Atualizações sobre a compra pelo Brasil dos navios de assalto anfíbio HMS Bulwark e HMS Albion

HMS Bulwark e HMS Albion em Devonport - @air_maritimepic
A Marinha do Brasil deve assinar o contrato de compra do navio de assalto anfíbio ex-HMS Bulwark da Royal Navy em setembro.
Segundo uma fonte, o primeiro navio da classe, ex-HMS Albion — que não passou por uma grande modernização como o navio irmão —, também será adquirido, mas navegará até o Brasil a reboque. Não se sabe ainda se será reformado posteriormente no Brasil ou se será usado apenas como fonte de peças.
Pernambuco pode ser um dos nomes cotados para batizar o ex-Bulwark, pois é estado natal do atual ministro da Defesa, José Mucio.
Os navios de assalto anfíbio da classe Albion, projetados para transportar grandes contingentes de tropas, veículos e equipamentos, permitem rápida projeção em operações terrestres a partir do mar.
Com 325 tripulantes, os navios podem transportar até 405 soldados, além de 31 caminhões, 36 veículos menores e tanques de batalha principais. Sua ampla plataforma de voo, com 64 metros de comprimento, permite a operação simultânea de dois helicópteros do porte do Merlin ou Sea King, ou ainda dois Chinook, especializados em transporte pesado.
Apesar de sua versatilidade, os navios foram desativados com apenas 20 anos de serviço, como parte da reestruturação naval britânica.
A decisão de descomissionar o HMS Albion e o HMS Bulwark foi anunciada em novembro de 2024. Naquela data, ainda havia uma quantidade considerável de trabalhos de reforma pendentes para preparar materialmente o HMS Bulwark para seu retorno ao mar. No período de 2022 a 2024, £ 72,1 milhões foram gastos na reforma do HMS Bulwark.
A desativação do HMS Albion e do HMS Bulwark estava programada originalmente para 2033 e 2034.


O que seria da MB sem a Royal Navy
Feliz noticia. Estava aguardando já com certa angustia devido as situações de falta de recursos e as questões políticas que atualmente envolvem o país. São excelentes aquisições para a MB. Agora é sonhar com o Garibaldi.
”Garibaldi” estava quase indo para a indonésia , na verdade sua aquisição e a frota de AV-8B por eles vem sendo estudada desde a compra e a Incorporação daquelas fragatas classe Thaon , compradas da Italia .. o que é estranho nao ter fechado ate agora … navio com 40 anos de serviço .. e complicado , sua incorporação junto a MB so se justifica se a MB realmente esta visando a aquisição em medio prazo de algum ”’Quenn” algo entre 10 a 15 anos próximos .. assim criar doutrina para operar navios com ski-jump
Já é meio que dada como certa essa venda, o que muda são os projetos do que vai ser feito com ele (que já estão sendo desenvolvidos). E aí tem diversos, inclusive “porta-drones” nos moldes da Turquia, misto drone e helicópteros e por aí vai. São os mais populares, não acho que continuar operando avião vai vingar (é difícil justificar lá).
Vocês estão viajando na maionese! A marinha brasileira não tem fuscas(navios patrulha) ou golf(fragatas) suficientes e vocês querem Ferrari(porta aviões) ou essas embarcações de assalto-anfíbio? Qual país vamos atacar para precisar desses navios para assalto-anfíbio? Com o Atlântico e o Bahia já estamos bem servidos para caso haja uma catástrofe. Precisamos de fragatas, corvetas e barcos patrulha para ontem. Esses almirantes que comandam a marinha deveriam estar todos expulsos da marinha por manter 15.000 homens dos fuzileiros navais no RJ. Se a doutrina do Brasil é meramente defensivo, por que temos fuzileiros navais ao estilo americano? Os pescadores mandam um… Read more »
Falou e disse. A MB parece não saber o significado da palavra prioridade. Nunca entendi a real necessidade de termos fuzileiros navais. E não sabia que eram tantos. Além do que você questionou, me pergunto como se daria uma invasão anfíbia se o Brasil mal possui escoltas e inteligência suficiente para saber o que acontece no terreno. Com toda a certeza seriam trucidados antes de desembarcar, pois se o território já foi invadido, provavelmente já estaria dominado… Agora imagine se estes recursos fossem redirecionados ao que realmente importa… É o que sempre falo: o mais importante é sempre fazer bem… Read more »
Má neste caso específico não se trata de prioridade e sim de oportunidade.
Sim entendo que é uma questão de oportunidade mas temos que ver nossas prioridades. MB carece do básico que são navios de Patrulha, então o nosso foco deveria estar neles além de capitalizar para garantir a construção da 4ª Tamandaré e quem sabe assinatura de quem sabe alguma adicional.
Mais problema ainda, é jogar pedra sem saber o mínimo…
“E não sabia que eram tantos. Além do que você questionou, me pergunto como se daria uma invasão anfíbia se o Brasil mal possui escoltas e inteligência suficiente para saber o que acontece no terreno.” Acho que vc está equivocado quanto a importância e a função dos fuzileiros, quanto a inteligência suficiente para saber o que acontece no terreno eu acho que vc tbm não tem conhecimento. Ao longo de 13 anos a marinha formou pessoas capacitadas em aquisição e processamento de imagens de satélite. Os fuzileiros tbm teve uma grande participação em operações em algumas em comunidades do RJ… Read more »
Como na favela da Maré que nossos brilhantes fuzileiros jogaram um blindado dentro do valão e depois tiveram que rebocá-lo
Ao falar sobre dois navios de assalto anfíbio você parece ignorar a situação do navio Bahia , o atlântico carrega o piano sozinho a bastante tempo.
Navios de Assalto Anfíbio não servem apenas para “ataque a outro país” a doutrina da Marinha do Brasil é projetar força dentro do próprio território caso necessário!
Sim você tem razão, mas convenhamos de que ele sozinho não garante sua segurança em tempos de guerra e se nos carece de escoltas para protegê-lo então como ele vai projetar força se a probabilidade dele é de virar recife?
No atual cenário o seu uso só de faz em tempos de paz para apoiar missões humanitárias e nada mais. Por isso minha crítica!
Deveríamos focar no básico (Navios de Patrulha) e drones de reconhecimento marítimo. E à partir daí pensarmos em meios de dissuasão.
Entre aproveitar uma oportunidade que não aparece em dez e dez anos, e não ter nada, pois a questão das fragatas, se fosse apenas a questão de necessidade para solicitarmos mais pelo menos 2 lotes, mas envolve política (infelizmente ) e liberação ou financiamento de quem quer vender para que se faça a aquisição e mesmo assim, já temos exemplos claros de como funciona a coisa, vide Grippen e Kc 390 que teve sua quantidade diminuída(anteriormente 28 und) para aquisição de mais Grippens o que não ocorreu e também os Guaranis que inicialmente o contrato seria para 2000 unidades para… Read more »
Concordo, menos com a informação de que a encomenda de KC-390 foi diminuída para garantir a compra de mais Gripens (com um “p” só). Não há nenhuma relação. As rubricas orçmentárias são diferentes. Os Gripen foram adquiridos via financiamento internacional e os atrasos são decorrentes do pequeno volume dos repasses do financiamento, limitado pelo Arcabouço Fiscal. No caso do KC-390, foi corte orçamentário mesmo.
Mais do que fragatas leves precisamos de subs convencionais e subnucs, bem armados, e se possivel com misseis de cruzeiro. A base de subs da ilha da Madeira comporta 10 subs, 4 convencionais e 6 subnucs. Este é o planejamento de longo prazo da FSubs. É a forma mais efetiva de negar o mar para FT invasoras,
Precisamos de tanta coisa…
Não esquecer de uma força submarina pode ser muito bem eliminada por meios aéreos. Então de nada vale ter uma excelente força submarina (concordo que já é um ponto de partida) se não temos meios de superfície e meios aéreos para prover cobertura.
1) Doutrina defensiva, não significa não realizar um ataque.
2) Nos limites próximos, o emprego de um assalto anfíbio serve, no mínimo, de uma ação diversionaria. Longe, serve pra, no mínimo, o resgate de nacionais no exterior, como já “muito quase” já ocorreu na Líbia, na Congo e na Costa do Marfim.
3) não ficam 15.000 FN no RJ. Há FN nos GPT pra ações fluviais e o SP, q na nossa marinha é dos FN e não da Armada. Além disso, como são intimamente ligados à esquadra, onde ficariam?
Mas…. É mais fácil falar mal.
Exatamente, tem FN em Brasília, Natal, Salvador e no Norte. No RJ tem o FFE que está sempre envolvida em missões da esquadra. E outros batalhões importantes.
Entendo que os navios são desnecessários, mas não o CFN. Há mais na doutrina e no emprego dos FN brasileiros (inclusive para a Estratégia Nacional de Defesa) do que meras cópias das ações do USMC.
Me faço perguntas parecidas. Temos uma costa gigantesca mesmo que o desembarque anfíbio fosse para retomar uma região tomada por algum inimigo, seria muito mais sensato enviar a tropa via terrestre do que via marítimo visto que não temos como proteger esses navios já que nossa força de combate naval é pífia. Então qual é o objetivo de tê-los? O Atlântico ainda pode operar drones aéreos (uma pena que ainda não temos essa doutrina) e ser um multiplicador de força, agora esses navios de desembarque anfíbio só tem utilidade (ao brasil) durante período de paz para prover apoio logístico a… Read more »
Sendo muito franco, eu vejo dois objetivos: 1. Propaganda por meio de operações humanitárias internas; 2. Embarcar mais militares haja vista a deficiência de meios navais.
Concordo plenamente. Considero um desproposito completo o porte atual do CFN frente as reais necessidades e prioridades da MB. Basicamente, a grande maioria das aquisições “de oportunidade” da MB tem sido para atender ao CFN (Bahia; Atlântico e agora Albion e Bulwark). O CFN, por essência uma força expedicionária ofensiva, deve ser uma prioridade estratégica? Nossas necessidades prioritárias não são escoltas, patrulhas e subs? Já estamos suficientemente atendidos nessas capacidades?
Esperar liberarem um dos PAs deles por preço de corveta kkk
Quanto à isso há notícias não oficiais de que o Brasil estaria negociando com a Itália a aquisição do PA deles.
Qual país o Brasil atacará para precisar de um porta-aviões? Que eu saiba, a doutrina das forças armadas brasileiras é defensivo. Quem comanda a marinha deve ser um anti-Brasil. Faltando o básico e os caras pensando em porta-aviões.
Não é fazendo advogado do diabo, mas, um Porta Aviões para operações ASW é bem util.
Uma Ferrari para conduzir em alta velocidade na estrada também seria bastante útil para mim… Mas tenho dinheiro para manutenção, gasolina e seguro? Claramente que não…
PA é o melhor meio naval, pelos recursos que pode embarcar, para realizar a tarefa de controle de área marítima. Essa é a principal/ mais importante tarefa que a Armada realiza. Ela é realizada pra executar a mais importante missão da marinha na guerra, que é a segurança / garantia, das Linhas de Comunicação Marítimas que ocorre se o país estiver atacando ou se defendendo… No sentido de “sua doutrina de defesa”, existe o ataque. O Brasil se defendeu do Paraguai atacando ele até q perdesse pra nós. A Inglaterra se defendeu da Alemanha e os EUA do Japão, atacando-os… Read more »
Deus nos livre!!! E vão operar qual avião no Garibaldi???
hahahaahahahahah
Fake News… O Giuseppe Garibaldi está sendo negociado com a Tailândia…
Sim, e o Chile é o maior comprador de equipamento naval britânico. Se o Brasil seguisse uma filosofia parecida poderíamos ter a marinha mais forte da América do Sul. O mesmo para a FAB e o EB.
Eu de verdade, acho que seria bom pegar umas Type 23 usadas.
problema é que a royal navy afunda cada dia mais… daqui uns anos, nao tem navio para comprar deles!
Decisão correta,rebocar o navio para o arsenal da marinha e fazer um Pmg devagar dentro das possibilidades financeira da marinha.
Será maravilhoso ver esses navios na MB.
Por favor muda o nome . nao tem um nome melhor do que P?????????
Tem sim camarada.
Paraná.
Bom nome
Eu voto em Portugal.
Em homenagem a 28° Unidade Federativa.
Faixa de Gajos? Pernanbuco em Pé? Guiana Brasileira? Mato fino do norte? Rio de fevereiro? Rio Grande de fora? kkkkkkkkk
Faixa de Gajos é maldade.
Kkkk
O motivo apresentado é hediondo, mas o estado em si, felizmente, não tem nada haver com isso.
Achei uma sacanagem vincular o nome do estado a este sujeito.
Conheço ótimas pessoas de lá.
Verdade ,,,nome horrível pra um navio!!!
Poderia dizer o motivo????
Ceará!
Mato Grosso
E Mathias
Goiás fica melhor
Gostaria de saber qual o problema com o nome “Pernambuco”???
Quer repetir estados do sudeste e centro-oeste pra sempre???
Também não entendo – apesar de preferir o nome “Passo da Pátria” como sugerido quando à marinha comprou os planos de um LPD classe Austin para construir um aqui – o último “Pernambuco” deu baixa em 2004.
Passo da Pátria é um ótimo nome para um navio apoio de desembarque de tropas.
Além da travessia do Exército Imperial na guerra do Paraguai, no mesmo local morreu Villagran Cabrita, patrono da Engenharia Militar do EB.
Olá Dalton.. ainda defendo D.Leopoldina e depois as demais imperatrizes. O papel dela na independẽncia do Brasil está bem documentado.. ela foi uma grande articuladora da proclamação da independencia enquanto Pedro I estava ausente do Rio de Janeiro…
foi dela o argumento que “ou Pedro declarava a independẽncia do Brasil ou outro o faria”
Não é bem assim…..os últimos nomes de estados dados a navios que já deram baixa foram:
RJ, CE, SP, PR, PA, PE, PB…..
Como o Dalton explicou, tivemos um “Pernambuco” até relativamente recentemente…
Se a MB quiser homenagear estados, vários não receberam essa honraria há décadas como:
RS, SC, ES, MT, GO, AL, MA, SE, RN ou PI.
Acho que muitos, inclusive eu, não gostaram da referencia a pessoa, não do estado.
Aliás eu queria ver a MB com destroyer com nome de cada Unidade Federativa, incluindo Portugal.
Ora José, expresse sua preferẽncia política em sua militãncia e no exercício de seu voto. Pode se filiar um partido, pode fazer sua doação eleitoral, faça panfletagem na rua durante a campanha.., cole adesivo em seu carro. agora, a tolice de sustentar a tolice (sic) que homenagear o Pernambuco seria uma tolice (sic2) é uma tolice (sic3) é uma tolice tão tola quanto pular o número 13 ou 130 na numeração dos navios.. sei lá .. tolice ou infantilidade.. riso. Estou vendo as pessoas usando camisas vermelhas com a imagem do navio “Pernambuco” ou de algum outro que ostente do… Read more »
Tolice por tolice…
Riso.. pois é. Efeito Dunning Kruger
O tolo é incapaz de perceber as suas tolices.
O artito orgininal é “Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One’s Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments”. Disponível na internet
O verdadeiro tolo não mede as próprias palavras. Não gosto desta pessoa, não gosto do atual presidente e nem do anterior. Nunca escrevi ou digitei 13 nas eleições. Eu apenas comentei com F-5 que as pessoas não gostaram da referencia a este ser que você idolatra, e não ao estado, que inclusive tive a oportunidade de visitar algumas vezes. E o que você esta fazendo acordado uma hora dessa. Na sua idade já era para ter tomado Losartana, colocado os dentes no copo de água, vestido o pijama e ir dormir. Se você não cuidar da sua saúde ninguém mais… Read more »
Bem.. Clarice Linspector nasceu em Pernambuco… Suassuna também… Joaquim Nabuco, um dos principais abolicionistas também nasceu em Pernambuco….
Não amigo. Ela nasceu na Ukrania, mais precisamente em Chechelnyk
Suassuna é paraibano.
Nada contra Pernambuco.
Ate gosto do Estado.
Mas, pq não Paraná!
Pode ser também.. Seria legal ver um navio da MB com o nome de “São Carlos”…
O mundo conhece “Rio de Janeiro”… é um bom nome para um navio que irá substitior o navio escola “Brasil”
santo por santo, já teve S.Paulo, Espirito Santo, Santa Catarina.. pode colocar S.João, S.Antônio, S.Pedro, Sta Maria, S.Lucas, S.Jorge (este vai ter o apoio da torcida do Corinthians).
Santo por santo, poderia colocar Yemanjá. Gosto dela. Há uma relação muito forte entre marinheiros e Yemanjá.
Que tal João Cândido? eh, eh. A Marinha limparia a barra com 60% da populacao brasileira…
O Olsen iria adorar ( contém ironia )
Mas devemos reconhecer que o cara tinha coragem…
O eterno almirante negro da canção do João Bosco
João Cãndido é uma opção…
Tiradentes também está na fila para ser homenageado pela MB.
Dutra, JK e Itamar Franco são nomes de consenso. Acho que apenas Carlos Lacerda acharia um absurdo homenagear JK.
A cada ano, Vargas fica mais importante e menos rejeitado.
Lacerda, no final da vida, rejeitado pelos militares que ajudou à tomarem o poder, se aliou à JK e Jango na ” liga da legalidade”.
Acho que JK é favorável. Afinal de contas foi ele que comprou o NA Minas Gerais, o 1° porta aviões da Marinha
Como pernambucano gosto da escolha ventilada.
.
Mas preferiria uma classe com 5 navios iguais que sustentasse os 5 estados com P.
Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí e Paraíba.
Fernando de Noronha
Leão do Norte (vulgo Pernambuco)
Poderiam esquecer que o Mucio é de Pernambuco, porém manteria o nome. Lindo estado e ótimo povo.
Tem: navio de assalto anfíbio Marcos Willians Herbas Camacho…
Qual país vamos atacar para precisarmos desembarcar tanques e veículos blindados em terra? A marinha, como as forças aramadas, não tem o básico e vocês felizes com um navio totalmente desnecessário para as defesas do Brasil. Sim, se a marinha já tivesse o básico, aí até poderia comprar esses navios.
Precisa inclusive pra transportar tropas dentro do próprio Brasil mais rápido no caso de algo dar muito errado (o Brasil não tem ferrovias e sequer estradas conectando todo o país, e quando tem, dependendo do lugar, são poucas). Não esqueça que o Brasil é um continente. A questão da compra ser agora é pq foi compra de oportunidade. Ou comprava ou alguém ia, e a fila é grande.
Já ouviu falar da BR101? Aquela estrada que cruza o pais de norte a sul margeando seu litoral. Transporte marítimo de pessoal nunca foi o mais rápido no Brasil. Por via rodoviária se chega a todo litoral brasileiro mais rápido. Sem falar do uso do KC390.
Agora mesmo o NDCC Alm Sabóia, está transportando tropas e material para o norte. Não temos ferrovia para transporte e faze-lo por rodovia, imaginem o tempo, o custo e a logística necessária. Embarcando em navio não chega tão rápido como se fosse transportado por avião mas certamente transporta um quantitativo grande com custo reduzido, já que não temos ferrovias ligando o país.
Diante da atual situação geopolítica, torna- se necessário que o país se reoriente. Não queremos intervenções das potências do norte pra manter a ordem aqui no hemisfério sul . Então o Brasil tem de ocupar este lugar . Abaixo da linha do equador cuidamos nós.
Leve em consideração que este ano lançamos 2 fragatas e vamos lançar 2 submarinos ( um pra incorporar à frota e outro para provas do mar ) . Uma marinha que está fazendo um esforço muito grande pra se equipar, e a coisa agora é no desespero.
Não sou contra a aquisição desse navio, mas é mais um navio de logística para esquadra, enquanto a MB está urgentemente precisando de navios puro de GUERRA (corvetas, fragatas, destroyers e submarinos) para proteger nossas costas litorâneas, eu tenho a sensação que o almirantado brasileiro está colocando a “carroça na frente dos bois” e não estão muito afim de resolver nada.
Eu concordo que o Brasil precisa é de mais Tamandarés e Riachuelos. Na verdade precisamos mais ainda de patrulhas. Quanto a navios de assalto anfíbio (incluindo o Bahia) dou contra. Onde seria utilizado? Na Venezuela? Com qual apoio de fogo? Cobertura aérea?
Porque na Venezuela se a mesma não representa ameaça real ? E se fosse do que serviria ?, poderíamos deslocar as tropas com muito mais segurança pela fronteira.
Nossa ameaça: uma frota naval de uma potencia.
Para qualquer frota naval de potência, esses navios são apenas alvos. Nada mais.
Então extingue, pois é de lá que virá a guerra
Fato
Concordo com seu comentário. Esses navios são desnecessários. A MB precisa muito mais de patrulhas modernos, dezenas.
Comprar o que não precisa apenas por causa do preço revela falta de controle com o planejamento. A não ser que o planejamento seja fazer mídia e ficar passeando inutilmente pela costa brasileira.
Comprar o que não precisa apenas por causa do preço revela falta de controle com o planejamento. A não ser que o planejamento seja fazer mídia e ficar passeando inutilmente pela costa brasileira.
Comentário irretocável.
Um dos princípios básicos da educação financeira é nunca comprar um produto apenas por ele estar barato… Compra-se se há real necessidade, não porque está barato.
A pergunta que fica: precisamos mesmo de mais um navio do tipo? Em quais situações ele seria realmente útil? Falo de situações reais, não extremamente hipotéticas.
Poderiam estar pelo menos construindo os navio patrulha de 500t, e o que se vê é a construção que leva uma eternidade para navios de pequeno porte imaginem navios maiores. No momento precisamos do que puder preencher a lacuna o mais rápido possível para depois de pelo menos quando estivermos melhores equipados, aí sim atendendo a cada necessidade específica, e que são muitas.
Espero que a MB adquira o Albion para reformar e navegar. Além de trazer uma expertise, geraria emprego no país.
lembrando da velha máxima: “quem tem um, não tem nenhum. Quem tem dois, tem um.”
Eles já estão reformados. oportunidade de ouro
O Albion não foi reformado, ele iria ser porém os Britânicos cancelaram a reforma.
O texto da matéria diz que só o Bullwark está reformado. O Albion não.
Eu também gostaria de ver os dois navegando, mas Brasil sendo Brasil vai usar ele pra canibalizar.
Não, meu caro. Leia o texto.
“…ex-HMS Albion — que não passou por uma grande modernização como o navio irmão —”
O Albion não passou por reforma nenhuma.
“…A decisão de descomissionar o HMS Albion e o HMS Bulwark foi anunciada em novembro de 2024. Naquela data, ainda havia uma quantidade considerável de trabalhos de reforma pendentes para preparar materialmente o HMS Bulwark para seu retorno ao mar…”
O Bulwark ainda precisa de mais trabalhos para retornar ao mar.
Portanto, nenhum dos dois está pronto para operar.
Se for reforma padrão A-12 São Paulo, melhor deixar pra lá…
“Além de trazer uma expertise, geraria emprego no país.” Expertise do que? Solda e corte e pintura nós temos faz tempo. Empregos onde? É cada b…que se vê aqui…
Integração de sistemas com a Embraer defesa
Se a MB constrói navios patrulha a passos de tartaruga (talvez mais lento que tartaruga), você realmente acha que reparariam o segundo navio em tempo hábil?
Como está certa essa compra já preparar a desativação do G25 – “Almirante Saboia” e do U27 – “Brasil”, a MB tem que focar em escoltas… o G25 poderia até ´´doar´´ para o Uruguai em troca deles comprar alguma coisa da BID e colocava um deles como navio escola pois o U27 tbm já tem idade e já empurrou bastante água entra dois saiu dois, nada de mais meios gastando, hoje temos 8 escoltas 5 Niteroi uma barroso, uma Inhaúma e uma Greenhalgh o nosso foco deve ser em adquirir escoltas, se conseguir 6 Tamandaré e duas outras fragatas mais… Read more »
Lembrando que a Itália desativara duas de suas FREMM até 2030…
Pelo fato de vir rebocado ,não me passa uma ideia de que será usado. Infelizmente será desmanchado eu acho.
Talvez a MB afunde o segundo navio no meio do oceãno durante a travessia e resolva o problema.
Boa tarde aos colegas da trilogia de defesa , torcendo para MB adquirir um dos navios da classe Wave.
Por um slide que ta circulando na Internet a MB planeja construir um navio novo para essa necessidade.
Amém
Acreditar nos slides da MB é mesmo que acreditar em papai noel.
Obs: não é porque os navios possuem 20 anos, que passaram todo esse tempo navegando, atracagem em Portos e PMG também conta, portanto, são navios relativamente novos talvez com até menos de 12 anos..
Na verdade devem ter navegado muito menos que isso.
A imaginação da MB para nomes de navios faz inveja a uma ameba retardada!
Criatividade zero né
Falta criatividade para os nomes e falta coerência para os códigos
Os próximos navios da MB serão em homenagem aos municípios de Pau Grande (RO), Pintópolis (MG) e Pau Gordo (SP)
Pois é… o que sobra no Brasil são pessoas, locais e instituições que merecem homenagem.
Defendo homenagear as Imperatrizes… também poderia começar homenageando os ex-presidentes desde a CF88. Itamar Franco é alguém que merece ser homenageado pela MB.
Tem artistas importantes, como Carlos Gomes, Villa Lobos, Anita Mafaldi, Portinari, Brecheret…
tem as ilhas oceânicas.. Fernando de Noronha, Abrolhos…
tem os países lusófonos, como Portugal, Moçambique, TImor, Angola…
tem os mitos indígenas… Yara, Curupira…
A própria Anita Garibaldi poderia ser homenagiada pela MB. Maria Quitéria.. a MB ainda precisa homenagear Tiradentes…
Concordo plenamente com l amigo, mas as mensagens contra o nome Pernambuco me causam asco.
Não irei no mérito, Pernambuco mereceria sim essa homenagem em virtude do histórico ba construção da nossa independência e outros.
Mas, infelizmente, alguns relevam a história do estado por questões políticas atuais.
Estados do norte, pessoas como o que o colega citou são referências. Mas desmerecer Pernambuco por questões já citadas, é simplesmente desmerecer um povo bravio que lutou por nossa nação.
A ausência nas aulas de histórias causam isso…
A MB já teve dois navios batizados de Pernambuco, inclusive um contratorpeirdo da Classe Garcia que da USN, que acredito, deu baixa na MB há uns 20 anos.
Creio que todos os estados brasileiros já foram homenageados, inclusive Tocantins. Por outro lado, creio que poucos navios tiveram nome das capitais.
O pessoal tem que escolher… ou reclama do nome “Pernambuco” ou reclama do nome “São Bernardo”.. riso.
Curiosamente, FHC é carioca e o A12 foi batizado de São Paulo..,
Sim. E mesmo a direita brasileira ignora que dois ícones do conservadorismo brasileiro saíram de Pernambuco (na minha opinião dois dos três maiores da história do Brasil nesse campo). Por causa “do petê”. É por isso que o conservadorismo não se manifesta no movimento atual, que é só um populismo de direita. Acham que ser conservador é gostar de arma e não gostar de gay. Assim fica difícil. Desconsiderar o passado por algo superficial e imediato é a maior prova disso. Mas dentro da “identidade nacional” (ou algo próximo disso), não são todos os lugares do Brasil que tem essa… Read more »
Se forem fragatas,serão imbatíveis!
Deixa colocarem nome de cidades e estados. Senão logo teremos que ver uma Zé Dirceu, Luiz Inácio, Etc navegando com as cores do Brasil por ai…
Em alguns países presidencialistas, como os EUA, é comum batizar alguns navios com o nome de ex-presidentes. No Brasil a lei determina que apenas pessoas mortas podem ser homenageadas pelo poder pública.
Classe Luiz Inácio vai ser sacanagem…
Para um navio de assalto até que não é incoerente…
Hehehehehehehe… ótima!
Não ri….kkkk
RZRZRZRZ….vixe….rzrzrzr
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂boa!!!
Curiosa essa fixação com o atual presidente..
Muita gente acha o sabor de lula desagradável, mas ele está sempre na boca.
vai entender.
Chora na cama que é mais quente…
😂😂😂😂
So se for na de alguns de voces porque o nome que esta na boca dele e dos apoiadores deste governo diariamente é outro. Não param de citar como desculpa pra tudo mesmo depois de quase 3 anos de governo.
Sabe o que é pior?
Você falou brincando mas a chance disso acontecer é enorme!
Infelizmente!
Se tivermos um movido a álcool pode ser….
Eu apoio a Classe Silvio Santos.
Classe Reginaldo Rossi…
Classe Clóvis Basílio dos Santos…
Interessante… Já adianta o processo pra colocar o nome no navio
Há bastante tempo eu defendo homenagear as Imperatrizes brasileiras.. mas parece algo muito ousado para a MB,
De uns 3 anos para cá, grande parcela da população brasileira descobriu a palavra fascista…agora, colocam-na em tudo que escrevem ..até em receita de bolo…kkkkkkkkkkk
… e, pelo menos, 90% não sabe o significado de fascista.
Ola K. Recomendo alguns bons livros para entender o que é fascismo: 1) Konder “Introdução ao fascismo” (disponível na internet) 2) Eco “O fascismo eterno” (disponível na internet) 3) Paxton “Anatomia do fascismo” Para quem está nos 90% que não sabe o significado deseja passar para o grupo dos 10% é um bom começo. Neste contexto, o mais complicado é usar o termo “nazista” como sinônimo de “fascista”, como acontece bastante na retória do debate ideológico. Quase todos concordam que o nazismo foi um movimento fascista de extrema-direta que surgiu na Alemanha no período entreguerras. Ele tem um indentidade temporal… Read more »
Apenas te negativam, mas ninguém argumenta contra você, Camargoer. Isso mostra o nível de alguns comentaristas por aqui. Adoram “lacrar”, mas mostram pouco ou nenhum conhecimento num debate mais sério. Mal percebem que cometem o mesmo ato chamando qualquer um que discorde deles de “comunista”… Mas pelos vistos, isso só vale para um dos lados.
Olá Fewoz.
Obrigado pela gentileza.
Curiosamente, eu concordo com aqueles que me chamam de comunista (riso). Isso é o mais irônico.
Aconcete o mesmo ao me chamar de corinthiano ou professor.
Seria estranho alguém me chamar de palmeirense ou fascista.. riso.
bola para frente que esou com uma pilha de livros novos para ler.
Voces fazem a nesma coisa. Negativam sem argumento ou fatos. Citação de obra panfletaria sob forma de argumento ab autoritate não é argumento. É atochação
Engraçado, Mussolini foi do partido comunista. O ideario facista de estado agigantado, controle estatal, destruição da família, controle da mídia, partido único ou dominante, estado como centro da sociedade etc ..é exatamente igual ao do socialismo/ comunismo ( são duas fases). Mas ai esta claque de pseudo intelectuais militates vem querer dizer em obras panfletárias, que o facismo é de direita. O naipe de alguns dos autores fala por si. Nem negam que são de carteirinha. A militância travestida de intelectualidade isenta eu ate entendo, porque lucram com isso. Literalmente. Mas dai a acharem que todos são otários grassa longa… Read more »
Perfeitas colocações. Parabéns.
Colombelli, os fascistas da Itália tinham a benção da igreja de Pedro.
.
O nazismo alemão tinha a benção da igreja de Lutero.
.
Tenho certeza que estes nunca foram “comunistas”, ainda que Pedro fosse a favor de uma vida comunitária.
Gente doente, assim como seus ‘colegas’ que descobriram a palavra “comunista”.
“Inclua-me fora dessa”… Me mostra um comentário meu chamando essa caterva que atualmente ocupa o planalto de comunista. Comunismo existe, por mais que tentem negar, mas não sou daqueles que vê comunista embaixo da cama e atrás da porta. Isso deixo para os de extrema-direita.
Tu sabe o que é o comunismo? Leu Marx ou so engoliu a atochação doutrinadora rasa que vendem nas escolas e universidsdes? Que tal ler a obra e a doutrina? Direto. Não resumos ou por interposta pessoa
O Brasil é muito instável pra homenagear ex-presidentes. Ou o cara foi preso, ou impeachment, ou sofreu golpe ou era quem dava o golpe. Vão sobrar muito poucos pra homenagear.
Da redemocratização pra cá mesmo só tem dois presidentes que não foram presos nem sofreram impeachment e um era vice. E já vamos pra quase 40 anos da CF88.
Antes disso também complica bastante, sobram poucos.
Olá Bernardo.
Eu concordo com vocẽ.
O país teve apenas dois períodos democráticos. 1) após o fim da II Guerra e 2) desde a CF88.
Isso mostra como é custoso sustentar um regime democrático.
No primeioro período tivemos Dutra, Getulio, JK e Janio, já que Jango assumiu após a renúncia de Janio
Após a CF88, foram Collor, FHC, Lula, DIlma, Bolsonaro e novamente Lula.
Itamar e Temer eram vice-presidentes que assumiram.
Desde a CF88, apena Itamar poderia ser homenageado.
Agora, que é preciso mostrar a tolice desta implicância com o estado de Pernambuco.
E agora com prisão tendenciosa de opositores, juiz proibindo manifestação sem estado de sítio e agindo de oficio mesmo quando é suposta vítima ( impedido), judiciário se imiscuindo em atos politicos e cassando decisões legais do congresso ( caso IOF), se metendo em atos discricionarios centenas de vezes sabotando um governo, censura prévia de perfis ( inclusive durante eleição) emissão de ordens sem rogatórias regulares, e prisões definidas por postagens de rede social, ou condenados a 14 anos por escrever com batom, parlamentares presos por delito de opinião, tu acha que é uma democracia?
Colombelli, ainda que algum ministro seja vítima, o STF foi a vítima. Nenhum ministro passaria o que passou se não estivesse no STF ou no STE.
.
Passamos por uma tentativa de golpe. Anos com os golpistas pedindo por intervenção. Com os BolsOlavistas fazendo apito de cachorro e, supostamente, gerindo o golpe.
.
Precisamos passar a régua na histórica marca golpista que os militares exercem no país. Que o julgamento seja na forma da lei, com amplo espaço para defesa, respeitado o direito de cada ator.
.
Menos de 24h estaremos vivendo um momento histórico. Tic-tac.
Por que tem sempre que ser irônico com o PT e com figuras do partido? Lembremos que, se não fossem os governos do PT a situação das Forças Armadas seria bem pior do que hoje. O que o PSDB, o extinto PRN e o PL fizeram pelas Forças. Vamos nos informar mais antes de sair falando besteira.
Penso que ele não estava tentando ser irônico…
Lula lançou o Pedalinho I e Pedalinho II, mas eram de um amigo.
😂😂😂😂😂😂😂
Essa foi nota 10 com louvor!!! Kkkk
Psdb comprou 4 fragatas, 1 PA, leopard e M60. PL teve pandemia 2 anos e ainda comprou os 2 cargueiros pesados e tocou o programa tamandaré a contento sem cortes orçamentarios
O pt assinou os contratos pros outros pagarem e atrasou repasses. Por isso ainda nao recebemos os caracal e os submarinos que eram pra ter terminado há anos.
É o mesmo pt que está açambarcando o ATMOS por motivo ideologico e atrasou 13 anos o FX.
Realnente é bom se informar antes de falar bobagem.
E lá vamos nós: “a culpa é do petê!”
Incrível.
Sao os fatos jovem. Quem criou planos megalômanos foi o almirantado nomeado por quem? Quando nao te convem tu quer esconder e desviar do fato? Lembra? 14 sub, 1 NAe, 2 porta helicopteros, 30 ( depois 18) escoltas), segunda esquadra, 25 NAPA. Aumento do CFN. Grande parte do inchaço da MB decorreu disso. FHC 8 anos ja apontei as compras. No primeiro governo pt ( do descondenado) foram assinados os caracal, os submarinos e iniciada a modernização do F5 e AMX. Submarino e corveta incorporados eram de governos anteriores. Todos estes programas atrasaram e o do AMX ficou em 1/4.… Read more »
Ou seja: a culpa de tudo é do petê.
Desde 1500, todo o mundo acertou, menos o petê.
O petê errou tudo em 14 anos e selou a ruína do Brasil. Os outros 508 anos sem o petê não contam (perceba que excluí o atual período).
Tábom.
Obrigado pelo “jovem”!
Mais uma vez a tatica primaria e pueril de desviar o assunto com um argumento generico e falacioso. Primeiro, não ponha palavras na minha boca. O tudo é culpa do pot e por tua conta. Segundo, estamos falando da situação atual das FA que é fruto dos governos dos anos 80 ate agora. Os mosquetes do imperio e as caravelas do periodo português não tem nada a ver com a questão. Tua invocação daquele passado é impertinente ao que estamos tratando. Quer tirar o foco dos fatos. Eu expus fatos, numeros e aquisições. Não tergiverse, tangencie e desvie do assunto.… Read more »
Olha, depois que vi que você escreveu isso: “E agora com prisão tendenciosa de opositores, juiz proibindo manifestação sem estado de sítio e agindo de oficio mesmo quando é suposta vítima ( impedido), judiciário se imiscuindo em atos politicos e cassando decisões legais do congresso ( caso IOF), se metendo em atos discricionarios centenas de vezes sabotando um governo, censura prévia de perfis ( inclusive durante eleição) emissão de ordens sem rogatórias regulares, e prisões definidas por postagens de rede social, ou condenados a 14 anos por escrever com batom, parlamentares presos por delito de opinião, “ Percebi que argumentar com… Read more »
Na verdade o desmantelamento das FFAAs começou em meados dos anos 90. O PT só turbinou. Servi a MB nesse período e vi com meus próprios olhos! Tivemos a oportunidade de começar uma reestruturação forte, mas isso ñ foi possível em nome de salvar a “democracinha”
Concordo plenamente. Em 97 houve corte de 95% da verba de alimentação.
As FA estavam na lona. Ainda assim, FHC adquiriu as tipo 22, o São Paulo, leopard 1A1, M60 e M109 A3.
Deu aumento
Aumento no meu periodo não lembro. O que lembro é que depois do inicio dos anos 90 caiu muito o salario.
“O pt assinou os contratos pros outros pagarem e atrasou repasses.”
Agradeça aos seus amigos liberais “Faria Limers” que são os primeiros em defender tetos de gastos e similares (sempre cortando nos mais pobres, claro)… Não sobra dinheiro para nada. E também aos seus queridos colegas milicos que comem 80% do Orçamento com folhas de pagamento…
Agora a culpa é do PT em fazer malabarismo com este Orçamento ridículo, onde a vasta maioria vai para pagar a Dívida, juros dela e pensionistas…
A faria lima e os banqueiros estão com teu lider. É o governo em que eles mais ganham. Record de juros pelo desajuste fiscal e gastança desenfreada. E foi o Galipolo. Quem nomeou ele? O executivo que tu apoia não gasta muito com folha? 42 estatais em 8 anos antes, agora 39 ministerios, cargos CC pra desqualificados e pelêgos. Se não sobra dinheiro é bom tu cobrar o teu chefe de quase 2 bi gastos em viagens inuteis com daria de hotel de 72.000, quase um milhão de reais em aluguel de carro numa única viagem. Comitivas de 200 puxa… Read more »
Pior seria uma certa família que está em ações de lesa pátria no exterior, né?
Já pensou:
“J…., pix, papuda, bols….”?
18 negativos no seu comentário… O brasileiro é um caso a ser estudado. É provavelmente o único país onde os cidadãos apoiam uma pessoa que passa dia e noite sabotando o próprio país.
Não vemos nada disso acontecendo na China ou Rússia. Aí está a razão chave do porquê do Brasil ainda não ser minimamente desenvolvido: 50% da população apoia a sabotagem contra o próprio país. E ainda se orgulha disso.
“Não vemos nada disso acontecendo na China ou Rússia.”
Sem entrar na discussão das patriotadas que se vê no Brasil e focando no que destaquei do teu texto, use outros países, pois os nos dois citados não convém falar contra o governo, quanto mais fazer algo que possa ser considerado “anti-patriótico”…
Sabotador é quem entrega ativos pra companheirada da Bolivia e Equador e aceita chantagem do Paraguai. Quem financia ditadura de Cuba com dinheiro público.
Quando a USAID e a Cia estavam ajudando voces em 22 ai não era sabotagem? Quando o descondenado mentia lá fora denegrindo o Brail ( confessa rindo hoje), ai tudo ok? Quando a gleisi foi pedir penico la fora em favor do condenado ai sem problema? Dupla moral.
Hipocrisia e incoerência. Marcas indeléveis da esquerda
Certamente irão batizá-lo de NDCC Mapinguari(G26)…
Os USA não ficam atrás.
Tem ou tinha, parece que o trump ordenou a mudança- quem souber de algo a respeito, please – um navio da USNavy batizado como …” Harvey Milk”.
Famoso militante gay e vereador em San Francisco nos anos 70 que terminou assassinado. Há um filmaço com Sean penn no papel dele.
Veja onde chega a militância…
Não que faça muita diferença, mas, navios auxiliares, nesse caso logístico são operados pelo “MSC” – tripulados por civis com alguns militares a bordo – para apoiar a US Navy e ao invés do prefixo USS utilizam o USNS. . Escrito isso, o USNS Harvey Milk teve o nome mudado para USNS Oscar V Peterson recipiente da Medalha de Honra que morreu a bordo do NT Neosho na Batalha do Mar de Coral em maio de 1942. . A ideia por trás disso é instilar a “cultura guerreira” homenageando navios mesmo os auxiliares com nomes de “guerreiros”, se isso fará… Read more »
Acontece que Harvey Milk serviu na USN como oficial mergulhador durante a Guerra da Coreia, a bordo do navio de salvamento submarino USS Kittiwake (ASR 13); e depois foi instrutor de mergulho na Base Naval de San Diego. Em 1955, ele foi forçado a pedir baixa no posto de “lieutenant junior grande” (primeiro-tenente), para não ser julgado em corte marcial por homossexualismo, que na época ainda era crime nos EUA.
Interessante. Só me faz lembrar do caso de Alan Turing. O grande gênio que foi peça chave na quebra do código Enigma.
Aos entendidos do forum, duvida sincera e de leigo.
Esse tipo de navio, é comum que tenha tão poucas armas para defesa?
Olhando no slide das seções, so puder notar um canhão de 20mm, é normal isso?
Por conter muitos recursos dentro de um navio desse porte, não deveria ser melhor armado?
Não sou entendido, mas leio um pouco, e pelo que leio é comum que eles tenham pouca capacidade de defesa própria, pois esses navios em caso de emprego real sempre fazem parte de uma força tarefa, logo recebem a proteção de navios de combate mais capazes(fragatas, destróiers, cruzadores).
A defesa de área é feita pelas escoltas. Cousa que não temos. Rs
Isso é o mais curioso. Se o objetivo destes navios é assalto anfíbio e não temos escoltas (nem inteligência para um ato assim), qual a razão de o adquirirmos?
Espero que reformem o outro..seria uma baita perda deixar como fonte de reposição…eu já imaginava a MB fazendo uma oferta pra o “Siroco” do Chile…pra termos navios iguais..aí tem a chance de ter e faz uma merda de não reformar…rsrs
Siroco ta só o pó da radiola.
Espero que a MB tenha mais bom senso e segure um pouco esse cartão de crédito. Esses navios são bons, mas antes precisamos de mais submarinos e fragatas. Tudo o que não precisamos é que o projeto Riachuelo e Tamandaré parem por falta de dinheiro.
“Pernambuco pode ser um dos nomes cotados para batizar o ex-Bulwark, pois é estado natal do atual ministro da Defesa, José Mucio.”
Ah, é por que é o estado do ministro da defesa? Aham…
O Atlântico quase se chamou Pernambuco pelo mesmo motivo.
Acho que se fosse por causa do presidente já teria colocado antes em outros navios adquiridos.
O que o presidente tem a ver com isso. Está falando do presidente atual ou “daquele” anterior.
Espero que não coloque essa M. de nome, sou pernambucano e isso aqui não é referencia pra nada. Alem de sem querer levar pra o lado político do bandido do nove dedos, ele vai sair e vai ficar o nome por 30 anos associado a ele.
A MB segue a mesma linha dos EUA ao colocar o nome de um navio, normalmente um almirante com algum feito histórico, praça (na MB são poucos) estados e rios importante e nomes do tupi guarani, exemplo: P50 NPa GUARATUBA, além de ser uma cidade no Paraná tbm vem do guarani “Muitos Guarás ou Garças em abundancia”, ajuntamento de dois nomes. Quanto ao nome Pernambuco vamos dizer que irão matar 2 coelhos com uma porrada só tanto o PR como o MD são pernambucanos.
Valeria reformar, porque deixar esse parquinho umas, duas décadas atracado para ir canibalizando aos poucos ,conforme a necessidade é muito espaço ocupado.
Só achava que o Albion deveria vir para o Brasil navegando, mas enfim tá vindo pelo “queixo” (rebocado) mesmo 🤷♂️
Navios de guerra mesmo nenhum,esses irão ser igual ao Atlântico, só passeios pela costa
O CFN agradece.
Finalmente tudo ‘elucidado” .. bela aquisição . ”Albion” vem como chance de modernização aqui .. nem que leve uns 2 anos .. ele vai ser o substituto natural do ”Almirante Saboia ” que deve dar baixa 2028 eu acho … ele nao esta tao ruim
Só uma observação Bruno;
O NDD Ceará ficou quase 6 anos em PMG e não fez modernização e voltou a operar com alguma restrições foi fazer uma Minustah (Haiti) e quase que não volta pro RJ.👍
Ficou mais uns 2anos e pouco na ativa e deu baixa 😰
Sim , foi um pesadelo .. problemas do NDDs Cera e RJ e os navios mais antigos .. pode ate por o NAeSP junto nisso , eram os sistemas de caldeiras a vapor hibrida na propulsão dos navios ..todos aquele sistemas de pressão estava condenado , SP tinha uma problema parecido , tanto que junto a sua aquisição .. foi ventilada a opção de troca da motorização do navio e o sistema a vapor tb das catapultas na França.. a modernização era baseada nisso , o que a MB preferiu ”tentar’ por aqui … e foi a tragédia que foi… Read more »
Creio que o Albion esteja em um Estado de conservação melhor que muitos navios da MB.
O pessoal da MB é criativo, consegue colocar ele para operar…
Burgos, abaixo foz um resumo da história: O G 30 Ceará ficou em PMG de outubro de 2007 até novembro de 2014 (7 anos e 1 mês). Retornou ao setor operativo em dezembro de 2014. Em 28 de abril de 2015, quando se deslocava ao Haiti, em sua primeira comissão após saída do PMG (missão logística da MINUSTAH), sofreu séria avaria em seu sistema de propulsão. Ficou à deriva até 03/05/15, quando iniciou seu reboque, com 2 rebocadores contratados, para Belém, onde chegou em 14/05/15 para reparos. Ainda enquanto passava por reparos em Belém, em 31/07/15 sofreu um incêndio que… Read more »
Sim Sim 👍
Concordo
Só não me lembrava com exatidão das datas só me lembrei do ocorrido , mas foi esse os últimos “suspiros” dados pelo NDD Ceará como vc relatou aí no seu comentário. ⚓️
Obs: não fiz pesquisa nem nada, fui me lembrando e escrevendo 👍
Sim, claro. Só aproveitei o gancho para colocar um resumo. O que me causa temor é que esses navios que estão sendo negociados podem ter o mesmo destino. A MB não tem grana!!! Simplesmente isso!! Manter e operar 1 único navio desses custa 23 milhões de libras por ano, segundo a própria Royal Navy. Ao câmbio de hoje, mais de 168 milhões de reais!! E muitos aqui querem que a MB adquira e opere os dois!! A MB tem mais de 330 milhões de reais disponíveis, por ano?? Eu acho que não.
Eu conversei com um pessoal da Inglaterra que estavam trabalhando na reforma dos HMS, o Albion tá feio… Tem coisa que tem anos que não funciona. A RN quer se livrar dos 2 navios mas o Albion hj é sucata, deve vir de brinde! Eu realmente espero que a MB não queira fazer um São Paulo 2.0.. espero que aproveitem a oportunidade de desmantelar o navio e permitir que o Bulwark navegue com algum estoque de peças! O Atlântico, Bahia e o Bulwark são suficientes para manter ao menos 1 operacional sempre!
O Albion passou por PMG em 2018 e navegou ate julho de 2023.
Como assim que o navio é sucata ?
Ele precisa de um PMG .
Albion navegou só 12 anos parceiro.
O Albion vai ser acostado em Belém, para receber delegações estrangeiras na COP-30.
Não dá ideia,kkkk
Muito bom!!!
Dou um cenário: Uma frota inimiga se aproxima de nosso litoral para projetar poder sobre terra com aeronaves e posterior desembarque em alguns pontos-chave menos povoados, como esses navios da matéria seriam utilizados ?
Apitando, gritando no SSB e lançando mandingas e rezas. Talvez até no VHF. Celular ainda não chegou.
Este cenario que tu concebe nem escoltas adiantam. So submarinos e aeronaves em terra sao eficientes com uma FT bem armada.
Mas se tem CFN tem que ter tambem o meio especializado pra ele.
Fora isso, num conflito regional, navios deste tipo podem ser usados como plataformas pra helicoptero armado com misseis e gerariam risco significativo pra unidades de superficie adversarias.
Igualmente pode ser plataforma pra helicopteros anti- submarino.
Pelo preço vale o custo beneficio.
Este drone é um que pode operar do navio adquirido ( tomara)
O que são aqueles tubos na lateral?
Sonoboias, tem também alguns com capacidade de ataque leve….
O caiafa master acaba de postar um vídeo de teste de um propulsor supersônico para um futuro UAV furtivo Vstol chamado Tupan 3000. Caraca ! .A empresa que desenvolveu o propulsor se chama Tupan aerospace e é de SJCampos.. Deu uma olhada no site dela . Aparentemente ela desenvolveu o propulsor e está desenvolvendo o drone todo. Já tinha lido rumores de testes de UAVs furtivos que envolviam o IAE e o ITA, e várias empresas de SJCampos ,mas nunca tinha ouvido comentários sobre elas. Agora a ficha caiu. Sabia disso?
Um UAV supersônico furtivo Vstol capaz de levar 3000 libras de armamentos ( um missil de cruzeiro ?) é simplesmente disruptivo e está sendo desenvolvido por uma empresa de SjCampos ( antiga turbomachine ) ??????
Daqui a 100 anos ele continuará em teste.
Já foi feito a avaliação dele na MB, o CAMCOPTER S-100. A MB preferiu o ScanEagle.
https://projetosalternativosnavais.wordpress.com/2016/01/19/ucav-anfibio-ataques-de-saturacao/
Pro Brasil, a grande utilidade deles sempre vai ser apoio em crises como no RS ou missões da ONU como no Haiti, onde os navios de apoio trabalharam bastante.
Certamente. Porque em caso de conflito com potencia maritima, nao tem utilidade. Conflito regional, nenhuma marinha iria se aventurar aqui. Seria coisa terrestre e bem pro interior.
Porem, a possibilidade de uso como plataforma de drones aereos e maritimos em alto mar e de helicopretos caracal com exocet ( ultimo está fazendo testes de vôo pra ser entregue) ajuda na dissuasão regional. Podemos ter 3 plataformas distintas fazendo esta missão.
Plataforma de drones(que o carvalho trouxe a baila) num cenário de dissuasão é um conceito interessante, cabe bastante coisa lá dentro, mas vai precisar de escolta pesada, visto que deve ser lento.
Colombelli, o Bahia possui hangar para 3 helicópteros médios, como o UH-15/A ou AH-15B. O Atlântico nem precisa falar. Já o Bulwark, pode operar 2 helicópteros desse porte, mas sem hangar. Esse fato, para operar helicópteros armados, é bastante limitador. Mas, em uma emergência, até poderia. Penso que se a MB realmente comprar esse(s) navio(s), poderia pensar em utilizá-lo como plataforma de meios navais alternativos, como os que o Carvalho sugeriu aqui. Meios aéreos armados só do porte de drones. Helicópteros seriam para transporte.
Esta é a ideia. É um mini porta helicopteris/ drones.
Esse !!
Bom ! Dissuasão real isso.
https://pbs.twimg.com/media/GN4WzFiXIAAqLRb?format=jpg
mas essa não é a missão deles, tá maluco? kkkk
Afundando
O uso deles no Brasil é pertinente, vide o uso do NAM Atlântico e do Alm. Saboia na tragedia das chuvas no Rio Grande do Sul, para fins de apoio humanitário e de movimentação de recursos não poderiam ter sidos mais assertivos do que isso serão navios mais uteis que fragatas desdentadas.
Puxa, tá justificado.
Poderiam ser uma nova categoria, chamada LPLWS (Lula President Ligth of the World Ship)
A Marinha adora siglas grandes.
Tem de aproveitar o outro navio também que esta precisando de reforma , porque daí ficaria 2 embarcações par uso , e também geraria diversos empregos na reforma do navio , tem que parar com esse negócio de reaproveitar peças , não vai lá e reforma o navio , a china já fez isso com um porta aviões que era da Rússia e estava encostado ao bom tempo , hoje ele tá aí no mar reformado e em atividade.
esse segundo tá só o caco, melhor utilizar como fonte de peças e usar o casco como alvo em algum exercício, ou até afundar como um gigantesco recife artificial, gerando turismo e ajudando a fauna marinha.
Pelo preço especulado tem que comprar sim. Utilidade nao faltará.
O valor não prejudicará outros programas. E se nao pegarmos o Chile ou outro abocanha.
E o Albion se tiver condições de por navegar por preço razoavel pode ser navio escola.
Colombelli, os britânicos gastaram 72 milhões de libras para uma reforma do Bulwark que ainda não está terminada, ou seja, vai consumir sei lá quantos milhões mais para deixar o navio pronto para operar. Para o Albion, teria que gastar os 72 e mais sei lá quantos para deixá-lo pronto também. E não esqueça de incluir o custo de manutenção e operação de cada navio desses que, segundo a RN, gira em torno de 23 milhões de libras por ano. Soma tudo isso, mais o valor da compra, e vais ver que é muito dinheiro…pelo menos para uma Marinha falida… Read more »
72 milhões de “pilas” ( lembram.das notas com floriano peixoto e barao do rio branco?)🤣 é o valor de um navio patrulha de 1500 ton. A reforma não foi pequena e a MB deve ter avaliado isso. Nao deve ter muita coisa pra fazer. A questão é que nao tardará muito teremos navios de apoio/ anfibios dando baixa ou ” fazendo agua”. Dos 3, um tem mais de 50 anos e o outro está com problemas ( logo começa ficar caro ou inviavel) Se a gente não pegar agora coisa relativamente recente, boa e barata vamos repor com o que… Read more »
“72 milhões de “pilas” ( lembram.das notas com floriano peixoto e barao do rio branco?)🤣 …” Lembro, claro! A nota do Barão de Rio Branco era de 1000 cruzeiros. Daí que surgiu a gíria para 1000 dinheiros ser 1 barão. “…o outro está com problemas ( logo começa ficar caro ou inviavel)…” Pois, então…qual o motivo do problema? Foi causado por falta de grana para a manutenção correta ou completa ou em tempo hábil? Se tivesse grana, não teriam feito tudo que precisa para o navio se manter 100%? “Quanto ao preço de operação é um ônus do qual não… Read more »
Pra projeção de poder nao vale a pena. É uma hipotese que praticamente não existe.
Eu so vejo utilidade no meio como forma de uma plataforma pra drones e helicopteros e pra ter justificativa de manter o CFN que pra mim é so uma otima brigada blindada/ mecanizada.
Parece me que ele vira bem melhor que o Bahia. Vai aguentar mais tempo antes de dar gasto.
Mas o foge de dinheiro é o sub nuclear. Este sim vai quebrar a MB.
Não vejo sentido em uma marinha pobre em patrulhas, fragatas e navios de abastecimento se encher de navios de transporte de tropas e de desembarque. E o submarino nuclear? Incompatível com nosso orçamento. Teremos 1, um dia. Não faz sentido, 1 andorinha não faz verão, ainda menos se raspa o pequeno tacho do orçamento. Uma opção que só se justificaria num cenário de bonança econômica e a última passou há tempos. Drones, é aí que está o presente, não mais o futuro. Precisamos de forças armadas funcionais, convincentes, dissuasivas, que possamos manter.
“Precisamos de forças armadas funcionais, convincentes, dissuasivas, que possamos manter.”
Especialmente que possamos manter. Perfeito. Fazer o básico bem feito.
Então a MB está comprando sucata que a Inglaterra não quer mais?????
Está comprando um navio que no momento a Royal Navy não tem como manter nem tripular. A tendência é que a Royal supere os atuais desafios pois está comprometida
em aumentar o número de unidades, então alguns sacrifícios precisarão ser feitos agora
para desfrutar de situação melhor dentro de alguns anos.
NAM Atlântico, NDM Bahia, agora o Bulwark, fora as 4 “Tamandares” e os novos submarinos. Marinha do Brasil meio que ressurgindo. Graças a Deus.
Se conseguir mais duas “Tamandares”, bom. Se conseguir mais quatro, Maravilha.
Sobre os submarinos, a única coisa que fecho a cara é o praticamente descartado PMG do Tikuna, ainda tem muito a contribuir.
Olá Gui.
Era mais ou menos o tempo que a gente estimava há uns dez anos atrás… a MB passariam por uma curva tipo U, com a redução no número de navios de combate e depois passaria a recuperar o poder naval
Teria que verificar, mas creio que as Niterói aganharam uma sobrevida em relação ao que estava planejado.. elas ainda possume algum papel tático por serem capazes de lançar mísseis antinavio e levarem um helicóptero, contudo ainda que tenham passado por alguma modernização, os seus sensores já estão superados.
Niterói? Falei do Tikuna, amigo.
Sim.. eu foquei na força de superfície.
Certo. Por mais que seja um projeto de muito sucesso, estão na quarta década empurrando água. Não dá pra contar mais com as “Niterois” depois da entrada da quarta Tamandaré.
Exato…. Foram bons navios… Cumpriram o ciclo… Agora precisam ser substituídas pelas FCT
Acho cedo para o “recuperar o poder naval” Camargo, já que provavelmente as 4 Classe Tamandaré ocuparão o lugar da “Rademaker”,” Constituição”, “Júlio de Noronha” e “Defensora enquanto as 3 Classe Niterói mais novas e a “Barroso” que não foi nem será modernizada manterão o atual número de 8 “escoltas” em que pese 4 novos os demais 4 estarão ainda mais usados e obsoletos em 5 mais anos e novas Classe Tamandaré terão que forçosamente substituir então as 3 classe “Niterói”. . O “Atlântico” veio para ocupar o lugar do “São Paulo”, o “Bahia” para ocupar o lugar do “Ceará”… Read more »
Concordo Dalton
O caminho para a recuperação do poder naval da MB ainda é longo. Ainda estamos na curvatura do U.
Nós, os escassos colegossauros remanescentes no “Naval”, já sabíamos deste processo.. a curvatura ascendente do U ainda depende da entregar de todas as FCT e dos Scopernes..
Há alguns anos era pior poque viamos o envelhecimento da esquadra sem perspectiva de renovação.
“… a curvatura ascendente do U ainda depende da entregar de todas as FCT e dos Scopernes…” Não! O Dalton acabou de explicar eu tu vem e diz que a recuperação do poder naval se dará com as Tamandaré e Scorpène?? Esses navios, como explicado pelo Dalton, vão apenas repor outros que forçosamente darão baixa por obsolescência e fadiga. Inclusive as quantidades se manterão as mesmas Não tem ganho de nada! “Ah, mas são muito mais modernos que os antigos que irão substituir!”. Mas, é óbvio! É o mínimo que se espera de meios novos, que sejam mais modernos e… Read more »
A nova base de submarinos da MB na Ilha da madeira comporta 10 subs : 4 da classe Riachuelo e 6 subnucs da classe Alvaro Alberto. os 2 primeiros subnucs( SN10 e 11) terão o mesmo armamento da classe Riachuelo. Apartir do SN12, terão uma sala de misseis adicional, possivelmente de cruzeiro. Este é o plano da MB de longo prazo para a força de submarinos para dissuação, abrangendo todo Atlântico sul como TO.
E tu acredita nisso?? De verdade, falando sério, de forma franca, tu acreditas nisso??
Não haverá “sala de mísseis adicional” aliás “sala de mísseis” está mais para o submarino Seaview de “Viagem ao fundo do mar” que levou-me décadas atrás a ter modelos, planos, livros, VHS/dvds e até um cheque que o ator David Hedison usou em uma lavanderia. . O que possivelmente haverá serão silos verticais para mísseis, mas, a tripulação não terá acesso a eles estando o submarino submerso, portanto, não poderão ser recarregados como os torpedos e mísseis no compartimento ou sala de torpedos. . Especula-se que pelo tamanho maior do “subnuc” em comparação com os da classe Riachuelo um número… Read more »
Você tem razão Dalton. O esquema que eu vi no artigo mostra os silos de misseis verticais, na parte da frente do subnuc classe Álvaro Alberto, apartir do SN12 em diante. Se me lembro havia algo como 2 fileiras de 5 silos cada. O artigo se referia à” sala de misseis “. Mas, nos silos de misseis que eu já vi em outros artigos, de subnucs americanos, franceses, ingleses e russos, inclusive abertos, realmente ficam isolados da tripulação, e só podem ser acessados por fora dos subs, quando estão docados.
Mão querendo parecer barrista mas sendo:
Pernambuco carrega de certa forma uma carga muito forte para a diplomacia (mostra bandeira), pois sendo “O Leão do Norte, O Imortal” é um belo cartão de visitas….embora ache que essa simbologia seja melhor empregada em um combatente mais ofensiso (!)
Não**** (o corretozinho)
Com todo o respeito ao estado e seu povo, mas o lema “leão do norte imortal” é conhecido onde, fora do Brasil? Serviria como cartão de visitas para quem? A maioria do mundo sequer conhece os nomes dos estados brasileiros! Vão saber de sua história importância, lemas, etc? Duvido muito.
Se o nome Pernambuco for o escolhido, vai ser por motivo daqui mesmo e apenas para consumo interno.
Não é muito conhecido, mas não deixa de ser um cartão de visita para o navio quando em portos amigos. (É lema ao meu ver seria melhor empregado em um navio querode o mundo)
Vc deve saber que todos os navios da MB tem um lema e um mascote, “O Leão do Norte, O Imortal” (não sei se este será o lema do navio). É comum navios de guerra ter um lema. O que mais gosto é o CVN-76, ” A PAZ ATRAVÉS DA FORÇA”.
O “leão do Norte” compreendo, mas, porque o segundo “ct Pernambuco” que deu baixa em 2004 também era conhecido como “Ticobuco”, pesquisei e nada encontrei, talvez
um regionalismo ?
Ou talvez algum acrônimo…Ticonderoga e Pernambuco… heheheheh. Talvez alguém que serviu nele possa nos elucidar essa questão.
Por isso postei aqui e as vezes até saio um pouco do assunto para ver se encontro algum outro “maluco” com gostos parecidos, mas, dificilmente recebo uma resposta, mas, vou ficar de olho por um ou dois dias, quem sabe um ex tripulante elucida esse “mistério”.
.
Abraços !
Tomara que apareça alguém, pois também fiquei curioso. Abraços.
O D-30 da classe Garcia herdou o lema do D-30 da classe Pará, então o segundo “Ticobuco” pode ser uma forma carinhosa que a tripulação chamava.
https://pt.wikipedia.org/wiki/CT_Pernambuco_(D-30)
Realmente ele tem dois lemas, irei buscar essa informação. Pode ter sido colocado na pagina de forma errônea, o lema do P50 por exemplo está errado.
Grato, pode ter sido um erro mesmo, mas a palavra ticobuco não parece ter um significado ou foi inventada 🙂
.
Se descobrir algo pode postar em um dos meus comentários mais recentes eu lembrarei.
Pernambuco é um bom nome por ser um importante estado do país, quanto ao que pensam lá fora devia pouco importar, o que deveria importar sim é o sentimento que o navio gera na população, engajando jovens talentos a buscar um futuro na armada, pelo menos é isso que fazer as grandes potências marítimas quando nomeiam seus navios com nomes de estados e cidades.
Bom dia!
Olha, vi umas fotos do Bahia, recém saído do PMG e fiquei bastante preocupado (muitas mossas no casco e ferrugem nas junções de suportes e anteparas). Como já existe um contrato de manutenção entre o estaleiro inglês e a MB, para o Atlântico, poderíamos ver com carinho a possibilidade de reativação do Albion. Abs!
Sério? A Royal Navy comprando no mínimo a neutralidade do Brasil no caso Falklands/ Malvinas néh!!!!!! Agora se o Brasil trazer um navio desse para ser canibalizado é muita falta de vergonha na cara, o Irã manteve o F14 até os dias de hj pq teve alguém tirou a bunda da cadeira e se propôs a correr atras da tecnologia q faltava, enquanto no Brasil….(mais de 80% do orçamento de defesa custeiam a folha de pagamento da pasta), fato.
As vezes não vale a pena ficar gastando vela boa com defunto ruim. O custo de modernização dele vai ser gigante, e qual a vantagem que teremos em ficar com mais um desses sugando mais e mais recursos?
Eu como brasileiros vendo esses navios sendo adquirido pela nossa marinha me parece tudo sucata de navios, não consigo entender o porquê o nosso país não investe em segurança militar, precisamos urgentemente de proteção de nosso país, nossos políticos roubam nosso país e entregam nosso país prós que tem mais poderio militar, logo acontece como aconteceu com a Ucrânia..
mas isso não é responsabilidade dos militares, é responsabilidade nossa que só mandamos porcaria pra Brasília.
Excelente e necessária a aquisição destes meios.
Putz, mais sucatas…
Sucata?! Navio com vinte anos é sucata?!
Meu caro,Espero que os ingleses tenham mais sucatas desse tipo para serem dadas baixa.
Então navios da Classe FREMM como a Carlo Bergamini (F 590) com 11 anos e 3 meses e a Virginio Fasan (F 591).com 13 anos de idade,certamente na sua opinião especializada,tambem devem ser sucatas…
afinal elas foram comissionadas em 29 de maio de 2013(F 590) e a outra (F 591)foi lançada em 31 de março de 2012...
Acho que agora os nobres comandantes Navais,deveriam se juntar e quem sabe com vários cérebros juntos, tenham a grande revelação de que Marinhas necessitam não somente de navios de desembarque e que necessitem também de navios tanque,que caso não lembrem,também são peças importantes para uma força naval…
Ah não ser que os navios da Marinha do Brasil já sejam movidos a propulsão 100% elétrica e nos civis não tenhamos conhecimento.
Parece que a MB não aprendeu com o que aconteceu com o G29, vai trazer o outro navio que não passou por modernização rebocado.
Justiça seja feita o “G 29” foi incorporado em 1987 e serviu à Royal Navy através da “RFA” por menos de 19 anos ainda em bom estado e provavelmente atendendo os requerimentos da marinha brasileira quanto ao estado e preço já que uma eventual modernização teria que ser solicitada e paga. . Incorporado pela marinha brasileira em dezembro de 2007 serviu até outubro de 2019 totalizando 32 anos de vida, o que é significativo para um navio que não passou por uma modernização de meia vida e sabe-se lá se havia interesse em prolongar a vida como tentou-se com o… Read more »
A idade do navio eu sei, o questionamento é, se o navio ao ser adquirido estava com problemas de propulsão ( a MB estava ciente que o navio deveria fazer reparos no motor na Inglaterra) pq adquiriu? Como esperado o navio deu baixa em pouco tempo aqui no Brasil justamente por problemas na propulsão. O Saboia é de 1966 e se não me engano levou mecha nas Malvinas, até hj está navegando.
O “Saboia” este sim foi modernizado extensamente antes mesmo de ser adquirido pela marinha brasileira, mas, há casos em que não há interesse ou recursos para se manter um navio por duas décadas mais, este sendo o caso do “G 29” que serviu bem à marinha brasileira por outros 12 anos, caso contrário teria sido desmantelado pelos britânicos que não iriam moderniza-lo. . E já que se estava falando em “Pernambuco” o segundo “ct” com esse nome foi incorporado na marinha brasileira em setembro de 1989 e a baixa deu-se em março de 2004 resultando em menos de 15 anos… Read more »
A MB gastou muita grana que ao meu ver foi desperdício de dinheiro, gastou dinheiro na modernização do A11 e depois deu baixa, gastou grana no A12, F46 E G28 e todos deram baixa, em 2002 estavam modernizando o G28 e após 20 anos deram baixa. Acho que o valor gasto daria até para ser feito um navio do zero rsrsrsrs
Se a MB tivesse pago aos franceses para fazer a modernização que o SP tanto precisava, pode ser que estivesse até hoje navegando e prestando serviços para o país, mas os iluminados da marinha acharam que reformar um titã daqueles era o mesmo que reformar o Parnaíba… deu no que deu!
Olá JR, Segundo o comandante da MB, o A12 tinha dois grandes problemas. 1) o sistema de propulsão e 2) a geração e operação das catapultapas. A proposta era substuir a propulsão com turbinas de vapor por motores diesel e instalar um sistema de geração de vapor para as catapultas. Também haveia uma ampla reforma dos sistemas hidráulicos, elétricos e de todas a tubulação de vapor, além de um upgrade nos sensores. Toda esta reforma custaria mais de US$ 1 bilhão (na entrevista, o comandante da MB enfatizou o custo em dolar) e os franceses foram claros que ainda assim… Read more »
Compreendo, mas, por outro lado, como se costuma dizer, “navio velho” é uma caixinha de surpresa e só quando se está avançado na obra é que percebe-se que nem tudo será uma maravilha, mas muitas vezes a impossibilidade de adquirir um usado em bom estado seja por falta de recursos ou disponibilidade no mercado resulta em tentativas infrutíferas. . Um exemplo clássico foi a última manutenção do USS Enterprise que acabou durando e custando muito mais do que o planejado isso que o trabalho foi feito no mesmo lugar onde foi construído para outros 2,5 anos de serviço ao invés… Read more »
Já teve LCSs americanos (1, 2, 5, 7 e 11) que passou por pouco tempo de uso e logo foi desativado. Tbm teve problemas em alguns LPDs. A quantidade de DDGs da classe Alleigh Burke 1, e 3 é absurda, 125 em atividade com previsão de um total de 149. Não sei quando a China irá ultrapassar em números de navios, a corrida tá a todo vapor, enquanto ela está no terceiro PA os EUA tem 11 em atividade/manutenção e 5 na agulha (alguns já em construção).
“125 AB em atividade”
Não sei onde vc achou esses números, mas a situação hoje é de 75 entregues com mais 24 em construção ou autorizados. 😊👍
Fui da F47 por 3 anos e sei o muído kkkk
Eu o invejo meu caro !
O Albion certamente sera fonte de peças, não temos grana para revitalizá-lo. Preocupa-me esse traslado a reboque, operação muito delicada!
Acho que pontêncialidade de conflito entre os EUA e a Venezuela demonstra valor nessa compra de oportunidade.
.
Termos meio naval para organizar postos de controle marítimo e intervenção, ou mesmo de apenas de logística, parece bastante útil.
São Pedro e São Paulo em homenagem as ilhas oceânicas brasileiras. Vale lembrar que o NAM Atlântico, ex. Ocean, não recebeu nome de estado brasileiro.
Pensei hoje no nome São Pedro São Paulo, mas o melhor NOME É FERNANDO DE NORONHA.
O nome excelente do anterior Bullworker é:
FERNANDO DE NORONHA.
.Jogando dinheiro fora. Até hoje me pergunto sobre a utilidade estratégica do CFN nos moldes presentes ,copiando forças expedicionárias INVASORAS . Deveriam ser transferidos para o Exército como uma Divisão de de Defesa de Costa e áreas ribeirinhas.
Suspeito que um dos dois servirá como navio escola.
Foi uma compra de oportunidade,e como sempre a RN salvando a MB , será pago igual a casas Bahia , pequenas prestações a perder de vista como foi com o Atlântico , seria interessante saber sobre o estado do Albion ,daria um belo substituto ao U-27 ! Sem mencionar que o NDM Bahia pode dar baixa antes do previsto mesmo com o PMG feito !