Navio-Doca Multipropósito ‘Oiapoque’ será a nova denominação do HMS ‘Bulwark’

27

Brasília, 11 de setembro de 2025 — A Marinha do Brasil confirmou que o HMS Bulwark, adquirido da Marinha Real Britânica, será incorporado à Esquadra em 2026 sob a denominação de Navio-Doca Multipropósito (NDM) “Oiapoque”. A escolha segue a tradição da Força Naval de batizar seus meios com referências a marcos geográficos nacionais, destacando, neste caso, a importância estratégica da região Norte do País.

De acordo com a Marinha, o nome “Oiapoque” simboliza a presença do Estado brasileiro em áreas de interesse marítimo e reafirma o compromisso da instituição com a defesa da soberania, a integração nacional e o apoio a comunidades isoladas. O navio será empregado não apenas em operações militares, mas também em ações cívico-sociais e missões de assistência humanitária, especialmente em situações de calamidade natural.

Com 176 metros de comprimento e deslocamento de 18.500 toneladas, o Bulwark — futuro NDM “Oiapoque” — será o segundo maior navio da Esquadra brasileira, atrás apenas do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico. A previsão é de que a embarcação, atualmente em processo de revitalização no Reino Unido, seja transferida ao Brasil no próximo ano e passe a operar plenamente após sua incorporação oficial.

A chegada do NDM “Oiapoque” representa um passo significativo no esforço de recomposição do núcleo do Poder Naval, ampliando a capacidade do País em operações anfíbias, projeção de poder e resposta a emergências humanitárias em território nacional e no exterior.■


Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Santamariense

Gostei pelo ineditismo. Nunca houve navio militar brasileiro com esse nome. Muito bom.

Dalton

Segundo o “NGB” houve 3 navios com o nome Oyapock que é uma grafia diferente de Oiapoque.

Santamariense

Putz…tu acreditas que eu conferi justamente no NGB? Mas, só olhei pela grafia atual…não vi a grafia com Y… hehehehe….falha minha!

Marcus Geneve

caro Adauto: acho que vc não leu o que o Santamariense escreveu: ele disse que não houve nenhum navio anteriormente denominado como “Oiapoque”. Vc está comparando esse termo com outras variações Oyapock, que é um nome completamente diferente. Veja, se um navio se chama “Pernambuco”, e alguém diz que nunca houve navio com este nome, vc não deveria apontar que o NGB já teve navios com nome PARAÍBA…………………….. é meio sem senso, vc não acha não? Vc não tinha um comentário melhor para fazer não? Acho que vc se perdeu.

Dalton

O “Santamariense” que considero um dos amigos aqui, não se ofendeu, pelo contrário reconheceu que com o passar dos anos a grafia de uma palavra pode mudar como por exemplo o encouraçado de 1910 era Minas Geraes enquanto o Nae de 1960, Minas Gerais.
.
E não é Adauto meu caro, é Dalton.

Piassarollo

Apoiado!

mauricio pacheco

Comentário desrespeitoso e completamente sem noção!

Leandro Costa

Uau! Obrigado. Eu desconhecia essa grafia anterior, Dalton.

naval762

Mas não eram dois? Buwalk e Albion?

Alexandre Galante

Como disse o Nunão, agora a MB tem que comprar o Albion e chamar de Chuí. 🙂

Last edited 3 horas atrás by Alexandre Galante
Andrigo

Ah não Galante, vim aqui só pra comentar isto, mas você chegou primeiro…

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Kkkkkkkkk

FERNANDO

Não gostei!
Ficava muito melhor PARANÁ!
Desapontado com a MB.

Marcos

Ok, Marinha do Brasil, a mensagem foi bem clara. Já temos o NDM Oiapoque, agora vamos comprar outro navio e batiza-lo de NDM Chuí

Felipe Mendes

“navios que salvam vidas”. Que baita palhaçada. Compraram o navio só para fazer propaganda para a MB. Catástrofes “naturais” não faltaram para ser o cenário.

Felipe Mendes

*faltarão

Diego

Agora é só fazer o PMG do Albion e batizar de Chuí, aí podemos dizer que temos navios doca do Oiapoque ao Chuí kkkkkkk. Brincadeiras a parte é um bom nome.
OBS: torço pelo PMG do Albion e pelo batismo de Chuí.

BrunoFN

Um nome bem diferente .. e la vamos nos .. ”Oiaaaaaapok”

Afonso Bebiano

Oiapoque… Será homenagem ao Alcolumbre?

Leo Costa

Oiapoquee, “Taí taiiiiiaaa taí taí……”

Salomon

Bom nome, politicamente sutil. Fácil. Qual será a chamada, Papa Whisky Oscar Quebec?

Daniel Ricardo

“Oiapoque”? Vão trocar um nome majestoso como Bulwark (que significa mais ou menos baluarte) para se chamar “Rio do Cacau do Mato”? Não tinha nada mais . . . Respeitável e poderoso?

FERNANDO

Tinha que ser PARANA.

adriano Madureira

Sério Isso?! NDM “Oiapoque”?! O bom gosto desse pessoal da MB não deve estar no cérebro, e sim no sistema excretor…

NDM Mapinguari ,NDM Curupira, Caipora ou Boitatá ainda cairiam melhor do que esse explendoroso nome…

27 estados,27 capitais e algumas ilhas,mas não conseguem pensar em nenhum nome adequado ao navio.

Pior que esse nome somente VBMT-LSR Guaicurus…



FERNANDO

Tinha que ser PARANA

GUPPY

Oiapoque. Gostei do nome.

FERNANDO

No tupi-guarani, a palavra “Paraná” significa “semelhante ao mar” ou “rio-mar”, numa referência à grandiosidade e largura do Rio Paraná