Navios de treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão chegam ao Porto de Santos

Santos (SP) – Dois navios do Esquadrão de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) escalam o Porto de Santos no dia 23/8. São eles:
- JS Kashima (TV‑3508), navio‑escola.
- JS Shimakaze (TV‑3521), destróier classe Hatakaze adaptado para treinamento.
Essa escala faz parte da Overseas Training Cruise 2025, viagem de instrução marítima que inclui paradas em portos do Brasil, como Fortaleza e Santos, com o objetivo de qualificar futuros oficiais e fortalecer relações diplomáticas.
Itinerário previsto:
- Fundeio na Barra de Santos, próximo ao Gonzaga.
- Atracação prevista para a manhã de domingo, 24 de agosto.
- JS Kashima será aberto à visitação pública inicialmente na tarde de domingo, oportunidade para a população conhecer mais de perto a cultura e a tradição naval japonesa.
Contexto da missão
O cruzeiro de instrução da JMSDF tem marcado presença internacional desde 1958, com a edição de 2025 sendo a 69ª, abrangendo cerca de 30.500 milhas náuticas e aproximadamente 580 tripulantes incluindo cadetes em formação.
1. Objetivos
(1) Proporcionar aos Oficiais-Alunos oportunidades de treinamento prático em serviço por meio de cruzeiros no mar, a fim de reforçar conhecimentos e habilidades, familiarizá-los com a vida no mar e cultivar as qualidades necessárias a um oficial.
(2) Permitir que o pessoal embarcado realize exercícios com países estrangeiros, melhore a compreensão sobre as atividades dessas nações e desenvolva um senso internacional por meio da navegação no Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Mar do Caribe e outras regiões.
(3) Promover amizade e boa vontade com os países visitados e contribuir para a realização de um “Indo-Pacífico Livre e Aberto”.
2. Período e demais informações
(1) Período: 13 de junho a 12 de novembro de 2025 (153 dias)
(2) Distância total do cruzeiro: Aproximadamente 30.500 milhas náuticas (cerca de 56.500 km)
Em 2025, o Esquadrão visita os seguintes portos: República Argentina (Buenos Aires), República Federativa do Brasil (Fortaleza e Santos), República do Chile (Valparaíso), República da Guatemala (Puerto Santo Tomas de Castilla), República do Peru (Callao), Estados Unidos da América (Hilo, Jacksonville, Pearl Harbor e San Diego), México (Acapulco).
under_review_at_the_International_Fleet_Review_2022-1280x853.jpg)
FONTE: Santos Shipphotos / Shiplovers
Eu quero as murasame!!! Deixa umas aqui ” pá nois” rsrsr
Então… Quando um navio da matinha russa ou iraniana visita Santos ou o Rio de Janeiro é alinhamento ideológico.. e agora? Então o Brasil também tem alinhamento ideológico com o Japão, ora bolas.
Todos os anos esses navios passam pelo Brasil. É a “Viagem de Ouro” japonês, igual ao NE Brasil. Não tem nada a ver com o navio Iraniano que brotou do nada na costa. Estou afirmando pois já participei de abastecimentos desses meios.
E mudando de assunto, o tratamento do navio deles é nota 10. O piso do navio parece bumbum de nenem, bem liso, sem bolhas de ferrugem por baixo de tinta pra esconder. Eles tem muito cuidado com o material.