Marinha do Brasil testa drone kamikaze em grande exercício de armas combinadas da Operação Atlas

Formosa (GO), 9 de setembro de 2025 — A Marinha do Brasil (MB) estreou no dia 9 de setembro o primeiro drone kamikaze de ataque das Forças Armadas em um exercício militar de grande porte. O teste ocorreu no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás, durante a fase “Atlas Armas Combinadas” da Operação “Atlas”, que mobiliza 2.500 militares, 180 veículos e aeronaves para treinar a defesa da região amazônica em ambiente controlado.
O drone kamikaze, desenvolvido por militares do Batalhão de Combate Aéreo, é uma aeronave remotamente pilotada com 1,64 m de envergadura e 65 cm de fuselagem. Ele pode voar até 5 km, tem autonomia de 25 minutos e carrega uma carga explosiva capaz de inutilizar veículos e aeronaves. Até agora, a Marinha utilizava drones apenas para missões de inteligência e vigilância. O novo equipamento marca um salto na capacidade ofensiva brasileira em operações aéreas não tripuladas.
Além do inédito drone, o treinamento inclui o lançamento de mísseis anticarro 1.2 AC MAX, com alcance de 2 km e capacidade de penetrar mais de 300 mm de blindagem, e o míssil antiaéreo Mistral, além de metralhadoras calibre .50. O exercício prevê nove disparos de mísseis anticarro até 11 de outubro, data de encerramento desta etapa.

Segundo o Capitão de Fragata Adelton Ferreira Dias, encarregado das Operações Futuras da Força de Fuzileiros da Esquadra, a Operação “Atlas” busca aperfeiçoar o deslocamento estratégico de forças para a Amazônia e fortalecer a integração dos sistemas de comando e controle. “Esse é o principal legado que o treinamento oferece para as Forças Armadas e para a segurança nacional”, afirmou.
A operação também inclui simulações de guerra cibernética, com ataques e defesas virtuais conduzidos pelo recém-ativado Esquadrão de Guerra Cibernética da MB. Uma célula simula invasões, enquanto outra rastreia as tentativas, com o objetivo de testar vulnerabilidades e aprimorar a proteção digital.
A demonstração final para a imprensa está marcada para 16 de setembro, às 10h, no Campo de Instrução de Formosa, quando todas as unidades participantes — de carros de combate a artilharia de 105 mm — exibirão de forma integrada o poder de fogo e a inovação tecnológica das Forças Armadas brasileiras.
FONTE: Agência Marinha de Notícias
Quero ibagens!!!
Legal, mas tem planos de industrialização da fabricação de Drones? vender eles para Ucrania seria ótimo
Ucrânia e Rússia já tem drones kamikazes com alcance muuuuito maior do que os 5 km desse drone…
sim, mas quanto mais melhor
Carlos, Rússia e Ucrânia, estão 3 anos na frente de nós. Acredito que o problema deles não tenha mais algo com “quantidade”, pois ambos os lados estão com a indústria para isso.
O que precisamos é fazer muitas quantidades para nós mesmos.
Três?
Hoje há 3 indústrias ativas no setor de drones militares no Br. A Xmobots – S.Carlos SP ( sexta maior industria de drones do mundo ), a Stella tecnologia – RJ e a Tupan aircraft – S.J.Campos – SP . Todas estão desenvolvendo drones de vigilancia, ISR e Ataque.
Hoje a Xmobots já tem drones em uso no EB e na MB. A Stella tem acordo com a MB e a Tupã desenvolve drones com a FAB ( parte em sigilo, pois trata- se de tecnologia disruptiva ). Tanto a Stella como a Tupã desenvovem drones com propulsão à jato, sendo que a Tupã tem projeto para drones supersônicos e furtivos).
A Stella e a Tupã utilizam propulsores à jato subsonicos e supersonicos de projeto nacional.
Os propulsores à jato dos drones da Stella são da aero concepts e os propulsores à jato subsonicos e supersonicos da Tupã são de sua subsidiaria, a mesma empresa que desenvolveu o propulsor à jato do missil de cruzeiro AV MT 300.
As 2 empresas de turbinas à jato utilizam a estrutura técnica da FAB, ITA, IAE ,inclusive o tunel de teste recentemente inaugurado para este fim pela FAB. Como adendo, hoje, o Br possui uma empresa, que teria plenas condições de produzir turbinas à jato, a Celma, do RJ, mas atualmente, ela é controlada pela GE, o que barra a possibilidade da FAB fazer acordos de produção com ela. A Celma no entanto é capaz de dar manutenção completa em turbinas de qualquer tipo, incluindo os propulsores do gripen, e mais do que isto, produz cerca de 90% dos componentes utilizados… Read more »
Sim, a Celma faz manutenção em motores.
Porém, quem realiza manutenção em motores MILITARES é outra empresa.
Antiga AVIO. Hoje, também faz parte do grupo GE, sendo denominada GE Celma AVIO.
Também em Petrópolis. Porém essa, no bairro do Carangola.
E ela não tem túnel de teste de motores…
Projetos Finep na Akaer e BRvant
Quem tem drone kamikaze é a BRvant, apresentado na mostra bid, mas a imprensa não faz matéria.
Estão usando drones desde 2014
Cara, Russia e Ucrânia estão se “estapeando” e colocando todo tipo de equipamento novo a prova todo dia, e não vai ser um drone “perna-curta” feito por um país com zero experiência nisso que vai mudar algo nesse conflito.
A menos que esse drone possa ser feito aos milhares e custar 100 reais cada, aí sim…
Vender armas para Ucrania e perdermos a Russia a principal fornecedora de fertilizante e grande compradora de carnes e outros insumos brasileiros? UE nos pos embargo sobre determidos fertilizantes que eles produzem e usam mas nos proibem de comprar, os Russos são os unicos que nos vendem. Essa é sua visão estratégia, vender armas pra ucrania em uma guerra perdida e ganhar a curto prazo e perder bilhões a longo prazo?? Compensa focar em vender matierial belico para africa,oriente medio, asia e deixa os Europeus que lasquem.
Aí, aí, de novo essas ideias “jeniais” de quererem nos meter nesse atoleiro sem fim que é essa guerra.
Vender eu queria, MAS, acho difícil arrumar um jeito de fazer melhor E mais barato do que já conseguem hoje. Aliás, não difícil. Impossível. O que conseguiram ali naquele conflito (dos dois lados, mas mais do lado da Ucrânia) é algo que a gente não consegue reproduzir hoje. E daqui que consiga, a guerra já acabou. MAS, deveria começar a correr atrás pra produzir pra si próprio. e quem sabe, outros clientes aqui na américa do sul ou américa latina que não tem pressa nenhuma. mas isso é coisa pra 8-10 anos chegar numa escala top mesmo (de qualidade suficiente… Read more »
As FAs estão se movendo, e agora rapidamente para dotar o Br de capacidade para projetar, desenvolver e produzir drones aéreos e navais de alta tecnologia e até disruptivos ( os drones navais modelos suppressor 7 e 11 utilizam propulsor à jato de água. A Tupã desenvolve drones aéreos supersônicos e furtivos e a Xmobors desenvolveu o drone Nauru 100, capaz de atacar em enxame e utilizando IA para isto ) . Como já reiterei várias vezes aqui, é que a geopolítica mundial está mudando rapidamente, e o Br se viu fora de alianças de defesa mundiais, como nunca ocorreu… Read more »
“o Br se viu fora de alianças de defesa mundiais”
Além dos efeitos é sempre bom lembrarmos das causas desses..
Nesse caso especifico foi uma opção feita por um grupo politico que nos tirou da zona de conforto em que estávamos e nos pôs nessa situação.
Cabe também analisarmos se essa nova posição em que nos encontramos nos trará algum beneficio. Se levar a um despertar nacional da consciência da necessidade de autonomia industrial militar e estoques palpáveis de meios modernos terá sido um preço pequeno por um grande ganho.
Custa a acreditar que ainda lemos esse tipo de besteira num blog de defesa.
Fiquei surpreso agora, ver nossas FAs com drones kamikaze, agora sim rsrr..
Parabéns aos envolvidos, agora é tentar escalar produção e quem sabe novas versões, principalmente aumentando o seu alcance e capacidade de carga, que esse é extremamente limitado.
Creia, há muito mais drones, inclusive disruptivos, chegando às FAs. Bem, infelizmente é necessário, pois não é normal o Br ser ameaçado militarmente por um antigo aliado, certo ? Devemos nos acostumar com isto daqui pra frente.
Ok, queria mais imagens e informações sobre esse drone…
Seria do caramba ele atingir algum M60 já inutilizado, pra vermos o “estrago” dele.
Isto só prova que a operação Atlas não é apenas um treinamento, mas uma demonstração de que o Br e as FAs estão dispostos a defender seu território e suas águas juridicionais no setor norte do país, incluindo a margem oriental do Amazonas. ( talvez a maior bacia petrolífera do mundo ) com todas as suas forças. A aquisição do Bulwark ( NDM Oiapoque que foi nos vendido pelo Reino Unido sob o governo trabalhista) faz parte do esforço para reafirmar nossa soberania sobre esta região.
O Partido Democrático Trabalhista sarrapiou 6 bi dos aposentados.
Ser uma entidade política dita “trabalhista” não quer dizer muita coisa nos dias atuais.
Bulkwark viria com qualquer sigla no comando do governo inglês.
Só esqueceu de mencionar que nesse ano devido tantos cortes, o orçamento da defesa não chegará a sequer 1% do PIB, o menor em décadas.
O cronograma do Gripen já foi pro ralo, até 2033 pra completar míseras 36 unidades, que com certeza haverão novos ajustes até ano que vem.
Uma lástima de governo, isso sim !
Lamentável as FFAAS Brasileiras se espelhando em guerras europeias prevendo uma catástrofe na região ou até mesmo em território brasileiro.
E o que ela tinha que fazer não está fazendo 😰
“Lamentável as FFAAS Brasileiras se espelhando em guerras europeias prevendo uma catástrofe na região ou até mesmo em território brasileiro.”
Com todo o respeito, mas discordo.
O problema das FA’s BR foi JUSTAMENTE “nivelar por baixo” a situação da AL, aonde as FA’s de outros países são piores que a gente, pra justificar toda velharia e obsoletismo com a desculpa de “pro nosso T.O, tá bom”.
Parece que finalmente as FA’s tiraram a “cabeça do buraco” e reaolveram olhar pro que acontece ao redor do mundo, e pensar em como isso seria aplicável por aqui.
Enquanto isso o Patrulhamento das águas territoriais está sendo efetuado por quem ?! Acoooorda 🤦♂️ O país não está em guerra em conflito, e já se sabe quem quiser invadir essa merda chega e faz o que quiser 😰 Não é uma merda de drone com autonomia de 5km vai defender o Litoral e o País Todo direito de vc discordar e todo direito de não concordar com qualquer negativa ou argumento que vc apresentar. Fica a dica meu caro, vai ser militar e aprende um pouco sobre Guerra/conflito armado na pele pra ver o que é bom 😰 Pq… Read more »
“Enquanto isso o Patrulhamento das águas territoriais está sendo efetuado por quem ?!”
Não sei, pergunta pra MB, que passou a última década e meia sem colocar um novo navio- patrulha na água, enquanto brinca de “,Top Gun” com aquela meia dúzia de A-4 desdentados.
“Não é uma merda de drone com autonomia de 5km vai defender o Litoral e o País”
Isso é óbvio…
Até um E-Jet armado com mísseis seria mais útil do que aqueles A-4 equipados com bombas burras…
Eu poderia escrever uma Bíblia de coisas que seriam infinitamente mais úteis do que esses A-4 que a MB usa pra brincar de “Top Gun: Asas Indomáveis”.
E nenhuma delas seria coisa de outro mundo. Pelo contrário, seriam coisas bem “pé no chão”.
Pra começar, mais 2 ou 3 daqueles radares OTH em pontos estratégicos de nossa costa, seriam extremamente úteis.
Ei li no inicio do ano 2000 uma revista com o testemunho de um dos oficiais precursores do esquadrão VF1 que foi treinar em Miramar nos EUA, tinha uma parte que ele narrou que entrou na base com o carro dele ouvindo take my breath away… um verdadeiro deslumbrado. Taí hj o resultado daquele sonho da MB
Mas aí eu também faria. Só que eu prefiro Danger Zone.
Inclusive em Miramar na escola que inspirou o filme eles tem um pote lá que toda vez que alguém faz alguma referência ao filme, essa pessoa tem que botar um dólar nesse pote. Isso paga uma festa no final do ano.
Pergunta pro Estado brasileiro pq não está interessado em comprar vasos de guerra, em que pese a adm da MB ser péssima tbm.
Vamos patrulhar com o novo navio Oiapoque.
kkk
Que nada, vamos pegar uns EMBRAER Ipanema,anabolizar e usar na patrulha,por que os SkyHawks já estão depenados.
Guerra/conflito armado na pele? Que mal pergunte, guerreiro, qual guerra vc participou? Vc foi alistado fora do país em algum lugar? Contratado, voluntário etc
Conheça alguns drones em desenvolvimento pela nossa BID
Anshar (MACJEE)
Características: velocidade de 170 m/s, com altitude mínima de 10m (sea skimming), alcance de 180 Km e uma hora de autonomia de voo, com uma carga útil (payload) de 20Kg.
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/mac-jee-apresenta-o-prototipo-do-seu-drone-kamikaze-anshar-no-dubai-airshow
Check out this video from this search, drone kamikaze anchar https://share.google/EU3s4PZtVkOugqkyj
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4708832/mac-jee-leva-drone-anshar-e-kit-orientaco-munico-aerea-dagger-ao-world-defense-show-na-arabia-saudita
UCAV & Swarm Nauru 100D (XMOBOTS)
Conceito UCAV
Combate em alta altitude com evasão de radar
Conceito (SWARM ou ENXAME)
Ataque em massa e reconhecimento Alcance entre 120 km e 340 km
https://www.forte.jor.br/2025/04/09/xmobots-lanca-nauru-100d-e-apresenta-conceitos-ucav-e-swarm/
https://youtu.be/NHAuKTXVjtg?si=I7pLFKA97ib7n4S2
exatamente! Sempre a mesma frase: “pro nosso T.O, tá bom”,aparece na hora de tentar justificar o injustificável…
Sério mesmo que os militares acham que nós nos preocupamos com nossos vizinhos e achamos que eles representam uma ameaça?!
A verdadeira ameaça a nossa nação está a 5297 km. ao norte e a leste…
Não existe essa de amizade entre países,pise no calo,fique no caminho do interesse de alguma nação, e você poderá ser acusado de violações dos direitos humanos e estar violando “liberdades fundamentais”.
“parceiro”,”aliado”,”irmão”,não passa de falácia,de ilusão…
Quando os atlanticistas vierem com a opção militar contra nós, o Brasil será inundado por drones dos mais variados tipos, tamanhos e preços, é a única certeza em uma opção militar futura contra nós.
E porque não deveria se espelhar em conflitos alheios? Qual o problema em aprender com erros e acertos dos outros?
Claro, lógico e evidente que ter (ou produzir) drones de longo alcance é necessário, o que não inviabiliza ter drones de curto alcance numa forma complementar e alternativa.
Em conflitos de atrito, guerrilha ou combate a insurgência, esse tipo de drone de curto alcance é uma mão na roda. Porque não tê-lo e desenvolvê-lo?
Não é apenas com mísseis intercontinentais que se faz uma guerra, mas é desenvolvendo tecnologia e sabendo definir prioridades que se pode chegar lá,
“Lamentável as FFAAS Brasileiras se espelhando em guerras europeias prevendo uma catástrofe na região ou até mesmo em território brasileiro. E o que ela tinha que fazer não está fazendo”. Aaah,sério mesmo meu caro?! Certamente você gostaria que continuássemos atrasados em muitas áreas como sempre estamos não é?! Enquanto os países falam em caças geração 6,nós ainda estamos falando de geração 4,5 ou 4++… Sempre estamos atrasado em alguma área militar,isso sim é lamentável,e por estarmos atrasados, geralmente nossos militares usam de algum tipo de subterfúgio,armengue ou gambiarra,para diminuir a deficiência militar,como o chamado Cascavel NG,por exemplo… Pegamos um carro… Read more »
Tudo isso pra no fim comprar dos EUA. Só otário cai nesse papo de “produção nacional”.
A MB fazendo um equipamento que deveria ser do EB.
Drones kamikazes… estamos atrasados o quê? Só uns 3 anos, talvez.
Antes 3 do que 30.
Apenas 3? Que sorte. Geralmente estamos 30 ou 40 anos atrás…
Creio que não..
Conheça alguns drones em desenvolvimento pela nossa BID
Anshar (MACJEE)
Características: velocidade de 170 m/s, com altitude mínima de 10m (sea skimming), alcance de 180 Km e uma hora de autonomia de voo, com uma carga útil (payload) de 20Kg.
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/mac-jee-apresenta-o-prototipo-do-seu-drone-kamikaze-anshar-no-dubai-airshow
Check out this video from this search, drone kamikaze anchar https://share.google/EU3s4PZtVkOugqkyj
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4708832/mac-jee-leva-drone-anshar-e-kit-orientaco-munico-aerea-dagger-ao-world-defense-show-na-arabia-saudita
UCAV & Swarm Nauru 100D (XMOBOTS)
Conceito UCAV
Combate em alta altitude com evasão de radar
Conceito (SWARM ou ENXAME)
Ataque em massa e reconhecimento Alcance entre 120 km e 340 km
https://www.forte.jor.br/2025/04/09/xmobots-lanca-nauru-100d-e-apresenta-conceitos-ucav-e-swarm/
https://youtu.be/NHAuKTXVjtg?si=I7pLFKA97ib7n4S2
Boa noticia, a MB saiu na frente do exército em uma área (drones kamikazes) que é mais prioritária pra força terrestre.
Dúvida: Qual é o modelo de equipamento fotográfico que a comunicação do MD,da MB,EB ou FAB usam ?!
Sinceramente,algumas fotos das forças são legais, mas peca pela qualidade e falta de high definition…
Acho que apesar da crise orçamentária, a defesa tem grana para adquirir Câmeras potentes e com teleobjetiva.
Social Media das FFAA sempre foram extremamente amadoras, não é de hoje.
Graças a deus temos spotters e midia especializada no assunto pra trazer imagens de alta qualidade.
Não deixa de ser um descaso também,infelizmente…
Tinha concurso pra oficial de carreira nessa área, depois virou temporário (e eu acho que deveria ser de carreira). Mas se cortam orçamento em tudo, não dá pra esperar que vão dar qualquer atenção a isso. Oficial de comunicação social fica dando atenção a cerimonial e hasteamento de bandeira (por ordem do Estado-maior), ao invés de lidar com esse tipo de coisa. Prioridades.
Seria esclarecedor ver a entrevista que o almirante responsável pela área de tecnologia da MB deu à CNN dias atrás.
A ficha finalmente caiu e corrobora tudo que tenho comentado com vcs. As Fas finalmente se convenceram que o ” aliado” em que tanto confiavam, não existe mais. Assistam!
Comentário meu:
Dá pra confiar em um país onde 50% da população considera que Robinson, o assassino de Kirk, é um herói, e os outros 50%, consideram que Kirk é um herói, e acredita que os outros 50% são inimigos ????
Eu sinceramente, não.
Qualquer um que não seja ideologicamente cego e saiba o mínimo de história sabe que não é de hoje que os EUA fazem ingerência com os assuntos internos do Brasil.
Todo mundo sabe disso…menos as FA’s BR.
Precisou desse susto ( e lembrando que não é, nem de longe, o primeiro susto desses ) ora FINALMENTE as FA’s BR começarem a perceber que talvez….apenas talvez…os EUA não sejam nosso “primo rico benevolente da cidade”.
Será que esse povo da caserna finalmente acordou pra vida, ou daqui a pouco eles esquecem de novo, e segue o baile até o próximo susto?
Você tem razão em relação ao passado. Em 1964, não eram apenas os moradores de mais de 50 anos dos jardins ou da zona sul do RJ que queriam intervenção. A cúpula das Fas conspiravam abertamente com a embaixada dos EUA. Um jovem deputado do PTB, Rubens Paiva, denunciou na Câmara Federal, o instituto federal onde se reuniam para conspirar com Vernon Waters, o representante dos EUA à época. O general Kruel, comandante do 3° Exército, e cunhado de Jango, assegurava o ” dispositivo militar ” que o ” protegeria” e o manteria no poder. Um representante da Fiesp se… Read more »
MB treinando no centro do país, a 1000 (mil!) Km de distancia do mar…
é que aqui tem uma área gigantesca para treinamentos com munição real
todas as FA do mundo precisam urgentemente mudar todas as suas táticas de guerra com a chegada dos drones