Navios de treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão chegam ao Porto de Santos

Santos (SP) – Dois navios do Esquadrão de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) escalam o Porto de Santos no dia 23/8. São eles:
- JS Kashima (TV‑3508), navio‑escola.
- JS Shimakaze (TV‑3521), destróier classe Hatakaze adaptado para treinamento.
Essa escala faz parte da Overseas Training Cruise 2025, viagem de instrução marítima que inclui paradas em portos do Brasil, como Fortaleza e Santos, com o objetivo de qualificar futuros oficiais e fortalecer relações diplomáticas.
Itinerário previsto:
- Fundeio na Barra de Santos, próximo ao Gonzaga.
- Atracação prevista para a manhã de domingo, 24 de agosto.
- JS Kashima será aberto à visitação pública inicialmente na tarde de domingo, oportunidade para a população conhecer mais de perto a cultura e a tradição naval japonesa.
Contexto da missão
O cruzeiro de instrução da JMSDF tem marcado presença internacional desde 1958, com a edição de 2025 sendo a 69ª, abrangendo cerca de 30.500 milhas náuticas e aproximadamente 580 tripulantes incluindo cadetes em formação.
1. Objetivos
(1) Proporcionar aos Oficiais-Alunos oportunidades de treinamento prático em serviço por meio de cruzeiros no mar, a fim de reforçar conhecimentos e habilidades, familiarizá-los com a vida no mar e cultivar as qualidades necessárias a um oficial.
(2) Permitir que o pessoal embarcado realize exercícios com países estrangeiros, melhore a compreensão sobre as atividades dessas nações e desenvolva um senso internacional por meio da navegação no Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Mar do Caribe e outras regiões.
(3) Promover amizade e boa vontade com os países visitados e contribuir para a realização de um “Indo-Pacífico Livre e Aberto”.
2. Período e demais informações
(1) Período: 13 de junho a 12 de novembro de 2025 (153 dias)
(2) Distância total do cruzeiro: Aproximadamente 30.500 milhas náuticas (cerca de 56.500 km)
Em 2025, o Esquadrão visita os seguintes portos: República Argentina (Buenos Aires), República Federativa do Brasil (Fortaleza e Santos), República do Chile (Valparaíso), República da Guatemala (Puerto Santo Tomas de Castilla), República do Peru (Callao), Estados Unidos da América (Hilo, Jacksonville, Pearl Harbor e San Diego), México (Acapulco).
under_review_at_the_International_Fleet_Review_2022-1280x853.jpg)
FONTE: Santos Shipphotos / Shiplovers
Eu quero as murasame!!! Deixa umas aqui ” pá nois” rsrsr
Então… Quando um navio da matinha russa ou iraniana visita Santos ou o Rio de Janeiro é alinhamento ideológico.. e agora? Então o Brasil também tem alinhamento ideológico com o Japão, ora bolas.
Todos os anos esses navios passam pelo Brasil. É a “Viagem de Ouro” japonês, igual ao NE Brasil. Não tem nada a ver com o navio Iraniano que brotou do nada na costa. Estou afirmando pois já participei de abastecimentos desses meios.
E mudando de assunto, o tratamento do navio deles é nota 10. O piso do navio parece bumbum de nenem, bem liso, sem bolhas de ferrugem por baixo de tinta pra esconder. Eles tem muito cuidado com o material.
Isso se chama contrapiso.
É sério, comparar Irã com Japão?
Sim, ambos são herdeiros de civilizações antigas e culturas brilhantes. O Japão teve seu momento amargo e disruptivo quando submeteu com mão de ferro todo o extremo oriente. Coreia e China até hoje se ressentem disso,dado a brutalidade que o império Japonês os tratou na II GM. Da mesma forma que o Irã está passando pelo seu momento amargo e raivoso. Mas passará também.
Sugiro que assista o estupendo filme de Spielberg, ” O império do sol” , que mostra de forma romanceada o Japão cruel e sanguinário da II GM, mas sem cair na dicotomia bem/ mal , que a mídia ocidental tanto cultiva.
No pior momento do Japão, a gente declarou guerra, e até colocou eles em campos de concentração, então a gente devia ter colocado os Iranianos em campos de concetração e declarado guerra?
Não me consta que o Irã tenha afundado navios brasileiros na nossa costa como o eixo ( Alemanha, Itália, Japão) fizeram. O Irã como país nunca nos importunou. Tem algum Aiatolá te perseguindo rapaz ?
Vc que começou a comparação
O iran é um grande parceiro comercial e tem grande interesse em nossos produto.
Pega que o governo americano faz de tudo para atrapalhar nosso comércio com os iranianos.
Hum… Vamos aguardar mais um pouco amigo Campos…. que eu saiba, ate o momento ninguem declarou guerra ao Iran…. quando isso acontecer agente analise (digo os senhores lá de Brasilia né) pra ve o que devemos fazer né? 😉
Pois é… fico imaginando…. quantos foram mortos na 2 Guerra ate o ocidente sair vitorioso e o momento amargo do Japanos/Alemão/Italiano passar… quantos serão mortos nas guerras atuais ate esses momento amagos dos Iraniano/Russo/Koreano/Chines/Palestino passar?
Sim. Os lefters colocam tudo no mesmo saco.
Gostaria que você tivesse oportunidade de ter frequentado um campo de concentração japonês na Manchúria ou na Coreia.
Teve um oficial inglês que ficou preso num destes campos. Quando a guerra terminou ele voltou para a Inglaterra e se tornou um grande diplomata, inclusive com passagens em embaixadas no Oriente. Já muito isoso fez um pedido deixado em carta: Que em seu funeral, nenhum japonês deveria comparecer.
Acabou a guerra… relevasse o ocorrido e o mundo continua … porém nunca esquece… ainda porque ela pode ser repetida!
Esses lefters adoram Irã, Venezuela, Cuba…Engraçado que tiram férias nos EUA e Europa, ninguém quer ir para os seus amigos lefters kkkk….
O navio iraniano foi aberto para visitação pública?
Oxi…falei uma coisa e tu entendeu outra? Rsrs…uns navios de segunda mão da Royal Nippon ajudaria segurar o piano aqui até ter mais Tamandaré..mrsrsr
Não é por nada, porém o Brasil tem mais laços históricos com o Japão do que com o Irã. (uma rápida andada no Bairro do Liberdade em SP explica)
Você estudou no Japão. Sabe o que aconteceria com alguma colega sua que fosse fazer um doutorado sanduíche no Irã, e mostrasse o cabelo? Ou os ombros?
Eis a diferença.
Não coloque todos no mesmo saco.
O Irã não é esse Afeganistão q vcs pensam tbm, a cultura persa é muito mais aberta do que parece.
Esquece. É inútil debater com muitos por aqui. Eles fecham a mente e só veem o que querem. Geralmente notícia enlatada propagandística americana.
Com certeza é inútil meu caro, querer comparar Japão com Irã, seja em qualquer aspecto que você quiser (econômico, cultural, liberdade de expressão, tecnologia, etc…).
Irã é uma ditadura que faz o povo sofrer, principalmente as mulheres.
Não estou afirmando, mas vamos supor que você seja um Gay, lá no Irã você não tem vez meu querido.
Olha a lástima que fizeram com: “Mahsa Amini”
É só pesquisar meu caro. Receber navio de guerra Iraniano é uma vergonha para o Brasil.
Receber do Japão é uma honra, uma grande nação !!
Exato, a cultura persa. A república islâmica iraniana não é cultura persa.
Não, não é. Mas, é quem governa, manda e desmanda no país e sua população.
Oi Iran… porque você n~çao Pergunta para “Mahsa Amini” A jovem iraniana que morreu sob custódia após ser detida por não usar o véu adequadamente faleceu em 16 de setembro de 2022 em Teerã. :-/ acho que ela, sua familia, amigos e colegas discordariam de sua avaliação….. so estou dizendo 😐
Até pode não sei.
Mas você fala do Irã do passado.
Não duvido, meu caro. Mas, uma mulher ser espancada pelo polícia (e morrer por conta disso) por causa de uma porcaria de um véu mal colocado na cabeça é algo que depõe gravemente contra a política do governo em relação à uma parcela significativa de seu povo. Mahsa Amini, 22 anos, foi uma mulher curda iraniana que foi presa pela Patrulha de Orientação da República Islâmica do Irã, um esquadrão especial da polícia encarregado da implementação pública dos regulamentos islâmicos do hijabe, por seu hijabe não atender aos padrões obrigatórios do governo. O relatório oficial da polícia afirmou que ela… Read more »
Essa galera esquece o que é a sharia e quais são as punições para quem não a segue, continuam vivendo a narrativa da guerra fria onde todos que são contra os EUA são bons e defensores da liberdade contra o malvadão americano rsrs, fora o fato da mesma retorica de sempre, vocês são mal informados, ficam lendo mídia americana, eu que sou o detentor do conhecimento, sigam cegamente o que eu falo e confia que é verdade.
Eu estudei no Japão e achei essa argumentação perfeita.
Sim temos, Brasil tem a maior população Japonesa fora do Japão, até a próxima.
Amigo Camargoer… Uma perguntinha para o senhor e D+ leitores levar em consideração obs. não estou apoiando ou discordando só “provacando” o pensamento critico…. O Japan é uma nação sancionado por meio mundo (ocidental) + ONU e OTAN?
Uma coisa é falar com o um inocente, outra é falar com o chefe do tráfico.
Diferente que o navio iraniano é de um pais sancionado, aquele navio só poderia parar na Venezuela. Nenhum pais da America do Sul além do Brasil e Venezuela receberia aquele navio. Não tem como comparar Japão e Irã. É como se um navio da Coreia do Norte viesse ao Brasil.
Bom o Japão não financia grupos terroristas e não quer varrer do mapa Israel. Tão pouco invadiu outro pais. Tá bom pra vc?
Em 1941 isso seria um problema
E aí? Eu e mais uns 20 aqui estao aguardando tua resposta
Desespero e tão grande que toda marinha que visitar o Brasil tinha que deixar um navio de boa amizade. Rs
Situação triste 😅
Impressão minha ou forças estrangeiras passaram a si interessar pelo atlântico sul e estreitar laços com países interessados.
Alguém aqui comparou Japão com Irã e Rússia? forjado na dor da maior guerra na história da humanidade e único povo até hoje a ser atacado com armas nucleares, caso único de sucesso de nação pária trazida para o seio do mundo civilizado e que hoje lhe serve de exemplo…
Compara-lo a dois Párias internacionais que por aqui aportaram em missões mal explicadas e que seguramente coisa boa não era.
Não vou nem falar dos milhares de brasileiros descendentes de japoneses.
Eu mesmo, aqui na aldeia tive vários amigos Japas.
Russos e iranianos?
Não recordo nenhum.
Você teve alguns amigos japoneses aí não faz sentindo russia e Irã, então não faz sentido a Índia.
Interesse de um país vai além de sua concepção, o Irã e um mercado de 80 milhões, Rússia mercado de 150 milhões, a Índia mercado de mais 1 bilhão de pessoas.
Rússia e Irã tem uns dos melhores sistema de míssil e drones do mundo, além da energia e fertilizantes que russia nos fornece.
Engraçado que temos 2 milhões decedentes japonês no Brasil, e o Brasil tem uma população 212 milhões de pessoas.
Exemplo prefiro Suécia.
Hoje o Japao eh uma coisa. Mas na epoca da segunda guerra mundial era realmente muito comparavel ao Ira e Russia (pais que tambem estava na guerra inclusive) de hoje. Era exatamente o q os dois sao hoje: regime totalitario anti-ocidental. Inclusive a Russia eh isso dai hoje exatamente pq nos anos 90 o ocidente deixou la se transformar numa republica de Weimar. Se pos URSS tivessem feito o que fizeram pos segunda guerra no Japao, de ajudarem a reconstruir e criar instituições estaveis, talvez a Russia nao fosse isso dai nao. Mas basicamente deixaram o Yeltsin destruir o pais… Read more »
Maravilha, então quer dizer que agora o Brasil só deve manter relações com países que participaram de sua História? Nunca vi um argumento tão bizarro como este. Segundo este “raciocínio”, o agro brasileiro deveria parar de vender à China, pois o Brasil nunca teve muito contato com eles no passado… Lógica zero.
Gostaria de saber o porquê destas duas embarcações japonesas ostentam a bandeira do sol raiado em tempo e em missão de paz.
Era e continua sendo a bandeira da marinha japonesa adotada em 1889 com algumas diferenças da bandeira do exército também com o “sol raiado” apesar da polemica criada em alguns países asiáticos – Coreia do Sul principalmente, mas, que aparentemente não tem mais reclamado – não arvora-la significaria renegar a própria história e soberania além
de facilitar o reconhecimento e muito bela.
.
O problema reside na brutalidade cruel e sanguinária que o império Japonês tratou a Coreia e a China antes e durante a II GM. Esta bandeira com sol raiado representa extermínios e humilhações pra estas duas nações asiáticas. Equivaleria para elas, o mesmo que a bandeira de cruz suástica sinistrogera representaria para Inglaterra e França, se a Alemanha ainda a usasse em seus navios e aviões de guerra.
Afinal, como você disse, não se deve renegar a própria história, certo ? Há o agravante que o Império japonês e a Alemanha nazista eram aliados na II GM, e Hiroito não foi devidamente punido, como seus aliados nazistas e fascistas.
então pra vc a cruz de ferro da Alemanha tem que ser abandonado, visto que remete aos cavaleiros teutônicos e foi bem usado pelos nazistas?
Acho q a analogia com a cruz de ferro acaba sendo boa mesmo. A Alemanha usa uma versao dela (mas em estilo diferente) ateh hoje. Ambos os simbolos no fundo tem origem religiosa: a cruz de ferro tem origem no cristianismo dos cavaleiros teutonicos. Ja o sol raiado tem origem na deusa Amaterasu e naquela parada dela sair da caverna e talz. Agora, o que o Japao deveria fazer mesmo era remover os nomes dos criminosos de guerra do Yasukuni Jinja e fazer um pedido formal de desculpas com Coreia do Sul, Taiwan, Filipinas e etc, alem de obviamente passarem… Read more »
Gostei muito do teu comentário, quanto ao Nippon Kaigi, acho eles bem pragmáticos, apesar de ser teoria da conspiração de que eles são o grupo mais influente do Japão, eu acho que é verdade, eles controlam o país, e só deixou explicito o que já acontece no Japão, as mesmas famílias controlam o Japão desde antes da Segunda Guerra, até mesmo reforma Meiji, essas figuras se aglutinaram no poder através do PLDJimintou, que só agora esta enfrequecendo, Sanseito cresceu através da permissão de turistas desenfreados no Japão, esses sim são um problema, por sua xenofobia e racismo. espero que não… Read more »
Verdade verdadeira…. mais porque isso foi feito? Pergunta aos vitoriosos, com certeza lhes era “conveniente”
Os americanos preferiram manter o imperador pois seria útil na manutenção da ordem e da paz no Japão pós guerra; após a Primeira Guerra Mundial, a remoção das monarquias na Alemanha, Rússia, Império Otomano e Áustria Hungria provocou instabilidades, guerras locais e vinte anos depois, a Segunda Guerra Mundial. Churchill, olhando retrospectivamente, escreveu que seria melhor ter mantido o Kaiser.
É sua opinião. Na minha a bandeira da marinha japonesa, desde 1889, portanto antes do “extermínios e humilhações” não deve ou deveria ser comparada à suástica nazista além do mais o exército japonês é que foi o maior responsável pelas atrocidades cometidas por um outro governo em uma outra época. . O Japão pagou um alto preço e os militares de alta patente foram execrados pela própria população então se a própria Coreia do Sul parou de implicar com a bandeira e certamente a grande maioria dos países enxerga o Japão com outros olhos, uma minoria como você é que… Read more »
👏 👏
Acho que é um erro banir símbolos históricos universais só pq foram usados de maneira mal intencionada durante algum período, seria ridículo banir a cruz ou a crescente, por exemplo. A cruz de ferro e a suástica infelizmente foram manchadas pra sempre aqui no ocidente.
Não estou tentando minimizar o que o Imperio do Sol raido vez com seus vizinhos na 2 guerra (e antes mesmo) mais os Alemaes , Russos, Italianos em suama todos os beligerantes tambeim fizeram muita crueldade durante essa pendenga…. guerra é guerra…. fazer tudo para ganhar… depois os vitoriosos escrevem a historia de modo que melhor lhe convir…
Sua pergunta é a mesma coisa como “nazificar” a canção Erika, que fala sobre um donzela que nasceu como uma flor num campo, que seu vestido carrega um perfume que é só dela… a rapaziada, que não entende alemão, liga a melodia em forma de marcha a uma ode em prol do nazismo… é apenas uma musica que o Bundeswehr canta até hoje em dia. Uma musica em que a letra e a melodia invocam sentimentos de amor e esperança.
Existe um enorme preconceito contra russos e iranianos, pintados no ocidente e sua mídia como selvagens e incultos. Esquecem que estes 2 países são portadores de culturas e civilizações antiquíssimas .A Russia é herdeira direta da civilização bizantina, ou o império romano do oriente, que tinha como base a língua grega e o cristianismo ordodoxo. O Irã é herdeiro do Império persa de Ciro e Dario, da cultura e filosofia do zoroastrismo, que influenciou enormemente o judaísmo e o cristianismo. Uma civilização muito antiga como a chinesa. São países que produziram pensadores, teatrólogos, poetas, escritores e cineastas de primeira grandeza.… Read more »
Concordo
Paulo, no meu ponto de vista não é preconceito ideológico. Você fez um bom relato destas civilizações, entretanto, lembre-se que em paralelo às riquezas científicas e culturais, todas as civilizações sempre foram beligerantes. O fato destas civilizações terem, em algum momento da história, produzido tais riquezas não tem nada a ver com o que acontece nos tempos atuais. Arrisco a dizer que a Rússia, China, Irã, Japão, Grécia e etc, de hoje em dia, não tem NADA a ver com as civilizações por você relatadas. Uma garota no metrô quer usar uma mecha de cabelo solto, e a polícia de… Read more »
“Uma garota no metrô quer usar uma mecha de cabelo solto, e a polícia de costumes vai lá e a espanca até a morte.”
Basta abrir o Youtube pra constatar que isso não existe, pelo menos não da forma dramática que noticiam. Pelo contrário, dos países do Oriente Médio, é justamente no Irã que as mulheres têm mais liberdade. Mas claro que pra aceitar isso, é necessário ter a mente aberta e se libertar um pouco do viés das notícias Ocidentais. Teerã é em grande parte uma cidade moderna, com shoppings modernos e comércio vibrante.
Fonte: mídia ESTATAL iraniana
Hahahahaha
Arábia Saudita tem sistema feudal, mais esquecem disso, e só fala do irã pq e o contraponto dos Estados Unidos na região.
“os países do Oriente Médio, é justamente no Irã que as mulheres têm mais liberdade” errou, errou feio, errou rude kkkkkk é em Israel em que as mulheres tem mais liberdade, depois era Síria e Líbano
Quanto aos vídeos do Youtube, eles mostram a parte mais rica, onde filhas de empresários, militares e funças tem liberdade de estar como querem nas ruas, mas a imposição existe por lei.
Então, tu quer dizer que o que aconteceu com Mahsa Amini é mentira da imprensa ocidental?? Ora, por favor…tenha um mínimo de vergonha na cara!!
Gaudério, não adianta.
Pois é, chega a dar nojo!!
Estupidez, todo país em certas fases da História cometem ,ou não? Ou o apartheid no sul dos EUA ou na Africa do.Sul não era Estupidez? O fato de um homem negro apenas olhar para uma mulher branca em estados como a Luisiania, Mississipi ou Georgia, poderia significar a sua morte imediata por enforcamento até o final dos anos 60 nos EUA. Havia até uma piada macabra que dizia que no sul dos EUA “os negros nasciam em árvores”, tal a quantidade de linchamentos públicos que havia naqueles estados. Linchamentos que eram convocados e anunciados pelos jornais e que atraiam centenas… Read more »
Não, eles não são. O Irã em sua selvageria islâmica renegou a tradição persa, hoje essa tradição não é nem vivida e nem valorizada, uma vez que pela ótica do Islã tudo o que estiver fora da cultura religiosa islâmica não tem relevância. Um exemplo claro dessa mentalidade doentia é o Afeganistão, onde o Taliban dinamitou estátuas budistas milenares. Já a Rússia não é muito diferente, os russos não tem um comportamento civilizado nos moldes ocidentais. O comportamento militar deles, anti-prifissional e amadoresco, dado a estupros e abusos de civis é prova disso. São na minha opinião, duas nações desprezíveis,… Read more »
Tenho novamente que contestar você. Veja o caso da Alemanha. Durante a era nazista a Alemanha excedeu toda perversidade hedionda que quaisquer nações antes e depois deles tenham perpretado ,incluindo o Putin e os Aiatolás. A despeito da Alemanha ser berço de filósofos, pensadores e cientistas absolutamente brilhantes, jogaram tudo isto no lixo, e partiram pra selvageria mais sangrenta e abjeta que o mundo já viu. Não é ?. Mas o que vale pra Alemanha ,vale para Russia e Irã ? Sim ou não?
Vou te contar algo : Einstein certa vez recebeu uma carta de um filosofo judeu afirmando que os judeus eram “especiais”. Einstein respondeu que não via nada especial no povo judaico. Eram um povo como outro qualquer. Só não faziam o que outros povos faziam, com respeito à crueldade, boçalidade, racismo, estupidez, por falta de poder . PODER . Eis a palavra chave. Einstein acertou em cheio. É só ver o que ocorre hoje em Gaza.
Perfeito. Dois pesos e duas medidas. Esse pessoal apedreja o Irã e Rússia, como se o Ocidente fosse santo…
O que a russia fez, principalmente na época de stalin, não chega nem perto do que foi feito já alemanha nazista.
matar pessoas? matar de fome, campos de fuzlilamento, turturas, trabalho até a morte, campos de concentração, trabalho com produtos quimicos mortais, o que a Alemanha Nazi tinha que a URSS não tinha?
urante a era nazista a Alemanha excedeu toda perversidade hedionda que quaisquer nações antes e depois deles tenham perpretado. Tenho que contestar VC, URSS foi mais cruel que os Nazistas, tanto na era Lenin quanto na Stálin, onde milhçoes morreram, por fazer greves, por ter terras, por terem pensamentos contrários, tipo querer democracia, e o pior de tudo, eram contra seu próprio povo que eles faziam isso, mataram milhões de Ucranianos, para calar eles, mataram pessoas fomes na Ucrânia e Sibéria, não sei o que é pior morrer por gás, ou morrer de fome. PCC-REPUBLICA POPULAR DA CHINA Teve um… Read more »
Sob essa ótica, nenhuma nação escapa. A começar pelos EUA.
Exato. Mas a verdade é que é cada vez mais cansativo ter que ficar explicando o óbvio ao pessoal daqui. Grande parte deles forma sua opinião através da mídia tradicional e hegemônica Ocidental, além de Hollywood. São décadas de propaganda americana na cabeça, seja em matérias/notícias ou filmes. É muito difícil alterar isso e fazer com que as pessoas pensem fora da caixa ou fora daquilo que foram programadas. Ficou enraizado…
Pelo contrário (pelo menos da minha parte). Não há santos.
Mas é muito fácil pintar EUA, Irã, Cuba, Coreia do Norte, China, Reino Unido e etc como mocinhos. Só depende do público.
Um norte que costumo observar, para separar o joio do trigo é a percepção de liberdade e democracia em um país.
Aí vem alguém e fala: “ai mas a democracia tem problemas etc”. Sim, você tem razão. Mas ainda é o melhor sistema social já criado
Estes dias vi um protesto pró palestina na universidade federal do RS. Pequeno, acho que nem saiu na mídia.
Notei alguns alunos lGbtqia+ presentes, e lembrei como a opção destas pessoas seria tolida na palestina.
seria bem acolida no terraço de um predio, se é que vc me entende
Tolhida? Seriam encarcerados e até executados.
“São décadas de propaganda americana na cabeça, seja em matérias/notícias ou filmes.”
Falou o boçal que usa como nick um personagem ridículo de uma série mais ridícula ainda. De onde? Dos EUA!! Veja só!! kkkkkkkkkkk
Isso que se chama hipocrisia….kkkkkk
Tudo o que você falou é renegado, pelos próprios russos e iranianos.
Que pena que eles não pararão por Vitória…
Gostaria de informações de como e se possível, em quais horários estes navios serão abertos a visitação
Que legal! Seu eu morasse mais perto, não perderia a oportunidade conhecer esses navios. É uma oportunidade raríssima!
A bandeira do sol nascente. Curioso a marinha de guerra japonesa manter tal símbolo como tua representação mesmo após a Segunda Guerra Mundial. Seria saudosismo?
Leia os comentários mais acima. Vai ter sua resposta.
Hoje, domingo, eles deram uma salva de tiros de canhão, por volta das 08:30 Papa.
Serio, lendo os comentários da ate medo…isso porque era apenas 2 navios de treinamento que fizeram uma visita. Imagine se fosse um submarino, o pessoal aqui iria se matar……..