Fragata Tamandaré retorna da primeira série de testes de mar

Santa Catarina / Itajaí, 19 de agosto de 2025 – A fragata Tamandaré (F200), primeira embarcação da nova classe brasileira de fragatas, concluiu com sucesso sua primeira série de testes de mar realizada de 12 a 19 de agosto. A embarcação retornou ao Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí, por volta das 13h30 desta terça-feira.

Os ensaios iniciais envolveram cerca de 130 militares e civis a bordo e tiveram como principais objetivos verificar a integração e funcionamento dos sistemas de propulsão, geração de energia, automação, quadros elétricos, alarmes e segurança da embarcação.

Além disso, foram avaliadas a navegabilidade, resposta dos motores, estabilidade em condições diversas de mar e vento, e capacidade de acelerar até velocidades superiores a 27 nós.

Marco no Programa Fragatas Classe “Tamandaré”

A Fragata Tamandaré (F200) marca o início da modernização da Esquadra Brasileira no âmbito do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT). Lançada em agosto de 2024, a embarcação deverá ser entregue em plena capacidade operacional até o final de 2025.

Este programa reúne tecnologia de ponta e alto índice de conteúdo nacional, com significativo impacto na indústria local e no cumprimento da Amazônia Azul, área de interesse estratégico com mais de 5,7 milhões de km².

Próximas etapas

Com o retorno à base, a fragata seguirá para a continuidade da capacitação técnica e operativa da tripulação designada, visando a segunda série de testes de mar.■

VÍDEO: Luiz Fernando Nardes, shipspotting_itajai – Itajaí, SC


VÍDEO: LEANDRO LS


Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
737-800RJ

[OFF] Um conhecido, já idoso e que chegou a um posto alto na MB e hoje trabalha no Clube Naval, me disse com muita certeza que mais 2 Tamandarés serão adquiridas; que o Centauro 2, mesmo não sendo anfíbio, é o favorito pros fuzileiros e que não só o HMS Bulwark navegará com nossa bandeira, mas também o HMS Albion, que não será canibalizado. Tudo muito bom pra ser verdade, mas ele é muito antigo e tem bons contatos. O tempo dirá se ele tem boas fontes! Desculpe meu comentário não ter a ver com o post, mas achei bacana… Read more »

marcos.poorman

Se o contrato atual seguir o padrão, os 25% de margem poderá ser acionado e nesse caso, garantiria pelo menos mais um navio da classe Tamandaré.
Vamos aguardar os testes de mar e aceitação pelo setor operativo da MB do navio.

Alex Barreto Cypriano

Que 25% de margem é essa numa aquisição fechada e capitalizada em avanço? Daqui a pouco vem alguém dizendo que vamos vender Tamandaré pro mundo (Múcio que disse), como antes diziam dos Riachuelo…

Last edited 22 segundos atrás by Alex Barreto Cypriano
Angus

Torço muito que as informações, em particular de mais 2 Tamandaré, sejam confirmadas.

Espero que não se torne a eterna promessa, como as supostas novas encomendas do Gripen.

Começou com um suposto segundo lote com +36 Gripen, passou por +14 Gripen, se resumiu a +4 Gripen e no final está todo mundo torcendo para a encomenda inicial chegar a pelo menos 15.

Last edited 2 horas atrás by Angus
Márcio

A Tamandaré é um belo navio! Só acho uma pena estar sub armada em termos de mísseis AA, poucos mísseis.

Last edited 2 horas atrás by Márcio
Ricardo

[OFF] …os navios deslocados são destróiers com sistemas de mísseis guiados Aegis: USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson. A agência diz que mais de 4.000 militares serão posicionados na região da venezuela….BEM aqui ao lado.
Estranho ninguém estar falando sobre isso

Talisson

Isso fora aquela frota anfibia, de 3 navios?

Last edited 1 hora atrás by Talisson
Paulo

Faz parte da FT norte americana um porta helicópteros que leva também 6 seaharriers velhos de guerra. Alguns P 8 com misseis antinavio e 2 navios doca para desembarque de mariners. Os 3 contratorpedeiros de misseis guiados que v. citou são escoltas e chegam primeiro. Há também um submarino nuclear de ataque que deve portar misseis de cruzeiro. Este fará o ” serviço sujo”.

gabriel

Problema da Venezuela, não nosso.

Paulo

Porta voz da casa branca declarou que Trump usará toda força contra a Venezuela. Vão bombardear o Palácio do Maduro com ele dentro. Putin não vai segurar a barra de Maduro. Faz parte do acordo para rendição da Ucrânia. Putin liberou Trump para ganhar uma guerra. Putin ligou segunda de manhã pra Lula informando a troca e também alertou pro Brasil não se meter. Sabemos que tropas e armamento pesado, incluindo baterias Astros , obuseiros auto propulsados e blindados estão concentradas em Roraima na fronteira com a Venezuela para operação Atlas, que envolvem 10 mil soldados das 3 forças, incluindo… Read more »

Wagner Figueiredo

Navio zero bala.. imagina a satisfação dos marujos usando uma ” latrina” nova…sem antes ter sido usada por americanos.. alemães, franceses..etc..heheheh

Esteves

Esforço descomunal juntamente com a construção dos Riachuelos. A MB desponta como Força moderna em busca de atualização e de uma palavra que criaram em Santa Maria…Soberana.

Parabéns a todos os envolvidos.

Vamos pressionar a Câmara à incluir a modernização dos meios de guerra nos 50 bilhões anuais das emendas parlamentares.

Vinte por cento das emendas parlamentares seriam 10 bilhões anuais para as 3 Forças.

Muito bom ver resultados positivos. Bora com mais duas, já.

Last edited 1 hora atrás by Esteves
Eduardo Jardim

Boa tarde foristas.

1- A título de curiosidade, do ponto de vista técnico seria possível equipar a Tamandaré com os mísseis SAAB RBS 15 MK4?

A capacidade de neutralizar também alvos terrestres daria a FCT uma capacidade de projeção de poder interessante, até pelo alcance que é superior a 300 quilômetros.

2- Que a Classe Tamandaré seja a única da MB, não é o projeto dos sonhos dos entusiastas mas agora é o que temos e a MB não precisa de escoltas maiores.

Esteves

Não foram planejadas para isso. Tecnicamente, sim.

Alexandre

Na verdade não tinha 130 militares…
Se não estás no meio não acredite em tudo!

Alex Barreto Cypriano

É impressão minha que a Tamandaré F-200 ‘afunda’ (e mais pela proa) quando em velocidade? Foi o que pareceu no vídeo do Leandro, comparando a posição da linha d’água no costado no mar e no canal do rio Itajaí… Odiei ver aquela fumaça branca subindo pelo costado – bom, podia ser pior, podia ser fumaça preta…