Everett/Seattle, 4 de setembro de 2025 — O protótipo de navio não tripulado USX-1 Defiant embarcou hoje para sua demonstração estendida de resistência e confiabilidade em mar aberto. Após completar os testes finais próximos a Port Angeles, no estado de Washington, a embarcação seguiu pelo Estreito de Juan de Fuca e alcançou o Oceano Pacífico nas primeiras horas da manhã.

O USX-1 Defiant foi desenvolvido no âmbito do programa No Manning Required Ship (NOMARS), da agência DARPA, com um conceito inovador: trata-se de uma embarcação concebida desde a quilha sem necessidade de presença humana a bordo, com sistemas autônomos de navegação, diagnóstico, gestão de falhas por machine learning e capacidade para operar por longos períodos, mesmo em condições adversas de mar.

Com aproximadamente 55 metros de comprimento e deslocamento de 240 toneladas, o Defiant foi construído pela Serco (em colaboração com o estaleiro Nichols Brothers Boat Builders, no estado de Washington). Sua ergonomia elimina acesso de tripulação, passagens internas, alojamentos, galley, suprimentos de vivência e demais estruturas tradicionais de suporte humano, o que reduz peso, complexidade e permite uma arquitetura otimizada para autonomia, eficiência hidrodinâmica e manutenção mais simples.

O programa de mar aberto pretende avaliar vários aspectos cruciais: resistência estrutural em diferentes estados do mar (incluindo estado 5), confiabilidade de sistemas autônomos ao longo de longos períodos, capacidade de retomar missão após condições meteorológicas adversas, eficiência energética, e adaptação de cargas modulares de missão.

Segundo Greg Avicola, gerente do programa NOMARS, “o Defiant é uma pequena embarcação robusta que desafia a ideia de que um navio não tripulado não poderia operar com confiabilidade no ambiente exigente do mar aberto. Cada centímetro da embarcação é projetado para a missão, não para a tripulação.”

Além disso, a própria estrutura enxuta facilita a produção rápida e modular, inclusive em estaleiros comerciais de menor escala (Tier III), com menor custo e tempo de construção em comparação aos navios convencionais.

A expectativa é que, após esta demonstração em mar aberto, o Defiant seja transferido para o Escritório de Sistemas Marítimos Não Tripulados da Marinha dos EUA (Navy’s Unmanned Maritime Systems Program Office, PMS 406), para avaliação de integração com forças tripuladas ou operações autônomas distribuídas.

O sucesso desta demonstração pode representar um ponto de virada para a Marinha dos EUA, definindo um novo padrão para navios de superfície autônomos, com implicações em vigilância, reconhecimento, operações de apoio logístico, guerra eletrônica, e até capacidade de ataque, com cargas modulares, tudo sem colocar vidas humanas em risco ou exigir alojamentos caros.

Com a autonomia demonstrada em condições reais de navegação, o USX-1 Defiant inaugura um capítulo promissor na integração de plataformas robóticas à força naval, em linha com a estratégia de operações marítimas distribuídas (Distributed Maritime Operations) da Marinha americana.■


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Marcelo

me lembra a Defiant de DS9, também uma nave experimental no início da sua carreira

Burgos

Quem diria 👀
O futuro chegou até para navios de guerra 💪👍
Digamos que seja um navio-drone ?!
Agora esperar pelos testes conclusivos da embarcação e arma-lá até os dentes⚓️💀

Abner

Burgos muito provavelmente o próximo será Tanques de guerra autônomo.

Isso se já não existe algo parecido.

Willber Rodrigues

A algum tempo atrás, a MB tinha feito testes com um navio não tripulado.
A “quantas anda” esse projeto?