La Spezia, 20 de agosto de 2025 – A Marinha da Indonésia concluiu o processo de familiarização com a primeira de suas novas fragatas classe Thaon di Revel – versão Multipurpose Combat Ship Light Plus, adquiridas junto à Marinha Italiana. A primeira unidade, batizada KRI Brawijaya, deixou o estaleiro de La Spezia em 29 de julho rumo ao país asiático, após um intenso programa de seis semanas de treinamento e integração.

Treinamento conjunto e transferência de know-how

Entre 12 de maio e 25 de julho, o Centro Allestimento Nuove Costruzioni Navali (MARINALLES), em parceria com a Fincantieri, conduziu atividades de instrução para o primeiro grupo de marinheiros indonésios. O treinamento incluiu exercícios práticos em porto e no mar, abordando sistemas de combate, equipamentos avançados e procedimentos complexos de operação.

Segundo a Marinha Italiana, o objetivo foi garantir que o novo navio pudesse ser plenamente integrado às operações navais indonésias, consolidando a autonomia da tripulação no uso das tecnologias embarcadas. A cerimônia oficial de entrega da unidade ocorreu em 2 de julho, no estaleiro de Muggiano.

Parceria estratégica Itália–Indonésia

A aquisição das duas fragatas representa não apenas um salto tecnológico para a Marinha da Indonésia, mas também um fortalecimento dos laços de defesa com a Itália. Essas embarcações de última geração destacam-se pela versatilidade operacional, capazes de desempenhar desde missões de patrulha até operações de combate de maior intensidade.

Próximos passos

Após o envio do KRI Brawijaya, o mesmo programa de familiarização será realizado com o segundo navio da classe, ainda em fase de preparação para entrega.

A cooperação entre as duas marinhas, marcada pelo intercâmbio de conhecimento e pelo respeito às tradições e culturas de cada país, foi descrita como um dos pontos altos do processo.■


 

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcelo

Que inveja da Indonésia . Infelezmente na Bananalândia isto infelizmente nunca vai acontecer, em ter Forças Armadas, voltadas a segurança do país , pois tudo que se investe e para pagar salários e aposentadorias .

GOES

Simplesmente lindas as duas belonaves!! E com armamentos e componentes a altura de um teatro de operações moderno e dinâmico.

Capa Preta

Conseguem olhar para isto e ver a diferença entre uma fragata e uma corveta? 🤌🤌

José Gregório

Total.

Tutu

Vcs ainda não entenderam. A Tamandaré não é nenhuma das duas. Grande demais para corveta e pequena para o que se convenceu ser uma fragata hoje em dia. Porém está no tamanho exato para substituir uma Niterói…

Se com corvetas geralmente se quer números e com fragatas qualidade aqui vamos ter que buscar um meio termo.

As FCT são as substitutas tanto das fragatas como das corvetas que a MB perdeu nas últimas décadas.

Tutu

Eu acredito sinceramente que esses PPA não fazem sentido para MB. As Tamandaré mesmo com 3550 toneladas ainda estão subarmadas e tem espaço para melhores configurações futuras. Não vejo vantagem em navios de 5-6 mil toneladas. Sendo que já temos um casco em linha não tão diferente. O caminho ao meu ver seria buscar números nas classe Tamandaré, sendo a configuração atual um standard básico (multi-propósito) seguida por um versão AAW com mais silos verticais. Buscar umas 10 Tamandarés ao todo. Depois viabilizar uma frota enxuta porém realmente relevante de combatentes de superfície na casa das 7-10 mil toneladas, em… Read more »

frank

sonhar nao custa , a tamandare nao tem tamanho, espaco para poder no futuro encrementar quantidade de silos ,quem dera 10 tamandare se conseguirmos essas 4 ate 2030 podemos ficar felizes,fremm, destroyer com que dinheiro sem falar desse governo

Tutu

A Tamandaré tem espaço sim. Não tem como negar isso. O armamento dela é o mesmo dos outros concorrentes da CV03, que eram navios bem menores.

A substituição dos dois conjuntos de “Mushroom Farms” por um VLS MK41 com o CAMM via ExLS (quad-pack) já aumenta para 32 os mísseis.