Fragata ‘Tamandaré’ – F200 finaliza primeira etapa de testes de mar

A Fragata Tamandaré (F200) foi recentemente submetida aos primeiros testes de mar, na costa de Santa Catarina. A embarcação saiu da TKMS Estaleiro Brasil Sul no dia 12 de agosto e retornou no dia 19 de agosto. Os testes foram realizados com 130 militares e civis a bordo.
Nessa fase inicial de avaliações técnicas, o objetivo foi comprovar o desempenho do navio em mar aberto, incluindo os quadros elétricos e os sistemas de alarme e segurança, bem como avaliar os parâmetros previstos em projeto, possibilitando ajustes em equipamentos e sistemas, correções de falhas e medição dos resultados.
A primeira etapa das provas de mar foi concluída com sucesso um dia antes do previsto, com a validação do desempenho e integração dos sistemas de propulsão e geração de energia, do sistema de leme, dos estabilizadores e dos sistemas de navegação, entre outros.
Além disso, foi testada a operação do navio em condições normais de operação, incluindo serviços de cozinha, esgoto, alimentação elétrica e ar condicionado. As principais avaliações de velocidade, manobrabilidade e vibração confirmaram a conformidade com os requisitos contratuais.
Lançada em agosto de 2024, a F200 é a primeira embarcação do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT). Ao término do período de testes, o navio retornará ao cronograma de capacitação da tripulação, composta por 112 militares.■
DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Estratégica da Marinha
Eita, parece uma corvetinha!
De lado ela parece maior, com o número 080 bem grande. Kkkkkk
Ela é gordinha
Modo Viralatas ligado!
Sempre tem, não adianta. Mesmo que comprássemos os Destróyers mais avançados dos E.U.A, ainda teriam alguns para desmerecer apenas por nós estarmos comprando.
É até estranho alguns se espantarem, tendo em vista que tem sujeitos aqui nesse país que torcem a favor de potências nos prejudicando e até pedindo para nos invadirem.
esse joão aí é do contra…..
BR tá bem com essas. Há conversações de mais 2 a 4 dessas Mod 100, além das 4 já pedidas. Depois, devem partir pra Mod 200, com 4.
Eu quero partir para a Meko 300 , dando capacidade para MB de operar misseis pesados e supersônicos como o Bramos. Meko 200 acresce muito pouco em termos de capacidade comparada a Tamandaré.
Acredito na aquisição de mais 2 Tamandaré com base na autorização legal para mais 25% de gasto no contrato. Mais que isso teria de passar pelo congresso. Creio que um segundo lote de Tamandaré ou ate um navio maior ficará para a próxima administração 2027-2030.
Olá Felipe. Esta questão orçamentária é meio esquisita. No caso das FCT, a Emgepron tem R$ 9 bilhões, uma parte aplicada, para pagar o projeto, Estes pagamentos são feitos em função do avanço do programa. Se fosse um projeto da administração direta, haveria esta questão dos 25%. Acho que a Emgepron não tem esta limitação. mas o congresso teria que aprovar uma nova capitalização da empresa para ela ter recursos. Se o contrato fosse direto entre MB e o estaleiro, como aconteceu com o KC390 da FAB ou mesmo o F39, então se aplica a regra dos 25% de aditivo… Read more »
É uma corveta, no máximo uma sub-fragata.
Então a classe Istif Turca com o deslocamento menor do que a Tamandaré também é uma converta??
Foi o melhor que deu com o dinheiro que tinha, para aquela concorrência ,lembrando que poderia ter sido a “Damen Sigma”,bem menor….
A Gowind 3000 era top também.
Resgantando as propostas.
Consórcio Águas Azuis: Baseado na classe MEKO A-100, Consórcio Damen-Saab Tamandaré: Fragata Sigma 10514Consórcio FLV: O modelo específico não foi amplamente divulgado, mas a proposta era liderada pela empresa italiana Fincantieri.
Consórcio Villegagnon: O modelo específico não foi amplamente divulgado, mas a proposta era liderada pela empresa francesa Naval Group.
Para entender as FCT é preciso resgatar o histórido do edital
O consórcio Villegagnon era uma Gowind de 3150 toneladas de deslocamento. e ficaria linda deste modelo : https://www.youtube.com/watch?v=xI3bGoD594U
Pois é. a Gowind é projeto de corveta, deslocando entre 1,0 ~ 3.1 mil ton. Eu não lembro qual versão foi proposta, mas suponho que foi algo em torno de 2,5 ton como era o projeto da corveta Tamandará proposto pela Emgepron. Os alemões ganharam porque perceberam que a MB demandava fragatas leves ao invés de corvetas.
Ta louco de bom. Cumpre missão e precisa mais.
Navios grandes e superarmados é pra quem vai atuar longe de sua costa.
Não adianta ter e não poder operar ou operar sub aproveitadas como as Duke chilenas.
Por quê F-200, se a última fragata incorporada à MB foi a F-49?
E por quê F, se as Tamandaré são corvetas?
Está perto de iniciar uma vida operacional que deve durar mais de 40 anos…
É possível que no futuro alguma fragata da classe Niterói vá repousar no fundo do mar sendo vítima de um míssil lançado por um desses navios…Seria bom se preservassem pelo menos uma delas.
Eu gostaria que tivesse sido a Niterói a preservada que já poderia estar ao lado Bauru e do Riachuelo no Centro Cultural da Marinha. Contudo essa já foi pro vinagre. Então torcer para preservarem ao menos uma das que foram construídas no Brasil.
teve seu conves pintado de vermelho igual os navios russos?
Sim. Homenagem ao partido do nosso presidente.
=D
Isso tem a ver com o um padrão de camuflagem desenvolvido na II Guerra para submarinos. No caso das FCT, escolheram o padrão Dark Petticoat. A USN usou o padrão soft Petticoat ao menos em um submarino da classe Balao
Basicamente trata-se da tradicional pintura anti ferrugem que eventualmente será coberta por uma camada de cor cinza anti derrapante.
.
Muitos navios russos/soviéticos simplesmente não receberam uma camada de tinta adicional sobre a tinta anti ferrugem na maioria dos casos de cor vermelha barateando os
custos de manutenção.
Orgulho da nossa corvetinha kk
Caso venha um segundo lote , seria bom qu as próximas quatro fragatas tenham como referencia a Meko – A 300 a irmã fragata mais pesada da família com o dobro do deslocamento e armamentos.
Na primeira foto, aparentemente está desenvolvendo velocidade máxima e na segunda foto, o raio de curva demonstra ser bem pequeno, o que é muito bom, pois permite manobras mais rápidas e eficazes.