Trump autoriza abate de aeronaves venezuelanas em águas do Caribe

USS Jason Dunham DDG-109 lançando missil SM-2
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que aeronaves militares da Venezuela que se aproximarem perigosamente de navios da Marinha americana poderão ser abatidas. A medida vem em meio a uma escalada de tensões na região do Caribe, associada à campanha militar contra cartéis de drogas vinculados ao governo de Nicolás Maduro.
Segundo dados divulgados pela Reuters, Trump autorizou o envio de dez caças F-35 para Porto Rico, em apoio às operações contra rotas de narcotráfico no sul do Caribe. A decisão surge após o Pentágono considerar como “altamente provocativo” o sobrevoo de dois jatos F-16 venezuelanos próximos ao destróier USS Jason Dunham em águas internacionais.
“Se eles nos colocarem em uma situação perigosa, eles serão abatidos”, afirmou Trump em resposta a perguntas de jornalistas, reforçando que a ação está amparada por ordens militares já vigentes.
A escalada faz parte de uma campanha mais ampla de Washington de enfrentamento a cartéis designados como “narcoterroristas”, incluindo a recente ofensiva que resultou no afundamento de uma embarcação suspeita de tráfico de drogas, com 11 mortos, segundo autoridades americanas.■
SAIBA MAIS:
Pentágono denuncia voo de dois caças venezuelanos F-16 próximo a navio da Marinha dos EUA
Vamos ver quem vai trucar antes.
Espero que sinceramente não escale porque vai ser caotico para as fronteiras brasileiras.
Pior do que tá não fica
Fica sim, a fossa é mais embaixo do poço.
Fica. E muito. E por décadas.
Refugiados de guerra levam décadas para voltar, se voltarem.
Esta guerra seria rapida e teria o efeito inverso= gente voltando ( exceto talvez os venezuelanos aqui, pois estão sendo sustentados pelo Estado)
Claro, a guerra rápida… Que nem na Líbia, no Afeganistão, no Vietnã, na Síria, na Ucrânia. Cada delírio. Você tem ideia do que isso significa? A desestabilização e o caos que guera uma guerra em uma sociedade já frágil e precária? Tivemos a sorte de viver em um continente relativamente livre de grandes conflitos nas últimas décadas , não soubemos desfrutar e colher a oportunidade, mas é bizarro alguém pensar que esse quintalzinho irá melhor por meio de conflitos promovidos por grandes potências colonizadoras que só querem sugar até a tua última gota do nosso sangue e aproveitar das nossas… Read more »
Uma boa questão… qual é o contexto de uma guerra entre os EUA e a VEnezeulea neste momento seria qual? Uma guerra de agressão dos EUA? QUal seria o objetivo dos EUA.., da Venezuela parece ser óbvio.
Não é agressão nenhuma a Venezuela!
Maduro não é presidente, mas sim um chefe de cartel de drogas que usurpou o poder em conluio com militares socialistas mafiosos.
“grupo de estudos” kkkk putz nível terra, aliás subterrâneo.
Iraque também e hoje e pior líbia também Afeganistão nem se fale só acredita nisso sendo bem inocentes eles só querem recursos e poder .
Não defendo maduro porém a situação de atacar só vai piorar principalmente pra gente e países demais a desculpa das drogas e igual das armas químicas no Iraque precisamos da ajuda da China por que os EUA são agressivos.
ilações suas
Ilações baseadas no manjadíssimo histórico das intervenções externas.
conversa mole
Mais um iletrado falando groselha sobre o que não sabe. O kra realmente acredita que a ditadura de Maduro não tem apoio popular e um núcleo de fanáticos que cercam o líder. A mesma estupidez dos neocons americanos que acreditavam que povos que viveram 60 séculos em ditaduras iriam abraçar valores liberais democráticos. Como tem gente inocente nesse mundo. O liberalismo tem o mesmo pecado original do marxismo, acha que é possível fazer engenharia social no ser humano. A sociedade venezuelana é profundamente autoritária. O Maduro só está no poder pq ele claramente tem apoio popular, quem odeia o regime… Read more »
Boa análise. Iraque 2.0
correto
Parte correto. Parte errado. Apoio popular não é tão forte. O Maduro perdeu a ultima eleição por um percentual avassalador. Algo próximo de 70% dos votos foram para a oposição. Só se mantem no poder devido a forte repressão militar contra opositores. Segundo ponto é que a iminência de uma guerra pode levar o núcleo do regime e a elite politica a considerar uma transição com preservação de status quo. O Brasil fez isso algumas vezes para evitar uma guerra contra os EUA ou uma guerra civil. Transições pacificas podem e devem ser negociadas. Os EUA de Trump não estão… Read more »
Akhinos, até tinha um visão diferente dessa situação (que seria menos complicado em tirar o Maduro do poder comparado com o Saddan ou o Kadafi), mas sua comparação com a Colômbia faz sentido. O Maduro pode não ter apoio da maior parte da população, mas tem apoio da parte que está armada, e isso e que faz a diferença. Os americanos podem até derrubar o regime, mas o pais ficaria desestabilizado por anos. O clima e selva facilitaria muito movimentos de guerrilha. Infelizmente a situação do povo venezuelano e bem complicada. Para um Brasil então em nossas fronteiras norte seriam… Read more »
Se a Venefavela já tem milhões sem guerra , imagina com…
Sempre ele com os comentários de incel.
O problema grande que há aí é a VNZ dar esses voos, e a USNavy focar com o dedo doce no gatinho.
Um risco grande para aeronaves civis cheias de de gente indo pra Disney ou Cancún…
O Marco Rubio deve tá contendo a emoção. Finalmente vai ter seu sonho realizado. O governo Lula já disse que não vai tomar partido, como sempre vai esperar pra ver o que acontece como foi no caso das tarifas. O Itamaraty poderia nessa hora falar com o Maduro que é hora do exílio e deixar a democracia retornar a Venezuela, todo mundo ganha inclusive ele e a família dele que saem vivos dessa e não termina que nem o Kadaffi na Libia. Mas não, deixa quieto, pra que mostrar liderança na Am do Sul, pra que ser potência regional merecedora… Read more »
E como você sabe que o Itamaraty já não falou isso pro Maduro? Você acha que ele divulgaria isso abertamente? Vocês assistem filmes demais, é incrível o simplismo dos argumentos. Pra começo de conversa, o Brasil não tem o que fazer nessa situação, não importa o governo de turno. Temos poder militar para intervir? Não. Além disso, dado o histórico da Colômbia e Venezuela, qual seria o resultado esperado? Uns 70 anos de guerra civil. Colômbia e Venezuela são basicamente o mesmo povo e cultura, eram o mesmo país. A Colômbia está a 70 anos em guerra civil. A Venezuela… Read more »
A situaçao na Venezuela vem indo pro buraco faz tempo. O ex vice Mourao disse ainda na campanha presidencial de 2018 que tropas brasileiras de paz ainda acabariam em Caracas depois de uma eventual crise. Mas a posição do Brasil sempre foi de não intervir, deixa rolar, não aceitou agora essa ultima eleição mas teve a brilhante ideia de propor como solução uma nova eleição que nem o Maduro deu confiança. No fim ainda foram os americanos que garantiram segurança da Guiana enquanto migrantes entram por Roraima todos os dias e o tio Amorim tem a capacidade de dizer que… Read more »
Mourao quando ainda candidato… penso que o que ele diz é consenso no Exercito Brasileiro
https://youtu.be/ZJWhpOqIxDI
Um monte de palavras que não correspondem aos fatos. Os EUA não garantiram merda nenhuma para a Guiana. A Venezuela não invadiu a Guiana pq você não invade um país quando sua ligação com ele é mata fechada e densa. Tu já entrou numa floresta densa, camarada? Vai lá criar rota de suprimentos em florestas, vamos ver em quantos dias dura a tua tal invasão. Além disso o único caminho possível para a Venezuela chegar à Guiana é pelo Planalto da Guiana, que é basicamente o Brasil. O exército brasileiro foi relativamente rápido em movimentar tropas para aquela região. Agora… Read more »
Concordo em genero numero e grau. A rápida mobilização do exercito que levou um mes pra deslocar os Guaranis de balsa da superpotência sul americana e nao o US Southcom que vem cada vez mais operando na Guiana foi o fator que inibiu qualquer aventura do Maduro.
https://www.southcom.mil/News/PressReleases/Article/3986439/president-of-guyana-visits-southcom/#:~:text=President%20of%20Guyana%20Mohamed%20Irfaan%20Ali%20speaks%20with%20U.S.%20Ambassador,Samantha%20Oblander%2C%20SOUTHCOM%20Public%20Affairs)
No caso da Venezuela é diferente de casos como Síria, Afeganistão e Iraque. Um ótimo exemplo disso é que não foi derrubado o regime Iraniano pois eles não tinha ninguém para colocar no lugar do Aiatolá, e acabaria repetindo os caos dessas guerras sem fim do oriente. Mas no caso da Venezuela, tem um presidente que foi eleito, mas que não pode assumir e uma oposição interna, forte, ao regime.
“E como você sabe que o Itamaraty já não falou isso pro Maduro?” Não. Não falou. Não sugeriu, até mesmo porque iniciativas, antes desta ação atual americana de presença de uma frota no caribe, já tinha sido toma pelo governo brasileiro e Maduro foi hostil as sugestões. Então esta certo a analise quando diz que o governo Maduro será de resistencia, até mesmo porque este governo criou camadas de controle da sociedade, a oposição é frágil. O muito que EUA irá fazer é criar escarramuças, bandeiras falsas, cairá bem na midia. O risco de derrubada de um caça venezuelano que… Read more »
O exército Brasileiro deveria era fechar aa fronteira, Roraima já está uma caos
é , a escalada continua , ou alguem imaginou que a provocação do F-16 iria passar despercebida … tudo que os EUA querem é um ”motivo” ( mais um ) para iniciar um bloqueio naval de fato
Eu estou doido para ver a libertação da Venezuela e a queda do regime cubano.
nao só esses 2 , mas todo o ”forum de SP ”
Já está preparado para a entrada de milhões de venezuelanos no Brazil?
Brasil com “S” .
Se esse é o preço que seja pago então…abaixo o narco-socialismo!
Imagina a China invadindo as Filipinas a fim de libertar ela do capitalismo, enquanto Gabrieis dos países vizinhos fanáticos pelo partido comunista batem palma, fechando os olhos para toda a crise regional que aconteceria, afetando inclusive eles. Esse é exatamente você agora.
Ninguém concorda com o que acontece na venezuela, assim como ninguém concordava com o que acontecia no Iraque, Líbia, Afeganistão. A solução pra esses outros foi invadir e ocupar, o que não funcionou; pq é que você acha que fazer o mesmo aqui funcionaria?
Pq ele é um adolescente que se acha inteligente. Espero que não seja um adulto formado, pq se for é vergonhoso.
Você tem tipo uns 12 anos, não é?!
Quem consome são os ditos países de 1 mundo que sustentam o terrorismo global e narcotráfico se for assim o México já seria invadido !
Os cheiradores de pó estão dentro da casa branca.
Vai melhorar e muito a sua vida e a desses povos… Inocente .
Roraima vai virar um caos nunca antes visto no Brasil. Ao menos não pelas atuais gerações. Eu não queria ser morador de Roraima quando o pau cantar de vez.
Capaz dos venezuelanos voltarem para ajudar Trump a destruir Maduro.
Homens solteiros provavelmente voltarão para se aventurar. Por dinheiro ou ideal.
O fim deles será o mesmo dos afegãos que montaram na fuselagem do C17.
Mesmo que entre um governo pró EUA, os americanos sempre vão embora e deixam o lugar pegando fogo.
Sempre foi assim.
Agora é a hora. O maduro é muito corajoso e ama a venezuela. Talvez ele msm pegue o f16 e sobrevoe o destróier americano. Essa denominação “destróier” remete algo muito perigoso porém não é nada perto da bravura do grande companheiro venezuelano.
Essa operação tem cara de ser uma grande bravata. 3 cruzadores pesados contra noiados em barcos de madeira? 4500 homens e 20 harriers para intervir na Venezuela? Duvido. Para invadir a Venezuela é necessario 200.000 marines e forte apoio aéreo, to falando de umas 600 aeronaves pelo menos. Prova de q tudo é uma bravata é q os americanos nao esperavam uma reação da venezuela e foram pegos de surpresa pelos F-16 sobrevoando a frota deles. Despacharam logo um esquadrao de F-35 a Porto Rico pois sabem q se os SU-30 fizerem o mesmo, não há nada q os pequeninos… Read more »
Uma das promessas de Trump na campanha eleitoral é não repetir a lambança que democratas aprontaram no Afeganistão, uma ocupação de 20 anos que à título de destruir o talebã, e implantar uma ” democracia liberal ” no Afeganistão, gastaram 3 trilhões de dólares no período pra sair fugidos de lá, deixando órfãos, os afegãos colaboracionistas da ocupação e entregar o poder ao….talebã. Como a gente chama isto mesmo ? Desastre geopolítico, fracasso histórico e prejuízo imenso. Trump não vai gastar dinheiro com a Venezuela. Vai fazer seu teatrinho pro público interno pra dar a impressão de que combate o… Read more »
O mais bizarro é que o plano de Bolton, dinamitado por Mourão, está acontecendo agora com a operação Atlas, um plano de juntar 10 mil militares das 3 armas, blindados e artilharia pesada, helicópteros, drones , radares e caças justamente na fronteira de Roraima com a Venezuela. Mas o Mucio, ciente de que esta movimentação militar maciça, justamente agora, pode se transformar em nitroglicerina pura, se apressou em enviar cartas pro departamento de estado americano, e para a chancelaria venezuelana alertando que a operação Atlas é apenas um treinamento pras tropas e planejado à vários meses atrás e nada tem… Read more »
No caso da Venezuela é diferente de casos como Síria, Afeganistão e Iraque. Um ótimo exemplo disso é que não foi derrubado o regime Iraniano pois eles não tinha ninguém para colocar no lugar do Aiatolá, e acabaria repetindo os caos dessas guerras sem fim do oriente. Mas no caso da Venezuela, tem um presidente que foi eleito, mas que não pode assumir e uma oposição interna, forte, ao regime.
Sim, os contextos são diferentes, mas há complicadores no caso da Venezuela. Nas intervenções norte americanas no oriente médio, se teve alguma participação de tropas da UE. No Afeganistão havia tropas europeias, poucas, mas havia. No caso da Venezuela, a UE terá visão diferente. Há atores em posição delicada: Brasil e França. Muita gente se esquece mas a França possui um territorio ultramarino na região, a guiana francesa, e de importância geopolítica vital para UE ,pois se localiza a base de lançamentos de Kourou, única base de lançamentos de satélites da UE. Há uma guarnição da legião francesa guardando a… Read more »
Quem ocupou o Afeganistão foram os republicanos, liderados pela ala neocon. Alias existem neocons tanto no partido republicano como no democrata. É uma galera totalmente totó das ideias que achava que o mundo inteiro iria virar democracias liberais e que eles precisavam dar uma “forcinha” quando necessário para acelerar o processo.
Quanta sandice é dita. Tem gente que acha que uma guerra real é igual aos filmes… E nem podem se esconder na ignorância. Apenas verifiquem como estão o Afeganistão, o Iraque, o Líbano, a Líbia, a Síria e uma parcela da África. Talvez parem de achar que guerras resolvem algo ou que as potências se preocupam com o bem estar das populações nativas.
Uma guerra é igual a uma obra: sabe-se como começa, mas não quando ou como termina.
Não vejo a menor possibilidade de guerra entre e EUA e Venezuela. Trump não vai criar um conflito no qual teria pouco a ganhar, pois seria uma guerra caríssima num momento onde a economia americana vai mal. A intenção é desgastar Maduro e observar alguma reação interna na Venezuela, já que os militares sustentam o regime e não têm por que derrubar Maduro, até mesmo por não ter quem colocar no seu lugar. Maduro e os militares convivem numa proveitosa relação de mutualismo, onde conveniências e afinidades falam mais alto. A maioria da população venezuelana apoia Maduro e já se… Read more »
Tem um pessoal aqui que acha que guerra é igual filme, um bando de velho caduco que acha que uma invasão Americana na nossa porta seria also positivo. Povo que não sabe o quão “quasi-tabu” é interferencias Americanas no continente nos dias atuais. É facil falar quando não vive nos estados que fazem fronteira no norte, vocês não serão os que vão lidar com a horda de refugiados que vai resultar de tal aventura, acham que hoje lá nas cidadas fronteiriças está ruim? Esperem até ver quando uma guerra começar. Alem do mais as consequencias politicas e geopoliticas no continente… Read more »
Salve Matheus !
Muito boa a lembrança de que os EUa voltaram a comprar petróleo de uma “ditadura sanguinária”. Ou seja, estão patrocinando o regime ditatorial de Maduro.
Enquanto isso, fazem pressão indireta sobre o Brasil (através dos seus aliados europeus – Otan) – e a mídia compra a ideia – de que as importações brasileiras de diesel e fertilizantes estão bancando a ação russa n Ucrânia.
Até no tarifaço introduziram um quesito de direitos humanos.
Enfim, sem mudanças no modus operandi. Manipulação, distorção e desinformação continuam sendo as balizas quando se trata dos próprios interesses.
Bem vindo a vida real, onde interesses e conveniências são bem mais importantes que convicções e expectativas.
Quero ver se a Venezuela vai dobrar a aposta agora. Caças em missão suicida rsrs
Espero que não façam cagada como em 1988 quando em um cenário similar, de aguas confinadas abateram uma aeronave civil por engano.
Tá. A guerra diplomática escalou. Zonas de exclusão foram delimitados. Legalidade e proporcionalidade: alvos exclusivamente militares; mitigação rigorosa de danos a civis/infraestrutura crítica. Gradualismo: começar reduzindo riscos (SEAD/DEAD, guerra eletrônica) antes de expandir operações. Dominância informacional: ISR contínuo para decidir se e quando atacar (ou não atacar). Proteção da força: defesa aérea/míssil em camadas e dispersão de meios. Lições aprendidas. Uma ponte perto demais…do Brasil Operação Allied Force (Kosovo, 1999) Contexto: Campanha aérea da OTAN contra forças sérvias no Kosovo, sem invasão terrestre no início. Supressão inicial das defesas aéreas sérvias (SEAD) Controle do ar estabelecido rapidamente Ataques a infraestrutura… Read more »
Eu arrisco pensar que o plano real é ter navios ou submarino por perto do litoral para retirada do Maduro quando seus milicianos crescerem os olhos na recompensa em vigor. A pergunta é: Será que fariam o mesmo que fizeram com o Osama bin Laden? Eu nem me importo.