Atualizações sobre a compra pelo Brasil dos navios de assalto anfíbio HMS Bulwark e HMS Albion

HMS Bulwark e HMS Albion em Devonport - @air_maritimepic
A Marinha do Brasil deve assinar o contrato de compra do navio de assalto anfíbio ex-HMS Bulwark da Royal Navy em setembro.
Segundo uma fonte, o primeiro navio da classe, ex-HMS Albion — que não passou por uma grande modernização como o navio irmão —, também será adquirido, mas navegará até o Brasil a reboque. Não se sabe ainda se será reformado posteriormente no Brasil ou se será usado apenas como fonte de peças.
Pernambuco pode ser um dos nomes cotados para batizar o ex-Bulwark, pois é estado natal do atual ministro da Defesa, José Mucio.
Os navios de assalto anfíbio da classe Albion, projetados para transportar grandes contingentes de tropas, veículos e equipamentos, permitem rápida projeção em operações terrestres a partir do mar.
Com 325 tripulantes, os navios podem transportar até 405 soldados, além de 31 caminhões, 36 veículos menores e tanques de batalha principais. Sua ampla plataforma de voo, com 64 metros de comprimento, permite a operação simultânea de dois helicópteros do porte do Merlin ou Sea King, ou ainda dois Chinook, especializados em transporte pesado.
Apesar de sua versatilidade, os navios foram desativados com apenas 20 anos de serviço, como parte da reestruturação naval britânica.
A decisão de descomissionar o HMS Albion e o HMS Bulwark foi anunciada em novembro de 2024. Naquela data, ainda havia uma quantidade considerável de trabalhos de reforma pendentes para preparar materialmente o HMS Bulwark para seu retorno ao mar. No período de 2022 a 2024, £ 72,1 milhões foram gastos na reforma do HMS Bulwark.
A desativação do HMS Albion e do HMS Bulwark estava programada originalmente para 2033 e 2034.


O que seria da MB sem a Royal Navy
Será maravilhoso ver esses navios na MB.
Não sou contra a aquisição desse navio, mas é mais um navio de logística para esquadra, enquanto a MB está urgentemente precisando de navios puro de GUERRA (corvetas, fragatas, destroyers e submarinos) para proteger nossas costas litorâneas, eu tenho a sensação que o almirantado brasileiro está colocando a “carroça na frente dos bois” e não estão muito afim de resolver nada.
Eu concordo que o Brasil precisa é de mais Tamandarés e Riachuelos. Na verdade precisamos mais ainda de patrulhas. Quanto a navios de assalto anfíbio (incluindo o Bahia) dou contra. Onde seria utilizado? Na Venezuela? Com qual apoio de fogo? Cobertura aérea?
Espero que a MB adquira o Albion para reformar e navegar. Além de trazer uma expertise, geraria emprego no país.
lembrando da velha máxima: “quem tem um, não tem nenhum. Quem tem dois, tem um.”
Eles já estão reformados. oportunidade de ouro
O Albion não foi reformado, ele iria ser porém os Britânicos cancelaram a reforma.
O texto da matéria diz que só o Bullwark está reformado. O Albion não.
Eu também gostaria de ver os dois navegando, mas Brasil sendo Brasil vai usar ele pra canibalizar.
Não, meu caro. Leia o texto.
“…ex-HMS Albion — que não passou por uma grande modernização como o navio irmão —”
O Albion não passou por reforma nenhuma.
“…A decisão de descomissionar o HMS Albion e o HMS Bulwark foi anunciada em novembro de 2024. Naquela data, ainda havia uma quantidade considerável de trabalhos de reforma pendentes para preparar materialmente o HMS Bulwark para seu retorno ao mar…”
O Bulwark ainda precisa de mais trabalhos para retornar ao mar.
Portanto, nenhum dos dois está pronto para operar.
Se for reforma padrão A-12 São Paulo, melhor deixar pra lá…
Como está certa essa compra já preparar a desativação do G25 – “Almirante Saboia” e do U27 – “Brasil”, a MB tem que focar em escoltas… o G25 poderia até ´´doar´´ para o Uruguai em troca deles comprar alguma coisa da BID e colocava um deles como navio escola pois o U27 tbm já tem idade e já empurrou bastante água entra dois saiu dois, nada de mais meios gastando, hoje temos 8 escoltas 5 Niteroi uma barroso, uma Inhaúma e uma Greenhalgh o nosso foco deve ser em adquirir escoltas, se conseguir 6 Tamandaré e duas outras fragatas mais… Read more »
Lembrando que a Itália desativara duas de suas FREMM até 2030…
Pelo fato de vir rebocado ,não me passa uma ideia de que será usado. Infelizmente será desmanchado eu acho.
Boa tarde aos colegas da trilogia de defesa , torcendo para MB adquirir um dos navios da classe Wave.
Por um slide que ta circulando na Internet a MB planeja construir um navio novo para essa necessidade.
Obs: não é porque os navios possuem 20 anos, que passaram todo esse tempo navegando, atracagem em Portos e PMG também conta, portanto, são navios relativamente novos talvez com até menos de 12 anos..
A imaginação da MB para nomes de navios faz inveja a uma ameba retardada!
Criatividade zero né
Falta criatividade para os nomes e falta coerência para os códigos
Deixa colocarem nome de cidades e estados. Senão logo teremos que ver uma Zé Dirceu, Luiz Inácio, Etc navegando com as cores do Brasil por ai…
Em alguns países presidencialistas, como os EUA, é comum batizar alguns navios com o nome de ex-presidentes. No Brasil a lei determina que apenas pessoas mortas podem ser homenageadas pelo poder pública.
Aos entendidos do forum, duvida sincera e de leigo.
Esse tipo de navio, é comum que tenha tão poucas armas para defesa?
Olhando no slide das seções, so puder notar um canhão de 20mm, é normal isso?
Por conter muitos recursos dentro de um navio desse porte, não deveria ser melhor armado?
Não sou entendido, mas leio um pouco, e pelo que leio é comum que eles tenham pouca capacidade de defesa própria, pois esses navios em caso de emprego real sempre fazem parte de uma força tarefa, logo recebem a proteção de navios de combate mais capazes(fragatas, destróiers, cruzadores).
A defesa de área é feita pelas escoltas. Cousa que não temos. Rs
Espero que reformem o outro..seria uma baita perda deixar como fonte de reposição…eu já imaginava a MB fazendo uma oferta pra o “Siroco” do Chile…pra termos navios iguais..aí tem a chance de ter e faz uma merda de não reformar…rsrs
Espero que a MB tenha mais bom senso e segure um pouco esse cartão de crédito. Esses navios são bons, mas antes precisamos de mais submarinos e fragatas. Tudo o que não precisamos é que o projeto Riachuelo e Tamandaré parem por falta de dinheiro.
“Pernambuco pode ser um dos nomes cotados para batizar o ex-Bulwark, pois é estado natal do atual ministro da Defesa, José Mucio.”
Ah, é por que é o estado do ministro da defesa? Aham…
Valeria reformar, porque deixar esse parquinho umas, duas décadas atracado para ir canibalizando aos poucos ,conforme a necessidade é muito espaço ocupado.