por entender que ela viola a liberdade individual, é ineficaz cria um mercado negro lucrativo para traficantes, que se beneficiam da demanda por drogas e usam a violência para proteger seus negócios. Se quer um exemplo de política de controle de drogas que funcionou com muito menos gasto e mortes recomendo examinar a política antitabagista brasileira dos anos 90 até 2010, com redução no consumo sem… Read more »
A Liberdade NÃO PODE ser o valor máximo, porque ela tem que ser limitada não pelo Estado, mas sim pela Moral. O uso de drogas NUNCA se resume à esfera individual em seus efeitos. O ser humano, como já obsrevava Mises em Ação Humana, é um ser que age no mundo. E suas ações, quando influenciada pelo uso de drogas, quase sempre invade de modo negativo a esfera da vida e tolhe a liberdade do outro. Sou decididamente de direita e conservador, mas discordo frontalmente de Friedman nesse ponto. Concordo com você com relação ao tabagismo, o problema é que… Read more »
Todos os cartéis mexicanos são de esquerda? Os traficantes do Harlem, que introduziram a heroína em Nova York nos anos 1970 eram de esquerda? Oliver North, o coronel do US Army, que utilizava o lucro do tráfico de cocaína, para os EUA, dos cartéis colombianos para comprar armas para combater os sandinistas da Nicarágua era de esquerda? Pablo Escobar era de esquerda?
“Tudo que não vejo como bom é de esquerda”.
Amigo, precisa abrir a cabeça para o debate civilizado de ideias. Eu não me considero de esquerda (nem de direita), mas concordo com muitas das pautas deles. Aliás há várias esquerdas: comunistas (arhhh), socialistas, social-democratas, verdes etc. Saia desta polarização tosca que existe hoje, pois ela só emburrece o cidadão, com vantagens para os políticos que se utilizam disso. A social-democracia funciona muito bem na Europa (países escandinavos, França, Alemanha, Espanha etc) onde a livre iniciativa impera, mas com justiça social. Tem defeitos? Tem, mas acho a melhor fórmula que conheço.
A liberdade tem que ser limitada pela “moral”? Mas qual “moral”? A minha? a sua? de quem? Olha, sou contra a liberação de drogas, mas nunca uma sociedade deve ser pautada pela moral, e sim pela LEI. Há muitas pessoas que defendem a liberação de drogas leves (sic), como a maconha. Alguns estados americanos ela é liberada, então em tese os usuários estão dentro da Lei. Já fui na Holanda onde a droga é liberada, e em nenum momento vi pessoas fumando na rua, ao contrário há lugares especificos para isso. Aliás a Holanda é um país bem organizado, ao… Read more »
Mas a escravidão, por exemplo, além de ser legal, era moral…
Como fazem com os usuários de álcool?
“Na cara não!”
Agora deu um nó na cabeça do vivente.
Complicado!!! Rsrsrs…claro que sabemos se os EUA invadir a Venezuela sabemos o que querem…mas o narcotráfico tá demais ..aí vc dá de ombro e fala que não é problema seu..até chegar em alguém da sua família…fogo!!!
Combater cartéis produtores de drogas com destróieres é uma piada. O problema está nos EUA, que são os maiores consumidores de drogas do mundo. Lá o consumo de opioides se tornou um problema de saúde pública. Nas florestas da América Latina a produção de cocaína, por exemplo, deve estar a todo vapor, com ou sem destróieres. Quanto ao consumo de maconha, lembro que 24 estados norte-americanos já legalizaram o consumo, assim como a sua produção. Mandar navios de guerra para a costa da Venezuela, é para manter o o apresentador de reality show em evidência na imprensa e nas redes… Read more »
Aqui em minha humilde aldeia no interior/sp a ” maresia” também é podre.
Sabemos que combate ao tráfico é só desculpa.
O alvo é o regime chavista/madurista.
Já deu.
Se cairem em Caracas a turma em Brasília que coloque as barbas de molho.
Danem-se os usuários americanos também, mas se cair um míssil na cabeça do Maduro e não sobrar nem uma unha dele para fazer DNA, o mundo terá se livrado de um ditador de m… pena que é improvável que os EUA bombardeiem ele!
Falou o q nunca foi em Nova york kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk viuvinha do lula!! E segundo, não tem nada a ver uma coisa com a outra, cocaína e maconha são coisas diferente!
Não pessoal, vamos lá, tá faltando contexto para vcs
O consumo recreativo, medicinal e o plantio são liberados pela lei do estado de Nova Iorque. Boa parte dos estados americanos flexibilizaram isso.
Agora sobre como funciona o mercado de forma geral.
Se tem pessoas querendo comprar algo, vão ter pessoas vendendo, simples assim, não adianta proibir, não adianta mover frotas.
A questão é a conscientização do consumidor.
Pesquisem sobre o exemplo da Islândia
https://europeanway.com.br/a-islandia-sabe-como-acabar-com-as-drogas-entre-adolescentes-mas-o-mundo-nao-escuta/#:~:text=Nos%20%C3%BAltimos%2020%20anos%2C%20a,de%2042%25%20para%205%25.
Abraço a todos
A Marinha do Brasil deveria estar em alerta e ajudar nossos irmãos venezuelanos em caso de agressão imperialista norte-americana. 😀
Qual marinha? kkkkk
Por favor…
Não está previsto no DSA.
Em 2040 quando a gente tiver uns 8 navios (mal armados) talvêz dê pra mandar alguma coisa
O vovô laranja tá descontrolado.
Tá achando que vai resolver todas as encrencas do mundo e para isso…cria mais encrencas.
Esse é o grande problema de chegar nessa idade tão avançada: a pipa do vovô não sobe mais e aí o sujeito fica inventando coisas para se manter ocupado.
Pois é
Já acabou com 2 guerras e já vai acabar com outra se bobear…
Ao mesmo tempo…. o outro vovô, com o bumbum cheio de cachaça… não resolve o q tem q resolver….
Poderia estar se animando em acabar com grupos narcoterroristas, como o Paraguai e Argentina estão fazendo e se somar a essa luta, mas…… vão lutar contra seus patrocinadores? Duvido… mais cachaça e mais jabuticaba… bêbado com prisão de ventre… excelente….
João, João…não seja injusto com o Vovô do Norte. Ele não acabou com duas guerras, foram seis…sete…e aumentando. E mais serão acabadas por ele, um pacifista e militante dos direitos humanos. Veja e nunca mais diminua os feitos do nosso pai Trump, um verdadeiro santo: “Em discurso na Casa Branca em 18 de agosto, onde foi pressionado por líderes europeus a insistir em um cessar-fogo, ele afirmou: “Eu acabei com seis guerras… eu fiz todos esses acordos sem sequer mencionar a palavra ‘cessar-fogo'”. No dia seguinte, o número que ele citou havia subido para “sete guerras”.” https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpqvw82ex1zo Aliás, quem anda tendo… Read more »
Teu corrupto favorito e golpista vai ser preso igual…
Qual o nome do seu ? Cara seja racional e pense !!!
Eu sei já o que se passa na cabeça do Trump mas tenho certeza que três navios de combate são inapropriados para combater tráfico de drogas…
Todos sabem nobre Camargo, o problema são os “domésticos” que se fazem de cegos e replicam o discursinho de Washington. Ora liberdade de expressão, ora democracia, ora terrorismo e o da semana o “combate as drogas”.
Independente do Trump ser quem é Camargo é relativamente comum enviar Arleigh Burkes que não estejam comprometidos para um longo desdobramento próximo ou estejam em um período entre o retorno de uma missão e o início de um período de manutenção para apoiar a Guarda Costeira, com seus sensores mais capazes, longo alcance/persistência e helicópteros são úteis com um destacamento da Guarda Costeira a bordo. . O mesmo é válido para um submarino que pode permanecer oculto enquanto monitora uma área, intercepta comunicações e repassa para navios e aeronaves as informações o “Riachuelo” seria ideal para isso, mas, os EUA… Read more »
Dalton.. a situação parece outra.
Quase todo usuário de cocaína sabe que a rota de tráfico passa longe da Venezuela.. então, se é para usar sensores dos navios de combate para ajudar a identificar aviẽos ou barcos fazendo tráfico de drogas, estes navios estão mal posionados.
Leia o link que postei em comentário abaixo exatamente sobre um dos “Burkes”, o USS Sampsom que está sendo usado no combate as drogas que desceu a costa oeste dos EUA até o Panamá – é relativamente comum unidades da US Navy atravessarem o Canal do Panamá de leste para oeste e vice-versa nessa função – então pode-se dizer que nesse caso específico a Venezuela não foi contemplada. . Veja por exemplo o USS Lassen outro Arleigh Burke que muitos anos atrás chamou minha atenção a ponto de fazer anotações confiscou mais de 10 toneladas de cocaína justamente no Caribe.… Read more »
Graças a Deus um comentário inteligente!
O petróleo é uma droga que os EUA amam e a Venezuela tem grandes reservas desta ”droga”…
Bom, dessa vez eles mudaram o enredo pelo menos, andar de mãos dadas com o príncipe da Arábia Saudita e o Putin meio que deixou a conversinha de democracia e liberdade de expressão defasadas. (nem vamos falar de Washington)
Tá difícil tanto factóide. O ARG do Iwo Jima (LHD-7) voltou pra Norfolk, Virgínia, pra evitar o furacão Erin. Aqui:
https://news.usni.org/2025/08/19/iwo-jima-arg-back-in-norfolk-to-avoid-hurricane-erin
Agora me dizem que mandaram três Burkes pra dentro do Erin?
Do lado de lá, prontidão de 4,5 milhões de milicianos; por aqui, muitos ouriçados com a ousadia imperial; e de todo lado comentários e análises sem decoro (alguém sugerindo que Maduro fosse resgatado antes que o SOC caísse sobre ele).
Só observo
😂🤣😂🤣
Ah, notícia do Miami Herald… 🤪
Os Burkes e o LCS já estão na área do caribe
Não estão.
A droga do petróleo.
Espero que as manifestações do nosso mandatário e da nossa diplomacia não sirvam para trazer mais sanções dos EUA…
A Venezuela e seu presidente não precisam de um advogado chamado Brasil.
Lula não vai se meter. Na Segunda feira pela manhã, Putin ligou para Lula e o informou do que foi “acertado” com Trump no fim de semana. Hoje 3 notícias apareceram :
A Ucrânia cederá 20% de seu território para Rússia e ficará sem cobertura da OTAN. Porta voz da casa branca anunciou força total contra a Venezuela de Maduro. EUA aceitaram dialogar com o Br na OMC .
Entendam como quiserem.
Olá Paulo
Há quase 3 anos afirmo que a guerra na Ucrânia seria encerrado pela via diplomática, que quando mais tempo durasse a guerra maior seria o prejuízo da Ucrãnia e que era necessário um imediato cessar fogo..
pois é.. e o pessoal sempre me esculaxando.
tivessem lido o que escrevo na trigologia sobre esta guerra estúpida, o problema já teria sido resolvido há anos e muita gente estaria viva agora
Contudo, como esta guerra estúpida é conduzida por gente estúpida, é de se esperar que façam muita estupidez até fazer a coisa certa por mero acaso
Se a situação do Br é complicada, a da UE é desoladora. Não há mais escolhas entre ” mocinhos” e ” bandidos”, por mais falsa que tenha sido antes. Vide a última reunião da turma do vinho da borgonha e do queijo camenbert, com Trump e Zelenkenky na casa branca. Parecia um velório. Lá pelas tantas de conversa fiada, Trump se levanta e diz : ” vou ligar para Putin “. Você precisava ver a expressão da turma de Genebra. Starmer baixou a cabeça, o pequeno Napoleão olhou pra cima procurando algo nos céus e a ex dama de ferro… Read more »
A UE assinou no papel que é uma colônia dos EUA na última reunião da véinha lá com o Trump quando foi entubada com o ‘acordo’ comercial.
Suave, daqui a uns dias é nossa bacia de Campos que será tirada de nós. E nao poderemos fazer nada, por isso defendo o direito da Ucrania de lutar, mesmo que guerra seja prejuízo para ambos os lados.
Desculpa Camargo, mas, é fácil criticar/analisar quando se está em segurança e muito distante. Da forma como escreve a Ucrânia é a grande culpada de não querer voltar ao jugo da Rússia não importando que a maioria da população queira aproximar-se do oeste. . Deveriam ter hasteado a bandeira branca já no primeiro dia da invasão entregue Zelensky aos russos – já que ele é um neonazista – substituí-lo provavelmente em uma eleição fraudada por um subserviente à Moscou, entregar territórios e nada de União Europeia muito menos OTAN. . Hitler obteve da Checoslováquia o território dos Sudetos com alegações… Read more »
Ora Dalton. Sim, tomar decisões no calor dos acontecimentos é muito difícil. Muita gente é engenheiro de obra feita… por outro lado, vocẽ pode ler (acredito que já deve ter lido) minhas análises sobre a Guerra na Ucrãnia desde sua eclosão. No início, eu e todo mundo erramos ao supor que as forças russas fossem superiores ás da Ucrãnia e a guerra seria rápida. Depois de poucos meses, a situação mudou. A partir daquele momentou fui praticamente voz solitária… contudo, avaliei a influências das eleições sobre o andamento da guerra, avaliei o que provavelmente aconteceria caso Trump ganhasse, comentei que… Read more »
Observações sensatas, como sempre aliás.
Mas o que pensar do ” lider” norte americano que susurra pra Macron : “Sabe, o Putin vai fazer o acordo por mim, veja você, por mim , dá pra acreditar? ” . O que é isto? Paixão recôndita? Dependência psicológica?O Que os falcões do pentagono vão pensar disso ? Vejo analistas politicos afirmando que há estratégia geopolítica nessa aproximação de Trump com Putin, pra afasta- lo da China. Será ? Putin vai ser tão estúpido assim ? Aparentemente o que qualquer um com 2 neurônios vai deduzir é que Putin está manipulando Trump para obter o que quer, e… Read more »
Putin é um político medíocre cuja experiência profissional está baseada no setor imobiliário dos EUA. Além disso, os seus assessores é são um deserto de mediocridade. Seria apenas ingênuo supor que exista um projeto estratégico bem articulado. No livro (e no filme) “Todos os homens do presidente”, o “Garganta Profunda” recomendo ao jornalista não ficar impressionado com os cargos no primeiro escalão do governo dos EUA porque nenhum deles chega a ser inteligente. A grande qualidade dos líderes são suas equipes diplomáticas de carreira e a experiência e inteligência de seus assessores. Sugiro comparar as equipes de alguns poíticos, como… Read more »
“Acho que ele quer fazer um acordo”, sussurrou Trump ao presidente francês Emmanuel Macron
no salão leste.
“Acho que ele quer fazer um acordo por mim, entende? Por mais louco que pareça.”
Que coisa bizarra,parece conversa de adolescente apaixonado,coisa ridícula para qualquer líder de estado,principalmente para um velho de setenta e poucos anos.
Chega a ser constrangedor e deprimente só de ler tal confidência.
Três destroieres para combater traficante?
O que eles têm? Tanques de guerra e caças de última geração?
Rapaz…
Isso é normal, tem sido feito antes do Trump, utiliza-se combatentes de superfície mesmo Arleigh Burkes que não estejam escalados para longas missões no exterior ou estejam aguardando na fila para manutenção. . Capazes de permanecer meses no mar com sensores capazes de detectar supostos alvos captar transmissões de rádio, operar helicópteros e botes com um destacamento da Guarda Costeira a bordo. . O USS Sampsom por exemplo da Frota do Pacífico está desde junho envolvido no combate ao tráfico de drogas ao longo da costa leste dos EUA, México e encontra-se no momento no Panamá pronto para atravessar o… Read more »
“quando suas ferramentas são todas martelos, todos problemas são tratados como pregos”
Bonito, mas, fora de contexto. Não há porque deixar um “Arleigh Burke” parado na base, as vezes aguardando meses até a manutenção começar quando há algo importante a ser feito que é o combate às drogas e a Guarda Costeira é
insuficiente para o trabalho e são poucos os grandes navios com persistência e equipamento adequados para missões mais longas.
.
As fragatas da classe Perry no passado foram muito utilizadas no combate ao tráfico,e os “LCSs” tem sido utilizados nessa função também só que não há no momento um número adequado disponível então usa-se o que se tem.
Mesmo assim ainda me parecem martelos,
ou em outra expressão; ”matar mosquito com tiro de canhão”
Você já percebeu Hamom que a maioria das marinhas está substituindo suas unidades por navios maiores ?
.
Um único exemplo até pela falta de tempo, a Royal Navy está substituindo 13 fragatas T-23 por 8 T-26 e 5 T-31.
.
A ideia de alguns que a “miniaturização” tornaria os grandes navios uma raridade está provando ano após ano o contrário e muitas marinhas estão apostando em “martelos” e com eles se fará o serviço pesado e o leve também já que nunca haverá navios menores em número suficiente.
Coincidentemente ontem li e me surpreendi ao saber do tamanho de um navio de patrulha da guarda costeira chinesa; 12 mil toneladas. Apelidado nas Filipinas como ”O Monstro”…
Mesmo assim, este navio só porta o armamento de tubo típico de um patrulha, 76 mm, 30 mm e um par de metralhadoras pesadas.
Reflete também a falta de pessoal, porque as carreiras militares não atraem mais gente como no passado…
A quem interessar possa, mais sobre o USS Sampsom no combate ao tráfico de drogas.
https://www.navytimes.com/news/your-navy/2025/08/19/after-chase-us-navy-coast-guard-intercept-1300-pounds-of-cocaine/
.
Pressão caríssima, melhor fazer valer o dinheiro, lança uns tomahawk na Venezuela
O próximo alvo será qual país latino americano? México, Colômbia ou Brasil? Esse argumento de combater cartéis de drogas servirá para os EUA atacar qualquer país latino americano.
Se isso acabar com o narco-terrorismo no Brasil será muito bem vindo. TODO DIA tem carga roubada pelo tráfico, morte de inocente indo ou voltando do trabalho por conta de assalto, adolescente sendo morta em baile funk por se recusar a sair com traficante. Se essa realidade tá boa pra você, fique a vontade. Pra mim e pra qualquer pessoa que se expõe a esse perigo todo dia tendo filho pra cuidar, essa realidade é um inferno. Que venha EUA, Rússia ou quem quer que seja pra resolver isso já que está bem claro que por meios próprios o Brasil… Read more »
Os americanos podiam parar um pouquinho de armar os traficantes daqui.
Isso sim ajudaria.
Tua hora ta chegando hermanito kkkkkkkkkkkk
2 AB e um LCS, o ARG (1 LHD 2 LPD) voltou para o porto por causa do furação…detalhe o CSG do CVN-77 também está próximo ao ARG….
Flavio assim você tira o sono de metade da turma aqui 🙂 Não há “CSG do CVN-77” o mesmo está na costa da Virginia – em uma área própria – qualificando aviadores de esquadrões que nem mesmo pertencem à Ala Aérea CWW – 7 designada a ele ou seja sem Ala Aérea, sem escolta e sem certificação já que encontra-se em um estágio intermediário de treinamento não há “CSG”.
Relaxem é só uma operação especial para desnazificar a região
USNavy pulou fora do exercício Formosa.
USAF cancelou evento espacial com a FAB.
Consulados americanos reduzindo seus serviços.
E o BR gastando mais com Justiça que com Defesa.
É o que sempre dissemos, quando a agressão vier, não vão medir esforços, fazer muita firula ou ficar vomitando lá na ONU até exaurir todos com narrativas. Vão chegar, atacar, ocupar e tomar.
Quem não leva à sério a própria defesa e soberania, achando que notinha de repúdio e ONU lhes vai garantir dignidade e liberdade, ou é mal caráter ( trabalhando junto com interesses que nos querem ver na lama ) ou extremamente burro.
Com defesa e soberania, não se brinca!
Concordo em parte com você. O tempo do softpower parece ter chegado ao fim. O Itamarati, que se orgulhava de consertar tudo com diplomacia e conhecimentos históricos e geopolíticos refinados, anda meio perdido nesses tempos. O máximo que conseguiu, depois de suar a camisa foi um encontro quase secreto entre o nosso chanceler e o secretário de estado norte americano por alguns minutos, em local ignorado e dependendo da intermediação de terceiros. É assustador. No entanto atacar, ocupar e tomar não é tão simples assim. Há casos emblemáticos como a conquista da França pelos exércitos nazistas. Uma vergonha que a… Read more »
Ótimo comentário
Sim, mas essa “vitória”, poderia vir com consequências. Uma vitória mesmo, seria não sofrer agressões, pois vencer um invasor que nos deixará em ruínas, é prejudicial da mesma forma. E tendo em vista as nossas dificuldades em resolver problemas básicos, imagina o país inteiro em ruínas e com muitos jogando contra em favor do agressor? Poderia acontecer nunca mais conseguirmos nos reerguer.
Não esqueçamos que o Vietnã do Norte era bancado pela URSS e os EUA ao menos inicialmente “lutaram com as mãos amarradas” tentando causar o mínimo de baixas entre civis e pessoal soviético no norte e a maior parte das bombas lançadas foi na trilha Ho Chi Minh. . Com a saída dos EUA em 1973 – após um cessar fogo teatral, para inglês ver como se diz – a URSS triplicou à ajuda ao Vietnã do Norte enquanto os EUA praticamente cortaram toda à ajuda ao Vietnã do Sul, que finalmente foi invadido em 1975 com uns poucos fuzileiros… Read more »
Diplomacia de canhoneira voltou forte.
Depois da queda da Síria, quando se aliaram descaradamente a jihadistas dos mais vis, e ainda vendendo eles como “moderados” e “comprometidos com a democracia” para o público; nao surpreenderia os EUA retratarem o PCC como bravos combatentes da liberdade
Bem lembrado. Durante o século XIX o império britânico era todo poderoso tanto econômico como militarmente Tem uma passagem curiosa sobre o tal período das canhoneiras. Certa vez, o embaixador britânico em La Paz fez um comentário jocozo sobre uma ” preferida” do general presidente de turno na Bolívia, durante uma festa no Palácio presidencial. Mesmo sabendo que o diplomata estava pra lá de bêbado, o general presidente resolveu não deixar barato, e submeteu o britânico à desfilar nu pelas ruas de La Paz no lombo de um burro. Sabedora da humilhação que seu representante sofreu, a rainha Vitória ordenou… Read more »
Maduro é um bandido, ditadorzinho vagabundo, sinceramente não iria achar ruim se os EUA desse nele uma lição. Mas sinceramente, achar que o cara está vinculado ao narcotráfico? Não faz sentido, mais parece uma das muitas mentiras de Trump.
Foi difícil achar uma notícia aqui sobre o que está acontecendo na Venezuela.
E tá faltando muito dos fatos nisso noticiado nesta postagem.
A operação militar americana não é pelo cartel de drogas, mas pela caça e pela queda do Maduro. Esse é o ponto. Pretendem combater o cartel de drogas também, mas o objetivo principal é a captura ou morte do Maduro e o fim de seu regime. E, também, dar um alerta ao desgoverno brasileiro.