Imagens do satélite europeu Sentinel-2, capturadas em 3 de setembro de 2025, confirmaram a movimentação da Força Anfíbia Iwo Jima (Amphibious Ready Group – ARG) no mar do Caribe, cerca de 340 milhas (~550 km) da costa venezuelana, segundo relatos públicos compartilhados no X pela conta @SADefensa.

A formação naval, centrada no porta-helicópteros USS Iwo Jima (LHD-7), dois navios de desembarque doca da classe San Antonio (LPD) e um destróier de mísseis guiados da classe Arleigh Burke.

O deslocamento do ARG segue exercícios anfíbios conduzidos ao sul de Porto Rico e integra uma operação maior de presença naval na região, alinhada à missão de interdição de drogas e projeção de poder dos EUA no Caribe.

A presença contínua da Iwo Jima ARG se soma a outras embarcações americanas na região, como os destróieres USS Jason Dunham, USS Gravely e USS Sampson, além de um navio de combate litorâneo (USS Minneapolis-Saint Paul) e um submarino de nuclear de ataque (USS Newport News), reforçando a marinha dos EUA em águas próximas à Venezuela.

Este posicionamento naval ocorre em meio a uma escalada de tensões entre os EUA e Caracas: no dia 2 de setembro, houve um ataque americano contra uma embarcação suspeita de traficar drogas entre a Venezuela e o Caribe, que resultou na morte de 11 pessoas, segundo autoridades dos EUA.

A movimentação naval pode além da missão de interdição de drogas, ter também um papel de dissuasão estratégica e pressão sobre o governo de Nicolás Maduro, demonstrando capacidade de projeção e prontidão militar em uma zona de águas internacionais de relevância geopolítica.■


 

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Macgarem

Hora de pensar nas eleições na Venezuela

José Joaquim da Silva Santos

Hora de pensar em um projeto nacional de soberania pra dissuadir esses ratos quando vierem nos ameaçar.

Deadeye

É ingênuo, de que um grupo de desembarque anfíbio de 4500 militares, pode derrubar o maduro de forma convencional.

Iran

As coisas podem esquentar rápido e um strike group inteiro pode estar na costa da Venezuela em pouco tempo se precisarem, e com relação aos 4500 fuzileiros, acho que não precisou nem disso pra tirar o Gadaffi do poder… Algumas centenas de tomahakws e bombas guiadas conseguem mandar a Venezuela de volta pro neolítico, e quero ver como um governo frágil e com falta de coesão social vai conseguir sobreviver nesse cenário caótico.

Sávio Ricardo

Cara…vc acha mesmo que o governo americano, qualquer que seja o do momento, vai soltar bombas e misseis no próprio quintal??? Incendiar o oriente médio é fácil, longe pra cacete, mas aqui no próprio continente??? Parem de viajar.

Dalton

Não apenas isso, mas, os meios e a quantidade são patéticos. . O “cruzador” que alguns jornalistas enchem o peito para falar – um termo em desuso – seria retirado de serviço nesse mês, o “lake Erie” ganhou uma sobrevida e irá terminar sua carreira como o “Normandy” que fez uma patrulha contra o narcotráfico entre março e maio últimos e aguarda a baixa prevista para 26 esse mês. . O “Lake Erie” guardadas as devidas proporções é o que a fragata “Rademaker” é para a marinha brasileira, imponente por fora, mas, ambos navios já estão cansados. . O “destroyer”… Read more »

André Soares

Segundo informações dos Estados unidos…

Carlos Campos

Podem chamar ele Xi Trump, pq ficar colocando navio por perto do Inimigo e não fazer nada, é o que Xi faz com Taiwan

Rodolfo

Muito cedo pra dizer isso. Agora com os F35 em Porto Rico, parece que as peças estão sendo colocadas no tabuleiro e o Rubio vai lentamente conduzir o presidente Trump à uma campanha militar pra forçar a saída do Maduro.

Carlos Campos

Nesse caso retiraria o que eu disse

Felipe

Como faz falta um sistema costeiro de misseis antinavios (como o Bastion ou Brahmos)….manteria estes navios bem mais longe

Colombelli

Em tese sim. Mas veja…o alcance dos tomahawk está alem de qualquer missil antinavio.
Se houvesse misseis anti navio nao muda muita coisa no resultado final. E ataques aereos podem vir do Panamá ou ate dos EUA direto.

Henrique A

Porto Rico está ali do lado. O EUA já não tem mais instalações militares no Panamá.

Rodrigo

Tchau, Maduro! Estamos todos contra você!

Heli

Trump vai levar a democracia e a liberdade à Venezuela. Os próximos na lista serão a Arábia Saudita, o Catar e o Kuwait

Cassini

Confia…

Ademir

Igual fizeram no Iraque, Afeganistão kkkkk

ChinEs

Enquanto a China faz desfiles, os Marines Americanos estão preparados para um desembarque real na Venezuela, os Americanos não brincam, são um exercito profissional, não um bando de coreografos, os Americanos são um exercito profissional forjado em batalhas , não é um exercito que serve para desfile, já já veremos M1 Abrams nas ruas de Caracas, e ai quero ver o Xi e o Putin, não se brinca com quem não sabe brincar… China e Rússia estão aumentando o valor da aposta, depois vão ser humilhados novamente pelo Ocidente… Os americanos não brincam …

José Joaquim da Silva Santos

Nooossa senhora, rsrs. Põe uma capa plástica no colchão que essa noite vc vai ter sonhos molhados ein kk. Deve ter muitos Marines solteiros ali nessa esquadra, da uma pesquisada nas redes.

Rafael Aires

Nos últimas décadas, apenas Rússia e Ucrânia (que, infelizmente, está ficando sem recursos humanos) são quem têm experiência em combate de alta intensidade. Desde o Vietnã, os EUA só bateram em cachorro morto. E quem vai invadir um país que tem 1,4 bilhão de pessoas e mantém 1/3 da capacidade fabril do mundo (China)? Numa guerra direta dos EUA contra Rússia e ou China, não terá vencedor.

Leandro Costa

Esses navios não tem qualquer capacidade de fazer uma invasão à Venezuela. São poucos. Podem fazer incursões fortes, mas pontuais. Entrar, fazer alguma coisa e sair. No mesmo dia, provavelmente. Eles não trouxeram a logística necessária para uma invasão.

Colombelli

O objetivo não é invadir.
Corta- se a cabeça e se apoia a cabeça que entra no lugar com apoio local.

Deadeye

Vocês esquecem que os militares Venezuelanos, apoiam o Maduro até os dentes e estão envolvidos justamente no tráfico de drogas e de ouro.

Iran

Aquilo ali é uma terra de lobos e aves de rapina, se eles verem que o governo do Maduro não é mais sustentável eles mesmos tiram ele da jogada.

Heli

Alguem anda assistindo muitos filmes de Hollywood

ChinEs

Vamos ter um dia D, o desembarque dos Marines vai ser ainda esse mês … Primeiro são os bombardeamentos , a eliminação do poder aero bolivariano, depois é o desembarque Anfibio puro e duro, e em seguida a caçada, dead or live , vai ter recompensas para quem achar onde o Maduro estará escondido… Depois vai ser uma operação dos Rangers, Delta Force e Seal Team 6, vasculhando pelas ruas de Caracas toda a cupla de Maduro…

Cassini

E jogando muito Call of Duty também.

Ademir

Nossa quanto amor pelos Yankes

Guizmo

” Misture sua laia
Ou foge da raia
Sai da tocaia
Pula na baia
Agora…….Nós vamos invadir sua praia!!!!”

Sua praia!
Sua praia!

Agora se você vai se incomodar
Então é melhor se mudar!!!!!

Kkkkkkkk

Alex Barreto Cypriano

Na CNN ventilaram que Trump considera ataques em solo venezuelano – obviamente, ataques de precisão ou com forças especiais. Os F-35 (A ou B?) em San Juan-Porto Rico estariam a 890 km (~490 mn)de Caracas-Venezuela, necessitando, possivelmente, na falta de tanques subalares conformais, de reabastecimento aéreo. Ainda, talvez, sendo modelo STOVL, possam fazer pouso intermediário no USS Iwo Jima. Os contratorpedeiros AB estão em boa posição pra ataques em profundidade com T-LACM. Mas há grande diferença entre um bloqueio naval direcionado (ainda que feroz) e ataque cinético ao território venezuelano. O que devemos tomar nota é da cobertura satelital pervasiva… Read more »