A Armada do Chile anunciou que o submarino Thomson (SS-20) atracou nesta data na Base Naval dos Estados Unidos, em San Diego, após uma longa travessia desde Talcahuano. Essa movimentação oficializa a participação chilena na edição de 2025 da Diesel Electric Submarine Initiative (DESI), um tradicional exercício multinacional voltado à guerra antissubmarino e interoperabilidade com a Marinha dos EUA.

Durante os próximos cinco meses, o submersível operará junto à Terceira Frota da Marinha dos EUA, em um ambiente marítimo do Pacífico altamente exigente e estratégico. O plano inclui coleta de dados acústicos submarinos e treinamentos avançados de detecção de ameaças submersas, integrando táticas passivas e ativas para aprimorar a prontidão das forças participantes.

O Thomson é um submarino de ataque a diesel-elétrico da classe Type 209‑1400, construído nos estaleiros Howaldtswerke‑Deutsche Werft (HDW), na Alemanha, e modernizado entre 2007 e 2009. Com esse histórico, o navio reforça a colaboração de quase duas décadas do Chile no DESI, demonstrando sua relevância como parceiro regional em segurança marítima.

Essa interação fortalece a cooperação bilateral no domínio submarino e ressalta o compromisso do Chile com a segurança e estabilidade regional, ao mesmo tempo em que aprimora sua própria capacidade operacional junto à Marinha dos Estados Unidos.■


Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mameluco Pernambucano

O Brasil já participou desse exercício? A princípio, não tenho lembranças da participação brasileira nesse exercício, o destaque de participação recorrente no DESI é mesmo da Armada Chilena.

Dalton

O “Tikuna” por exemplo esteve nos EUA em 2022, a diferença é que submarinos brasileiros dirigem-se à costa leste enquanto chilenos à costa oeste dos EUA.

Last edited 20 dias atrás by daltonl
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Por quê será que não foram com os scorpenes? Para treinar…rsss

Dalton

Os “scorpene” chilenos já estiveram por lá muitas vezes, em fins de 2023 o ” Carrera” participou da fase final de treinamento do NAe USS Theodore Roosevelt que partiria em janeiro de 2024 para 9 meses de missão.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

OBRIGADO amigo 😉👋🏻

BVR

Salve Dalton !

Uma pergunta de curioso, a diferença na densidade do oceano Pacífico é do Atlântico influência no desempenho do sub ?

*No sentido das velocidade mesmo.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Submarinos do Chile

1. SS-23 O’Higgins – Classe Scorpène (2005)
2. SS-22 Carrera – Classe Scorpène (2006)

3. SS-20 Thomson – Classe Type 209/1400 (1984, modernizado)
4. SS-21 Simpson – Classe Type 209/1400 (1984, modernizado)

GeneralSofá

Com um orçamento militar +- 4x menor do que o do Brasil eles tem 4 submarinos operacionais. Com muito mais dinheiro a MB, no futuro terá 4 submarinos convencionais e 1 nuclear (se tiver).

francisco

O Brasil, por causa desse desgoverno, vai ficar isolado na América do Sul..
Na Bolívia já caiu o indio doido, resta o guerrilheiro da Colômbia, o comunista da Venezuela.
Isso vai causar um isolamento do Brasil e grandes prejuízos comerciais e financeiros. Não se iludam, os integrantes dos BRICS não vão peitar os USA para defender o Brasil.

Sávio Ricardo

Isolado do mundo ou dos EUA?? Os EUA não são o mundo, até onde eu saiba. Alias, nem é dos EUA, é do Trump, ele saindo, e vai sair, as coisas se normalizam.