Programa Fragatas Classe Tamandaré alcança novo marco operacional

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Fragata “Tamandaré” durante fase inicial das provas de mar na costa catarinense

Em agosto de 2025, o Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT) avançou em diferentes etapas. A Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F201), batizada em 8 de agosto, passou pela operação de load out, que consiste na transferência da embarcação para um dique flutuante, seguida de imersão controlada até o navio atingir a sustentação na água.

Em 26 de agosto, a embarcação foi conduzida para o rio Itajaí-Açu, concluindo o processo de lançamento. A movimentação da Fragata durou aproximadamente cinco horas e foi considerada satisfatória.

“É um orgulho enorme colocar na água mais uma Fragata da Classe Tamandaré. Esse novo marco reflete o sucesso desse projeto inovador, que segue em avanço acelerado e comprovando que podemos, sim, realizar grandes feitos mobilizando a cadeia da indústria naval no Brasil”, ressaltou o CEO da Águas Azuis, Fernando Queiroz”.

A construção da F201 começou em novembro de 2023, com o corte da primeira chapa de aço. A cerimônia de batimento de quilha da embarcação, momento que marca o início da montagem dos blocos, foi realizada em junho de 2024. A Fragata permanecerá no cais do TKMS Estaleiro Brasil Sul para a instalação e o comissionamento de equipamentos, além da realização dos testes necessários antes das provas de mar.

Jerônimo de Albuquerque – F201

Em agosto, a Fragata “Tamandaré” (F200), primeiro navio do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), iniciou a fase inicial de testes de mar na costa de Santa Catarina. O navio deixou o TKMS Estaleiro Brasil Sul em 12 de agosto e retornou no dia 19. Os testes contaram com a participação de 130 militares e civis a bordo.

Essa primeira etapa das provas de mar foi concluída com sucesso. Foram validados o desempenho e a integração dos sistemas de propulsão, da geração de energia, do sistema de leme, dos estabilizadores e dos sistemas de navegação. Também foi testada a operação da embarcação em condições normais de viagem, incluindo o funcionamento da cozinha, do sistema de esgoto e do arcondicionado. As principais avaliações de velocidade e manobrabilidade estão em conformidade com os requisitos contratuais.

Primeiras Fragatas da Classe Tamandaré dividem as águas de Itajaí (SC) para testes

“Esses navios, produzidos no Brasil, representam a busca da Marinha por modernização da frota naval, autonomia estratégica e aumento na confiabilidade das operações, fortalecendo a proteção da nossa Amazônia Azul. Este feito não é apenas uma conquista tecnológica, é um estímulo à indústria local, é geração de empregos qualificados, transferência de tecnologia e sustentabilidade para a cadeia produtiva naval”, destacou o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa”.

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Estratégica da Marinha


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ChinEs

O Brasil esta seguindo o caminho chinês na construção naval, começando por pequenas quantidades até a produção em massa de navios,misseis e submarinos.

Camargoer.

Olá.

É o caminho… Construir navios nacionais com índices crescentes de nacionalização e mantendo cadência…

E deixando está coisa de compra de oportunidade de nacionalização de combate para o passado

Tomcat4,6

Que os anjos digam amém !!!
Obs. acrescentemos; “…blindados e aeronaves”!!!

Wellington

Só precisa combinar com nosso orçamento de defesa, que em décadas a tendência é de queda, sem previsão de aumentos. Então não se iluda, o caminho chinês sempre foi diferente do nosso, lá é um outro povo, uma outra cultura, uma outra história. Brasil é moroso, preguiçoso e extremamente corrupto, não que na China não exista corrupção, mas aqui é uma salada. A questão política então? Vish, nem compensa. Acredito que no Ocidente somos o único país a ter 2 presidentes presos em um intervalo tão curto de tempo, primeiro foi o Lula e agora o Bolsonaro, por mais que… Read more »

Camargoer.

O Brasil gasta muito com defesa. Está entre os 15 maiores orçamentos do mundo. São em média US$ 20 bilhões por ano. Para 2026, estão previstos R$ 142 bilhões. Os gasos com defesa passaram por cortes quanto ocorreu orçamentário em toda a estrutura pública. Os gastos com defesa sofreram cortes ou retenções ao mesmo tempo que todos os outros ministérios, como saúde, educação, infraestrtura também sofreram cortes. Os cargos civis tem passado por sistemática redução há décadas. O número de servidores civis ativos é praticamente o mesmo desde o perído FHC e o número de servidores civis inativos é apenas… Read more »

Pablo

Qual produção em massa? O programa Tamandaré corre o risco de PARAR por falta de verba. Moro em itajai e tenho um amigo que trabalha no estaleiro. Segundo ele, ja teve demissão e e vai ter muito mais. Tem que rezar para terminar essas 4.

Santamariense

Pois é…não sei de onde tiram essas ideias.

Pablo

Narnia

Macgarem

kkk que bela comparação

Santamariense

Hehehehehehehehehehe…..desculpa o riso, mas é uma piada, não?

Dom lazier

Foi falar um negócio pra vocês, a construção das Tamandarés está á nível primeiro mundo, deveria ser sempre assim.

Paulo

O primeiro dos 4 canhões seasnake chegou para ser montado na fragata Tamandaré. Parece que alguns estavam temendo uma retenção por parte do governo alemão.

Samuel Asafe

Retenção pq? Os alemães que são parceiros do projeto.

Luiz Ferreira

Corvetinha fofinha e manobrável. Uma maravilha da engenharia minimalista.

Pablo

Tenho uma foto da Tamandaré indo para teste. Como faço para postar?

Abner

Uma pergunta essa é a primeira vez que vários navios da MB são construídos simultaneamente no Brasil ?

Paulo

Creio que sim. 3 fragatas ao mesmo tempo, simultaneamente a 3 submarinos, sendo um de propulsão nuclear, 2 Navios patrulha e 1 navio de exploração polar, além de drones navais como o supressor e misseis anti navios.