VÍDEO: Barco suspeito de tráfico de drogas é atacado pelas forças navais dos EUA


Washington, 3 de setembro de 2025 – O presidente Donald Trump anunciou nesta terça-feira (2/9) que as Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram um ataque contra um barco suspeito de tráfico de drogas, que partiu da Venezuela, resultando na morte de 11 pessoas. Segundo Trump, o alvo era operado pelo grupo criminoso Tren de Aragua, designado como organização terrorista pelos EUA desde fevereiro.

Durante coletiva na Casa Branca, Trump compartilhou um vídeo — exibido em sua plataforma Truth Social — que mostra um barco de alta velocidade em chamas após o impacto. “Eliminamos um barco transportando drogas e neutralizamos os operativos. Ninguém das nossas forças foi ferido. Que isso sirva de aviso a quem pensa em traficar drogas para os EUA”, afirmou o presidente.

A escalada neste tipo de operação vem em meio ao envio de sete navios de guerra, um submarino nuclear, cerca de 4.500 militares e aeronaves de reconhecimento para o sul do Caribe — um dos maiores contingentes militares posicionados na região nos últimos tempos.

Reações e críticas

A decisão de destruir o barco em vez de capturar sua tripulação gerou críticas de defensores dos direitos humanos. Adam Isacson, da Washington Office on Latin America, questionou: “Suspeitar de tráfico de drogas não autoriza sentença de morte.”

O Ministério das Comunicações da Venezuela, por sua vez, afirmou que o vídeo pode ter sido gerado artificialmente por inteligência artificial, embora investigações iniciais da Reuters não detectassem sinais evidentes de manipulação.

Além disso, há preocupação sobre a legitimidade legal da operação em águas internacionais, pois ainda não foram divulgadas evidências ou provas de que o barco estava armado ou representava ameaça iminente, muito menos detalhes como tipo ou quantidade das drogas apreendidas.

Contexto de tensão entre os dois países

O ataque ocorre num momento de elevada tensão entre Washington e Caracas, intensificada após os EUA dobraram a recompensa por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro — atualmente fixada em US$ 50 milhões — e o acusam de ter ligação com grupos traficantes como o Tren de Aragua.

Em resposta, o governo venezuelano mobilizou sua milícia e militarizou áreas costeiras e fronteiriças, protestando contra o que considera agressão à sua soberania.■


 

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Engraçado. A Venezuela não representa nem 1% das drogas ilícitas que entram nos E.U.A, sendo que, em comparação, Colômbia e México representam praticamente toda a principal porcentagem de drogas que entram lá, curiosamente, esses países são os que os americanos tem muita influência e até bases militares.

amarante

É que na Venezuela tem a droga do petróleo, a mais perigosa que um país que não fica de quatro para os Yankees pode possuir.

juarez

Exatamente, eu, baseado nas vozes da minha cabeça (rsrsr) acredito que as próximas guerras dos EUA serão focadas na conquista de recursos naturais

Last edited 2 horas atrás by juarez
francisco

Os Estados Unidos da América são reconhecidos como o maior produtor de petróleo do planeta, com mais de 16 milhões de barris extraídos por dia. O Brasil está no nono lugar. (fonte https://wilsonsons.com.br/pt-br/blog/maiores-produtores-de-petroleo-do-mundo/)
A Venezuela diz que tem a maior reserva de petróleo do mundo, mas parece que é apenas propaganda, para vender a ideia de que os USA querem derrubar o ditador para tomar o petróleo.

Emmanuel

“Segundo dados do consultor Adriano Pires com base no World Energy Review, a Venezuela tem as maiores reservas provadas de petróleo do mundo, com 303 bilhões de barris. Está à frente da Arábia Saudita, com 267,2 bilhões; do Irã, com 208,6 bilhões.”

Não é propaganda.

https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/caio-junqueira/economia/macroeconomia/petrobras-foi-em-marco-a-venezuela-para-avaliar-campos-de-petroleo/

Camargoer.

São coisas diferentes.

Produção ou extração é a quantidade de petróleo retirado das reservas.

Outra coisa é a quantidade de petróleo identificado que poderá ser extraído no futuro.

Por exemplo. Suponha que alguém identifique uma reserva de urânio em seu sítio, mas prefira continuar plantando cana. Este urânio entre n conta de reservas. Por outro lado, se o proprietário do sítio solicitar uma autorização para extrair o urânio, isso passa a ser contabilizando como produção

As reservas são resultados de documentação exploratória e são auditados.

Ricardo

A Venezuela só não é uma das maiores produtoras de petróleo do mundo porque não tem tecnolgia e nem os meios modernos de produção.
Um detalhe que está esquecendo é que há varios tipos de petróleo no mundo e que o venezuelano é o de mais fácil refino (quase uma gasolina pronta). Diferente do pré-sal por exemplo, que precisa de muito refino para ser consumido.
Mas nada que levar um pouco de democracia para que as empresas americanas possam se aproveitar desse tesouro

Last edited 1 hora atrás by Ricardo
francisco

A Venezuela produz a droga e os carteis da Colômbia introduzem no território dos USA.

Burgos

Os Direitos Humanos como sempre no mundo de Nárnia dando o direito a criminosos 👀🤔🤦‍♂️
Acho que vou pra Terabitia (mundo fictício onde não existe nada e ninguém)😏
Vai ser bem melhor 👍

Rafael Aires

Não fico triste com a morte de traficantes, mas, se não há estado de guerra que autorize atirar no inimigo, e se os traficantes não estavam atacando soldados dos EUA, isso não caracteriza legítima defesa. O problema é que, se começarem a atirar em barcos sem averiguação, uma hora erram e atingem uma embarcação que não tenha drogas nem traficantes.

Renan

Não sabemos o contexto. Provavelmente os americanos tentaram contato com a embarcação. Mesma coisa de um A-29 efetuar disparos de contenção (que busca a destruição da aeronace em voo) em um Cessna “suspeito” tentando se evadir.

Bueno

Estavam em aguas Venezuelana ou Americana ?

Comenteiro

Nem uma nem outra.

Burgos

Existe uma coisa chamada rádio VHF, toda embarcação fica no QAP no canal 16 (canal internacional de chamada para todas embarcações). Obviamente essa deve ter sido chamada e não respondeu (foi considerada Suspeita/Criminosa). Sofreu as consequências mesmo até pq os navios americanos estão em águas internacionais 🤷‍♂️ Obs: Eu participei de missão de paz, dava pau no passadiço e ajudava na fonia quanto ao interrogatório dessas embarcações em atividades suspeitas e fazíamos até exercícios dentro do limite da realidade 👍 O interrogatório era em inglês e quando não tespondido, jogávamos o LRAD pra cima que deixa qualquer um atordoado 🥴… Read more »

Rodrigo

Excelente relato, Burgos. Pessoal aqui acha q simplesmente um tiro de canhão aleatório atingiu uma embarcação venezuelana e ficou por isso mesmo, esquecendo que a região está sob cobertura de drones, aeronaves de patrulha marítima e outros recursos com todo tipo de aparato e câmeras FLIR o q permitiu acompanhar o tal barco talvez desde a saída do ponto de origem com carregamento de drogas a vista. Nada disso foi por acaso e a mensagem é clara: EUA não quer gastar recursos públicos com detenção preventiva, prisões ou extradições, é uma guerra de atrito e medo. Agora vamos ver até… Read more »

Last edited 21 minutos atrás by Rodrigo
Augusto Cesar

Esses direitos humanos só servem para proteger vagabundo. Para os cidadão de bem eles não servem para nada.

Neto

Direitos Humanos servem para cidadãos e vagabundos, humanos. . A justiça ou a vontade política podem errar, para isso serve os direitos humanos, para proteger o direito a vida. . O criminoso que realiza um crime, por lei, deve ser recolhido, ter seu processo legal instaurado, e confirmado o crime, preso. Quando uma civilização volta-se à uma lógica de olho por olho, o Poder, e quem o detém, deixa de ter seu contra-peso e amarra legal, e passa a ser um ator opressor, como uma ditadura. Não se pode combater crime com crime. Quando se age a margem da lei,… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Muito justa sua colocação, mas há um nó formal esquecido: traficantes de drogas são equiparados pelos americanos a terroristas. Na anterior Guerra ao Terror, direito humano não contava; nesta nova Guerra ao Terror, direito humano também não vai contar. Ademais, devido processo legal se aplica a situações de segurança interna, mormente quando o aparato de aplicação/imposição da lei se volta contra cidadãos que contrariam a norma legal – tal procedimento não se aplica a estrangeiros fora do território de jurisdição. Mas sabemos que a lei americana se aplica ao mundo todo, mas o mundo todo não tem o privilégio da… Read more »

FERNANDO

Para mim, mesmo que sejam traficantes, são seres humanos, e merecem o rigor da LEI.
Acredito que a gloriosa Guard Coast American, resolveria o problema muito melhor e sem matar aquelas pessoas.
O ocorrido foi crime de GUERRA.

Sergio Machado

Detalhe:”…barco suspeito de tráfico de drogas...”
Sequer sabiam se tinha drogas ou se eram criminosos pois nem foi abordado.
E não se pode afastar a possibilidade de o vídeo ter sido feito em outro local do mundo e o usarem para acoxar o regime do Maduro.
Do pirado mentiroso do Trump, não duvide-se.

lucio

Sou firmemente a favor dos Estados Unidos e de Trump, mas não vi necessidade em explodir uma lancha com pessoas por mais criminosas que sejam elas não seriam páreas para um poder militar tão grande. Bastava abordar o o barco e prender todo mundo, e ainda de quebra obter mais informações sobre os traficantes venezuelanos e ligações com o governo Maduro.
Não se mata seres humanos por qualquer coisa. Deus tenha misericórdia das suas almas e das famílias.

Last edited 2 horas atrás by lucio
Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Todos sabemos que a intenção não é matar traficantes ou narcotraficantes…, a intenção norte americana é provocar o Maduro e suas forças bolivarianas para reagirem e assim terem um motivo para atacar realmente a Venezuela…

Comenteiro

Direitos humanos são ruins até a hora que você precisa deles.

Camargoer.

Pois é.

Há já que. Era fã de torturador da ditadura de 64 até o momento que se tornaram investigados, reus e condenados…

Direitos humanos são gerais.

Quem está em uma situação de vantagem nunca precisou da proteção dos direitos humanos. São as pessoas em condição de desvantagem quem precisa de pritecdo

SmokingSnake 🐍

Na hora que um cidadão é torturado e morto do pior jeito possível por esses traficantes, é um silêncio absoluto dessas organizações. O modus operandi deles já está mais do que claro, apenas fazer barulho quando é para proteger criminosos de serem neutralizados, o que contribui para mais pessoas sendo mortas por esses bandidos.

Last edited 41 minutos atrás by SmokingSnake 🐍
comenteiro

Assim como das autoridades…

Estamos largados ao léu mesmo.

juarez

Mais nunca que esse barquinho teria condições de chegar aos EUA com 1g de droga rsrsrsrsr.

Tô suspeitando que o Trump está querendo prender o Maduro e embolsar os 50 milhões da recompensa rsrsrsr

Dalton

Não necessariamente o barco, mas, a droga poderia eventualmente alcançar os EUA por outro meio que estaria justamente aguardando esse e outros barcos menores para compor uma carga maior.
.

Sergio Machado

Isso nem você nem eles sabiam. Sequer foram abordados.
Na real, nem droga no barco poderia ter ou nenhuma relação com o tráfico.

Dalton

Apenas expus que não é porque o barco é pequeno que a droga não poderia alcançar os EUA, só isso.

Rodrigo

Ah, claro. Os vários navios e aeronaves de vigilância que estão na região apenas estão lá para curtir o sol do Caribe. Colega, não tenha dúvida que já havia vigilância nesse barco desde o ponto de origem e o ataque tem razões óbvias: Trump não quer gastar recursos do contribuinte com detenção preventiva ou extradições

SmokingSnake 🐍

Esses barcos não entram diretamente nos EUA, até porque é bem mais difícil de entrar sem serem pegos, eles levam para algum país da América central.

Sergio Machado

Poderia ser um barco advindo, ou que passou pela Venezuela ou compostos por Venezuelanos ou até um barco qualquer próximo a Miami, visto que um barco pequeno deste estava indo para onde?.
Curiosa, e sem nenhuma surpresa, a insistência em vincular ao governo Venezuelano.
Longe de defender o Maduro, mas revela o modus operandi a fim de obter uma casus belli.

Ricardo

Abateram pessoas em um barco sem sequer verificar o que estavam transportando ou se estavam envolvidas em algum crime. E mesmo que fosse tráfico de drogas, a punição não pode ser uma execução sumária. Isso não é justiça — é barbárie. É a lei da selva, e é crime. Se fosse qualquer outro país responsável por esse ato, já estaria sendo julgado no Tribunal Penal Internacional. Mas aqui, vejo muitos aplaudindo, como se fosse algo digno de aprovação. Não apoio o regime da Venezuela, mas é evidente que o interesse dos americanos nessa região não é a promoção da democracia… Read more »

Heitor

Pegaram uma canoa e fizeram um pronunciamento pra isso kkkkkkkkkkkk quem viu e quem vê…

José Joaquim da Silva Santos

Uma verdadeira experiencia para a US navy, destruir lanchas de traficantes…

Alex Barreto Cypriano

O Sal Mercogliano do What’s Going On With The Shipping no YT fez dois bons vídeos sobre o assunto EUAxVenezuela. No primeiro deles, mais antigo de dias, o Youtuber demonstrou quão contraditória era a relação da Venezuela com os EUA (por um lado, complementar, e por outro, antagônica) e no segundo, recente de ontem, Sal detalha a ação contra o fastboat. Possivelmente o fast boat, dotado de quatro motores de popa e tendo de 30 a 40 pés, teria sido atingido por um míssil hellfire de algum vetor do VMM-22 embarcado no USS Iwo Jima. Mas um Seahawk Romeo de… Read more »

Last edited 55 minutos atrás by Alex Barreto Cypriano
Dom Lazier

Teve político Paraguayo falando que os EUA não iam deixar eles abaterem Avião narco com A-29, mas pelo visto os EUA porem fazer isso sem nem seguir protocolo.

Aéreo

Quero deixar bem claro que não tenho simpatia nenhuma por traficantes e acho pragmaticamente que traficante e assaltante quando morrem em ação, pra mim é uma vitória da sociedade. Mas a questão tem que ser colocada com um prisma maior antes de achar que se pode atirar a esmo. Algumas nações sul americanas como o Peru, há muitas décadas tinham por política atirar em aeronaves do narcotráfico, da mesma forma que os EUA atiraram nesse barco. Isso começou a mudar, quando o Peru abateu por engano em 2001 um Cessna com missionários religiosos dos EUA.  Ai Tio Sam mudou profundamente… Read more »

George A.

Alguns milhões de dólares gastos pra afundar uma lancha.
Como alguém acha isso razoável?

amarante

Os “véião” nazi do sul dos EUA acham, infelizmente eles foram maioria.