A Fragata Tamandaré (F200) foi recentemente submetida aos primeiros testes de mar, na costa de Santa Catarina. A embarcação saiu da TKMS Estaleiro Brasil Sul no dia 12 de agosto e retornou no dia 19 de agosto. Os testes foram realizados com 130 militares e civis a bordo.

Nessa fase inicial de avaliações técnicas, o objetivo foi comprovar o desempenho do navio em mar aberto, incluindo os quadros elétricos e os sistemas de alarme e segurança, bem como avaliar os parâmetros previstos em projeto, possibilitando ajustes em equipamentos e sistemas, correções de falhas e medição dos resultados.

A primeira etapa das provas de mar foi concluída com sucesso um dia antes do previsto, com a validação do desempenho e integração dos sistemas de propulsão e geração de energia, do sistema de leme, dos estabilizadores e dos sistemas de navegação, entre outros.

Além disso, foi testada a operação do navio em condições normais de operação, incluindo serviços de cozinha, esgoto, alimentação elétrica e ar condicionado. As principais avaliações de velocidade, manobrabilidade e vibração confirmaram a conformidade com os requisitos contratuais.

Lançada em agosto de 2024, a F200 é a primeira embarcação do Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT). Ao término do período de testes, o navio retornará ao cronograma de capacitação da tripulação, composta por 112 militares.■

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Estratégica da Marinha


Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João

Eita, parece uma corvetinha!

Adriano RA

De lado ela parece maior, com o número 080 bem grande. Kkkkkk

Samuel Asafe

Ela é gordinha

Rodrigo Maçolla

embora seja gosto, As Gordinha Gostosa são as melhores 🙂

Marcelo Andrade

Modo Viralatas ligado!

Carlos

Sempre tem, não adianta. Mesmo que comprássemos os Destróyers mais avançados dos E.U.A, ainda teriam alguns para desmerecer apenas por nós estarmos comprando.

É até estranho alguns se espantarem, tendo em vista que tem sujeitos aqui nesse país que torcem a favor de potências nos prejudicando e até pedindo para nos invadirem.

joao

esse joão aí é do contra…..

BR tá bem com essas. Há conversações de mais 2 a 4 dessas Mod 100, além das 4 já pedidas. Depois, devem partir pra Mod 200, com 4.

Gabriel BR

Eu quero partir para a Meko 300 , dando capacidade para MB de operar misseis pesados e supersônicos como o Bramos. Meko 200 acresce muito pouco em termos de capacidade comparada a Tamandaré.

Felipe

Acredito na aquisição de mais 2 Tamandaré com base na autorização legal para mais 25% de gasto no contrato. Mais que isso teria de passar pelo congresso. Creio que um segundo lote de Tamandaré ou ate um navio maior ficará para a próxima administração 2027-2030.

Camargoer.

Olá Felipe. Esta questão orçamentária é meio esquisita. No caso das FCT, a Emgepron tem R$ 9 bilhões, uma parte aplicada, para pagar o projeto, Estes pagamentos são feitos em função do avanço do programa. Se fosse um projeto da administração direta, haveria esta questão dos 25%. Acho que a Emgepron não tem esta limitação. mas o congresso teria que aprovar uma nova capitalização da empresa para ela ter recursos. Se o contrato fosse direto entre MB e o estaleiro, como aconteceu com o KC390 da FAB ou mesmo o F39, então se aplica a regra dos 25% de aditivo… Read more »

Felipe

6 Tamandaré + 4 “Meko 200 BR”, total de 10 escoltas, é viável.

elias

“É até estranho alguns se espantarem, tendo em vista que tem sujeitos aqui nesse país que torcem a favor de potências nos prejudicando e até pedindo para nos invadirem.”
Pô! mas estamos num regime de exceção, não se pode fazer oposição , o rombo do inss bloquearam reportagens pela midia pelega , o companheiro fazendo com o governo de gato e sapato e tem gente que apoia.

sub urbano

Se fosse regime de exceção msm, buscavam vc aí na sua casa só por causa desse comentário.

Camargoer.

Há um exagerao retórico em alguns casos e má-fé em muitos outros. Há uma enorme diferença entre “presos políticos” e “políticos presos”.

Por anos, criticou-se no Brasil o fato de políticos jamais serem processados ou presos.

bem, que seja.

a situação inusitada é o presidente dos EUA intereferir diretamente no andamento de um processo na justilça brasileira.. isso já entreou para os exemplos de politica imperialista nas aulas de sociologia nas faculdades…

José

INclusive a The Economist, uma revista que é o bastião da economia liberal elogia o Brasil como fato de um aspirante a ditador, um golpista, estar sendo processado por um dos diversos crimes cometidos. Brasil está sendo um exemplo de Democracia segundo eles. Logo logo vai ter gente chamando a revista de comunista!

Camargoer.

Pois é.. eu vi a chamada mas ainda não deu tempo de sentar e ler o artigo. Acho que é a segunda capa da revista neste tema

comment image

Last edited 18 dias atrás by Camargoer.
adriano Madureira

Eita ! Até os ingleses já sabem que a Micheque bota chifre no Bovino-Mor…

Felipe

Temos um gangster corrupto de presidente , que só foi eleito com ajuda do TSE e solto pelos amigos do STF, o golpe foi esse. O outro não existe crime de pensamento, e se uma turba quebrar prédio público no meu nome eu devo ir preso? Não tem uma prova de ordem ou ligação direta de Bolso com o 8 de janeiro. O cara tava nos EUA na época e deixado o poder, tinha nada a ganhar com isso, chega a ser ridículo.

José

regime de exceção…meu Deus a que ponto chegamos com a ignorância do gado…

Camargoer.

A democracia é necessariamente um regime instável porque é baseada na ampla discussão de ideias e na busca por acordos de compromisso, os quais geralmenet atendem apenas parcialmente os grupos. Um dos aspectos mais curiosos da democracia em sua ideia que cada pessoa é um voto e que todos são iguais perante a lei deveria privilegiar a classe proletária da sociedade, isso a partir do momento no qual a maioria adquire consciencia de classe. Isso é um processo que leva tempo. quando este processo de consciencia de classe se torna predominante, isso passa a questionar os privilégios (principalmente em torno… Read more »

Santamariense

Pqp…ler, em pleno 2025, vindo de um pretenso “professor”, os termos “classe proletária”, “classe burguesa”, é algo que só mostra que esse país, tendo “educadores” assim, tem mais é que ser e permanecer como o lixo que é!! É de dar nojo!!! Barbaridade!!!

adriano Madureira

Acho que esses acólitos do Bovino-Mor estão usando rações pesadas…

Last edited 16 dias atrás by adriano Madureira
Felipe

O bovino mor veste vermelho e é pinguço

José Gregório

É uma corveta, no máximo uma sub-fragata.

Deadeye

Então a classe Istif Turca com o deslocamento menor do que a Tamandaré também é uma converta??

Luiz Ferreira

Fruto da maravilhosa engenharia minimalista. Contemplem essa coisinha compacta, tão fofa e manejável.

Gerson Carvalho

Realmente, ou ela é uma corveta bem armada ou uma fragata pequena sub armada

Wilson

É uma corveta vitaminada.

Nunes-Neto

Foi o melhor que deu com o dinheiro que tinha, para aquela concorrência ,lembrando que poderia ter sido a “Damen Sigma”,bem menor….

Gabriel BR

A Gowind 3000 era top também.

Camargoer.

Resgantando as propostas.
Consórcio Águas Azuis: Baseado na classe MEKO A-100, Consórcio Damen-Saab Tamandaré: Fragata Sigma 10514Consórcio FLV: O modelo específico não foi amplamente divulgado, mas a proposta era liderada pela empresa italiana Fincantieri.
Consórcio Villegagnon: O modelo específico não foi amplamente divulgado, mas a proposta era liderada pela empresa francesa Naval Group.
Para entender as FCT é preciso resgatar o histórido do edital

Gabriel BR

O consórcio Villegagnon era uma Gowind de 3150 toneladas de deslocamento. e ficaria linda deste modelo : https://www.youtube.com/watch?v=xI3bGoD594U

Camargoer.

Pois é. a Gowind é projeto de corveta, deslocando entre 1,0 ~ 3.1 mil ton. Eu não lembro qual versão foi proposta, mas suponho que foi algo em torno de 2,5 ton como era o projeto da corveta Tamandará proposto pela Emgepron. Os alemões ganharam porque perceberam que a MB demandava fragatas leves ao invés de corvetas.

Gabriel BR

A nossa seria a Gowind 3000 , uma gowind aumentada de 3150 toneladas de deslocamento. Eu li a proposta do naval group.

Santamariense

Os alemÕes???

Wilson Look

Os italianos estavam usando o projeto do CPN, os únicos da fase final que usaram o projeto nacional.

Camargoer.

Creio que os russos também fizeram uma proposta baseana no projeto da Emgepron. Teria que checar..

Colombelli

Ta louco de bom. Cumpre missão e precisa mais.
Navios grandes e superarmados é pra quem vai atuar longe de sua costa.
Não adianta ter e não poder operar ou operar sub aproveitadas como as Duke chilenas.

MMerlin

Sem dúvida.
São fragatas rápidas que atendem ao propósito da MB.
Poder ser mais bem armadas?
Talvez.
O triste é ver o pessoal caracterizando a embarcação com base no porte e não na função, diminuindo um dos equipamentos mais modernos já construídos pelas FA.

Rafael

Está perto de iniciar uma vida operacional que deve durar mais de 40 anos…
É possível que no futuro alguma fragata da classe Niterói vá repousar no fundo do mar sendo vítima de um míssil lançado por um desses navios…Seria bom se preservassem pelo menos uma delas.

Fernando Vieira

Eu gostaria que tivesse sido a Niterói a preservada que já poderia estar ao lado Bauru e do Riachuelo no Centro Cultural da Marinha. Contudo essa já foi pro vinagre. Então torcer para preservarem ao menos uma das que foram construídas no Brasil.

J. VICTOR BUENO

teve seu conves pintado de vermelho igual os navios russos?

Jagder

Sim. Homenagem ao partido do nosso presidente.
=D

Santamariense

Meu presidente, não é…

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Nem meu kkkkkkk

Wagner Figueiredo

Meu não!!!!

Camargoer.

Isso tem a ver com o um padrão de camuflagem desenvolvido na II Guerra para submarinos. No caso das FCT, escolheram o padrão Dark Petticoat. A USN usou o padrão soft Petticoat ao menos em um submarino da classe Balao

Esteves

A pintura vermelha no deck da F200 não é “Petticoat”, mas sim tinta antiderrapante vermelha (industrial/militar). É padrão técnico, não nome romântico. Isso não tem relação com “Dark Petticoat” ou “Soft Petticoat”. Esses termos não existem como nomenclatura naval oficial. Pintura Vermelha (Deck Antiderrapante) Muitos navios de guerra usam revestimento vermelho-escuro, marrom-avermelhado ou até verde no deck, principalmente nas áreas de circulação da tripulação. A cor vem de uma tinta antiderrapante epóxi, que contém abrasivos para evitar escorregões. O tom varia de acordo com o fornecedor, mas o vermelho-óxido (parecido com primer) é muito usado porque: disfarça bem ferrugem; aguenta… Read more »

Camargoer.

Esteves… É um piada sobre um filme do Tony Curtis e Cary Grant de um submarino que recebe uma pintura rosa….

É um clássico… Muito engraçado.

A abertura com um peixe mal humorado e uma fica de olhos grandes é sensacional

Elint

Quanto à pintura, é só seguir as instruções da lata, rs

Camargoer.

è preciso agitar antes de usar

Dalton

Basicamente trata-se da tradicional pintura anti ferrugem que eventualmente será coberta por uma camada de cor cinza anti derrapante.
.
Muitos navios russos/soviéticos simplesmente não receberam uma camada de tinta adicional sobre a tinta anti ferrugem na maioria dos casos de cor vermelha barateando os
custos de manutenção.

Camargoer.

Olá Dalton.. a minha versão da camuflagem pitticist é mais interessante.. poder ser chamada padrão anáguas a bordo

Esteves

Você está certo. Como sempre.

Felipe

Ela ainda não está completa, faltam os canhões anti-áereos e alguns detalhes provavelmente receberá ou preto ou cinza quando for comissionada na marinha.

juarez

Orgulho da nossa corvetinha kk

Alessandro Machado

Caso venha um segundo lote , seria bom qu as próximas quatro fragatas tenham como referencia a Meko – A 300 a irmã fragata mais pesada da família com o dobro do deslocamento e armamentos.

Santamariense

Na primeira foto, aparentemente está desenvolvendo velocidade máxima e na segunda foto, o raio de curva demonstra ser bem pequeno, o que é muito bom, pois permite manobras mais rápidas e eficazes.

Esteves

Se ficarmos com as 4…somente, vai precisar manobrar com rapidez.

Santamariense

Verdade.

Felipe

Como já diria Jack o Estripador vamos por partes. 1 As Tamandaré não são corvetas, por mais que essas nomenclaturas sejam voláteis e mudem de marinha para marinha (como a Argentina que possui contratorpedeiros com deslocamento menor que a Tamandaré) a média é de 1 a 2 mil tons para corvetas e 3 a 5 mil tons para fragatas. 2. A numeração de casco não é algo preciso e constante em lugar nenhum do mundo, a exemplos os destroyers classe Arleigh Burke que tem 78 construídos, mas sua numeração não começa no 1 e sim em 51 e vai até… Read more »

Nunes-Neto

Gostaria muito de Fragatas de 6000t, mas pelo atual momento da MB é melhor ter fragatas leves em quantidade , para marcar presença, só pensaria em algo maior depois que tivéssemos pelo menos 8 Tamandarés.O mínimo aceitável de meios de superfície para a MB ( 8 Tamandares + CV Barroso, 6 a 8 navios patrulhas de 1500-2000t, 24 NaPa 500t), sendo realista e econômico… mais se chegar a 6 Tamandarés, 6 patrulhas Oceânicos de 1500-2000t, 12 NaPa 500 já digo “Aleluia.”

adriano Madureira

Qual o motivo dessa pinyura preta no meio da Tamandaré? É algum tipo de artifício,uma camuflagem?

Azrael

E para os inimigos saber aonde atirar,ficar mais fácil para acerta o alvo kkk

Wilson Look

É aonde fica as saidas dos gases dos motores diesel, o local ficaria preto de qualquer jeito, o que demandaria repinturas mais constantes.

Costa

Acredito que a embarcação (propulsão, governo, praça de máquinas, HVAC, utilidades, etc) está operacional, mas quando entram os sistemas de armas em avaliação? O COC está instalado? Vejo que o canhão está, mas e os demais sistemas de armas? O site saberia dizer a situação?

Santamariense

Eu acredito que serão as últimas coisas a serem instaladas e testadas, logo antes da entrega oficial para a MB.

Dalton

Não respondo pelo “site” nem tenho pretensão de saber mais Costa, mas, minha compreensão até baseado no que sei que ocorre na US Navy é que falta ainda muita coisa a ser feita, algumas, serão após a entrega pelo fabricante e outras mesmo após a
incorporação ao longo do próximo ano.

BraZil

Finalmente. Imagens reais. Que bom. Não sei quantas imagens digitais eu salvei dessa belonave antes de vê-la assim, navegando e quase pronta. Vivaaaa. Faltam mais 11 (sonho)

David

E a Operação Imeri?

“parabéns” FFAA!!!

MMerlin

Li sobre isso hoje.
Me recurso a acreditar que, mesmo que tendo certo apreço pela Venezuela, o atual presidente do Brasil banque uma operação para “resgatar” o presidente venezuelano.
Não acho impossível levando em consideração apenas a pessoa.
Mas em se tratando do cargo, é preciso levar em consideração as consequências para o Brasil de tal ato.
Seria tudo o que o presidente americano iria querer. Mais um pretexto.

Last edited 18 dias atrás by MMerlin
adriano Madureira

Tem que ser muito estúpido para achar que tal coisa é verdade MMerlin…

Nem Lula seria tão idiota de fazer isso,Caso o Maduro fique podre,é mais crível vocês verem uma aeronave dessas pousando em Caracas…

comment image

Last edited 16 dias atrás by adriano Madureira
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Ficou bonita com o convés dessa cor…, acho que ajuda bastante o piloto de helicóptero pousar num dia nublado com muita chuva…

Que consigam comprar pelo menos umas 06 para repôr as Niterói e umas 2 das grandes…, Meko A200 EN como as do Egito…, para ficar 1 pesada no norte x nordeste e 1 pesada aqui no sudeste x sul

Abraço a todos 🇧🇷

Fiquem com DEUS…

Brito
Last edited 19 dias atrás by Brito
Alexcg

Parabéns a MB lindo navio que venha mais 4
Para um país pacífico e para a defesa da nossa costa tá um ótimo navio o que precisa é de quantidade agora.

Brito

Não se pode ser pacífico sem ser forte, +4 é pouco, mas já é um bom começo..

Calvario

Eu acredito que serão ao menos 12 fragatas Tamandaré, devido a numeração 200, de três algarismos.

Santamariense

Não entendi. Se fossem 2 algarismos não poderiam ser 12? Digamos que fosse 20, ao invés de 200…não poderia ir do 20 até o 31?

Paulo

Nos fóruns de defesa se ventila que a incorporação ano que vem do NDM Pernambuco ( ex -Bulwark ) vai iniciar um processo extremamente importante de reorganização da esquadra da MB. Vai se formalizar 2 FT permanentes: uma capitaneada pelo NAM Atlântico, e outra capitaneada pelo NDM Pernambuco. Elas ficarão sediadas em bases diferentes. A razão disso são os poderosos e avançados radares de ambas as embarcações. No caso da FT do NAM Atlântico o navio doca será o NDCC Almirante Saboia. No caso da FT do NDM Pernambuco,NDM Bahia em razão de seu amplo hangar ,capaz de abrigar 2… Read more »

Franz A. Neeracher

Prezado, não acredite em 90% do que os “especialistas” escrevem ou falam…..é muito lixo!

O caso é que depois as pessoas se esquecem do que esses “profetas” falam; somente por aquí ví vários escreverem coisas do tipo:

“Agora que a Rússia invadiu a Ucrânia, em breve a China vai atacar Taiwan.”
“Escutei de fontes seguras que a Venezuela em no máximo dois meses vai invadir a Guiana.”

E mais uma série de pérolas que aparecem diariamente!

Camargoer.

Olá Franz… a eminente (eu ia deixar o “eminente” como provocação, mas o tipógrafo seria incapaz de entendern a brincadeira, então é melhor alertas. SIC) guerra entre a Venezuela e Guiana com tropas cortando o território brasileiro foi um show de horrores..
Foi outro assunto que eu expliquei e argumentei … e levai pancada… e aconteceu como eu disse que provavelente aconteceria..

bem, quanto a parcela preguiçosa e preconceituosa começar a debater com alguma seriedade, porque eles sabem fazer isso, vai ficar mais interessante.

Last edited 19 dias atrás by Camargoer.
Joao

Q viagem…..

Paulo

Não é viagem. É que a realidade da geopolítica regional e mundial está em franca mudança, e as FAs precisam dar conta disso. Veja que nunca assistimos a aceleração de obtenção de novos meios da esquadra como agora. 3 fragatas sendo construidas ao mesmo tempo. 2 novos Subs sendo entregues à esquadra com alguns meses de intervalo e o quarto sub, pronto para entrar em testes. Concomitante se constroem 2 Npas simultaneamente e outros já programados. Ao mesmo tempo o processo de construção do Subnuc andando. Além disso outros meios são obtidos no exterior. O sentido de urgência chegou as… Read more »

Santamariense

“…a aceleração de obtenção de novos meios da esquadra como agora. 3 fragatas sendo construidas ao mesmo tempo. 2 novos Subs sendo entregues à esquadra com alguns meses de intervalo e o quarto sub, pronto para entrar em testes…” Aceleração?? As 3 fragatas estão sendo construídas com dinheiro da capitalização da Emgepron iniciada no governo Temer e e encerrada no governo Bolsonaro….mais de 4 anos atrás! Só estão cumprindo o cronograma, enquanto tem dinheiro disponível. Submarinos? O cronograma inicial do Prosub eu nem lembro mais, mas o cronograma de 2019 previa a entrega do 4⁰ e último submarino em 2022!!… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Santamariense
Elint

Isso…
E na semana que vem teremos nossos 2 porta-aviões junto com a nossa segunda esquadra…

Paulo

Eu não disse isto. Eu disse que a ideia da MB é criar condições para no futuro, ter 2 frotas em locais estratégicos da Amazonia azul. Vai levar muitos anos pra se concretizar, mas os primeiros passos tem de ser dados. A MB e o MD sabem que a geopolítica mundial está mudando rapidamente. As antigas alianças de defesa estão se desfazendo rapidamente, e os interesses estratégicos do Br cada vez mais se aproximam da margem oriental do Amazonas. Algo tem de ser feito para dar conta disso, e será feito.

MBr

Bom dia. Faz toda lógica sua argumentação. Porque? O pico do Pré – Sal ainda é algo indeterminado. E a nova fronteira petrolífera do Brasil que está começando, é a Margem Equatorial. Assim faz todo o sentido colocar duas unidades operacionais da Marinha nestas regiões.

Fernando XO

Prezado Paulo, os Grupos Tarefa são formados a partir da natureza da missão a cumprir e da disponibilidade de meios, ficando o planejamento e cumprimento da missão a cargo das Divisões da Esquadra… quando não estiverem assim compostos, cada meio naval é subordinado a um Esquadrão tipo.
Essa organização que você descreveu não se sustenta pela falta de flexibilidade na sua composição e, principalmente, por ser inviável manter e operar os meios navais que foram citados, a partir de Val de Cães.
Cordial abraço.

Santamariense

E tu acreditou nessa História da Carochinha?? Meu caro, tu és adulto, suponho. E frequenta a Trilogia há um bom tempo, também. Então, onde, em que universo paralelo, isso que você leu ou ouviu, e replicou aqui, poderia se tornar realidade?? O atual comandante da MB disse, em 2023, que a MB irá desativar 40% (e já está fazendo) de sua frota até 2028!! E tu acredita nessa bobagens, nesse lixo que se lê em 90% de canais de YouTube e sites de internet?? Mais apego à realidade, meu caro!!!

Wilson

As notícias são que os testes vão bem, mas deve-se levar em conta que Santa Catarina esta com temperaturas baixas nesse inverno (lembrando que a temperatura interfere desde os eletrônicos até o desempenho dos propulsores). Certamente ainda deverão ser feitos testes em climas mais quentes (quem sabe Natal no auge do verão).

Camargoer.

Nisso você tem razão… a eficiência dos motores é mair em baixas temperaturas.

Paulo Costa

Bem apertada a curva da belonave,um eixo de helice gira mais rapido que outro,ou não ?

Fernando XO

Prezado Paulo, é possível colocar demandas diferentes em cada eixo, combinando este efeito de máquinas com o ângulo de leme… mas não acho que dê pra cravar se foi essa a manobra executada apenas com a imagem… o certo é que diversas variações de ângulo de leme e demanda da propulsão fazem parte dos testes no mar… isso vai gerar diagramas de curvas de giro, diâmetro tático e abatimento… cordial abraço.

Paulo Costa

Obrigado Fernando

mattos

A quantidade é ridícula.

Guatavo

Excelente Fragata com tecnologia de ponta e muito bem armada para os padrões do hemisfério sul. Espero que não fique só nas 4 fragatas. O mínimo necessário seriam 8 fragatas e o ideal 12 fragatas. Daí, somadas a 8 submarinos convencionais, 4 submarinos nucleares, 12 corvetas, estaríamos prontos pra representar mundialmente o poder e a grandiosidade só Brasil