Marinha do Brasil avança no processo de compra do HMS ‘Bulwark’

A Marinha do Brasil (MB) assinou no dia 2 de abril de 2025, durante a LAAD Defence & Security, um Protocolo de Intenções com a Marinha Real Britânica, para a aquisição de navios doca-multipropósitos da Classe “Albion”. Em continuidade a esse processo, está prevista, para setembro de 2025, a assinatura do contrato de aquisição de um dos navios da Classe, o HMS “Bulwark”.
A embarcação está em Plymouth, na Inglaterra, passando por um período completo de revitalização até o próximo ano. Uma parte da tripulação, cerca de 48 militares brasileiros, seguirá para a Inglaterra ainda em setembro, para treinamento, acompanhamento do reparo e recebimento do navio.
Em novembro, mais 44 militares serão capacidados para operar o navio. O restante da tripulação fará a viagem no próximo ano para o comissionamento e translado do navio para o Brasil, que está previsto para ocorrer em 2026, após o término da revitalização.
A Marinha do Brasil avalia constantemente as melhores oportunidades para fortalecer sua Esquadra, sempre buscando equipamentos que atendam às suas necessidades operacionais. A aquisição de navios de parceiros estratégicos como a Marinha Real Britânica é um processo comum e fortalece os laços entre as duas nações.
Este navio desempenhará um papel crucial nas missões operativas da Marinha do Brasil na defesa da Amazônia Azul, bem como ser empregado em missões de caráter humanitário e resposta a desastres naturais. Sua enorme capacidade de carga permite o transporte de tropas, profissionais de saúde, veículos e itens essenciais para situações de emergência, incluindo hospitais de campanha, mantimentos e medicamentos.
O HMS “Bulwark” foi comissionado em abril de 2005 e é dotado de convés doca, convés de viaturas, porta lateral, convés de voo e embarcações orgânicas de variados tipos, além de ter as seguintes características:
- Comprimento total: 176 m;
- Boca moldada: 28,9 m;
- Calado carregado: 7,1 m;
- Deslocamento: 18.500 t;
- Convés de Voo: operação de até 2 aeronaves de grande porte;
- Velocidade Máxima Mantida: 18 nós;
- Raio de Ação: 8.000 milhas náuticas;
- Tripulação: 290 tripulantes; e
- Capacidade de transporte de tropa: até 710 militares.
DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Estratégica da Marinha
E o Albion nao vem?
Olhando a foto do HMS Bulwark reformado é um baita navio.
Seria muito interessante para a marinha reforma o Hms Albion (custo beneficio) para sua esquadra gastando um fração do preço de um navio novo.
Certas oportunidades não se pode perder.
Duvido que a MB reforme o “irmão” do Bulwark, por dois motivos:
1- a MB não teria grana pra operar ambos;
2- a MB não terá grana pra reformá-lo, independente do quão “barato” isso seja.
Um vai empurrar água, e o outro vai dar as peças pra que o outro empurre água.
Marcelo, seria bom reformar o Albion, seria um desperdício deixar lo, é uma embarcação ainda com muita capacidade, na minha opinião.
Eu ainda tenho preferência por um da classe Wave, mas não nego que esse navio, ao lado do Bahia e Atlântico, serão muito úteis a MB.
Sinceramente, gostaria que o wave estivesse no pacote. Acredito que o wave, na atual situacao da esquadra, seja mais importante, ja que nao temos nenhum para essa missao no momento.
De 9 à 12 de setembro ocorrerá a DSEI UK em Londres, um evento importante para a indústria global de defesa e um dos pontos fortes deste evento é justamente incentivar oportunidades e cooperação com os aliados globais do país. Quem sabe o anúncio não seja nesta feira? É aguardar para ver!
Ainda bem que os britânicos aceitam cheque especial. Obrigado! God save the king!
Verdade seja dita:
Historicamente, a única coisa que impediu a MB de ser a Marinha do Paraguai, foram os “saldão de usados” da RN e USNavy.