Pyongyang, 21 de agosto de 2025 – O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, inspecionou o mais novo e avançado destróier norte-coreano, o Choe Hyon, destacou o progresso em armamentos navais de alta tecnologia — incluindo capacidades nucleares — e criticou os recentes exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul como provocativos e hostis.

Durante sua visita ao destróier Choe Hyon, Kim Jong‑un revisou novos sistemas de armas integrados à embarcação, descrita como um navio equipado com sistemas antiaéreos, antissuperfície, antissubmarino, e até capacidade para lançar mísseis de cruzeiro estratégicos e balísticos com ogivas nucleares. Essas armas incluem sistemas de lançamento vertical e radares phased array, atributos inéditos na marinha norte-coreana.

Choe Hyon no lançamento

Kim enfatizou a meta de criar uma Marinha de alta tecnologia e armada nuclearmente, posicionando esse projeto como central à modernização militar do país. Segundo reportagem, o destróier Choe Hyon, classificado como navio multipropósito de 5.000 toneladas, é um símbolo desse avanço.

O líder norte-coreano classificou os exercícios “Ulchi Freedom Shield” como “a expressão mais clara de vontade de provocar guerra”, denunciando-os como uma ameaça direta à segurança da Coreia do Norte. O treinamento conjunto, que mobilizou 21.000 militares, inclui exercícios de campo em larga escala, segundo a mídia do país.

Como resposta, Kim Jong‑un declarou a necessidade urgente de uma expansão radical e acelerada do arsenal nuclear norte-coreano.

 


 

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alemberg Domingos

Gostaria de ver esse navio Norte coreano e os navios chineses em um teste de fogo real, em combate, ele deveria mandar testar na Ucrânia.

vlopes

mente estranha a tua, devia testar na tua casa

Alemberg Domingos

Estranha pq? não gosta de guerra?

Santamariense

Tu gosta de guerra??

sergio 02

Bom , se for igual os navios Russos vai virar coral pra peixe

Deadeye

Você sabe que boa parte da frota do Mar Negro está intacta né??

Macgarem

tudo feito por IA

Celso

Vc estava lá pra saber se é ou não?

Miguel Carvalho

Uma autentica base de misseis flutuante.

adriano Madureira

Para os padrões da Coréia do Norte,país sancionado, pode-se dizer que é um feito admirável…

Gabriel BR

Eles fabricam um pouco de tudo , inclusive instrumentos musicais .

Fernando Vidal

Estava pensando nisso. Certamente tem muita tecnologia russa e chinesa nesse navio… Aliás não duvido que contém com assistência direta desses países para a execução desde projeto. Aliás o canhão principal e os Ciws são de origem russa.

Uriel PR

Navio maravilhoso, parabéns aos coreanos.

adriano Madureira

“destróier ‘Choe Hyon’ de 5 mil toneladas”…
Ver um país sancionado a quase 20 anos construir um navio dessa tonelagem enquanto o Brasil,uma próspera democracia,fica resumida a construir fragatas com um deslocamento de aproximadamente 3.380 a 3.455 toneladas, chega a ser humilhante…

O destróier Choe Hyon é o maior navio de guerra já produzido pela Coreia do Norte e possui um Sistema de Lançamento Vertical (VLS) significativo, com aproximadamente 74-82 células capazes de lançar uma variedade de mísseis, incluindo mísseis de cruzeiro estratégicos supersônicos (com ogivas nucleares ou convencionais), mísseis balísticos táticos para ataques de precisão, mísseis superfície-ar e antinavio (AShM). 



Gabriel BR

Tudo tem uma explicação , a nossa é que não queremos melindrar o vizinhos kkkkkkkkkk

adriano Madureira

Essa certamente seria uma boa desculpa caso fossem questionados…

Não queremos criar uma corrida armamentista na região.

Ricardo

Tem razão, mas tudo isso com muita ajuda da Rússia com projeto, mão-de-obra, propulsão e por ai vai. Mesmo assim não pode-se tirar o crédito.

Last edited 20 dias atrás by Ricardo
adriano Madureira

E ao invés de nós beneficiar-mos dessa amizade com russos,chineses e indianos,podendo ter a oportunidade de sanar e preencher muitas lacunas em nossa defesa,nossos militares preferem ficar passivinhos para não irritar nossos tradicionais e confiáveis parceiros.

Fábio Mayer

Sancionado pelos EUA… não pela China, nem pela Rússia!

Sergio

My friend, não temos autonomia pra isso. Qualquer buscape que possa provocar rachaduras no equilíbrio- por baixo – militar na América do Sul nos é vedado. Nossas forças armadas só são mantidas, à custa de muitas moedas de nosso povo miserável, para manter o status quo. Mesmo que seja o atual, que age diuturnamente para nos destruir. E se necessário sentar o aço no povão. A Coreia do Norte é uma nação “independente”. E aqui sem nenhuma admiração pela ideologia e ditadura feroz enfrentados por aquele povo. Além do que, militarmente e nuclearmente, age quase como um estado paralelo chinês… Read more »

Gabriel BR

O Brasil se submete a isso pq quer.

Sergio

Quando do ” acidente ” do VLS, lá em 2003, essa coisa que hoje, por obra e graça de um dos maiores equívocos cometidos por parte do povo brasileiro, em 525 anos de história oficial, estava no primeiro ano de seu primeiro mandato. E deu uma declaração asquerosa, sobre os cadáveres daqueles 21 heróis, cuja expertise nunca mais recuperamos, que: ” Pra que o Brasil precisa de foguetes?” Isto mesmo, o presidente da República à época e hoje – desgraçadamente – outra vez. Depois o wikileaks, revelou, no tráfego da embaixada americana em Brasília, de pouco antes da explosão, mensagens… Read more »

Gabriel BR

Então isso é incapacidade nossa.
Como é que um país como o Brasil não possui inteligência de Estado?

Nemo

Bem Gabriel, em um país onde espião faz concurso público e tem o nome publicado no diário oficial tudo é possível.

Abymael2

Fonte: vozes da minha cabeça.
Nada disso é verdade. Depois não reclame do Xandão.

Fernando Vidal

Me desculpe mas está declaração não é verdadeira. O atual presidente nunca questionou a importância do programa espacial brasileiro. Pelo contrário. Liberou recursos para reconstrução da base de lançamentos e buscou parcerias alternativas com a Rússia, Ucrânia e China. Tanto é que já vamos para a 5°geração do satélite CEBERS com os chineses. O governo a época inclusive estipulou uma indenização extra para as famílias dos técnicos que faleceram no acidente. Eu entendo que haja oposição e descontentamento com o atual governo mas isto deve acontecer de forma honesta. Existem vários pontos a serem criticados, mas um setor que mais… Read more »

André Macedo

Mas a Coreia do Norte tem condição de produzir quantos desses? Essa é a questão

Gabriel BR

Ao menos uns 10

Rafael

Que frustração!
A Coreia do Norte tem um destróier…
E o Brasil não!

adriano Madureira

É amigo,se um país ferrado como a Coréia do Norte, que possivelmente não tenha recursos minerais abundantes e que não seja industrialmente avançado e que não tenha um parque industrial comparável a países democráticos consegue fazer um navio desses, então alguma coisa muito errada tem aqui em Banânia…

Não me espantaria se eles já tiverem ou estiverem em vias de lançar seu próprio satélite autóctone…

Marcelo

Construir navio pra que ? É só comprar uma sucatinha britânica (royal navy) e está blz.
O importante é enviar o maximo possível de verba para o orçamento secreto.
Prioridade diferentes.

Gabriel BR

1)A coreia do norte lança satélites de fabricação nacional há mais de uma década.
2) A coreia do norte possui jazidas de carvão mineral e outros minérios.
3) coreia do norte tem parque industrial , mas defasado tecnologicamente em relação ao ocidente.

Carlos Pietro

Boa noite,por que da frustração???? Nós temos nossas Tamandarés, navios muito , mas muito, mal armadas. Para nós, é o bastante! Dinheiro jogado fora nessas Tamandarés.

Gabriel BR

A inveja é uma coisa sofrida.

Carlos Pietro

Boa noite, não é inveja filho, é a realidade nua e crua! Aceita.

Kornet

Como a CN consegue produzir um navio desses(ajuda da China ou Rússia?) e o Brasil não?
Esse país precisa ser estudado pela NASA,e não as Tamandarés são insignificantes perante esse navio.

Camargoer.

Suponho que seja uma pergunta retórica, contudo é conhecido que ditaduras destinam enormes recursos para equipar e manter suas forças armadas até como meio de garantir suporte político dos militares, enquanto que governos democráticos precisam negociar prioridades para os gastos públicos com toda a sociedade. Existem vários países maiores e mais ricos que a Coreia do Norte que possuem forças militares menores, pior equipadas e com maior dependência externa, como a Argentina que tem um PIN 20x maior que a Coreia do Norte. Até mesmo países europeus que integram a Otan possuem forças militares menores que a Coreia do Norte,… Read more »

Heitor

Camargo, pessoal aqui prefere que o dinheiro público vá para Porta-aviões, destroyers, mísseis nucleares, submarinos mega pesados etc. Tudo onque acontece na Coréia do Norte é falso, sorrisos falsos, aquela velha ladainha comunista. Não entendo uma galera que acha isso bonito aqui.

Camargoer.

Olá Heitor. Ditadores à esquerda e à direita têm o hábito de fazer mimos aos seus militares, como aviões supersônicos, enormes navios de combate e tudo mais que parece grande, O PIB do Egito é metade do PIB da Argentina e ainda assim compraram 54 Rafales novos e a sua marinha tem 8 submarinos, 2 Mistral e 13 fragatas, mas o país tem um índice de analbatismo de cerca de 25% da população adulta. Em 2022, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Egito foi de 0,728, e o da Argentina, de 0,849. Aliás, o PIB do Brasil é praticamente… Read more »

adriano Madureira

Acho que até uma classe Karakurt com Deslocamento de 860 toneladas e uma Classe Buyan-Mcom deslocamento de 860 toneladas,apesar de não terem mais mísseis do que uma tamandaré,pode-se levar em consideração que são tão perigosas quanto nossa fragata.

E se não estiver enganado,as duas não são navios de águas azuis…

comment image

classe Karakurt

comment image

Classe Buyan-M

As nossas Classe Amazonas tem deslocamento superior aos navios russos, mas são subarmados.

Last edited 19 dias atrás by adriano Madureira
Gabriel BR

A classe amazonas desempenha função de patrulha oceânica, não são navios de combate.

adriano Madureira

Infelizmente nosso conceito de navio patrulha é diferente de nossos parceiros…

Que usam patrulheiros marombados…

Os russos tem até um OPV Quebra-Gelo que pode ser equipado com um container armado com Kalibr

Chamado “Project 23550” multipurpose Arctic patrol ship

comment image

comment image

Last edited 18 dias atrás by adriano Madureira
Luís Henrique

Na verdade as duas possuem mais mísseis que as nossas Tamandare. As Buyan-M possuem 8 células no lançador 3S14 para mísseis Onyx, Kalibr, Zircon, etc. enquanto as Tamandare possuem 4 células para MANSUP/ MANSUP-ER/ EXOCET. Na defesa antiaérea as Buyan-M possuem 2 lançadores 3M-47-01 Gibka-R Cada lançador pode ter até 8 mísseis Igla-S, totalizando 16 mísseis nos 2 lançadores. Apesar do Sea Ceptor ser um míssil de médio alcance e melhor desempenho, as Tamandaré possuem “apenas” 12 mísseis. O sistema 3M-47 Gibka-R: Já as Karakurt, com exceção dos 2 primeiros que vieram apenas com CIWS para defesa antiaérea, os demais… Read more »

Last edited 17 dias atrás by Luís Henrique
Thiago Marques

Recentemente o laranjão do norte elogiou a “paixão” da população da Coréia do Norte por seu “líder”, com seus caderninhos de anotação, choros, a cena toda… e disse que algo assim deveria ocorrer por lá também. Rsrs

Ander

Se eu não tivesse visto ao vivo na CNN não teria acreditado.

Camargoer.

A diferença é que os trumpistas usariam tablets fabricados na China e os norte-coreanos usasam lápis e papel.

Gabriel BR

Escada do playmobil kkkkkk

Dalton

No caso de alguém não ter percebido, sempre há pessoas próximas de Kim com um bloquinho fazendo anotações. O motivo é mostrar lealdade, uma admissão que Kim sempre terá palavras sábias e importantes que precisam ser anotadas.
.
Não fazer anotações do que possam ser consideradas coisas importantes pode significar arrogância, como o tio de Kim cerca de 10 anos atrás compreendeu da pior maneira ao ser executado por fuzilamento.
.
Que façam bom proveito do “Destroyer” , de minha parte prefiro “Tamandarés” sem bloquinhos !

Gabriel BR

O navio foi projetado pela playmobill kkkk
Brincadeiras a parte , as Tamandarés se feitas em um numero expressivo resolvem nossos problemas por um custo operacional camarada. 10 ou 12 unidades é o suficiente para manter uma boa capacidade operacional.

Dalton

E a IV Frota dos EUA Gabriel ? Precisamos de meios mais robustos, um grande número de submarinos e contra a USAF centenas de Gripen armados com “Meteor” e comprar da China o equivalente/superior deles do “Patriot” que gradualmente tem surgido na mídia nos últimos meses. . Brincadeiras a parte lembrei de uma sessão do TV Câmara lá em 2008/2009 onde discutiu-se justamente a reativação da IV Frota, que como sabemos, foi mais uma medida administrativa que rendeu muitos comentários aqui – alguns deles bastante indignados – da fragilidade brasileira e que medidas já estavam sendo tomadas para mudar a… Read more »

Last edited 20 dias atrás by daltonl
Gabriel BR

Esses patriotas são adeptos da ideologia que diz que o proletariado não tem pátria. Esse nacionalismo é puro artificio retórico e nada mais! Fossem de fato nacionalistas o poder militar brasileiro teria crescido substancialmente nos últimos 20 anos.
Eu pessoalmente defendo uma abordagem mais estoica do problema , ou seja , que nos ocupemos do que é realmente possível resolver. Enquanto tivermos presidencialismo de coalisão o Brasil nunca será potência militar.

Heitor

Sair do presidencialismo para deixar o país na mão de pastores, policiais corruptos, políticos de carreira desde a mais canhota a mais destra… Além do presidente, temos que manter uma corte de mais de 500 membros, além de assessores, suplentes (e queriam aumentar o número!!). Não tem diferença, o objetivo da classe política é um apenas.

Last edited 20 dias atrás by Heitor
Gabriel BR

Pesquise sobre “presidencialismo de coalisão” é um conceito da ciência politica.

Alex Barreto Cypriano

Subescrevo com satisfação ao seu comentário, mestre Dalton.

Dalton

Grato Alex, ando mais por baixo do que barriga de jacaré ultimamente por aqui.

Camargoer.

Ola Dalton,

Há uma imensa vantagem de estar aqui por baixo… temos uma visão mais divertida do mundo lá de cima.

Seja bem vindo

Nemo

Verdade, tem gente que só entra aqui para negativar o Camoargoer, o Dalton e o Esteves. Rsrs

Camargoer.

Riso… negativam até votos de “Boas Festas e Feliz Ano Novo”

fewoz

Desta vez te negativei, Camargoer. Foi apenas para brincar e entrar “na onda” dos colegas da Trilogia. Já vão 9 dislikes. Risos.

Brincadeiras à parte, pode perceber que seus comentários possuem muitos negativos, mas poucas respostas. É difícil argumentar consigo, então é mais fácil que negativem ou que soltem “frases de efeito” curtas.

Piassarollo

Não desanime nobre Dalton, continue firme e forte. Abraço.

Alex Barreto Cypriano

Você tem a estima e admiração de todos aqui, mestre Dalton. Sem seu conhecimento e generosidade, a seção de comentários ficaria desinteressante. Abraço.

Santamariense

Dalton, tu és um exemplo de comentarista. Tem conhecimento de sobra, mas não faz questão de demonstrar isso para todos, todo o tempo, ao contrário de alguns, que acham que títulos lhe concedem superioridade, mas isso não verdade só demonstra pequenez de espírito. Ao invés disso, cada comentário teu tem uma informação técnica ou histórica…é informação sempre. Sempre que se lê o que você escreveu, se aprende algo. Quem te negativa ou critica é por total ignorância.

Marcelo Baptista

Oi Dalton, ninguém comentou os “amassados” no casco, hehehe.
Quanto ao seu comentário, assino embaixo.

rommelqe

Esta destroyer/fragata (?) é do mesmo modelo daquela cujo lançamento ao mar, no ultimo mes de junho, foi mal sucedido? Como foi o processo de lançamento adotado no navio desta matéria?

Dalton

Exatamente e o processo de lançamento foi o mesmo só que desta vez com sucesso.

Piassarollo

Então já são dois dessa classe? Achei que era o mesmo.

Marcelo Soares

Ao redor do gordinho, não podem faltar os auxiliares com os caderninhos kkkkkk

Carlos Eduardo Oliveira

Eu já vi tbm na MB, auxiliares do lado de um gordinho fazendo anotações.

Leandro Costa

Instalaram motores nesse?

Alex Barreto Cypriano

Cuidado, algum acólito do gordim deve estar anotando 📝😎 os nomes pra futuras sanções 🤪🤣. Que medo 😱.

Leandro Costa

Um pouco de emoção na minha vida cairia bem 😉

Alex Barreto Cypriano

Tá, olhando, de novo. Mas e o sinistrado Kang Kon (I beg your pardon, mas quase escrevia Kon Kan 🤪🤣), quando será vistoriado? Anote aí, que eu anoto aqui. 📝😎

Klay ST

Ninguém esta falando que algumas imagens são verdadeiros montagens na cara dura?????

Carlos Eduardo Góes

Eu acho o design deste muito mais bonito que o da nossa Tamandaré.

fewoz

Xii, até na beleza estão melhores do que nós…

Dagor Dagorath

Me chamou a atenção que as acomodações da tripulação parecem bem confortáveis. Isso vindo de um país bem pragmático com conforto físico.

fewoz

Também me chamou a atenção. De fato parecem tão confortáveis que… nem parece um navio de verdade.

Santamariense

Duvido muito que aquelas imagens foram feitas dentro dos alojamentos do navio.

Rafael

Um belo vaso que irira cair muito bem a nossa marinha, só ficou estranho duas fotos que para enfeatizar o lider norte coreano parecem montagem kkk, tipo aquela do F35 abatido no Irã.

sub urbano

Esse na verdade é o primeiro destroyer da classe Choe Yon. A Coreia do Norte ja lançou o segundo, chamado Kang Kon que foi o navio q sofreu o acidente em maio.

Um terceiro navio da classe está em construção.

Rafael

Essas montagens toscas em cima de foto feita por IA

Que coisa maravilhosa

Sales

Posso estar enganado, mas acredito que por ser uma área sensível da belonave teve o entorno censurado por desfoque.

Carlos Eduardo Oliveira

Imagine chegar no rancho e o picado do dia é Cachorro com Purê de Batata.

fewoz

Camarada Kim Jong Un é um grande especialista em tudo: produção agrícola, fabricação de mochilas, construção de casas, até navios militares. Sempre aparece inspecionando (uma das palavras mais usadas na mídia norte coreana) absolutamente tudo. Possui um conhecimento infinito, ímpar, sem “análogos” (esta palavra, já é mais usada pela mídia russa) no Ocidente.

Gabriel BR

Igual a um certo presidente semi analfabeto…