O USS Gravely é um dos destróieres enviados à costa da Venezuela, juntamente com o USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson

Brasília — 20 de agosto de 2025 O governo brasileiro e os militares estão monitorando de perto o deslocamento de três navios militares norte-americanos em direção à costa da Venezuela. A movimentação ocorre após uma ordem do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sob a justificativa de conter o tráfico de drogas vindo do território venezuelano. O envio das embarcações, que ainda se encontram no mar do Caribe em águas internacionais, elevou a tensão na região.

Embora os navios ainda não tenham chegado à costa venezuelana, a operação gerou alerta no Brasil. Autoridades civis e militares acompanham a situação com atenção, mas sem intenção de intervir ou se manifestar oficialmente por ora. A avaliação interna é de que o momento exige prudência e vigilância estratégica, evitando qualquer ação precipitada.

Fontes militares garantem que não há déficit de tropas na fronteira e que o efetivo atual — mantido em sigilo por questões de segurança — é considerado suficiente para manter a estabilidade na região. Mesmo assim, o Alto Comando do Exército ressalta que o Brasil possui capacidade de deslocar rapidamente reforços, incluindo tropas aerotransportadas e paraquedistas, caso o governo determine.

Aeronave de patrulha marítima P-3AM da Força Aérea Brasileira

A resposta do governo Lula à escalada retórica de Trump e à mobilização de milicianos por parte de Nicolás Maduro tem sido marcada pela cautela. Apesar do distanciamento político de Lula em relação a Maduro, o Planalto demonstra preocupação com possíveis ações que ameacem a soberania regional. Há o entendimento de que uma eventual ofensiva americana colocaria o Brasil em posição delicada — entre manter a neutralidade e defender o princípio de não intervenção na América do Sul.

O Itamaraty e o Ministério da Defesa devem conduzir as próximas avaliações sobre medidas diplomáticas e eventuais reforços na fronteira. Enquanto isso, a ordem no alto comando militar é clara: vigilância contínua, sem alarmismo, mas com prontidão.■

FONTE: UOL


Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner Figueiredo

Cautela??? Kkkkk fica quieto e se finge de cego.. fala sério!!!!

NBS

O tom da chamada da reportagem é sempre peculiar, marcado por um temor latente e por aquele cheiro inconfundível de sabujice e deslumbramento diante do grande irmão do norte — aquele dos filmes, aquele cuja guerra cultural já venceu meia batalha. É uma lástima que se tenha uma visão assim. Os militares, em seus centros de pensamento, já deveriam compreender, ou ao menos intuir, que, quando se fala em invasão da Amazônia por forças estrangeiras, em agressão a qualquer outro território ou em afronta à soberania nacional, o maior perigo vem justamente dos ‘parceiros’ e ‘aliados’. Alguns batem palmas e… Read more »

Rodolfo

E vai fazer o que exatamente? Reclamar na ONU? No Conselho de Segurança? Chamar a China pro grupo amigos da Venezuela? Qual a moral o governo atual tem depois do posicionamento em relação a última eleição presidencial na Venezuela? O que um país que não tem projeção de poder, que tem FAs inchadas com pessoal e que investe muito pouco em meios modernos pode fazer? Quer o Brasil queira ou não, só vai poder assistir ao que os americanos irão ou não fazer. Sendo o Marco Rubio um filho de cubanos exilados na Florida que tem nojo de toda esquerda… Read more »

Kornet

Esse desgoverno é uma piada pronta.
E os comandantes entraram de cabeça.
Triste Brasil,mas a solução virá do Norte,pois foi de lá que nós meteram nessa situação.

Lúcio Sátiro

“Apesar do distanciamento político de Lula” – morri!!
Tem vídeo do Lula apoiando Maduro e pedindo voto pra ele. Nossa, que distanciamento
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Piassarollo

Exatamente! Que distanciamento é esse?

Kornet

UOL você vai esperar o quê,desse antro de militantes.

Lúcio Sátiro

“o Planalto demonstra preocupação com possíveis ações que ameacem a soberania regional”
O PCC tem mais soberania, mais organização e mais fidelidade aos seus princípios – embora criminosos- que o Planalto e os militares brasileiros tem demonstrado à Constituição e à Lei.

Last edited 3 horas atrás by Lúcio Sátiro
Abymael2

Você devia mudar o sobrenome: de sátiro para pândego.

Nativo

Se os militares tivessem se portado como JAGUNÇOS do Bolsonaro e não como uma força com o mínimo de profissionalismo, estava tudo ok não é?

Lúcio Sátiro

“O Itamaraty e o Ministério da Defesa devem conduzir as próximas avaliações sobre medidas diplomáticas e eventuais reforços na fronteira.”
Com um Presidente que vive ofendendo todo mundo e chamou o Presidente americano de nazista – curiosamente a esquerda odeia judeus como os nazistas odiavam-, nossa diplomacia é tão respeitada que teve diplomata levando porta na cara nas últimas semanas.
Desde 2003 nossa – até então – respeitada diplomacia foi bagunçada pelo Celso Amorim e sua turma.

Last edited 3 horas atrás by Lúcio Sátiro
Gabriel BR

A Esquerda destruiu o Itaramaty que outrora foi a diplomacia mais respeitada no mundo. Não temos mais credibilidade nenhuma.

Sequim

Quem fez isso foi o ex-presidente tornozeleiro, quando, em plena pandemia, criou tensões diplomáticas com Rússia e China.

Jordan Silva

Pragmatismo responsável passa distante da cabeça desse povo cara.

Afinal de contas, só é válido e apropriado quando arriamos as calças para o que os EUA quer, afinal de contas devemos vassalagem primeiro ao bom irmão ao “norte”, já que para esse povo acredito que o jeito deles dominarem é mais gostoso…

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Nossa diplomacia que já foi elogiada à anos atrás…, dá muita “VERGONHA” hoje em dia…, “NÃO REPRESENTA GRANDE PARCELA” da população !!!

Nativo

Sim o Brasil não faz comércio com ninguém, seus diplomatas estão sendo expulsos de todos os cantos, e as nações estrangeiras se recusam a vir aqui, u dialogar conosco, você tem quantos anos de idade?

Nativo

Trump trat os demais países com muito zelo e cortesia, menos alienação no e submissão, menos.

Last edited 1 hora atrás by Nativo
Gabriel BR

Sejam sinceros , assistir a ação da quarta frota na América do Sul vai ser um espetáculo! Estou esperando aqui a hora para fazer a pipoca e colocar a musica do top gun…não vejo a hora de ver a libertação do povo venezuelano das garras do Foro de SP.

Sequim

Você cismou com o Foro de São Paulo sem ao menos ter ideia do que se trata. Olavo de Carvalho, do inferno, manda lembranças.

Wagner Figueiredo

E vc tá perdido em uma página de assunto militar!!! Rsrs

Sequim

Não, não estou. Quem é você pra me dizer isso?

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Idem 😉👍🏻

Salomon

Teria de fazer como na Guerra das Falklands. Mas naquela época havia personalidade na Presidência, concorde-se com ela ou não, e uma diplomacia profissional. Agora temos um boquirroto, cúmplice de todo o sucateamento das forças de defesa do Brasil.

Salomon
adriano Madureira

Acho que seria uma boa oportunidade para enviar nosso submarino Riachuelo para começar a catalogar o áudio de embarcações em sua biblioteca sonora…

Gabriel BR

a criptografia do riachuelo é americana

Jordan Silva

Vou fazer minhas elucubrações baseadas nas minhas teorias da conspiração pelo que tenho visto ultimamente. rsrs Essa Operação Atlas tá me lembrando bastante a Operação Surumu, tá sendo muito providencial e a sincronização tá perfeita transferir em transferir 10 mil militares pra área norte da foz do Amazonas até Roraima… com armamentos pesados, munições, exercícios de tiros reais e armas pesadas, e sabe Deus mais o que está indo ou sendo preparado debaixo dos panos… Putin conversando bastante com Lula, antes e depois da reunião com Trump, talvez quem saiba passando informações importantes da inteligência russa, afim de fortalecer o… Read more »

Sequim

Tem gente que acha que já tem uma invasão americana ao Brasil dobrando a esquina. Alguns até torcem pra isso. Mas a verdade factual é que Trump é um bufão, mas não um burro varrido. Os custos geopolíticos disso superaram em várias escalas de magnitude os benefícios. Apesar de alguns fingirem que não sabem disso, o Brasil não é o Iraque, a Líbia ou o Afeganistão.

Gabriel BR

Sim você tem razão . o Brasil é muito mais inofensivo que esses três.

Sequim

Ah, mas que brasileiros “patriotas americanos ” achem isso é surpresa zero. Esses só enxergam em branco, vermelho e azul.

Bruno

Apostar contra o Brasil não é boa escolha. A sinagoga de Satanás está desesperada porque sabe que seu tempo acabou, por isso toda essa pressão sobre o Brasil, pois, por incrível que pareça, existe uma importância metafísica e espiritual no território em que habitamos e que exercerá as bases do que textos religiosos interpretam como “fim dos tempos”. (Mostre-me a pedra que todos os arquitetos rejeitaram, está será a pedra angular).

Gabriel BR

Apostar contra o Brasil é uma coisa que faz muitos novos multimilionários e bilionários todos os anos. Quer enriquecer? Aposte na incompetência de Brasília!

Gabriel BR

Ah não…

Bruno

Nem todo Gabriel, mas sempre um Gabriel.

Santamariense

Tu tá bem?? Sabe onde está e que dia é hoje? Tomou teu remedinho?

Bruno

Excelente, pq ? Não tomo remédio kkkk entendo a sua reação, gente da sua natureza não é “programada” pra entender certos assuntos. Vou desenhar pra vc: é como tentar conversar com animais 😸

Kornet

Não esqueça de você e seus amigos trasPaTriotas lutarem contra o imperialismo americano,seja defendendo o cumpanheiro ditador Maisburro e o jegue daqui.
Contamos com vocês,se sacrifiquem pela causa

Augusto

Kkkkkk eu costumo dizer que o esquerdista vive em outro mundo.

“Monitorar”… so what? Se tiver que ir além de monitorar, vão ousar fazer o quê? Espernear? Tem que rir de Lula, Celso Amorim e sua trupe de patetas.

Hamom

A preocupação do Brasil e das FA é legitima,
porque um ataque dos EUA a Venezuela, dependendo da magnitude… provavelmente provocaria um êxodo migratório de venezuelanos para o Brasil.

Os EUA fazem baderna na Venezuela e quem paga pela bagunça somos nós os vizinhos…

Este filme já vimos diversas vezes, com ”ondas humanas” vindas de países do norte da Africa afetados por guerras migrando para a Europa.

Last edited 2 horas atrás by Hamom
José Luís

Só vai ficar monitorando mesmo e soltando notas, não tem força diplomática, nem força militar alguma.

jose benedito

Se a Venezuela enviasse navios(se os tivesse)para a costa americana, ainda que em aguas internacionais, creio que o tio Sam os atacariam alegando que tal atitude compromete a segurança e os interesses dos EUA, logo a Venezuela poderia alegar e fazer o mesmo, sim ?

Daniel Ricardo

Esse Lula está louco para fazer merda. Espero que a MB tenha bom senso e não faça nenhuma besteira.

Gabriel BR

O Almirantado brasileiro é lúcido e possui uma excelente formação em estratégia e geopolítica. A formação acadêmica das Escolas militares é o que existe de melhor no Brasil.

Willber Rodrigues

“O Almirantado brasileiro é lúcido (…)”

Sim, é lúcido sim…é só olhar pro estado da MB e das “boas decisões” que o almirantado tomou nas últimas décadas, pra ver o nível de lucidez desse povo…
O resto de seu comentário é uma piada, só pode…

Burgos

“A movimentação ocorre após uma ordem do ex-presidente dos EUA”
Ué ?! O Big Orange passou a função ?!

Alex Barreto Cypriano

Me poupou o trabalho de comentar a ordem do ex-presidente, mestre Burgos 😀👍👍 Tá dando medo o flood the zone…

Santamariense

“…uma ordem do ex-presidente dos EUA, Donald Trump…”

Ex?

Renato de Mello Machado

Anão diplomático.

Richard Stallman

É imperativo que o Brasil e Argentina enviem ajuda militar à Venezuela. O regime bolivariano é o escudo que protege a América Latina das desgraças do mundo e temos que protegê-lo.

Santamariense

Kkkkkkkkkkkkkk….piada excelente!!!

Gabriel BR

kkkkkkkk

Piassarollo

Tu não falou sério isso né?

Gustavão

Bolsonarismo e um mal ser combatido, isso em todas as esferas política, militar, em meios digitais.
Quem diria que conheceremos alguém pior que o PT.
Traidores da pátria.
Defende uma invasão no seu próprio país, que pode ocasionar destruição e morte de milhares de civis.
Defende e sonhar com isso, e algo desprezível.

Gustavão

O proximo governo que vier, vai ter que organizar as contas públicas e fazer reformas política,tributária,agrária,penal, trabalhista,previdência e uma auditoria da dívida pública.
Investir pesado na educação, ciência
E tecnologia, infraestrutura, indústria e defesa.
A partir de 2027 investimento na defesa tem que ser no mínimo 3% do pib, para poder dar conta turbulência Internacional.
O Brasil consegue se tornar autossuficiente na indústria defesa com investimentos corretos e contínuos.

Guizmo

A Trilogia poderia, ao invés de dar copia/cola de veículos sem nenhuma base da temática militar, escrever suas notas de análise sobre o tema. A do avião branco da CIA ja tinha ficado feio

Vagner

O governo Lule cada vez mais proximo do seu momento Galtieri….
E da lhe jabuticaba !!!