A Marinha da Grécia (Hellenic Navy) marcou um importante avanço em sua capacidade de patrulha marítima e guerra antissubmarino com o voo inaugural do primeiro P-3B Orion modernizado, após anos de atrasos no programa. Após mais de uma década enfrentando desafios técnicos e entraves, a aeronave finalmente decolou com sucesso da base aérea de Tanagra.

O projeto de modernização dos quatro P-3B Orion, que teve início em 2015, enfrenta atrasos que se estenderam por vários anos até agora. O primeiro exemplar, agora testado em voo, demonstra que os obstáculos—incluindo averiguações prévias, integração de sistemas digitais em aeronave com mais de meio século de uso e problemas mecânicos—estão sendo contornados.

Reavaliação estratégica da capacidade naval

Desde sua aquisição entre 1996 e 1997, os P-3 Orion equipam a Marinha Grega com funções essenciais como vigilância marítima, guerra antissubmarino, detecção de minas e apoio a operações de resgate e inteligência. O retorno do primeiro avião modernizado representa a recuperação de uma capacidade crítica perdida durante o período de atrasos.

O que esperar a partir de agora

O sucesso deste voo inaugural é visto como um sinal promissor para os testes que estão por vir. Os próximos passos incluem uma série de missões simuladas e ensaios de resistência, necessários para a certificação completa do sistema. A entrega efetiva à Marinha grega está prevista para o final de 2025, caso os testes avancem conforme o planejado.

Um programa vital em meio a tensões regionais

Com a expansão das capacidades navais da Turquia, incluindo novos submarinos Type-214, a reativação dos P-3 modernizados reforça a vigilância e defesa marítima da Grécia em uma região estratégica como o Mediterrâneo Oriental. A aeronave, mesmo com seu design clássico, permanece essencial por sua autonomia, alcance operacional e armamentos compatíveis com missões ASW (Guerra Antissubmarino).■


 

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Luís

Uma lenda da Aviação Naval

Marcelo

A marinha da Grécia passando a mesma dificuldade que a FAB teve na modernização dos P-3 Orion.

Santamariense

“Marinha da Grécia testa com sucesso voo inaugural de caça P-3B Orion modernizado”

Caça P-3B???

Jagder

Caça submarinos gaudério, penso eu.

Dalton

Mesmo assim, o P-3 além de caçar submarinos é um avião de patrulha marítima de
longo alcance, então, como o Galante costuma escrever, o “estagiário” errou de novo 🙂

Santamariense

Hehehe…só se for.

Gilmar Leal

Realmente, ficou esquisito…

Klesson Nascimento

Pois é, muito estranho. Li o título algumas vezes para tentar entender o contexto.
“Mas tudo pode, para aquele que escreve!”

Last edited 20 dias atrás by Klesson Nascimento
adriano Madureira

Ele é um caçador de submarinos,portanto a denominação não está incorreta.

Santamariense

Não, meu caro. Nada a ver.

Andrigo

Existem os que estão raspando até o osso seus P3 por que não ten dinheiro para irem de P8 Poseidon, e os que tem grana já estão de P8.

Será que a Embraer nao tem nada pra preencher esta lacuna, nos mesmos moldes do que o KC-390 fez no seu ramo?

NEMOrevoltado

Já pensei nisso, acredito que a Embraer já esteja trabalhando nisso. Se houver interesse e apoio da fab seria ótimo.

Para mim foi um erro escolher o P3 em detrimento do falecido P99.

Dalton

Por outro lado o “P99” que não estava devidamente pronto quando os “P-3C” foram adquiridos não atendia todos os requisitos conforme analise feita pela FAB.

adriano Madureira

Não era para ter sido naquela época,penso assim… O ERJ-145 é uma aeronave confiável e que voa bem até hoje em várias empresas aéreas,mas é uma aeronave limitada pelo seu tamanho. O Embraer 190 pode não ter as mesmas dimensões que uma aeronave Boeing 737 mas poderia ser uma boa solução caseira,apesar que a possibilidade de um P-390 não pode ser descartada e esnobada,depende do custo benefício e operacional de cada aeronave,apesar que o C-390 com essa opção de ser uma aeronave multifunção,com um Sistema de Evacuação Aeromédica de ponta para a força aérea Holandesa,abre oportunidades até para um módulo-container… Read more »

Last edited 20 dias atrás by adriano Madureira
Pablo

Se nao me engano a embraer chegou a falar sobre o tema usando E-Jet

adriano Madureira

“Existem os que estão raspando até o osso seus P3 por que não ten dinheiro para irem de P8 Poseidon, e os que tem grana já estão de P8”. Mas para quê o Brasil ou outros países necessitam ir de P-8 Poseidon?! Alguns acham que os países necessitam seguir o “defaultism” estadounidense, como se eles fossem o padrão para o mundo todo. E agora com essa atitude arrogante deles,tenho dúvida se muitos países continuarão adquirindo produtos militares caros como o Poseidon ou irão correr atrás de alternativas caseiras ou européias. Recentemente a Índia congelou seu acordo de US$ 3,6 bilhões… Read more »

Last edited 20 dias atrás by adriano Madureira
Rinaldo Nery

“Caça P-3B”? Deus do Céu…

M.@.K

Também achei estranho.

Alexandre Galante

Caça-submarinos 🙂

Dom Lazier

Um Kc-390 “Revolver” de patrulha maritima é pedir demais?