FOTOS: Visitação aos navios da Força Marítima de Autodefesa do Japão no Porto de Santos (SP)

Marcelo Rezzara (via Marcelo “Ostra” Lopes) e Edson de Lima Lucas
Santos (SP), 25 de agosto de 2025 – Dois navios do Esquadrão de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão — o navio-escola JS Kashima (TV-3508) e o destróier adaptado para instrução JS Shimakaze (TV-3521) — receberam o público na tarde chuvosa de 25/8 em visitação pública no Porto de Santos. A escala ocorre como parte do Overseas Training Cruise 2025, missão de instrução marítima que visa aprimorar o preparo de oficiais-alunos e fortalecer laços diplomáticos com países da América Latina.
O JS Kashima, navio-escola e berço de futuros oficiais, impressionou pela estrutura limpa e bem conservada, representando bem a história e das tradições da JMSDF. Ao lado, o JS Shimakaze, destróier da classe Hatakaze adaptado à instrução, ofereceu ao público uma perspectiva da tecnologia do final da Guerra Fria. Muitos armamentos clássicos conhecidos pelos entusiastas puderam observados de perto, como o ASROC, lançador Mk.13, CIWS Phalanx, Canhões de 127 mm em reparos Mk.42, mísseis Harpoon etc.
Formação em alto mar e diplomacia naval
Os navios fazem parte de uma missão que se estende de 13 de junho a 12 de novembro de 2025, totalizando uma jornada de 30.500 milhas náuticas em cerca de 153 dias, com escalas em Fortaleza e Santos, além de portos na Argentina, Chile, Guatemala, Peru, Estados Unidos e México. Trata-se da 69ª edição de um programa iniciado em 1958.
Entre treinamento e intercâmbio cultural
Durante a visitação, a população pôde apreciar a disciplina da tripulação e conhecer os espaços externos da embarcação. A iniciativa reflete o caráter educativo e diplomático da missão, promovendo intercâmbio e boa vontade entre as Forças Armadas japonesas e os países visitados.
Sobre o Overseas Training Cruise 2025
- Duração: 13 de junho a 12 de novembro de 2025 (153 dias)
- Distância: aproximadamente 30.500 milhas náuticas (56.500 km)
- Navios participantes: JS Kashima e JS Shimakaze, com cerca de 580 tripulantes, incluindo cadetes recém-formados
- Objetivos: treinamento prático em mar, fortalecimento de redes internacionais e promoção de um Indo-Pacífico Livre e Aberto.■
Eles são método “5S” purinho
vou passar a sigla em português:
(SOLBA).
Selecionar
Ordenar
Limpeza
Bem estar
Auto Disciplina
O resto da história eu deixo o Srs Editores contar 👍
Que pode até virar matéria pro blog futuramente
Exato caro Burgos, navios impecáveis.