Marinha do Brasil cancela Operação Formosa por restrições orçamentárias em meio à crise com os EUA

Brasília, 20 de agosto de 2025 – A Marinha do Brasil anunciou o cancelamento da Operação Formosa, tradicional exercício militar previsto para o início de setembro em Goiás. A decisão foi embasada por restrições orçamentárias e pelo atual tensionamento diplomático com os Estados Unidos, conforme apurou a CNN Brasil.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o Ministério da Defesa, por orientação do ministro José Múcio Monteiro, determinou que os comandantes priorizem não apenas a Operação Atlas — exercício conjunto entre Marinha, Exército e Força Aérea — mas também a alocação de recursos para a participação do País na COP‑30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA).
A Operação Formosa, realizada desde 1988, é o maior exercício terrestre da Marinha no Planalto Central, envolvendo milhares de militares, viaturas e aeronaves.
Contexto da crise com os EUA
O cancelamento ocorre em meio à reação dos EUA, que suspenderam sua participação e sinalizaram afastamento da Operação Formosa — prática recorrente que, desde 2023, inclui fuzileiros navais americanos como observadores. A crise se intensificou após sanções e atritos bilaterais sob o governo Trump.
Fontes militares afirmam que os últimos dias foram de intensa mobilização logística. Até a véspera do cancelamento, havia transporte de cerca de 2 mil militares, mais de 100 viaturas e oito helicópteros para Formosa.
Apesar do revés, não há ruptura total com os EUA: outras iniciativas de treinamento conjunto, como a Operação Core 2025 e o exercício Tápio, seguem previstas, ainda sem intercorrências. A decisão por priorizar a Operação Atlas e a COP‑30 reflete uma estratégia de contenção de recursos, mas também de preservação da integração militar em meio a instabilidade política.■
Sanções a vista?
De novo esse comentario ?
Esse daí goza com os EUA. Nao sei pra que o BR no nome.
Acho comentário bem relevante. Sem ser alarmista, se tudo continuar como está, estamos caminhando para termos sansões militares pela frente sim. Só questão de tempo na minha opinião
Depende dos objetivos dos EUA serem alcançados ou não… Sanções estão sendo usadas no Brasil como meio de pressão politica e não como mecanismo de ajuste comercial. Diferente do resto do mundo… Vai da observância do quanto as sanções tem o poder de pressionar os atores políticos a adequarem a trajetória para evitar conflitar com os interesses de Trump. Não é justo? Não! Fere a soberania? Possivelmente. Mas a realpolitik costuma fazer isso: bater na cara e estragar o funeral. As elites oligárquicas brasileiras são extremamente hábeis em realizar mudanças e fazer concessões para adequação que mudam muito pouco no… Read more »
As sanções são apenas desculpas para o que iria acontecer inexoravelmente. O Brasil quebrou com o governo Lula/Dilma e não havia sanções.
Esse exercício de Formosa tem um jeito de se auto financiar. Ele poderia se chamar “War Museum for Veterans”. Ingressos seriam vendidos para veteranos de guerra do mundo inteiro com o seguinte apelo “ Venha vivenciar de novo os anos mais intensos da sua vida. M-113, Astros II, SK-105 Kürassier, Cascavel, Urutu, Leopard-I, M60, Bofors 40 mm L/60 gun, Iglas, artilharia rebocada M114, Fuzil 7,62 mm M964 e toda sorte de equipamento que fizeram parte da sua vida há 40 anos atrás”. “Relembre o passado em um exercício de grande realismo com doutrinas e atividades especialmente planejadas para você que… Read more »
Era pra rir?
Pra chorar
Fake News, com o governo atual, e o plano de investimento nas Forças Armadas, nossas forças armadas estarão melhores do que antes, o PAC da defesa ainda não saiu pq o Bozo não deixou, e mais nossa economia está ótima, a dívida controlada, e etc, então temos dinheiro
Comentário com doses cavalares de Sarcasmo.
mas o PAC da defesa vai sair, confia
Mais é claro que vai sair… afinal Papai Noel é BRASILEIRO!
Ele vai vir dirigindo os caminhões que vamos receber
Cavalares, não. Elefantinas…
Doses beleares, dinossáuricas
Imbecilidades mastodônticas nesses “comentários”, Jesus!
Ainda bem que li seu cometario ate o fim quase não vi a ultima frase…. “Comentário com doses cavalares de Sarcasmo.” Tava achando que o senhor estava “viajando na maionese” nada contra maionese… adoro com um cachorro quente :o)
Já tinha pegando meu bone do MST e camisa vermelha e estava vibrando com o comentário.
Calma que quando a turma dos santos bolsonaristas voltarem, também voltarão a grande frota de destróiers , sub nuc, aviação naval de primeira que o seu endeusado, providenciou no grande governo dele.
Cara, só em não ter alguém entregando a Amazônia para a China, sem deixar ela entregue ao fogo e sem deixar os índios morrendo sem assistência,como foi visto; só em não ter uma quadrilha desviando tudo, gastando dsenfreadamente e aumentando impostos enquanto destrói a economia já seria grande coisa.
Qualquer governo que não fizer a roubalheira e o entreguismo a China visto atualmente, já vai estar governando muito melhor. Se aumentar o poder da polícia e tirar direitos da bandidagem, então…
Tá muito fácil ser um governante bem melhor que o atual.
Basta entregar para os EUA, que vai estar ok.
O quê o seu político de estimação, juntamente com um “S”inistro do 5TF foram pedir para o Biden na eleições passadas mesmo? O “entreguísmo” para os malvadões Yankes só depende do lado que estiver? Belo discurso o seu, mas não cola.
O que pode Colar é o de vocês , apoiando o Trump contra o país ?
Governo de Direita que vier, vai ter austeridade severa pois o próprio governo atual já disse que o país quebra em 2027
Mas o “Bozo” além de ter pego um pais quebrado e aparelhado, por 22 anos da esquerda no poder, teve a pandemia e o STF que paralisou o pais e prendeu o cidadão em casa. O presidente Bozo passou os quatro anos sob o ataque da mídia esquerdista, justiça, MP e até a PF. O cara não teve sossego e nem tranquilidade para trabalhar foi processado até por “importunar” baleias. Ficou inelegível por fazer reunião com embaixadores. Isso é ridículo, proibir um presidente de se reunir ou falar com embaixadores estrangeiro. Anularam um processo que tramitou em três instâncias, por… Read more »
Se não fosse sarcasmo era caso de camisa de força🤣 parabens.
kkkkkkkkkkkk
Uma marinha que faz treinamento no interior do país, onde não há mar, isso diz muita coisa; aliás tem um Distrito Naval sediado no DF isso revela mais ainda.
A MB exerce função de policia hidroviaria
A Operação Formosa é eminentemente de Fuzileiros Navais, que operam em terra. Então, não deve haver estranhamento algum da MB realizar este Exercício no cerrado.
Pergunta séria. Vc acredita mesmo na hipótese de desembarcarmos tropas além-mar naqueles meios do CFN ?
Não, não acredito. Mas, é o que se tem. Sendo assim, o que deve-se fazer é treinar com o que há disponível, da melhor maneira possível.
“Não, não acredito” – E aceita assim de boa, sem questionar ? pq nunca vi vc criticando isso aqui no Blog, e esses meios custam um bom dinheiro.
“Sendo assim, o que deve-se fazer é treinar com o que há disponível”
Sob esse raciocínio então devemos continuar treinando com Mosquefal, pq os temos disponíveis.
Sabe José, esse senhor aí possui um conhecimento bem extenso da realidade dos meios, das capacidades, dos recursos, das potencialidades, da efetividade das politicas e dos motivos da atual situação. Ele também entende bastante das relações internacionais e do posicionamento do Brasil no cenário global.
Se ele se abstém de questionar deve-se, possivelmente ao fato de escolher as batalhas que trava.
Guderian formou o cerne das forças blindadas alemãs treinando com caminhões e improviso. O treino não depende de arma A ou B ou do equipamento X ou Y. Ele emula o real. Forma o homem e o procedimento. Este é o foco. E qual o ponto mais importante? Não é o conhecimento especifico sobre o equipamento. Este pode ser adquirido rapidamente e assimilado sem dificuldade O treino visa formar a atitude. Quem tem a atitude formada trocará o mosquefal pelo HK 416 sem dificuldade e rapidamente. Por isso sim: Treina- se com o que há. Ha no caso do exercito,… Read more »
Bingo !!! Exatamente isso. Astros pro CFN é surreal, CFN e seus meios pra uma guerra em que nunca serão utilizados é a cereja do bolo. Nossa guerra, e ela virá, precisará de meios de negação e dissuasão.
Que guerra virá? Contra quem ? Só existem 02 atores globais que teriam meios e motivos para uma guerra contra o Brasil, dado o isolamento geográfico da América do Sul: EUA ou China. E o motivo é o mesmo: alinhamento com um contra o outro.
Agora convenhamos que qualquer um desses que tenhamos que enfrentar não há nenhuma forma de sermos dissuasórios.
Formas há, por exemplo, com bastante baterias anti aéreas, mísseis de cruzeiro, e submarinos. Já poderíamos ter tudo isso, se não tivéssemos gastando o que não podemos com submarino nuclear (em vez de encomendar mais scopene), aproveitado a copa e olimpíadas para ter comprado as baterias anti aéreas e ter terminado o MTC300 antes da Avibrás quebrar.
Não impediria por completo uma força tarefa determinada a nos atacar, mas eles pagariam bem caro, o que é o propósito da dissuasão.
Só uma correção: O AV MT300 foi terminado. Houve teste final em 2022. A Avibras tem nova presidência e apoio do BNDES . Vai ser reativada.
Espero que seja reativada e entre em produção o AV MT300.
E drones, enxames de drones ! Essa gente tem medo disso. Até um Shahed pode ser colocado IA pra buscar uma silhueta muito característica no mar. mas um sistema AD/AD com mísseis balísticos anti-navio os faria pensar muito antes de qualquer aventura, os Houthis já deram trabalho sem sequer possuir marinha.
Não tinha me lembrando disso, provavelmente aqui no Brasil temos algumas empresas aptas a desenvolver e produzir esse tipo de drone.
1 – A guerra VIRÁ, do primeiro e seus colegas.
2 – Se não há nenhuma forma de dissuadí-los (o que discordo), então pra que forças armadas ??!!
Prezado a chance de emprego real do CFN é 99% como uma brigada mecanizada/ blindada comum mas de elite. Logo tem todo sentido este treinamento
Ou seja: vc concorda comigo que a MB desperdiça recursos com navios de desembarque. Que falta faz um governo firme que imponha – de cima para baixo – a estratégia nacional de defesa.
Onde houver águas navegáveis, lá estará a MB. Agora, realizar o exercício no “deserto”, aí eu concordo com você. Mas como não tem $$$ para a gasolina (imagine para meios navais então?!), como fazer uma manobra então?
Parceria militar com a China,o desgoverno está dobrando a aposta achando que pode peitar os EUA.
Vc sugere arriar as calças de vez, é isso ??
Em minha opinião, como não temos capacidade de retaliação, em vez de peitar diretamente os EUA, o governo poderia ter navegado melhor a situação.
Cedendo a pressão política descabida dos EUA? Fala sério, o conceito de patriotismo e traição a Pátria de vocês precisa ser revisto com urgência!
Eu não disse nada sobre ceder, em minha opinião era possível fazer uma crítica/protesto menos hostil e nos bastidores resolver a situação. E depois, engolir o orgulho, e fazer a lição de casa para isso não acontecer de novo.
Agora, partiram para o tudo ou nada sem ter condições de bancar esse discurso.
parceria militar com a china é bom, só com a china é ruim
Eita climão , manda a F-44 voltar dos EUA tambem em,, ”boicote” uai
“manda a F-44 voltar dos EUA tambem em” hum? não entendi!
UNITAS 2025, F-44 está lá..
Usando crise orçamentária como desculpa kkk.
“Apesar do revés, não há ruptura total com os EUA: outras iniciativas de treinamento conjunto, como a Operação Core 2025 e o exercício Tápio, seguem previstas, ainda sem intercorrências. ”
Calma colega…. de tempo ao tempo…. Lembre a “Lei de Muphy” que diz “Tudo que pode da errado vai da errado!”
Vergonha.
Complicado, nossas forças de defesa quase não realizam operações com fogo real, fora a perda da opotunidade de treinamento. A defesa do nosso território cada vez mais fragilizada
Eu digo que possuímos armas que lançam flores e ainda tem gente que me negativa.
Está aí outro exemplo, na hora que afiar a lança preferem ficar quietos e deixar a chance passar. Sempre é assim.
Essa Operação Formosa é aquela mesma cujo comboio, na época do Minto, desviou da rota, por dentro de Brasília, apenas para dar uma babada de ovo no inelegível.
Isso acabou chamando a atenção da imprensa e o negócio todo virou um fiasco, por causa da fumaceira…nem o Kuznetsov fez tanta fumaça assim.
Parece que a ideia foi do almirante aquele, com nome de costureiro francês, que era o mais animadinho quando se falava de golpe…e que depois, chamado pelo STF para depor, afinou e disse que era tudo “brincadeirinha” rsrsrsrs a gente morre e não vê tudo!
Essa mesmo, quando o próprio futuro presidiário ameaçou os EEUU com… pólvora, lembram?
Eu aposto minha esposa e minhas filhas que toda a tropa brasileira em caso de conflito desertaria ou se renderia ao inimigo
Se a guerra fosse contra os EUA, não só se renderiam como estenderiam o tapete vermelho e ainda se ofereceriam para limpar a sujeira.
Brasil da vergonha. Tudo errado, o que não é nenhuma novidade.
A reportagem tem um erro. A Operação Formosa não foi cancelada, até porque o meios já estavam mobilizados. O que foi cancelado é a fase 2, a internacional, que não acontecerá.
Creio que a decisão de Mucio é política, alinhada às ponderações do alto comando. Aparentemente os recursos logísticos, tropas e equipamentos foram concentrados na operação Atlas, que cada vez mais se torna uma demonstração de força das FAs, incluindo as 3 armas, para mostrar aos de fora que o Br está disposto à defender a Amazônia e a fronteira norte com tudo que tem, mesmo que este ” tudo” seja pouco. Creio que vão testar tudo lá, de Astros à drones, de artilharia pesada à sistemas anti drone. De helicopteros à caças, transportadores com KC 390, e sistemas de vigilância… Read more »
O atual governo está acabando com o pouco que sobrou das FA.