Marinha do Brasil firma contratos bilionários com o Naval Group para avanço do submarino nuclear ‘Álvaro Alberto’

Arte em corte simplificado do SNCA Álvaro Alberto
Brasília, 28 de agosto de 2025 – O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (28) dois contratos bilionários celebrados entre a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) e o grupo francês Naval Group, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).
O Contrato nº 21/2025, avaliado em 246,3 milhões de euros, tem como objeto a prestação de serviços especiais de engenharia, aquisição e construção para a montagem eletromecânica do Prédio Auxiliar Controlado (PAC) do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE). O contrato terá vigência de 72 meses a partir de 4 de junho de 2025, data da assinatura.
Já o Contrato nº 20/2025, no valor de 282,1 milhões de euros, prevê serviços especializados de consultoria técnica para os Sistemas Adicionais do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA), batizado de Álvaro Alberto. Esse acordo terá duração de 54 meses, também a partir de junho. Ambos foram firmados por dispensa de licitação. O total aproximado dos dois contratos é de R$ 3,171 bilhões.
Importância estratégica

O LABGENE, localizado em Aramar (SP), é um dos pilares do programa nuclear da Marinha e serve como protótipo em terra do reator que equipará o submarino nuclear brasileiro. Ele permitirá validar, em ambiente controlado, a operação do reator, sistemas de segurança e de geração de energia antes de sua instalação no SNCA Álvaro Alberto.
O submarino nuclear Álvaro Alberto, por sua vez, é considerado o projeto mais ambicioso da história naval brasileira. Diferentemente dos quatro submarinos convencionais da classe Riachuelo já entregues ou em construção, o Álvaro Alberto será o primeiro da América Latina a contar com propulsão nuclear, garantindo maior autonomia, velocidade sustentada e capacidade de permanência no mar.

Cooperação com a França
O Naval Group, parceiro estratégico do Brasil desde o início do Prosub em 2008, já foi responsável pela transferência de tecnologia e pelo apoio à construção dos submarinos convencionais no estaleiro de Itaguaí (RJ). Agora, amplia sua participação na fase nuclear, considerada a mais complexa do programa.
Projeção internacional

Com o avanço do Prosub, o Brasil se aproxima do seleto grupo de países que dominam a tecnologia de propulsão nuclear naval – atualmente restrito a Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Índia. O Álvaro Alberto representará não apenas um salto tecnológico, mas também um reforço geopolítico, ampliando a capacidade de dissuasão estratégica no Atlântico Sul e a proteção das riquezas do pré-sal e da Amazônia Azul.■
Tem q meter bronca e botar esse projeto pra andar. Se ficar pronto será a única arma com real valor estratégico do Brasil.
Tem q aproveitar q um certo grupo político encontra-se tornozelado. Se eles voltarem ao poder esse projeto atrasa mais 50 anos. Os favores dos EUA precisam ser pagos de alguma forma.
Exato. Vide O caso da Ucrânia. Sub nucs só respeitam nucks e sub nucs. Como não temos nucks, precisamos dos sub nucs.
Sub nock, sem nuck?
Sim. Sao coisas diferentes. Um submarino com propulsão nuclear serve principalmente de arma de negação fo mãe e dissisdao.
Um submarino equipado com.midseies bdkistucos e armas nucleares é outro cenário estratégico.
sub cuck
😂🤪🤣
Me deu uma grande ideia!
Vou lançar novas bolachas (SP) ou biscoitos (RJ) chamadas SubCucks
Acho que se parece mais com aqueles suplementes de comida de gato., tipo “Whyscas”
Subnuc “convencionalmente armado” contra nucs e subnucs nuclearmente armados?
Exato. Tem coisas que só o ParTido faz por você…
Me parece que o projeto sempre foi esse desde o início: submarino de propulsão nuclear e armamento convencional.
Projeto da Marinha, sem interferência de qualquer partido.
Até porque 1) nos comprometemos a não fázer armas ,nucleares, e 2) quanto tempo mais levaria projetar e começar a fabricar uma cabeça (ogiva) nuclear e seu míssil balístico lançado do fundo do mar?
Mas as armas nucleares de um submarino são usadas contra navios ou outros submarinos ou contra alvos em terra?
Sempre pensei que o objetivo de armas nucleares num sub era para alvos em terra…
Eu sei disso. Mas, leia o comentário inicial que provocou minha resposta. Quem tem subnucs com nucs bota teu nuc e sua base pra queimar, antes de qualquer enfrentamento. Para enfrentar um submarino nuclear, num embate sub x sub, um diesel-elétrico moderno já dá um caldo.
Tu viu os prazos dos contratos? 72 meses! 6 anos!! Para construção de um prédio auxiliar do Labgene! E tu ainda quer meter política no meio? Ora, por favor… Não sei que mosto contaminado preenche teu crânio …
kkkk nao adianta chorar. Seu presidente tornozelado atrasou o projeto em 10 anos. Sorte q o povo acordou a tempo.
cara eu não sou bolsonarista não, mas vocês petistas esquecem que houve uma pandemia nesse meio tempo né? o duro foi a Dilma que não enfrentou desafio algum e entregou menos ainda…
Sempre a mesma historinha da pandemia. Conversa fiada.
Diz aí então gênio do dinheiro infinito, como que se resolveria isso, sendo que os Governadores e o STF queriam fechar o país, no fica em casa e a economia a gente vê depois, da onde ia sair dinheiro para bancar subnuc, pagar vacina, dar auxílio, subsidiar lay-off e depois fazer economia voltar a crescer como foi feito.
Se fosse o ladrão na época da pandemia, o Brasil ja teria afundado de vez. Deus teve misericórdia. Mas o povo tem o governo que merece, nós merecemos o ladrão mesmo. Vamos continuar eternamente no 5o mundo. Não que o Bolsonaro seja a 8a maravilha da Terra, longe disso, é cheio de defeitos e falou muita besteira, mas um governo de direita, que pense em melhorar o mercado, atrair investimentos, não incentiva a divisão entre os empresários e os funcionários, que não defende bandidos, que selecionou pessoas para os ministérios e para as estatais com intenção de melhorar e não… Read more »
mais de 700 mil mortes. E pior que não fecharam a economia, fizeram uma quarentena do jeitinho brasileiro e não o correto que era fechar tudo mesmo. E sim, a economia a gente vê depois, pois morreram mais de 700 mil na conta do ladrãozinho de joias que não quis comprar vacinas. Deu no que deu.
Meu amigo, pode se assumir como bolsonarista. Isso não é crime e nem ele é criminoso. Ainda somos uma democracia e você pode apoiar quem quiser. Essa gente é fanática e não se conforma até hoje de ter perdido a eleição pra ele em 2018. Tentaram até mata-lo. Episódio convenientemente esquecido por todos que o perseguem hoje. O homem é tão forte e causa tanto medo nessa gente que mesmo preso, subjugado, humilhado, psicologicamente pressionado ao lado da esposa e da filhinha ainda assim falam e batem nele 24 hrs por dia. Como você mesmo lembrou ele enfrentou literalmente um… Read more »
Que pandemia? aquela negligenciada pelo presidente da época?.
Os quatro anos da gestão passada somente serviu para uma coisa para as forças armadas: Aumentar o gasto com pessoal.
Olá JR. Sem entrar na discussão ideológica… mas fico imaginando que um político como Roosevel, Churchil, Nixon, Vargas… entre alguns outros poucos… teriam feito em um contexto de uma pandemia mundial como a de Covid. Ainda que fosse por senso de oportunismo político ou qualquer razão mais mais mesquinha, teria se colocado como um lider humanista e acolhedor… teria articulado a produção de vacinas pelo mundo mundo para que os excendentes fosse distribuidos aos países periféricos… em termos técnicos, teria apoiado a OMS e apoiado uma proposta de vacinação prioritaria baseada em cordão sanistário (primeiro nas regiões com contágio identificado… Read more »
Era a chance de qlqr filho de Deus sair como herói. O sujeito saiu como uma anta kkk
Pra vc ver o nível do brasileiro em eleger um cara desses kkkk dps ficar tristinho e ainda rezar pra pneu rs
Olá Sub.
Pois é. Veja que nem o ex-presidente nem Trump compreenderam a oportunidade política que tiveram em suas mãos.
Comentei na época aqui na trilogia que a inépcia política de Bolsonaro e Trump eram surpreendes até para quem dúvida da habilidade de cada um deles
Discordo. O desgoverno do inelegível corrupto foi o pior governo, disparado, da nossa história. Em que governo foi assinado a compra do caças suecos? E em qual governo foi assinado o contrato dos subs? Ah…só pra constar aqui para aqueles que acham que a Dilma entregou menos que o ladrãozinho de joias
Criticar um criminoso defendendo outro criminoso não é argumento de nada. Referente ao programa veja quanto bilhões já foram torrados para 4 equipamentos convencionais, que ja foram torrados em 1 nuclear e que serão torrados ainda mais neste último, sem um prazo crÍvel, muito menos seu planejamento orçamentário. Mas se um político diz que um único subnuc é para desenvolvimento da indústria nacional, que este único vai garantir a segurança das nossas águas azuis, pessoal abaixa a cabeça e aceita sem ao menos avaliar os sinais de que o programa vai prosperar. E o maior deles colega, é a atual… Read more »
Eles esquecem que o contingenciamento das forças armadas, passou por Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula.
Esquecem quem quebou a economia e deu pra nós uma década perdida.
Uma equipe econômica que preza o levar o cidadão ao consumo (até aí nao está errado) mas via endividamento (o que é um absurdo) tem visão de curto prazo, o que deveria ser o oposto.
E quando a conta começou a chegar, resolveram aumentar a aposta.
Deu no que deu, com uso daqueles tipos de manobras e soluções que tanto nosso pais esta acostumado.
É preciso fomentar o mercado, mas de modo sustentável.
Que país se desenvolveu sem gastar dinheiro? Qual a taxa de dívida frente ao PIB de EUA Japão entre outros?
Nenhum.
Mas você não esta levando em consideração que nossa área pública tem problemas sérios em saber onde aplicar os recursos.
Não foi o que você falou.
Você falou que foi “via endividamento”, o que é uma mentira. Agora você fala em gestão de recursos, o que é outra coisa completamente. Pessoal só sabe repetir lugar comum, nunca estudou economia política na vida e fica repetindo besteira que não entende.
E tu, estudou? Pelo tom do teu comentário, sim. O que me deixa curioso é que aparecem vários economistas por aqui, ditos entendidos em macroeconomia, economia estatal, blábláblá…todos com teses e chamando os outros de ignorantes em economia…só queria saber por que esses doutos economistas, do alto de sua sapiência, não resolvem os problemas econômico-financeiros do país, já que sabem tudo.
Sim, estudei. Inclusive recomendo o livro do economista Ha Joon Chang “chutando a escada” que mostra e explica BEM as balelas de lugar comum que gente ignorante como você repetem. Um outro bom é tecnofeudalismo, do Yaroufakis. Não me meça pela sua régua de ignorância. O comentário que eu respondi estava errado, e continua sendo.
De novo, dislike, mas argumento que é bom nada KKKKK vão lá rezar pra pneu
Blábláblá…vai pra Brasília salvar a economia, vai! Vai lá e assume o cargo de ministro da fazenda, resolve os problemas econômicos do Brasil e põe teu nome na história!! Pra, vê se te enxerga!! Vez ou outra aparecem uns néscios como tu, posando de entendidos, se colocando em um pedestal que só vocês enxergam. Tu és igualzinho a outros tantos que por aqui passam, vomitam um amontoado de tecnicidades e teorias e depois somem. Reduza-se à sua insignificância.
Via endividamento da população/familias. Já o PT no final de seu governo, entregou 2 anos de recessão, nunca vi nenhum país crescendo com recessão!!! A maior recessão dos últimos 100 anos, maior que a de 2020, que foi no mundo todo.
Uma coisa é o governo gastar em locais/sistemas que vai beneficiar o mercado crescer por si só (por exemplo, infraestrutura), outra coisa é incentivar o cidadão médio a fazer dívidas para movimentar a economia. Essa conta vai chegar ainda nesta década.
Não faz sentido nenhum isso. Não tem estímulo a dívida nenhum. Não sei da onde vocês tiram confiança pra falar besteira assim.
Olá Pedro. Você tem razão.. a base do capitalismo é a dívida. Há uma diferença entre divida para investimento e uma divída para consumo e mesmo a dívida para consumo é parte do capitalismo Perceba que uma padaria compra um forno financiado e as parcelas da dívida são pagas por meio das vendas dos pães produzidos pelo forno Uma famĺia pode adiantar o consumo comprando uma geladeira financiada. Há um ganho de qualidade de vida que justitica adiatar o gasto e pagar os juros do financiamento Uma família pode adiantar os gastos de uma viagem nas férias das crianças para… Read more »
Padaria não emite a própria moeda. Esse é o tipo de fala lugar comum que vem sempre de gente que não sabe o básico de economia política. As contas da dona Maria e as contas de uma nação tem nada a ver uma com a outra. O Brasil tá com dívida pública em 77% do PIB(podia ser melhor não fosse a política de juros CRIMINOSA do banco central que impede investimento e favorece rentismo)Muitos dos países da OCDE estão com dívida acima de 100% do PIB. Vocês não fazem ideia do que tão falando, ao invés de apoiar uma política… Read more »
Qual foi a década ganha?
Tem uma galera que tem politico de estimação que acha que a vida é um joguinho de super trunfo kkkk…. qual foi a década que algum político fez mais do que o mínimo pelo Brasil?
Perfeito!
Exato. No quesito contingenciamento do orçamento da Defesa, todos os governos, sem exceção, fizeram isso. Nesse ponto, ninguém pode falar de ninguém.
Mas só um deles com os projetos estratégicos. Seu presidente tornozelado kkkk Dentre as peripécias do Capitão Covid estão essas: – Atrasou o programa subnuc em 10 anos. – Privatizou a base de alcantara para os americanos com uma cláusula mto engraçada: foguetes com origem de países adversários dos USA nao poderiam ser lançados da base (ta no contrato, se duvida é só ler) – Aposentou os únicos helis de ataque brasileiros, eles tinham menos de 10 anos de uso. Motivo: os americanos pediram, antes da viagem do Bonoro a Russia. – Matou 600.000 pessoas de covid devido a atrasos… Read more »
“Vc nao tem vergonha de ter votado em um cara desses? kkk”
Isso deveria ser escrito, ou melhor, marcado a fogo, na testa de cada um que votou nesse amontoado de lixo descondenado que atualmente ocupa o planalto! Tu escrever isso é a maior demonstração de hipocrisia que eu já vi na vida!!! Só reforça o que eu escrevi antes, de que teu crânio é preenchido com um mosto contaminado e infecto! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O primeiro país a iniciar a vacinação foi em Dezembro e era um país PRODUTOR de vacina. No mês de dezembro SOMENTE 10 países iniciaram a vacinação. Alemanha e França começaram dia 27 de dezembro. O Brasil começou em JANEIRO, junto com um grupo de cerca de 60 paises. Outros 120 países começaram em fevereiro ou depois. A vacinação do Brasil foi uma das melhores do mundo, inclusive o percentual de pessoas vacinadas foi superior até mesmo que os EUA. Sem falar que teve muitas mortes de outras causas e hospitais colocavam tudo na conta da covid para inflar os… Read more »
Só esqueceu de citar, que a vacinação aqui começou em Dezembro por causa do Estado de São Paulo, e não por causa da União que começou a receber a vacina da Astra Zeneca apenas no fim de Janeiro.
“Junto com 60 países…”
O Brasil é o 5 maior país do mundo, rapaz, 8º economia, 7ª população. Para de defender esse inútil! kkk
Vc ta idolatrando um cara q nao sabe nem ler direito kkk
“Vc ta idolatrando um cara q nao sabe nem ler direito kkk”
Isso, vindo de um eleitor e defensor do molusco, é outra daquelas hipocrisias para entrar para a história. Continua que tá engraçado…kkkkkkkkkkkkkk
Eles são completamente analfabetos. Tu cita fatos eles respondem com ironia e xingamentos, não existe argumento nenhum
Tu defende um descondenado. Não pode falar absolutamente nada, nem uma vírgula, sobre quem quer que seja. Apareceu hoje, surgido sei lá de onde, mas com o discurso padrão dos defensores do atual ocupante do planalto. E não há maneira de argumentar com um sujeito com a tua .postura. Nao porque não se tenha argumentos, mas sim porque não mereces e não vale a pena. Simples assim.
Décima economia hoje graças ao.mula
Foca no soldo
Parabéns, primeiro comentário sensato que li neste tópico, concordo contigo
Quem esta chorando e rangendo dentes são os da turma beto carreiro. Esta semana vem mais.
E em 01 de janeiro de 27 voce saudara o presidente Tarcisio apoiado por JB
Aí q não sai mesmo. Faria Lima e PCC têm outras prioridades.
o mais provável, é que seja isso, caiado vai apoiar ele, ratinho e zema, sanções não deram um boost no Nine
Preferia o Ratinho Jr no lugar do Tarcísio, tem feito um ótimo governo aqui no Paraná, é um sujeito tecnocráta, no bom sentido.
Por mim não sendo de 3squerda, voto em qualquer um no segundo turno
Tu gosta do PCC pq?
Quem defende o PCC e qualquer organização criminosa é tão criminoso quanto. O mesmo vale para quem defende, sob quaisquer circunstâncias, um descondenado. Não há diferença no método.
O 02 do PCC viajou 25 vezes com o Tarcisão. PF divulgou hoje. Esse é o legado do Mito para o brasil kkk
Fonte: DCM.
Votei nele, sim. E votaria nele e em qualquer outro mentecapto que for adversário dessa excrescência que ocupa o planalto hoje.
Acordou mesmo tanto é que estamos indo pro buraco. Obrigado descondenado!
Que buraco? Use dados.
Viu? Dão dislike mas não citam dado nenhum, é gente fanática, sem capacidade de raciocínio. Massa de manobra, triste.
Deve ser algum déficit mental, não existe outra explicação.
o negócio é fazer inauguração de sino nesse tempo…
Kkkkkkkkkk
Contrato 1 – Prestação de serviços especiais de engenharia, aquisição e construção para a montagem eletromecânica do Prédio Auxiliar Controlado (PAC) do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE). Contrato 2 – Serviços especializados de consultoria técnica para os Sistemas Adicionais do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA). Sabe o que isso significa? Que são R$3,171 bilhões gastos em SERVIÇOS, ou seja, consultorias basicamente. Não se prevê aquisição de hardware físico, apenas serviços cujo custo maior é pagamento de salários e consultorias. Otimistamente o Contrato 1 pode ser interpretado como construção de um prédio, mas mesmo assim é muito dinheiro para isso. Eu tenho… Read more »
Pois é. Não vale nem a pena querer entender essa baixaria que se tornou esse programa.
Um programa generoso como esse está destinado a ser mantido pela eternidade.
Quem vai querer que isso chegue ao fim?
“Se ficar pronto será a única arma com real valor estratégico do Brasil.”
Considerando-se que esse sub será um protótipo, e que precisariam de mais 1 ou 2 pra MB “aprender a fazer”, antes de finalmente fazer um sub-nuclear 100% operacional, eu não diria que o Alvaro Alberto será nossa principal arma estratégica…
“O Brasil corre o risco de estar obsoleto antes de ficar pronto.”
Claude Lévi-Strauss
Ja cumpriu a tabela do sidônio.
Sim, foi esse grupo tonezelado que destruiu a economia do País 2015 e criou uma década perdida, destruiu o PROSUPER, Atrasou o FX2 mais do que já atrasado, atrasou demais o PROSUB, destruiu o SISFRON e etc. ops, não foi, foi o atual grupo político na presidencia
Comentário irretocável. Se o outro ou alguém de seu grupo voltar à presidência, com certeza irão ceder aos interesses americanos, como bons cachorrinhos e jogarão anos de pesquisa no lixo.
Melhor ceder pra Cuba, Venezuela, China….
Como? Quantos golpes de estado esses países patrocinaram no Brasil? Foram esses países que sabotaram nosso programa espacial? Foram esses países que tentaram impedir a criação da Petrobrás? Que tentaram comprar a Embraer?
Comparação estapafúrdia
150 dislikes kkkkkk
A galera aqui ficou P com esse fato.
Ainda está longe das. Minhas marcas mais altas…
Quem tem… tem medo…
Da pra ver o suor frio escorrendo pelo rosto, a face pálida, as mãos tremulas, as pupilas dilatadas, a voz embargada, a boca seca, o caminhar titubeante e coração palpitante.
Exatamente. Fora o que venderam quase de graça o patrimônio do Estado. A Petrobras distribuidora valia biliões. Foi vendida por meros milhões…que Deus tenha misericórdia de nós se essa corja corrupta e golpista voltar ao poder algum dia!
Mas, a corja corrupta já voltou … e está no poder…kkkkkkkkkkkkkk
Mas tem gente que tem que apanhar com gato morto na cabeça mesmo. Desse contrato bilionário, apostos que houve uma grande mordida que a MB nunca vai ver a cor, mas todos sabem p onde vai. Os favores do Bidê que interferiu com muito dinheiro na eleição brasileira a favor do teu político bandido de estimação e sua quadrilha serão pagos como? Ou já foi pago? Acho que só em tirar um presidente e seus ministros mais corretos que os atuais do governo e trocar por uma cambada de político e corruptos já dá um grande baque no desenvolvimento do… Read more »
Uma curiosidade, a 37 anos atrás quando me formei em engenharia, já se escutava que estavam trabalhando para construção desse submarino nuclear.
Pergunta: quanto já foi investido nesse projeto nesses anos todos e qual o custo real de um submarino nuclear ?
A paixão dos devotos da seita lulopetista ao Ladrão cachaceiro é uma coisa que só Freud explica…. Kkk. O cara acaba de roubar – com a ajuda do irmão – BILHÕES dos velhinhos do INSS e mesmo assim os caras ainda idolatram o vigarista!! Kkk… Dê graças a Deus ao Bozo que, em plena pandemia – e com teto de gastos!! – ter arrumado grana para as 04 fragatinhas e para o novo navio polar que estão feitos hoje no Brasil. Sem o Biriliro, certamente teríamos de extender o uso das “poderosas” fragatas classe Niterói por mais uns 20 anos!!
quando esta corja sair do poder , vai aparecer os rombos e as falcatruas , pois hoje vivemos num regime de exceção . , lei magnistyck neles, no momento estamos dominados pelo pcc e cv
A famosa “venda casada”
Comprem a nossa tecnologia (Scorpene), que eu “ajudo” (vendo) o resto da tecnologia de desenvolvimento da propulsão nuclear.
Esses Franceses não são bobo não 👀🤔😏
Agora resta saber, se o Brasil não caiu no “conto do vigário” 🤷♂️
Nem fala, Burgos … A turma do fazuele e do Deus acima de todos vão te crucificar…
Não tem outro caminho. Se a engenharia daqui não desenvolve ou não temos técnicos suficientes o preço é pagarmos para os franceses. Algo que começou errado, se desenvolveu errado irá terminar errado.
São muitos anos e muitos bilhões investidos para não termos nada de concreto pronto.
sim, e você acha que uma empresa privada iria vir aqui a troco de nada?
Isso já está a combinado. Os alemães tinham venda solteira… Somente submarinos convencionais ou com AIP de célula combustível.
Quando li o texto pensei que algum milagre havia acontecido…contratos bilionários…mas, os bilhões são em reais…e com prazos entre 4 anos e meio e 6 anos…mais do mesmo…
Estamos parindo uma bigorna para ainda não termos uma seção pronta do SUBNUC convencionalmente armado. Quero ver o que faremos depois que a construção começar, outra Angra III?
Mais ou menos por aí, mesmo.
Se ficar pronto esse protótipo, lá por 2040, exatamente como outros comentaram, será um só! Precisamos de número, vários navios. Não consigo acreditar nesse programa, infelizmente.
Os EUA não querem o Brasil com submarino nuclear e atuam com pressão diplomática e restrições tecnológicas. Não há evidências concretas de sabotagem direta ao programa apesar das ameaças recentes. O mais plausível e até evidente é que usem meios (pressão, influência, sanções, tarifas, restrições de mercado) para atrasar e encarecer o projeto, incluindo financiamento a golpes de estado e acolhida a criminalidade política. A Câmara tem recursos mais que suficientes nas emendas parlamentares (50 bilhões ao ano) para acelerar esse programa. Até aqui Esteves assistiu o desmantelamento do IPEN. Veremos se somos feitos da mesma valentia que forjam os… Read more »
Nosso maior problema atual não é o USA, é os brasileiros negacionistas, que torce para que nosso projeto de desenvolvimento dê errado. Para não ofender os Americanos.
Não é nada disso, a questão é que a realidade bateu e não temos frota de superfície, não temos patrulha, e gastamos um mar de dinheiro para para termos somente 4 diesel elétricos. Se utilizarmos esse dinheiro para termos até 2035 uns 10 ou 12 riachuelos talvez nossa dissuação seria maior. Acho que o Carvalho comentou de ainda salvar esse programa usando o sistema AMPS, que parece uma solução intermediára mais factível para nosso país.
Malafaia “…ainda vem o seu filho com esse negócio de nacionalismo, eu sei que vc não acredita nessa merda….” Rsrsrsrsr
Hahahahahahaha, muito bom
Em um mundo cheio de olhos, onde tudo se vê, poucos são os lugares onde pode se esconder, poucos são os equipamentos belicos eficientemente e eficazes em serem furtivos, o SubNuc é um, altamente furtivos, letal tanto para mar como para terra, eu só estou vendo, a falação:
– Isso Não Vai Dar Certo.
– Isso já nasceu errado.
– Blá Blá Blá e fala mal, e fala mal….
Tô me lembrando que estes caras fizeram a mesma coisa com o KC-390, “isso não vai dá certo, vai ser um fracasso”. Rsrsrsrsr
Submarino nuclear é menos furtivo que um sub convencional, que e bem mais silencioso.
Fale isso para os russos rsrsrs
Os russos também operam submarinos de ataque diesel pra proteção da sua costa em aguas mais rasas. Construiram mais de 60 da classe Kilo.
Olha, não preciso falar, eles sabem. Quem parece não saber é tu.
Se a funcao for so proteger a sua costa, melhor ir de diesel eletrico com celulas de combustível. O Taigei japones entao é mais avançado ainda com baterias de litio.
O Sub nuclear tem capacidade de projetar poder visto a autonomia, coisa que fica mais dificil com sub convencionais.
Perfeito. E é exatamente isso que o Brasil precisa. De submarinos para defesa da costa e da proximidade dela, dentro de sua zona econômica exclusiva. Até nossa Constituição determina que não somos um país expansionista que vai sair pelos mares patrulhando e conquistando. Nossas Forças são para defesa, para proteger o território continental e seu marido adjacente. Nesse cenários, submarinos diesel-elétricos modernos são o ideal, pelo custo/benefício mais que adequado.
marido?🤦 Mar* adjacente!! Mar!!
Acho o maior problema a falta de prioridade dentro da MB com um orçamento apertado para investimento em novos meios. Nao da pra ter uma frota de Sub Nucleares com orçamento de 3o mundo. E esse programa se arrasta eternamente, começou nos anos 70. Os americanos enfiaram dinheiro no projeto Manhatan e 11 anos depois do 1o reator experimental que demonstrou fissao sustentada, o USS Nautilus foi comissionado. A MB deveria ter ido entao de cabeça nesse projeto desde o começo, isso talvez faria com que o GF ligasse prioridade maxima e teria talvez ja terminado? E aí se o… Read more »
Pelo relatorio do Pentagono sobre esse programa, a impressão dos americanos é que vai ser um elefante branco e consumir recursos da MB que poderiam ser utilizados em outros meios.
Os americanos e a OTAN tem boias sonares em todo atlantico, nao acho que o
Alvaro Alberto sozinho mudaria muito o balanço de força. A MB vai ter grana pra ima frota maior? Duvido muito…
Bacana.
Pensei que os franceses fariam “cu doce” no fornecimento voltado para energia nuclear para nós.
Sobre os prazos, não sou da área, mas acredito como envolve material nuclear, não chega surpreendente afinal segurança é tudo vide o Caso de Alcântara ou o Caso do césio-137.
O contrato deixa claro que o sistema de propulsão nuclear é responsabilidade dos brasileiros, contudo a integração do sistema de geração de energia as sistema de propulsão recebeu apoio frances
Cara,Obrigado por informar os desinformados,Vejo muitas pessoas falando asneiras,não sabe o funcionamento de um parafuso é afirma com convicção que esse projeto não irá dar certo.
O projeto já deu errado. Demorou demais (e ainda vai demorar bastante), custou demais (e ainda vai custar bastante), e não tem perspectiva de entregar nada daquilo que se imagina.
Se, um dia, esse SN-BR vier a se tornar operacional, torço para que os escombros restantes da MB consigam operá-lo com segurança, mas isso exige muita fé.
Ola Selmo
Obrigado.
Creio que temos trẽs tipos de comentários…
tem o pessoal mais antigo que ainda lembra das discussẽos antigas e aqueles que têm um conhecimento técnico muito bom que realmente vale a pena ler para aprender
depois, tem o pessoal mais novo que realmente quer aprender ou se informar sobre defesa.
Estes dois grupos fazem a trilogia o lugar mais legal para participar
e depois tem o resto..,
Tu te inclui no terceiro grupo….o do resto….kkkkkkkkkk
Seria interessante a criação de uma versão convencional desse submarino, assim como os franceses fariam para os australianos
Discordo. Seri um terceiro modelo. A MB há tem o Scorpene-BR com.propulsao convencional. Um submarino com 6 mil Ton só faz sentido para a MB com a propulsão nuclear
Seria a propulsão diferente, mas todos os outros sistemas compartilhado. Se podemos manter 2 IKL além do franceses, pq não um submarino convencional baseado no Álvaro Alberto?
Olá Cipinha.. é uma discussão que tive por muito tempo com o Dalton Os dois IKL remanescentes serão usados até chegar o momento do que seria seu PMG, quando provavelmente serão retirados de serviço. É apenas um período de transição no qual os Scorpenes estão sendo incorporados. Um SuperScorpene de 6 mil ton convencional demandaria todo um projeto novo talvez com um desempenho pior que o SBR de 2 mil ton sem uma razão tática ou estratégica que o justifique, Caso fosse ampliar a frota de submarinos convencionais (algo que discordo) seria mais adequado construir um ou ou SBR adicionais.… Read more »
O japoneses não acham isso, os submarinos deles são até maiores.
Os japoneses decidiram operar apenas submarinos convencionais. A MB optou pelo submarino nuclear.
Algum japonês poderá criticar as forças de autodefesa japoneses dizendo que os brasileiros também discordam da opção do governo de lá optanto por propulsão nuclear
A partir do momento que a MB adquirie a capacidade de construir e operar submarinos nucleares, perde o sentido investir em submarinos convencionais com células combustível.
Eu vejo que investir em submarinos convencionais continua tendo sentido, ambos tem seu uso e espaço, vide a Rússia e China, e q operam os dois modelos. O convencional pode fazer uma defesa de ponto próximo a costa enquanto os nucleares ficariam assediando a frota inimiga ou mesmo ameaçando o solo inimigo se tiver míssil balístico. Essa mescla, talvez, pode ser mais barato e eficiente de manter do que tudo nuclear. Na situação atual, eu acho que seria melhor termos uns 10 a 12 convencional do que 5 convencional e um protótipo do nuclear. Acho que estamos esquecendo que num… Read more »
Sim, com AIP, baterias de litio ou mais modernas. Propulsão utilizando tecnologias do século 21 inexistentes na época em que que começou o projeto.
Quem viu tudo do mesmo nesse contrato se enganou. Na prática, é uma forma de os franceses nos ajudarem a fazer aquilo que estamos com dificuldade. Quando o Labgene estiver finalizado, o projeto do sub estará também. Minha opinião.
Quando o Labgene estiver concluído ainda estaremos patinando nessa bagaça. E, faremos mais contratos sem licitação para consultoria, até os franceses sugerem nossa alma pra finalizar esse submarino daqui a 20 anos. Essa é a verdade. Ah, se finalizar.
Não fala isso. Quando a gente fala aquilo que até um cego enxerga, é porque somos contr o país…seria cômico, se não fosse trágico…
Quantos bilhões de reais esse projeto já consumiu e irá consumir nos próximos 15 anos em seu desenvolvimento? Não estou nem falando dos custos de todo o ciclo de vida do submarino, como operação, reparos e descarte do material radioativo… Só com os vários bilhões de reais gastos do DESENVOLVIMENTO (aproximadamente 20 BILHÕES de reais) até o momento, daria pra ter comprado mais 2 Riachuelos e mais 4 Tamandarés. Vale a pena comprometer a esquadra de um país com orçamento militar tão pequeno por causa de um mísero subnuc que só será operado, se tudo der certo, na década de… Read more »
Há tantos erros financeiros neste ciclo de desenvolvimento que chega a doer pensar neles. Não temos o básico em escala suficiente e estamos investindo em SUBNUC…
Nao só nesse amigo, a gestão da grana no caso das fraguetas Tamandare também mostra que a cerne do problema não é um ou outro projeto, mas sim o dono do covil….Doutorado em gestão financeira e projetos, além de comprovadas tais quificacoes, deveria ser o padrão para assumir responsabilidades tão importantes como essas. Mas no fim das contas se um Ministro do SFT é indicado, em detrimento da competência real… então não temos muito do que reclamar.
A questão é capacidade. A gente pode ter quantos Riachuelos e Tamandarés quisermos, se um dia enfrentarmos uma verdadeira potência com SSNs nossa linda frota não vai sair do porto. E se sair vai ter que ter uma excepcional capacidade ASW para sobreviver e lutar conta a frota inimiga.
Por outro lado, a MB com 2 SNBR torna qualquer incursão no Atlântico Sul extremamente arriscada até me mesmo para as potências.
Fragatas e Submarinos convencionais podemos comprar a qualquer momento, basta colocar dinheiro. Um SNBR não.
Perdemos a passada do desenvolvimento tecnológico. Nosso submarino nuclear era pra ter saído na década de 80.
Quando o Álvaro Alberto estiver operacional, se estiver, daqui a 20 anos, as grandes potências estarão operando submarinos e meios de superfície autônomos ou controlados à distância, sem necessidade de seres humanos dentro.
Não seria melhor, talvez, mudar o foco e refazer o projeto pensando nisso?
O avanço da IA é avassalador e penso que estamos seguindo o rumo errado. Já que querem um subnuc pro futuro, que pensem no campo de batalha do futuro.
Não tente usar logica aqui… e esquece, vc pensa de maneira acertada mas a MB ainda está no passado.
Meu caro, não é bem assim. 4 Scorpène, muito mais silenciosos que qualquer subnuc, conseguem estar me 4 lugares ao mesmo tempo, enquanto 2 nucleares somente estarão em 2 lugares. O submarino nuclear de mãos rápido e sua autonomia e definida apenas pelo estresse da tripulação e mantimentos. Mas, um submarino diesel-elétrico moderno com o os nossos, também torna a incursão de uma força-tarefa inimiga algo também arriscado.
me 4 lugares = em 4 lugares
de mãos rápido = é mais rápido
como o os nossos = como os nossos
Sem esquecer que contando com apenas dois sub nucleares, apenas um estará operacional normalmente. A quantidade de meios, muitas vezes é mais vantajosa que a capacidade dos mesmos.
Numa guerra defensiva, um submarino diesel elétrico tem o mesmo efeito, a frota atacante também não vai avançar até se livrar dele. Em exercícios internacionais nossos IKL mostraram que são armas bem capazes disso e espero que os riachuelos sejam ainda melhores.
Exato! Faria muito mais sentido continuar a construir os Riachuelos. Com todo esse dinheiro, daria pra ter uma frota de respeito. Que realmente fariam a diferença. Operacionais, fazendo o seu trabalho.
Não entendo nada sobre processos de licitação pública, de modo que:
Pelo prazo desse contrato ( 72 meses ), quais as chances dele terem o mesmo “destino” dos cobtratoa do Gripen, e começarem a atrasar pagamentos?
O contrato cobre a prestação do serviço. Suponho a construção de um prédio que leve 5 anos. O vc ingrato será de 60 meses.. o pagamentos do feitos em função do aca co do projeto.. atingiu a etapa, é feito o pagamento.. atingiu a senha etária, faz o segundo pafamento
Desculpe, mas não entendí sua explicação.
Deve ter bebido … ou não conhece um simples corretor ortográfico.
Olá Wilber. Estes contratos são de longo prazo. As parcelar são pagas em função do avanço o serviço contratado. Suponha a construção de um prédio que levaria 5 anos. A primeira etapa é a limpeza do terreno. O pagamento só é feito após a empresa contratada concluir esta etapa. A segunda etapa é escavar as fundações. O pagamento só é feito após esta estapa estar pronta. A terceira etapa é construr os pilares. A quarta é construir o telhado. A quinta colocar as paredes, depois as instalações elétricas e hidráulicas e por fim o acabamento. Cada pagamento está definido no… Read more »
“Segundo o documento, o custo estimado do SBN é de R$ 22 bilhões”
Agora pergunta se existe UMA alma, seja no MD, seja no GF, seja na MB, que saiba de onde virá essa grana…
Não faz pergunta difícil para esses que defendem “PAC da Defesa” e outras groselhas, porque eles não sabem a resposta. O negócio é lacrar e fazer propaganda. O “governo” está gastando com publicidade como se não houvesse amanhã…uma publicidade mais enganosa que a outra…chega a dar ânsia de vômito…
Os Scorpenes estão estimados em R$ 15 bilhões dos quais 94% dos recursos já foram pagos. Este programa vai encerrar em 2028.
Por outro lado, o SBN está estimado em R$ 22 bilhões dos quais já foram usados R$ 5 bilhões. Pelo que entendi, o SBN irá ganhar fôlego a partir da conclusão dos Scorpenes.
“Pelo que entendi, o SBN irá ganhar fôlego a partir da conclusão dos Scorpenes.”
Considerando-se o quão atrasado esse programa está, em como o Real se desvaloriza cada vez mais, e como peogramas já firmados a décadas ( Gripen e FCT’s ) não estão sendo honrados, fica difícil acresitar que, após os Riachuelos, esse charuto atômico ganhe “fôlego” financeiro…
Arran, sei, conte outra. Duvido que esses contratos bilionários entrem em vigor com tão pouco de recurso que a MB possui.
Eles não querem investir na Marinha, simples assim!
Literalmente esse é o dinheiro que a MB tem. Os outros projetos atrasam pq praticamente tudo está indo para o SNBR. Atrasos aí só com contingenciamento.
Se tivesse, o submarino nuclear já estaria finalizado, assim como os 04 submarinos convencionais, além das 04 Fragatas Tamandaré.
Isso aí é falta de investimento mesmo.
Em termos reais (inflação/dolar) o orçamento da MB caiu 50% na última década.
Não é só investir, tem que investir corretamente. A massa crítica para um empreendimento deste porte não é brincadeira. Se influencers construíssem e projetassem submarinos nós teríamos a maior frota do sistema solar, ocorre que precisamos de engenheiros e técnicos e isto não estamos formando no números necessários.
Ah, é? E por que essa subnuc está atrasado tantos anos assim??
A explicação está aí, a MB está investindo tudo que pode, porém seu universo orçamentário foi drasticamente reduzido desde a última década.
E desde que começou com esse projeto está matando a míngua todos os outros setores da Força. Segundo o atual Comandante, 40% da frota será desativada até 2028. E em 2028 sequer estaremos perto de ter esse submarino entregue.
Não.
Desde a assinatura do ProSub, o SBN consumiu R$ 5 bilhões, os Scorpenes R$ 15 bihões ao longo de 15 anos. Estes números estão na lei orçamentária (volume 1) entregue semana passada
Lembre que os recursos das FCT custaram R$ 9 billhões na capitalização da Emgepron.
Então, é errado afirmar que o SBN consome recursos que fazem falta em outros programas.
Professor, admiro sua resiliência em tentar ter uma discussão racional com alguns que já estão cegos por ideologia faz tempo. Eu já desisti.
Olá Sequin.
Obrigado.
Talvez o que me anime é não ter esperança de vencer no final
Bola para frente.
Quando sair, e quando sair, vai ser a única arma realmente de dissuasão do Brasil, o que não pode acontecer, é ficar em um só e acabou, perde-se assim quase uma vida de pesquisas e investimentos, e também, não podem ficar com essa miséria de orçamento que não dá pra nada, tem que ter orçamento adequado para essas armas, nem que seja separado de todo o resto!
Eu sinceramente acho que projetos como esse deveriam ter orçamento de outros ministérios tbm. Ciência e Tecnologia, Energia e Educação.
O programa nuclear da MB é muito maior que apenas um projeto do Ministério da Defesa.
Sem dúvida!
Tanto o PEB quando o PNB dever ser uma pasta diretamente ligado ao Presidente, assim como ocorre em outros paises.
Ampliação de horizontes, fontes de recursos e geração energética são o foco de desenvolvimento de qualquer pais.
Vide China que investiu e investe bilhões e bilhões tanto na geração quanto armazenamento do último.
Já defendí isso.
A gente critica ( com razão ) a MB, mas esse subnuc é projeto exclusivamente da MB, saindo de seu minguado orçamento, enquanto a MB tem uma infinidade de outros programas e meios que precisam ser trocados pra ontem.
Esse projeto deveria ser um projeto DE ESTADO, com orçamento previsto e separado pra ele, com amplo apoio de outros centros de pesquisa do governo e iniciativa privada, e não sendo apenas um “trabalho de escola” da MB.
Olá Wilber.
Concordo com você.
È preciso revisar a estrutura de gastos do MinDef.
Projetos prioritários como o Fx2, KC390, Prosub, FCT.. devem ser coordenados diretamente pelo gabinente do ministro.
Os comandos devem coordenar os gastos de custeio.
Da Educação?? Por que??
Da uma pesquisada de onde vem boa parte dos pesquisadores do PNB, tbm dá uma olhada na relação do PNB com as principais universidades brasileiras e mais especificamente onde os graduandos de engenharia nuclear da USP fazem os últimos anos do seu curso.
Ao invés de PNB leia-se PNM
Eu sabia que tu diria isso! Então, partindo desse princípio, TODOS os projetos, em TODOS os setores que envolvam mão de obra especializada e tecnologia nacional, deveriam receber aportes vindos do ministério da Educação. Não tem lógica esse teu raciocínio.
Olá Tutu
Na verdade tem.
A CAPES e o CNPq financiam editais de pesquisa e bolsas de estudo de pós-graduação e de pós-doutorado em editais lançados como o MInDef,[
O MInDef tem um órgão de coordenaçao de pesquisa comandando por uma oficial da MB (acho que uma coronel… ou major.. agora não lembro) que faz o contato entre os órgãos de pesquisa militares e as universidades e institutos de pesquisa.
A Boa vontade dos franceses para com o Brasil parece ser infinita.
“boa vontade infinita”: $$$$$$$$$$$$$$
Os franceses não estão fazendo nada de graça, e porque deveriam?
O Brasil não paga os negócios que faz , tudo atrasado .
De qualquer jeito, pagando ou não, os franceses ganham com isso:
1- ganham “pingado”;
2- se o GF brasileiro quiser cancelar, vai ter que pagar uma multa pesada pros franceses;
3- o GF brasileiro terá que renegociar, o que significa que os franceses vão ganhar com o atraso + juros do atraso.
Os franceses devem estar ganhando algo a mais.
Eles foram expulsos do Niger e a situação deles no Sael, onde está a maioria das minas de urânio de onde obtém o seu material para energia elétrica está sob risco. Eles precisam de uma nova fonte de urânio mais estável.
A algum tempo atrás, o Macron e o 9 dedos estavam conversando sobre isso…
Eles tem tecnologia nuclear madura, nós temos reservas de urânio.
Se conversar bem…
Ela é do tamanho do dinheiro que tivermos para pagar a eles…
Então já era para ter acabado faz tempo .
Mas, eles estão recebendo….pingado, mas estão. Os suecos também, mas estes são mais pragmáticos. Como os escandinavos é dinheiro pra cá, caça pra lá. Os franceses não recebem o principal, mas sabem onde e com quem devem falar e negociar, se é que me entende.
Pelo menos houve investimento para a continuidade do projeto…o risco que vai demorar décadas e os governos mudam e suas prioridades também ….vamos torcer e esperar(sentados para não cansar )
3.171 – bem sugestivo essa centena
Então vejamos: a França vendeu o projeto do casco e agora vai “vender” a finalização do reator? É isso?
Se foi assim, a MB desenvolveu o quê até hoje? Um reator que precisa da França pra funcionar para o que foi desenvolvido ?
pois é ! Brazil puthenfia
Não.
O reator é projeto da MB e já está em construção na Nuclep
O Labgene é um laboratório de simulação.
Pelo que entendi pela noticia, o reator já está pronto e agora será preciso integra-lo ao sistema de propulsão (simulado) do Labogente cujo projeto é francẽs,
Os cara dão dislike pra fato, pq ser patriota é falar mal do Brasil e m*m*r gringo kkkk
Olá Pedro.
O problema de estacionar um carro em baixo de uma jaqueira é que a fruta cai e amassa o teto.. tem que negativar a árvore, a fruta e a gravidade.
Presta atenção.. so neste post já me chamaram de bêbado, mentiroso e reptiliano… riso…
Na verdade ser patriota hoje é gritar “SOBERANIA” mas fechando os olhos e passando pano para todas as lideranças que há 40 anos mandam e desmandam no país e que não conseguiram construir uma soberania legítima (que é aquela que não precisa ser validada por outros países e sim percebida naturalmente) porque em vez de pensarem no país e nos seus cidadãos pensaram única e exclusivamente nos seus próprios umbigos, sabendo que quando a coisa apertasse haveria um monte de jumentos a defendê-los e gritar “SOBERANIA”.
72 meses só nesta fase, então é melhor não contar com subnuc tão cedo. Conclusão: encomendem mais 2 Scorpene.
Mas esse é o problema, a fonte de dinheiro que faz o SNBR andar é a mesma de onde viria o dinheiro para fazer mais S-BR. As FCT só estão saindo pq o dinheiro está vindo de outro lugar.
Se vinheram mais S-BR o SNBR vai atrasar mais…
Situação difícil.
Tira uma dúvida:A tecnologia brasileira ou ficar preso a alguma empresa estrangeira pra manter o Sub.nuclear funcionando
Não. A MB desenvolveu o sistema de enriquecimento de urçanio que resultou na fábrica de Resende. O projeto do reator é da MB também. O projeto do sistema de propulsão faz parte do acordo com os franceses. O Labgente é uma cópia exata do sistema de propulsao do SBN.
O reator vem sendo construído na Nuclep há uns 2 anos… agora é o momento de instalar o reator ao labogente. Por isso a colaboraççao francesa.
Isto já estava previsto no contrato do ProSub
A marinha ainda está desenvolvendo a tecnologia necessaria para o submarino de propulsão nuclear, todo o recurso gasto ainda é desenvolvimento e projeto e não construção a marinha tem um cronograma e um orçamento muito baixo é com isso que e eles estão lidando, acordos foram firmados com o naval group frances e teram que ser cumpridos independente de quem seja o maldito presidente.
Sub Nuclear só daqui uns 20 anos quando a tecnologia estiver madura e testada quem viver verá.
Questão de ordem. Pela lógica dos custos e dos resultados os B17 não teriam ido até a Alemanha. Produção total: cerca de 12.731 B-17 fabricados. Na Europa (8ª Força Aérea, baseada na Inglaterra): por volta de 4.700 B-17 foram usados em operações contra a Alemanha e territórios ocupados. Perdas: aproximadamente 4.735 B-17 foram destruídos em combate durante a guerra. Em missões de 1942-1943, um B-17 tinha apenas cerca de 1 chance em 4 de completar a cota de 25 missões sem ser abatido → ou seja, 75% eram derrubados antes de completar o ciclo. Por que não abortaram as missões?… Read more »
A MB TEM DINHEIRO! . É o que falo a anos por aqui… Por mais de uma década e meia, a maior parte do dinheiro que a MB tinha para investir, foi direcionado para o PROSUB e o programa nuclear. E sendo assim, o PROSUB é o principal fator no tocante ao sucateamento da Marinha do Brasil. E não existe perspectiva de que as coisas vão mudar! . Todos os Comandantes da Marinha são os reais responsáveis pelo sucateamente existente, pois foram eles que sustentaram essa situação. Depois de mais uma década e meia, não adianta culpar governo, oposição, americano,… Read more »
O Álvaro Alberto entrou para história como o submarino nuclear mais letal da história, afundou uma esquadra inteira, sem fazer um único disparo
Está afirmação está errada. Até aqui, a MB usou R$ 5 bilhoes no SBN… Menos do que foi usado no SBR ou nas FCT
Que mentira!!! Tu usa só o que foi gasto dentro do Prosub, mas os gastos com esse submarino, em zilhões de projetos e estudos tem mais de 40 anos … É muito mais dinheiro que isso aí….ora, por favor!!
😄😄😄😄😄😄😄🙉
Teu comentário é soco de realidade de quanto esse sub é caro, além de não ser equivalente aos subnuc modernos pelo reator fraco, que tem que ser reabastecido mais cedo se comparado a outros subs, além de que os americanos vão ter subs que poderão ficar 30 anos sem ser reabastecidos, poderíamos ter 2 ou 3 scorpnes versçao Evolved, que poderiam ficar no Mar 80 dias
Submarinos americanos podem ter reatores que não necessitam “reabastecimento”
porém, precisam passar pelo chamado “Engineered Ovehaul” que dura em média 3 anos, enquanto os franceses aproveitam um período de revitalização longo para também reabastecer o reator, há indisponibilidade em ambos os casos.
.
Olá Dalton.
Os reatores demandam uma revisão periódida de todos o sistema de geração de vapor. As usinas comerciais que usam combustível 4% trocam 1/3 do combusível anualmente e neste período é feita uma revisão de toda a tubulação e conexões
Mesmo que a usina usasse um reator lacrado com plutõnio, esta parata de revisão continuaria necessária
Mas não de 7 em 7 anos como foi noticiado aqui tempos atrás, nosso reator terá um nível de urânio pouco enriquecido, só os Rubis são assim, ao que se sabe, essa recarga custa cerca de 100 milhões de doláres, só a recarga, em 14 anos de operação só a parada para avaliação de engenharia, daria para comprar um scorpene novo
Por outro lado Carlos, assim como os franceses evoluíram dos “7” para
“10” anos, o mesmo poderá ocorrer no futuro com submarinos brasileiros.
.
Veja por exemplo à atual versão Block IV da classe Virginia que promete menos manutenção e espaçamento maior entre elas consequentemente gerando maior disponibilidade, mas, o primeiro dessa versão foi apenas incorporado em 2020 ou seja houve um período de aprendizado.
.
Para os franceses que possuem uma boa sinergia entre uso civil e militar
da energia atômica foi um excelente negócio e algo parecido poderá ocorrer no futuro aqui também.
Há bastante confusão nesta questão de reabasteciemtno do reator. A quantidade de energia estocada no reator depende da potência do reator, depende da quantidade de combustível adicionado e do grau de enriquecimento. Seria possível adicionar tanto combustível quanto necessário para o reator operar lacrado por tanto tempo quanto for possível em qualquer grau de enriquecimento. Se for combustível 95% será pouco material. Será for 4% será muito material. Para um veículo, é razoável imaginar que quanto menor a massa menos energia será necessário para acelerar quanto necessaŕio. Qualquer que seja o tipo de reator e tipo de combustível, o submarino… Read more »
Carlos,
Os EUA tem enormes estoques de U-235 com 95~98% de enriquecimento preparados durante a guerra fria. Eles desenvolveram reatores que consomem este tipo de combustível. Eles também tem enormes quantidades de plutônio estocado que também podem ser usados como combustível de reatores lacrados.
O tipo de combustível nada tem a ver com a potência do reator
verdade, me expressei mal, o ideal seria falar que nosso reator consome muito rápido o combistível nuclear, tendo que recarregar mais rápido, os da classe Suffren que eu saiba é de 6% e recarregam a cada 10 anos, um trabalho de engenharia formidável.
Olá Carlos.
Eu ainda não sei quais serão os detalhes deste reator. Já li que usará combustível á 20%, á 12% e até a 4%.
Provavelmente, os reabastecimentos serão parciais, trocando algo como 1/3 do combustível mais antigo. É uma operação parecida ao que é feita nas usinas nucleares comerciais
mas não tenho certeza ainda
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
“Nós passamos uma década e meia sem ter contratado a construção local de um mísero navio patrulha” Este ponto da realidade já demonstra a incapacidade no que tange gestão estratégica financeira do Comando. “… novos e caríssimos submarinos vão ter de ser adquiridos para manter o ciclo” Além da manutenção dos meios do primeiro contrato, que está saindo da linha de produção. Sem dúvida o planejamento da MB esta sendo feito com base num sonho de orçamento muito maior o que, devido a situação econômica atual do país, não vai melhor do atual nível. Então, se o programa continuar neste… Read more »
Sim, a maior falha do projeto do subnuke brasileiro é nao existir plano de contingencia dele.
O melhor plano de co tingencia seria ter desenvolvido ou adqyirido em paralelo um reator AMPS de baixa potencia.
Tivessem feito isto teriamos um modulo passivel de dotar todos os scorpenes BR de autonomia infinita de velocidade de patrulha a 7 knots….seria nao apenas uma alternativa na ausencia de recursos para o subnuke mais caro mas tambem um produto impar a ser oferecido a varios paises, seria capa, ate de concorrer com o contrato australiano americano…obvio seria inferior…mas um produto impar intermediario….
Também poderiam licenciar o projeto do reator para a produção de energia no mercado civil. Ainda mais que estão olhando novamente para a energia nuclear como uma forma de abastecer os grandes data centers dedicados a IA.
Começar um projeto no Brasil é fácil. Quero ver concluírem (e quando) um projeto complexo como esse. Detalhe: 50,2% das obras federais no Brasil atualmente estão paradas segundo o TCU.. Mas vão colocando placas pelo país “estamos em obra” .
O navio que vai acabar com a Marinha do Brasil.
Daqui a 3 anos o acordo com a França completará 20 anos.
O início do projeto do Subnuc completará, então, uns 40/50 anos. Se tudo der certo ainda deve demorar mais uns 20 anos. Então, depois de 60/70 anos, teremos o primeiro submarino nuclear.
Pergunta sincera, os sistemas dos submarinos do Prosub, são os mesmo da assinatura do contrato? Digo pelo seguinte fato, a papelada foi assinada anos atrás, o projeto tá super atrasado, o Álvaro Alberto vai ser um submarino entregue, em 2030, 2035 ( ninguém sabe ao certo), com tecnologia de sonar dos anos 2010?
Os quatro Scorpenes têm o mesmo sistema. O SBN terá um sistema similar ainda que atualizado.
O layout será o mesmo mas é claro que os sistemas de controle de propulsão serão diferentes porque terá todo o controle do reator .
A tecnologia do hardware do sonar muda pouco.. o desafio éo tratamento discdadis.
Tu não entendeu a pergunta ou não quis entender.
Essa e uma ótima questão. Quando da contratação, a tecnologia dos sistemas de controle, de combate, de armas, sensores, etc, tinham a tecnologia da época. Quando, e se, chegar a hora desse submarino entrar em operação, seus sistemas serão os mesmos contratados décadas antes? Já entrará em operação obsoleto? Boa questão, a ser respondida pelos responsáveis por esse negócio.
Seria possível…seria possível? Quem conhece paciente oncológico? Quimioterapia por 60 mil cada sessão. Imunoterapia por 76 cada sessão. Em 4 anos…quase 2 milhões de reais. Aonde está o RMB para reduzir e mitigar os custos de importação com radioisótopos? A importância do domínio da tecnologia nuclear passa por toda essa soberania que dizem por aí. Conhecer, controlar, dominar o ciclo nuclear completo incluindo a propulsão de submarinos é fundamental para quem tem aspirações de reduzir a dependência tecnológica. Quando pensamos em construir navios, vem o problema da propulsão, dos sistemas de navegação e tudo consequentemente dependente de alemães, ingleses e… Read more »
Algum comentarista aqui do fórum sabe se já há uma data marcada para incorporação do S 72 á frota, e a data do lançamento ao mar para testes do S73 Almirante Karan. Às ultimas noticias do S72 tonelero era que havia cumprido todas as etapas dos testes no mar com o lançamento do F21 artemis . No caso do S 73 Alm Karam, a primeira carga das baterias já foi dada.
Também se ventilou que as primeiras fragatas da classe tamandaré sairão com misseis anti navio exocet block IV com alcance de 180 km , e que depois serão substituídas pelo Mansup ER com alcance de 200 km quando este missil da Siatt se tornar operacional. Há veracidade disso ?
Quem ventilou isso? E o que fariam como os MANSUP originais, de 70 km de alcance, do contrato assinado há pouco tempo? Tu viu isso na internet, YouTube?
Vi em vários comentários de foruns geopolíticos na rede. Os mansup 70km já adquiridos seriam destinados à baterias de terra da MB e para as as fragatas classe Niteroi ainda remanescentes. A decisão de equipar as primeiras Tamandarés com o exocet block IV seria decisão estratégica recente de dissuação, em função do agravamento das tensões geopolíticas no Atlântico sul. Pelo mesmo motivo, há uma pressão intensa sobre a Siatt por parte da MB e do MD, para acelerar o desenvolvimento do mansup ER e sua versão lançada por helicopteros e aviões. O mansup ER está na fase de prototipagem, mas… Read more »
O nome correto do sistema integrado de gerenciamento, monitoração e defesa da Amazônia azul é Sisgaaz e não Sisgazz. (.sistema de gerenciamento da amazonia azul ).
Tu acha que a MB vai comprar novas versões de Exocet, como o Block IV? Na atual conjuntura, em que para assinar o contrato dos MANSUP originais já foi um parto? Não acredita em tudo que tu assiste no citado canal do YouTube.
S40, S41, S42 e S43.
Desde a primeira ideia até agora e até o final, quanto este programa já custou/irá custar? Qual o prazo final para estar operacional? O investimento realmente compensa? O que a MB poderia ter com estes recursos?
Aramar foi inaugurada em 8 de abril de 1988, ou seja, há mais de 37 anos. O que foi entregue desse projeto de submarino?
Perdão, mas 37 anos é MUITO TEMPO. Quanto já foi gasto (e desviado) nesse tempo todo?
Bem, tem que definir… O programa nuclear começou com a ciclo de enriquecimento que resultou na fábrica de combustível… Também te vc e a criação da Núcleo e a sua capacitação para produzir sistemas de geração de valor inclusive convencionais . Teve a construção do estaleiro e da nova base de submarinos . E teve a construção dos Scorpenes no contrato do Prosub. Dá para somar tudo, claro, mas daí tem que abater o retorno tributário para saber qual foi o gasto líquido… Outra abordagem é considerar os ganhos paralelos, como o desenvolvimento das ultracentrigufas Ou considerar apenas o Labgene… Read more »
Nunca esse submarino vai ser construído. Para quem não sabe, o projeto desse submarino nuclear remete ao Presidente Vargas e o EUA, vem impedindo e na época do ditadura militar, os militares mão deram continuidade ao projeto que foi paralisado até 2008, quando teve sua retomada. Só os doos convencionais foram autorizados pelos americanos. É o temos que o Brasil saia de baixo de suas asas e como muitos brasileiros adoram mamar na do Trump, vai ser difícil ocorrer.
“…o projeto desse submarino nuclear remete ao Presidente Vargas…” Sério? Vargas morreu em agosto de 1954, 7 meses após o lançamento ao mar do primeiro submarino nuclear do mundo, o Nautilus, dos EUA. Ninguém mais no mundo possuía esse tipo de submarino. Em meados da década de 1940, mais precisamente em 1947, começaram os estudos nucleares no Brasil, mas não com intuito de construir um submarino movido com esse tipo de energia. Na época, o objetivo de quem trabalhava com isso, no mundo todo, eram as “bombas” nucleares. “…na época do ditadura militar, os militares mão deram continuidade ao projeto… Read more »
Então.. com o fim da II Guerra, ficou claro para todos mundo o painel estrategico da energia nuclear. Neste contexto, a MB assumiu a liderança na coordena só do esforço nacional de pesquisa nuclear em torno do programa Átomo para a Paz. Está iniciativa deu origem só CNPq. Este foi o ponto de partida das pesquisas experimentais com energia nuclear. A MB também construiu seu próprio reator de pesquisa dentro da USP e decidiu primeiro dominar o ciclo de enriquecimento usando ultracentrigufas magnéticas. O esforço resultou na fábrica de Resende que produz combustível comercial para as usinas de Andra 1… Read more »
Gastar praticamente o preço de uma Godwin 2500 , com esse delírio….
EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.
Godwin cara. Esse é o preço de uma Mogami.
Gowind.
A Emgepron recebeu 9,5 bilhões de reais para construir as 4 Tamandaré. Ano passado, a MB disse que precisa de mais 2,95 bilhões para concluir o projeto. Então, serão 12,45 bilhões de reais, que ao câmbio de hoje, corresponde a 1.962.156.554,28 de euros. Assim, cada Tamandaré desse projeto sai por 490.539.138,57 de euros. Esses 2 contratos da matéria desse tópico, somados, chegam a 528.400.000,00 euros.
Não me referi ao navio feito em solo nacional, muito cara por sinal…
https://breakingdefense.com/2025/08/australia-selects-japans-mogami-frigate-in-6-5b-deal/
Senhores, com esses valores disponibilizados esse projeto será finalizado???
Não.
O valor estimado do SBN incluindo tudo é R$ 22 bilhões. Já foram usados R$ 5 bilhoes
Incluindo tudo desde o início do Prosub….se for incluir o que se gastou desde que isso começou, décadas atrás, é muuuuito mais que 22 bi de reais.
“Happy Nation”, “Happy Nation”, “Happy Nation”….
Pessoal, coloquem uma coisa na cabeça de vocês, de uma vez por todas !!!
Os Estados Unidos da América, jamais, vou repetir, jamais vão permitir, em seu quintal, que um bando de índios, governados pelo ParTido contem com um submarino nuclear em seu arsenal.
É óbvio e muito claro que isso jamais vai sair do papel !!!
Nunca !!! Jamais !!!
Olha, só o fato de não termos um presidente que bate continência pra bandeira norte americana já é um grande passo. Mas te digo que já houve outro governo no Br no passado, que bateu de frente com os EUA. Durante o governo do general Geisel chegou – se muito perto do rompimento de relações diplomáticas. Você não viveu esta época, mas eu vivi. Os EUA fizeram tudo que podiam pra impedir que o Br tivesse acesso à tecnologia de enriquecimento de urânio. Por isto Geisel foi buscar ajuda da Alemanha. Mesmo com toda pressão, hoje o Br domina todo… Read more »
Só um aparte: não se “bate” continência. Se “presta” continência.
Obrigado pela correção .
Submarino de propulsão nuclear com armamento convencional ainda mais brasileiro não representará nenhuma ameaça aos EUA. Podem ter ficado “preocupados” no início com a proliferação de tecnologia sensível, mas, o “Álvaro Alberto” e seguintes só não sairão do papel por causas exclusivas nossas.
Enquanto alguns vêem comunistas embaixo da cama e atrás da porta, outros botam toda a culpa da nossa incapacidade nas costas dos outros….nunca é incompetência, leniência, corrupção e interesses escusos dos próprios brasileiros…não…sempre e culpa de estrangeiros…
A cleptocracia socialista que domina o Brasil há 40 anos agradece (e estimula) aqueles que veem a mão dusamericano sabotando o Brasil em tudo. Com isso a elite segue enriquecendo as custas do erário e dos impostos surrupiados e os buchas de canhão de sempre , em geral os “fuças” e todos aqueles que vivem nababescamente às custa do Estado , são a primeira linha de defesa e estão ativos em apontar os outros como os culpados do Brasil ser o bostil que é e com isso inocentando os verdadeiros causadores e perpetuadores da situação grotesca em que o país… Read more »
Habemus ” L ” …
Pois é!! Mas, para os defensores de A ou B, seu político de estimação é o bastião da legalidade, capacidade, eficiência e honestidade. E os que se locupletam das benesses do Estado não querem que nada mude. Atiram migalhas ao povo, que na média é ignorante e desinformado, que pensa somente no seu umbigo e nunca no país. O brasileiro médio, com perdão da redundância, é medíocre. Por conseguinte, o país também é medíocre.
Também imagino que não haja necessidade alguma de os EUA sabotar o nosso submarino nuclear porque o projeto apresenta toda a transparência necessária exigida pelas agências internacionais, ou seja, o mundo sabe exatamente o que está sendo feito no Brasil, ao contrário de programas nucleares de Irã e Coreia do Norte.
Se não houvesse transparência, não estaríamos sendo “somente “sabotados, estaríamos sendo explicitamente sancionados por EUA e UE.
Mas isso eu “acho” né, não conheço o funcionamento desses organismos internacionais de controle de programas nucleares.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Ué, mas não estava pronto, quase funcionando, agora precisa da ajuda da França, eu hein!!!!
Não. O Labgene está com todas as seções prontas exceto o reator que está sendo construído na Nuclep. Quando ficar pronto, o reator passará por um processo de homologação “a frio”. Só depois disso ele poderá ser ligado para ser homologado em estado crítico. Sobre o casco, a MB comprou o aço para fazer o casco recentemente e a equipe de engenheiros e técnicos construiram a seção de homologação que foi aprovada. O que está pronto há algum tempo foi o projeto detalhado, o qual foi feito com apoio da França. Lembre que o sistema de geração de energia nuclear… Read more »
A operação em conjunto de alguns SNCA e dos Submarinos convencionais Classe Riachuelo, proporcionará um poder dissuásorio forte em prol da defesa da nossa Amazônia Azul , infligindo perdas aos que ameaçarem nossa Soberania por meios navais. 🇧🇷