Fragata ‘Tamandaré’ conclui sua primeira série de testes de mar e retorna a Itajaí

Fragata Tamandaré retorna da primeira série de testes de mar
Santa Catarina / Itajaí, 19 de agosto de 2025 – A fragata Tamandaré (F200), primeira embarcação da nova classe brasileira de fragatas, concluiu com sucesso sua primeira série de testes de mar realizada de 12 a 19 de agosto. A embarcação retornou ao Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, por volta das 13h30 desta terça-feira.
Os ensaios iniciais envolveram cerca de 130 militares e civis a bordo e tiveram como principais objetivos verificar a integração e funcionamento dos sistemas de propulsão, geração de energia, automação, quadros elétricos, alarmes e segurança da embarcação.
Além disso, foram avaliadas a navegabilidade, resposta dos motores, estabilidade em condições diversas de mar e vento, e capacidade de acelerar até velocidades superiores a 27 nós.
Marco no Programa Fragatas Classe “Tamandaré”
A Fragata Tamandaré (F200) marca o início da modernização da Esquadra Brasileira no âmbito do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). Lançada em agosto de 2024, a embarcação deverá ser entregue em plena capacidade operacional até o final de 2025.
Este programa reúne tecnologia de ponta e alto índice de conteúdo nacional, com significativo impacto na indústria local e no cumprimento da Amazônia Azul, área de interesse estratégico com mais de 5,7 milhões de km².
Próximas etapas
Com o retorno à base, a fragata seguirá para a continuidade da capacitação técnica e operativa da tripulação designada, visando a segunda série de testes de mar.■
VÍDEO: Luiz Fernando Nardes, shipspotting_itajai – Itajaí, SC
VÍDEO: LEANDRO LS
[OFF] Um conhecido, já idoso e que chegou a um posto alto na MB e hoje trabalha no Clube Naval, me disse com muita certeza que mais 2 Tamandarés serão adquiridas; que o Centauro 2, mesmo não sendo anfíbio, é o favorito pros fuzileiros e que não só o HMS Bulwark navegará com nossa bandeira, mas também o HMS Albion, que não será canibalizado. Tudo muito bom pra ser verdade, mas ele é muito antigo e tem bons contatos. O tempo dirá se ele tem boas fontes! Desculpe meu comentário não ter a ver com o post, mas achei bacana… Read more »
Se o contrato atual seguir o padrão, os 25% de margem poderá ser acionado e nesse caso, garantiria pelo menos mais um navio da classe Tamandaré.
Vamos aguardar os testes de mar e aceitação pelo setor operativo da MB do navio.
Que 25% de margem é essa numa aquisição fechada e capitalizada em avanço? Daqui a pouco vem alguém dizendo que vamos vender Tamandaré pro mundo (Múcio que disse), como antes diziam dos Riachuelo…
A conta não é assim, no primeiro lote tem vários custos que são diluídos com a aquisição de mais unidades! É possível que com esses 25% dê para construir+2 unidades!
Torço muito que as informações, em particular de mais 2 Tamandaré, sejam confirmadas.
Espero que não se torne a eterna promessa, como as supostas novas encomendas do Gripen.
Começou com um suposto segundo lote com +36 Gripen, passou por +14 Gripen, se resumiu a +4 Gripen e no final está todo mundo torcendo para a encomenda inicial chegar a pelo menos 15.
Os 36 vão vir , mas o cronograma será esticado para 2031. Quanto a mais caças, aqueles 12 a 15 seguem sendo negociados, mas viriam a partir de 2032.
Na verdade está sendo negociado 36 unidades! Seriam 12 E/F e 24 C/D usados!
Essa do fuzileiro já esta tudo certo,aumento de mobilidade no cenário atual é vital.
Não duvido os fuzileiros operar um quantidade mínima de CV-90 e centauro 2.
Esse seu “conhecido”, por acaso não teria alguma informação acerca dos Wave?
Essa aí é importante, que deveria ser o foco principal da MB no que tange aquisições de oportunidade.
Prezado Merlin, com a chegada do terceiro navio para compor a Força de Projeção, como estabelecida no Plano de Configuração de Força, a necessidade que emerge é realmente a aquisição de um navio de apoio logístico, pois esse tipo de meio naval é determinante para o fator “permanência” de uma Força Naval na área de operações… cordial abraço.
De acordo Fernando.
O apoio logístico é o alicerce de qualquer operação, seja civil, seja militar.
Exatamente… “a Logística é o freio das Operações”… cordial abraço.
A minha duvida é: Em que cenário estratégico precisaríamos projetar uma força expedicionária? Para que a MB precisa de um CFN do porte atual? A grande maioria, se não todas, as aquisições de oportunidade da última década da MB foram essencialmente para atender o CFN. Acredito que escoltas e patrulhas são prioridades muito mais prementes do que o CFN.
Faz sentido uma vez que o contrato permitiria mais 2 unidades, totalizando 6. Quanto ao Centauro 2, os fuzileiros navais ja usaram o cascavel e ainda usam o SK105 que não são anfíbios. São blindados que podem ser transportados por navio.
Pelo que conheço da MB após garantir 6 Tamandaré vão buscar 4 escoltas de maior porte pelo menos.
Uma pena que 4 andorinhas não façam verão. Umas 12 já começam a mudar de figura.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Sim a MB deve comprar os 2 HMS, mas a chance dos Albion voltar a navegar é quase 0! O valor aproximado para deixar o navio operacional beira os 500 milhões de reais!
A Tamandaré é um belo navio! Só acho uma pena estar sub armada em termos de mísseis AA, poucos mísseis.
Basta adicionar mais, espaço é o que não falta..
Cara ela leva só 2 lançadores duplos do Exocet / Mansup, armamento dela antinavio muito limitado. Mas pelo menos torço para que a versão de 200km do Mansup seja adquirida isso sim seria um salto.
[OFF] …os navios deslocados são destróiers com sistemas de mísseis guiados Aegis: USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson. A agência diz que mais de 4.000 militares serão posicionados na região da venezuela….BEM aqui ao lado.
Estranho ninguém estar falando sobre isso
Isso fora aquela frota anfibia, de 3 navios?
Faz parte da FT norte americana um porta helicópteros que leva também 6 seaharriers velhos de guerra. Alguns P 8 com misseis antinavio e 2 navios doca para desembarque de mariners. Os 3 contratorpedeiros de misseis guiados que v. citou são escoltas e chegam primeiro. Há também um submarino nuclear de ataque que deve portar misseis de cruzeiro. Este fará o ” serviço sujo”.
O ARG do Iwo Jima voltou pra Norfolk. Aqui:
https://news.usni.org/2025/08/19/iwo-jima-arg-back-in-norfolk-to-avoid-hurricane-erin
O furacão Erin retardou a decapitação do Doolittle bolivariano? 😂🤣😂🤣
Problema da Venezuela, não nosso.
Porta voz da casa branca declarou que Trump usará toda força contra a Venezuela. Vão bombardear o Palácio do Maduro com ele dentro. Putin não vai segurar a barra de Maduro. Faz parte do acordo para rendição da Ucrânia. Putin liberou Trump para ganhar uma guerra. Putin ligou segunda de manhã pra Lula informando a troca e também alertou pro Brasil não se meter. Sabemos que tropas e armamento pesado, incluindo baterias Astros , obuseiros auto propulsados e blindados estão concentradas em Roraima na fronteira com a Venezuela para operação Atlas, que envolvem 10 mil soldados das 3 forças, incluindo… Read more »
Não vai dar nada q vc imagina….
Q viagem….
Rendição da Ucrânia???
A Ucrânia não se vai render, se acontecer, é um acordo entre a Ucrânia e Rússia para parar guerra, nas fronteiras actuais.
E isso não é rendição ?
Interessante que o USS Sampson – da Frota do Pacífico – embarcou meses atrás
um destacamento da Guarda Costeira para atuar contra o tráfico de drogas no leste do Pacífico e encontra-se no Panamá podendo ou não atravessar o Canal.
.
https://www.navy.mil/Press-Office/News-Stories/display-news/Article/4278414/us-coast-guard-us-navy-seize-nearly-1300-pounds-of-cocaine-in-eastern-pacific/
Navio zero bala.. imagina a satisfação dos marujos usando uma ” latrina” nova…sem antes ter sido usada por americanos.. alemães, franceses..etc..heheheh
Kkkkkķkkkk
Esforço descomunal juntamente com a construção dos Riachuelos. A MB desponta como Força moderna em busca de atualização e de uma palavra que criaram em Santa Maria…Soberana.
Parabéns a todos os envolvidos.
Vamos pressionar a Câmara à incluir a modernização dos meios de guerra nos 50 bilhões anuais das emendas parlamentares.
Vinte por cento das emendas parlamentares seriam 10 bilhões anuais para as 3 Forças.
Muito bom ver resultados positivos. Bora com mais duas, já.
Tu estás bem, tem certeza?? Tu pedindo mais Tamandaré?? O maior crítico do programa, da maneira que foi financiado, pedindo mais navios?? Acho que hackearam teu perfil…. hehehehehe
Eu critico tudo e todos.
Lugar de navio é no mar. Navio tá no mar tá tudo certo.
Boa tarde foristas.
1- A título de curiosidade, do ponto de vista técnico seria possível equipar a Tamandaré com os mísseis SAAB RBS 15 MK4?
A capacidade de neutralizar também alvos terrestres daria a FCT uma capacidade de projeção de poder interessante, até pelo alcance que é superior a 300 quilômetros.
2- Que a Classe Tamandaré seja a única da MB, não é o projeto dos sonhos dos entusiastas mas agora é o que temos e a MB não precisa de escoltas maiores.
Não foram planejadas para isso. Tecnicamente, sim.
Segundo diretores da Siatt, o mansup ER, pode, com uma reprogramação de seus sensores 3D ,ser utilizado como missil de cruzeiro para ataque ao solo. Como os casulos do mansup comportam o mansup ER, em tese, permiriam às fragatas Tamandaré terem esta função tipicamente de ataque, se forem equipadas com este missil. Lógico que seu alcance seria de 200km, mas alvos proximos aos litorais poderiam ser atingidos.
So existe Mansup ER nas apresentações.
Na verdade não tinha 130 militares…
Se não estás no meio não acredite em tudo!
É impressão minha que a Tamandaré F-200 ‘afunda’ (e mais pela proa) quando em velocidade? Foi o que pareceu no vídeo do Leandro, comparando a posição da linha d’água no costado no mar e no canal do rio Itajaí… Será que foi squat effect? Odiei ver aquela fumaça branca subindo pelo costado – bom, podia ser pior, podia ser fumaça preta…
Diesel precisa de alta temperatura para inflamar corretamente. Em motores novos, a compressão ainda não está otimizada e o combustível pode vaporizar antes de queimar completamente, causando fumaça branca. A F200 tem casco fino. A “afundada pela proa” da F200 é normal para navios desse tipo e geralmente causada por peso concentrado na frente + distribuição de lastro e combustível + comportamento hidrodinâmico. Tanto a MEKO A100 quanto suas derivadas como a Tamandaré F200 apresentam afundamento de proa devido a peso frontal + distribuição de carga + comportamento do casco em ondas. É algo previsto e corrigível com ajuste de… Read more »
Então, amigo Esteves: o efeito squat acontece quando o navio está em águas muito rasas e desenvolvendo alguma velocidade. 🤔 O navio afunda, ou agacha, na água como se tivesse muito mais pesado por causa da alteração no comportamento do fluxo espremido de água sob o casco. 😵 Pode ocorrer um grounding inesperado ou danificar o domo sonar. 🤕 Qualquer alteração de lastros e cargas demanda tempo, e não houve tempo entre a chegada e entrada no rio, apenas alguns minutos conforme o vídeo do Leandro, daí minha hipótese de ship squat. 🧐 Alguém aí tem a carta náutica de… Read more »
A profundidade real na foz e entrada do rio Itajaí-Açu varia bastante, dependendo do trecho e das dragagens realizadas.
As condições mais comuns hoje giram em torno de 14 metros nos canais e bacias, enquanto a barra apresenta profundidade menor (~9 m).
Nos trechos mais contíguos à bacia de evolução, profundidades homologadas recentes estão entre 10,5 e 11,3 metros.
Esteves,pode ser o que vc falou,mas tambem se vê que sai agua pelo duto de exaustão lateral,e a mistura de agua com gases da combustão dos motores,fica brancaNa garagem do predio por aqui tem varias pickups a diesel e não fazem fumaça branca,tem novas e usadas,motor a diesel que faz fumaça branca é a junta de cabeçote com defeito,motores diferentes mas o principio e o mesmo.
Também achei proa baixa com mar calmo, talvez por estar sem carga. Os testes de mar serão de extrema importância pois a Nau pois foi alongada. A velocidade maior em virtude de estar sem alguns equipamentos ,tripulação e suprimentos…
Os Nimitz também tem uma tendência de mergulhar pela proa quando em velocidade. A gente não percebe porque é um trambolho enorme. Mas nas Tamandare, fica mais visível…
Projeto da Meko A100
No quesito “fumaça”, já vai brigar com o Kuznetsov kkkk (brinks!)
Quais os meios navais irão permaneçer depois dasTamandares estiverem completas?
Apenas a Barroso.
As 3 fragatas classe Niterói mais novas, Liberal, Independência e União deverão permanecer em serviço pós 2030, ultrapassarão os 50 anos, o que não é “exagero” já que a US Navy está expandindo a vida de vários Arleigh Burkes das versões I/II para 40 anos enquanto os das versões IIA e III deverão permanecer em serviço 45 anos. . A corveta Barroso não será modernizada, mesmo assim, como entrou em serviço “apenas” em 2008 deverá alcançar a marca de 30 anos pelo menos já que a Júlio de Noronha está prestes a completar 33 anos em que pese ter ficado… Read more »
Obrigado Mestre Dalton
¨A corveta Barroso não será modernizada¨, quanto será que custaria instalar um diretor de tiro e o lançador Albatroz de uma das Niteróis encostadas ? Será que não valeria a pena ?
A adaptação do sistema de combate da Barroso aos novos sistemas da classe Tamandaré apresentou alta complexidade e baixa probabilidade de sucesso, tornando a modernização tecnicamente inviável.
Bom, eu sempre tive ressalvas quanto ao designer desses navios , sempre me pareceram rebocadores grandes ,mais o segundo vídeo , o cara que flagrou o navio retornando , ele pegou o navio de ângulos que realmente tenho que admitir e um belo navio , o ângulo frontal meio de lado deixou o navio bem imponente, e a passagem dele pela entrada do canal , so realçou a imponência, vou morder a língua agora , mais e sim um belo navio, mal armado , mais e um belo navio.
Curioso… a fumaça lançada na laterail dá a impressão que é vapor. Gás de escape de motor diesel (regulado) é mais parecido com gás quente que distorce a imagem, como aquele emitido pelos rebocadores.
Caso seja vapor de água, pode ser algum sistema de resfriamento funcionado, inclusive ar condicionado.
Presta atenção.
Eu expliquei isso.
Alguém sabe o que seriam essas rampas atrás dos suportes para os mísseis MANSUP? Seria pra desviar o calor decorrente da queima do motor foguete?
https://imgur.com/a/KBLJ2kF
Sim. Defletores de gases quentes.
Obg, Esteves. 🙂
Preocupação com o calado da F200 na foz do Rio Itajai. O navio tem 5,2 m de calado. A profundidade mínima no trecho homologado mais raso é 10,5 m, sobra uma folga de 5,3 m entre quilha e fundo. Em navegação portuária, a sobra mínima de segurança (under keel clearance – UKC) costuma variar de 10% a 30% do calado, dependendo da norma local e das condições (maré, ondas, assoreamento). Para 5,2 m de calado, isso daria algo entre 0,5 e 1,5 m de folga necessária. Ou seja: mesmo nos pontos mais rasos atuais, a Tamandaré tem mais do que… Read more »
Os 5,3 metros deve ser contando com o dono sonar sob a quilha, né? Porque o calado, mesmo, é nominalmente 4,3 metros, carga plena. Mas pelos números que você mostrou mais acima, realmente a lâmina d’água sob a quilha parece mais que suficiente. Obrigado, Esteves.
Desculpe pela dupla resposta, Esteves, mas achei algo legal que talvez te interesse: como calcular o squat. A fórmula simplificada é S = 0,01 x K x Cb x V2, onde S é o squat em metros, K é coeficiente adequado a água não restrita (mar aberto) ou restrita (canal), respectivamente no valor de 1 ou 2, Cb é o coeficiente de bloco do casco e V2 é a velocidade em nós elevada ao quadrado. Essa fórmula é válida quando a lâmina d’água abaixo da quilha for de 0,1 a 0,4 do calado
Veja aqui:
https://www.usni.org/magazines/proceedings/2021/november/correctly-calculating-ship-squatting#:~:text=Environmental%20factors%20of%20squat%20are,quick%20reference%20to%20these%20figures.
Grato.
Serão mais 2 levas de quatro fragatas do tipo Tamandaré.
Navio é bonito o design é elegante, finalmente um navio moderno com tecnologia do século XXI.
Opinião minha, não chega nem perto da beleza e elegância de uma Niterói.
Portos tem problemas de diminuição de calado devido a ressacas,ou sedimentos de chuva a montante,os sonares embarcados farão a leitura do calado;navios mercantes de calado maior deverão ir a outro porto para descarga ate atingir o calado seguro,mas navios militares que não podem variar muito a carga/calado,uma draga fara o serviço.
Muito bonita e com um armamento interessante.