Marinha dos EUA reforça presença no Caribe com múltiplos navios e grupo anfíbio em apoio ao Comando Sul

USS Iwo Jima (LHD 7)
25 de agosto de 2025 – A Marinha dos Estados Unidos intensificou sua atuação na região sob responsabilidade do Comando Sul (SOUTHCOM), com uma série de navios e grupo aeroterrestre já posicionados e outros em deslocamento. As operações visam aumentar a presença marítima estratégica em áreas chave do Caribe.
Navios em operação
Segundo o USNI News Fleet and Marine Tracker, o cruzador de mísseis guiados USS Lake Erie (CG-70) está agora operando na área da 4ª Frota dos EUA, responsável pela coordenação naval no Caribe e costa da América Latina.
Já os destróieres USS Gravely (DDG 107), USS Jason Dunham (DDG 109) e o LCS USS Minneapolis‑St.Paul (LCS 21) encontram-se em patrulha ativa na região do Caribe, enquanto o USS Sampson (DDG 102) continua sua missão ao sul do Panamá.

Grupo Anfibio “Iwo Jima” a caminho
O grupo anfíbio composto pelo USS Iwo Jima (LHD 7), USS Fort Lauderdale (LPD 28) e USS San Antonio (LPD 17) segue em rota rumo à área do SOUTHCOM. O navio-capitânia Iwo Jima, e outros navios deixaram Norfolk nos dias 15 e 18 de agosto, embarcando cerca de 4.500 marinheiros e fuzileiros navais, como parte de uma operação atribuída à luta contra cartéis e ao reforço de segurança regional.
No entanto, o trajeto foi interrompido temporariamente devido à aproximação do furacão Erin, obrigando o grupo a retornar a Norfolk, até que seja seguro avançar.
Submarino de ataque também em ação
Além dos navios de superfície, um submarino de ataque rápido não identificado também está ativo na região, com presença observada na costa leste dos EUA durante o mês de agosto, reforçando a vigilância submarina.■
Tem até LCS? Tem o USCG 908 Tarowa se não me engano esse é o nome, que fez uma apreensão de drogas vindo da Venezuela, a operação foi junto com o Equador.
Perto, “Tahoma”, mas, ontem uma unidade da USCG o muito maior “Hamilton” desembarcou na Florida mais de 76.000 libras de drogas o maior confisco praticado por um único navio na história da USCG proveniente do Caribe e leste do Pacífico.
Obviamente, os EUA não invadirão a VNZ com 4.500 homens…
Eu acredito q a tentativa de invasão se Esequibo tenha sido descoberta, e esta força estará em condições de ocupar primeiro.
Além disso, cada Destroyer leva, em média, 25 Tomahawk, o que dá um bom prejuízo nos meios da VNZ, os enfraquecendo bem.
Vamos ver o andar dessa carroagem.
Os EUA não tem nenhuma razão pra invadir a Venezuela, não tem desculpas de que estão construindo bombas nucleares nem nada, no dia que fizerem isso a China invade Taiwan.
A chance, no entanto, é bem remota, Trump sabe que não faz sentido atacar o país.
A questão não é o país, mas sim o podre, quero dizer o maduro! Esse sim, tem que cair a todos custo. O que esse vagabundo faz com o povo da Venezuela é absurdo. Levou o país a mais extrema pobreza e vive no luxo. Típico de todo ditador de merda!
“A questão não é o país, mas sim o podre, quero dizer o maduro! Esse sim, tem que cair a todos custo”.
Cair por quê?! Porque é inimigo americano?! Washington não tem moral para criticar governo algum, principalmente se alegar violações de direitos humanos direitos humanos e alguma outra falácia conveniente a eles.
Quem tem ditadores de estimação não tem envergadura moral para críticas!
Não acredito em nenhuma relação pra China disso.
E motivo pra atacar a VNZ, Trump já deu, q é o envolvimento dessa no narcoterrorismo. Que, aliás, é gritante há anos e ficam varrendo pra baixo do tapete, fingindo q não sabem….
Mandaram um cruzador, imagino a possibilidade que estao preparando uma campanha de misseis tomahawk contra alvos criticos dentro da Venezuela e tentar fazer o governo tombar dessa maneira. Libia 2.0.
Aliás alguém leu essa loucura: https://www.defesanet.com.br/geopolitica/agenda-trump/exclusivo-operacao-imeri-o-resgate-clandestino-de-nicolas-maduro-pelo-brasil/
Eu li e peço ao bom Deus que fique só na loucura!
Calcule uma intervenção americana em apoio à forças internas para derrubar o ditador e exército E força aérea brasileira lá dentro pra resgatar o patife. Nós não escaparemos, certamente, de represálias militares.
Eu, sinceramente, não cria que a loucura desse pessoal em Brasília chegasse a tanto e muito menos que obtivessem retaguarda militar para seus devaneios mas já começo a dar razão às diatribes do finado Olavo de Carvalho quando atacava nossos militares.
Nota extremamente tendenciosa pra dizer o mínimo, não há provas contundentes contra Maduro além da palavra dos EUA até agora, o próprio México negou que haja provas contra Maduro relacionado ao cartel de Sinaloa, mas a nota repete várias vezes a acusação como certa, sem o mínimo de neutralidade.
Ridículo e ganha clique, não pode sequer ser chamado de jornalismo.
Eu também nao sinto confiança nesse artigo.
Eu não coloco minha mão no fogo por Maduro, já há casos de que oficiais do alto escalão venezuelano se envolveram com narcotráfico, mas não se pode tolerar uma invasão com base no “confia em mim”, visto que é interesse direto dos EUA a queda de Maduro também.
Eu não creio que essa matéria possa ser séria. Se for, antes de mais nada, prova a total inépcia e incompetência do Itamaraty, MD e Forças Armadas brasileiras, pois estarmos discutindo em fóruns de internet a dita operação mostra que o governo e suas instituições são uma piada, pois não são capazes de planejar uma missão secreta e mantê-la secreta.
É, né?
Verdadeiro é o resultado da eleição venezuelana. Sei…
Sou do RS e até aqui tá cheio de venezuelanos. Por que será que eles vieram tão longe de seu país?
O que os criminosos hugo chaves e maduro fizeram com a Venezuela é o exemplo moderno do que os Castro fizeram com a, um dia próspera, Cuba. Condenaram seus países ao atraso e a miséria, enquanto eles e suas famílias e de seus apoiadores diretos enriquecem tomando o que outros trabalharam a vida inteira para adquirir. Bando de ladrões e vagabundos.
Eu nunca disse que era, o próprio Brasil não reconhece a eleição da Venezuela oficialmente, se poupe desses argumentos de prateleira e aprenda a ler realmente.
No mais:
IDH de Cuba: 0,764
PIB per capita de Cuba: US$ 8.433
Cuba está em sexto ou sétimo dos melhores índices da América Latina, e isso embargada, só falta dizer que a China também era próspera antes kkkkkkkkkk cada uma.
Falta só mostrarem provas, se não é só mais um “Iraque tem armas nucleares”, não é motivo nem de perto pra invadir um país.
Trump já deu o motivo pra bravata, mas pra uma invasão de outro país no stablishment atual esse motivo simplesmente não se sustenta.
A desculpa de drogas e narcotrafico ja foi usada em 89 no Panama pra retirar o Noriega… na epoca tambem usaram um atentado contra 2 soldados americanos.
Os americanos tem veto no CS, a justificativa nao precisa ser muito forte.
Mas contra a Venezuela imagino que seria algo similar a Libia: drones, Tomahawks, special forces e apoiar um grupo local paramilitar treinado pela CIA. O Trump nao tem apetite pra invasao de larga escala.
No caso do Iraque eram alegações sobre armas químicas, não nucleares.
Envolveu a acusação de armas nucleares sim, os EUA afirmaram isso várias vezes.
Posta um fonte então, sabichão.
“The Iraqi regime has violated all of those obligations. It possesses and produces chemical and biological weapons. It is seeking nuclear weapons.” – Discurso de Bush em 2002, lembrando que essa é apenas uma, quando começaram a cavar essa narrativa
https://georgewbush-whitehouse.archives.gov/news/releases/2002/10/20021007-8.html
“Buscam armas nucleares”. O motivo amplamente divulgado e propagandeado eram armas químicas e biológicas, que no discurso dos EUA, o Iraque já possuía.
Um presidente falar isso num discurso (além das outras fontes) já não é amplamente divulgado?
Tá bem, cara…tu sequer entendeu o que eu escrevi. Eu disse que os EUA afirmaram e reafirmaram inúmeras vezes que o Iraque tinha armas químicas e biológicas e, em algumas vezes, citaram a intenção dos iraquianos em ter armas nucleares. Assim, as armas químicas eram o que mais se falava e todo mundo discutia. Mas, tu te acha sempre o dono da verdade…quer ficar sempre com a última palavra…então, vai dormir, mala….cara chato do caramba …pqp
Não, você veio dizer que NÃO havia acusações de armas nucleares, depois tentou essa historinha pra sair por cima (não que eu me importe, apenas estava relatando os fatos), e agora deu esse chilique desnecessário kkkkkkkkk nem você entende o que escreve.
Eu que não entendo?? Ora, vai dormir … de novo….além de chato pra caramba, é burro, teimoso e petista…com esses atributos só pode, mesmo, ser incapaz de entender o que lê…portanto, antes que eu me esqueça, vai pro diabo que te carregue!!
Faz sim. Pegar o terrorista e narcotraficante Maduro.
Se eles se importam com isso podem prender uns 2 ex presidentes americanos primeiro.
Parece que o “ditador moderno” terá que adiar seus planos expansionistas.
Poderiam muito bem virem para costa brasileira e fazer o que deve ser feito, estirpando o mal que assola o país no qual está implantado no Alvorada e no STF.
EDITADO
A podridão que nos assola tem que ser derrubada, mas sem intervenção militar estrangeira. Apenas pressão, para que os instrumentos institucionais que nós temos ajam. Do contrário não teria o mesmo efeito benéfico. Lembremos que temos um caríssimo senado, ineficiente e covarde, claro, mas CARÍSSIMO e legítimo. Temos as ferramentas institucionais, falta coragem e auto determinação.
Cuidado com o que fala é capaz do miliciano e do filho dele ganharem dinheiro com vendas de drogas.
Interessante a quantidade de ativos no comando Sul.
Posso estar errado parece que eles tem menos meios navais que as outras frotas dos Estados Unidos?
Abner necessariamente uma Frota não precisa ter meios fixos, como por exemplo os meios baseados no Japão e Guam que estão dentro da Sétima Frota e sim que quando deslocados passam a fazer parte temporariamente da área de uma Frota em particular. . Veja por exemplo o USS Lake Erie baseado em San Diego, III Frota – que estava programado para ser retirado até setembro próximo e que devido a defeitos não pôde acompanhar o NAe USS Theodore Roosevelt ano passado – ao ser deslocado para o entorno da América Latina passa a “pertencer” à IV Frota. . Existe um… Read more »
Alguém cravou que o submarino seria o USS Newport News (SSN-750), um submarino rápido de ataque (ele atingiria até 33 nós submerso, oficialmente com velocidade nominal de +25 nós) da vetusta classe Los Angeles ou classe 688. Pra desgosto dos fanáticos, esse ARG do Iwo Jima não vai fazer nenhum desembarque em praia venezuelana. Possivelmente usarão pequenos grupos aerotransportados de forças especiais pra penetrar em profundidade no território e eliminar alvos ou extrair alguma pessoa de interesse (os Ospreys tão aí pra isso mesmo…). Se puder contar com F-35B, melhor, se não usam helis de ataque, mesmo. Se os EUA… Read more »
Pouco provável Alex o USS Newport News estava na Espanha mês passado conforme
por exemplo esse link que equivocadamente o coloca como escolta do USS Gerald Ford
eles nem mesmo partiram ou treinaram juntos, mas, nada impede que o submarino “fique de olho” no NAe que também encontra-se na VI Frota.
.
https://siguelainformacion.com/el-uss-newport-news-realiza-escala-operativa-en-la-base-naval-de-rota/
Não sei se vocês viram a presidente do TSJ da Venezuela, o STF de lá, defendendo a “soberania” do país… O script é o mesmo. O filho do Soros estava aqui, a pretexto de tratativas da COP30 e receberam o cara como um salvador. Em minha opinião, grupos ,organizações poderosas de dentro do território estadonidense e não necessariamente com apoio governamental lançaram seus tentáculos sobre Europa e América latina numa reengenharia social que sinceramente meus poucos neurônios são incapazes de compreender o alcance disso. Brasil e Venezuela caíram. Argentinos, uruguaios, chilenos e outrem, detentores de estados de direito mais equilibrados… Read more »
Diminui um pouco a dose, que esse pressentimento passa
Vou falar pra ela diminuir o jornal nacional…
Agora confiam na Globo lixo?? kkkkk novos tempos..
Que delírio. Sai do Zap, Tio, está prejudicando os seus neurônios.
Bolsonaro ja ja estara preso, Trump cairá e acho que antes das eleições de meio de mandato lá, Bibi de Israel também cairá e será preso… Logo o mundo volta ao normal
‘(…)Trump cairá (…)’. Então você está sabendo dos boatos sobre o estado de saúde precário de Trump (insuficiência venosa, ao menos; no pior caso rumo a uma cardiopatia terminal)? Já cravaram a profecia: Trump vive mais 6 a 12 meses e kaput! Eu até acredito…
kkkkkkkkkk.
kkkkkk
O mundo voltar ao normal pra ti é cair nas mãos dos narcogovernos como venezuelano.
Como você explica o que ocorre na Argentina do ” genial” Milei ?????? Karina Milei ,a ermanita do El Loco e que detém imenso poder na secretaria geral da presidência, foi envolvida num caso escabroso de corrupção em alto grau envolvendo compra governamental de remédios para deficientes que são distribuídos pelas farmácias populades. O advogado de Milei que ocupava a diretoria da secretaria que compra os remédios revelou em um áudio que Karina recebia 6% de proprina por mês, na compra de remédios pelo governo argentino. Algo como U$ 800.000,00 mensais ( 4,7 milhões de reais). E aí meu caro.… Read more »
Eles nao acreditam nisso, só acreditam em áudio de zap
Vamos ver se a Operação Imeri vai rolar mesmo, a brigada paraquedista já foi mandada pra Roraima junto com alguns blindados, sob a cobertura da operação atlas.
Meu amigo, você tem noção das consequências para as forças armadas brasileiras e por consequinte o Brasil caso essa plano tresloucado chamado operação “Imeri” seja colocado em prática?
Não é possível que alguém lá em Brasília esteja disposto a correr esse risco.
Só alguém muito louco correria esse risco.
É sim. Tomaz (ra) que não, mas é possível…
O EB vem reforçando a região desde as bravatas do Maduro ano passado em relação ao Esequibo. Seria justamente pra manter o Maduro e suas FA longe da região. Não vejo a operação Atlas como nada além do que a FA brasileira deveria fazer (cuidar da fronteira). Só teria lógica a FAB buscar o Maduro se fosse dentro de um acordo também assinado com os americanos pra mover o Maduro para um exílio em outro país (Nicarágua, Rússia, ou até mesmo o Brasil…). A chance atual de coordenação do Itamaraty e o Dep de Estado americano para esse feito é… Read more »
Não teriam que obedecer. Ordens ilegais não se obedecem. Bozo tentou ordenar ao comandante do EB que participasse do golpe. Ele não só desobedeceu, mas o ameaçou de ordem de prisão.
As forças armadas só obedecem à constituição. Não a um mequetre bunda suja inepto. O grneral Geisel o classificou como mau militar, indisciplinado, inconstante e ávido por enriquecimento rápido.
Sim
E se a ordem do presidente é legal, por mais louca que seja (regatar o Maduro), os militares tem que obedecer. Caso contrário, pra que existir cadeia de comando e pra que existir FA?
No caso do ex presidente, claramente ele queria promover algo ilegal contra a constituição.
Maduro só deu dor de cabeça para o Itamarati. Jurou que faria uma eleição limpa e mentiu. Mentiu novamente afirmando que forneceria as atas de votação em algumas horas e o Itamarati aguarda até hoje. O governo do br não reconheceu a vitória de Maduro na eleição até hoje. Mas recebeu uma punição: Foi lhe negada a entrada nos Brics . Por que resgatar este pulha ? Ele que se vire com Trump .
Eu também sou contra.
Meu ponto foi que o Lula como comandante em chefe pode ordenar as FA a fazer qualquer operação militar desde que não infrinja a constituição brasileira. Não estava entrando no mérito se uma ideia inteligente ou não. Um dos Paulos ai em cima disse que a FA não precisam obedecer ordens “ilegais” do presidente.
Resgatar um lider em apuros no exterior nao fere a constituição brasileira.
Se fosse assim o Antonio Patriota entao ministro do exterior da Dilma teria cometido crime quando autorizou a extração de um politico de oposição boliviano. Ele teve que pedir demissão depois, mas nao infringiu a constituição.
Podiam usar esses bilhões gastos nesta operação para melhorar tanta coisa, inclusive nos EUA.
Estão usando para conter o tráfico de drogas. Um gravíssimo problema nos USA. De quebra ajudando o povo venezuelano a ficar livre do narcoditador. Defender o Maduro é querer mais sofrimento aos venezuelanos.
Fico me perguntando se vocês realmente acreditam nessas propagandas do governo americano, ou, por hipocrisia e estupidez ideológica, aceitam tudo que um lado faz em prol de ver o outro mais fraco ( como se bombas sendo jogadas em venezuelanos por uma potência que apenas quer o petróleo deles, que até pouco tempo atrás apoiava um governo, na mesma Venezuela, tão pior quando o atual, o que inclusive motivou a onda chavista, fossem beneficiar o Brasil em alguma coisa ). Não que comentários em um site na internet fossem fazer muita diferença na geopolítica mundial, mas tome cuidado com o… Read more »