Navio-Doca Multipropósito ‘Oiapoque’ será a nova denominação do HMS ‘Bulwark’

Brasília, 11 de setembro de 2025 — A Marinha do Brasil confirmou que o HMS Bulwark, adquirido da Marinha Real Britânica, será incorporado à Esquadra em 2026 sob a denominação de Navio-Doca Multipropósito (NDM) “Oiapoque”. A escolha segue a tradição da Força Naval de batizar seus meios com referências a marcos geográficos nacionais, destacando, neste caso, a importância estratégica da região Norte do País.
De acordo com a Marinha, o nome “Oiapoque” simboliza a presença do Estado brasileiro em áreas de interesse marítimo e reafirma o compromisso da instituição com a defesa da soberania, a integração nacional e o apoio a comunidades isoladas. O navio será empregado não apenas em operações militares, mas também em ações cívico-sociais e missões de assistência humanitária, especialmente em situações de calamidade natural.
Com 176 metros de comprimento e deslocamento de 18.500 toneladas, o Bulwark — futuro NDM “Oiapoque” — será o segundo maior navio da Esquadra brasileira, atrás apenas do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico. A previsão é de que a embarcação, atualmente em processo de revitalização no Reino Unido, seja transferida ao Brasil no próximo ano e passe a operar plenamente após sua incorporação oficial.
A chegada do NDM “Oiapoque” representa um passo significativo no esforço de recomposição do núcleo do Poder Naval, ampliando a capacidade do País em operações anfíbias, projeção de poder e resposta a emergências humanitárias em território nacional e no exterior.■
Gostei pelo ineditismo. Nunca houve navio militar brasileiro com esse nome. Muito bom.
Segundo o “NGB” houve 3 navios com o nome Oyapock que é uma grafia diferente de Oiapoque.
Putz…tu acreditas que eu conferi justamente no NGB? Mas, só olhei pela grafia atual…não vi a grafia com Y… hehehehe….falha minha!
caro Adauto: acho que vc não leu o que o Santamariense escreveu: ele disse que não houve nenhum navio anteriormente denominado como “Oiapoque”. Vc está comparando esse termo com outras variações Oyapock, que é um nome completamente diferente. Veja, se um navio se chama “Pernambuco”, e alguém diz que nunca houve navio com este nome, vc não deveria apontar que o NGB já teve navios com nome PARAÍBA…………………….. é meio sem senso, vc não acha não? Vc não tinha um comentário melhor para fazer não? Acho que vc se perdeu.
O “Santamariense” que considero um dos amigos aqui, não se ofendeu, pelo contrário reconheceu que com o passar dos anos a grafia de uma palavra pode mudar como por exemplo o encouraçado de 1910 era Minas Geraes enquanto o Nae de 1960, Minas Gerais.
.
E não é Adauto meu caro, é Dalton.
Apoiado!
Comentário desrespeitoso e completamente sem noção!
Uau! Obrigado. Eu desconhecia essa grafia anterior, Dalton.
Mas não eram dois? Buwalk e Albion?
Como disse o Nunão, agora a MB tem que comprar o Albion e chamar de Chuí. 🙂
Ah não Galante, vim aqui só pra comentar isto, mas você chegou primeiro…
Kkkkkkkkk
Não gostei!
Ficava muito melhor PARANÁ!
Desapontado com a MB.
Ok, Marinha do Brasil, a mensagem foi bem clara. Já temos o NDM Oiapoque, agora vamos comprar outro navio e batiza-lo de NDM Chuí
“navios que salvam vidas”. Que baita palhaçada. Compraram o navio só para fazer propaganda para a MB. Catástrofes “naturais” não faltaram para ser o cenário.
*faltarão
Agora é só fazer o PMG do Albion e batizar de Chuí, aí podemos dizer que temos navios doca do Oiapoque ao Chuí kkkkkkk. Brincadeiras a parte é um bom nome.
OBS: torço pelo PMG do Albion e pelo batismo de Chuí.
Um nome bem diferente .. e la vamos nos .. ”Oiaaaaaapok”
Oiapoque… Será homenagem ao Alcolumbre?
Oiapoquee, “Taí taiiiiiaaa taí taí……”
Bom nome, politicamente sutil. Fácil. Qual será a chamada, Papa Whisky Oscar Quebec?
“Oiapoque”? Vão trocar um nome majestoso como Bulwark (que significa mais ou menos baluarte) para se chamar “Rio do Cacau do Mato”? Não tinha nada mais . . . Respeitável e poderoso?
Tinha que ser PARANA.
Sério Isso?! NDM “Oiapoque”?! O bom gosto desse pessoal da MB não deve estar no cérebro, e sim no sistema excretor…
NDM Mapinguari ,NDM Curupira, Caipora ou Boitatá ainda cairiam melhor do que esse explendoroso nome…
27 estados,27 capitais e algumas ilhas,mas não conseguem pensar em nenhum nome adequado ao navio.
Pior que esse nome somente VBMT-LSR Guaicurus…
Tinha que ser PARANA
Oiapoque. Gostei do nome.
No tupi-guarani, a palavra “Paraná” significa “semelhante ao mar” ou “rio-mar”, numa referência à grandiosidade e largura do Rio Paraná