KJ-600

O porta-aviões Fujian (CV-18), o mais avançado da Marinha chinesa, vai operar um grupo aéreo diversificado composto por caças de quarta e quinta geração, aviões de alerta aéreo antecipado e controle, e helicópteros multimissão.

Caças multirole: J-15T e J-15DT

J-15T

A frota de combate do Fujian começa com as versões aprimoradas do veterano Shenyang J-15 — o J-15T, adaptado para o sistema de catapultas (CATOBAR), em operação desde outubro de 2024; o J-15DT, variante de guerra eletrônica biposto. Estas aeronaves oferecem suporte moderno, com capacidade para missões de combate, supressão de defesas inimigas e guerra eletrônica.

J-15DT, o “Growler chinês”

Caça furtivo de quinta geração: J-35

J-35

Como evolução tecnológica, o J-35, caça furtivo de quinta geração, foi também confirmado como parte do grupo aéreo do Fujian. Apresentado ao público em desfile recente, ele simboliza a entrada da China na era de aeronaves embarcadas de quinta geração, ampliando a capacidade de combate dos porta-aviões.

Alerta aéreo e comando: KJ-600

KJ-600

O KJ-600 será o avião AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle) embarcado. Inspirado no E-2 Hawkeye, ele ampliará significativamente a consciência situacional do grupo de batalha, detectando ameaças de longo alcance e coordenando operações aéreas e navais.

Helicópteros embarcados: Z-20

Z-20

Além dos aviões, o Fujian deve operar helicópteros Z-20, que tratam de funções variadas, como guerra anti-submarino, busca e resgate (SAR) e logística naval.

A combinação desses vetores — caças furtivos, aviões de alerta, caças multirole e helicópteros de apoio — transforma o Fujian em uma plataforma verdadeiramente moderna e autônoma. A China amplia sua capacidade de projeção e dissuasão marítima, reforçando sua ambição de constituir uma marinha de nível global.■

Fujian CV-18

 


Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério Loureiro Dhiério

Soluções e meios 100% caseiros.

O que eu vou dizer lá em casa?

Oliveira

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Rafael Aires

Não tão célebre cérebro!

José de Souza

Mas ele é educado e alfabetizado, já você…

Jodreski

Você vai dizer que nós fomos testemunhas da Marinha Chinesa se erguer como uma potência. Ano após ano as coisas foram acontecendo, os Destroieres chineses foram surgindo, os sub nuc foram sendo aprimorados. Testemunhamos o Liaoning ser rebocado aos estaleiros chineses e ser inteiramente reformado. Lemos as notícias que os chineses tinham conseguido acesso a documentos do F-35, anos depois o J-35 surgiu. Vimos os motores aeronáuticos chineses aos poucos serem construídos e testados, gradativamente foram substituindo os motores Russos e olha só aonde estamos agora.
Eu admiro essa progressão uma pensa que essa não é nossa realidade.

curisco

Tenho certeza que eles copiam igualzim só de zueira. só pode

LtRasczak

eu ia falar isso agora, deve ser só de zoeira, nem se dão o trabalho de disfarçar.

“Copia, mas não faz igual…”

Oliveira

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

curisco

“eu podia fazer diferente. Mas só de zombaria vou copiar e deixar igual”

GuiBeck

KKKK Cara, o Z20 é a cópia mais cara dura de todas kkkk.

Oliveira

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Hamom

O grupo de aeronaves embarcadas se baseia diretamente na “configuração aérea” dos porta-aviões dos EUA, e os chineses estão certíssimos em adotar um modelo operacional maduro e comprovado, surgido da experiência e aprendizado da US Navy com porta-aviões durante mais de um século.

Last edited 20 dias atrás by Hamom
Abymael2

Eu queria muito que a China tivesse copiado o F-14 e o A-10. Só pra poder ver eles voando nas próximas duas ou três décadas.

Manus Ferrum

Acho que o Flying Leopard é o análogo chinês pro A-10.

Alexandre

Fico pensando nos fãs dos chineses, eles espionaram tecnologias americanas para chegar a isso, uau, agora eles terão um verdadeiro grupo de batalha para levar a democracia chinesa ao mundo, cara estou tão animado com isso, há sim agora os americanos caem! E eles caem para o país mais democrático do mundo assumir o lugar? É a cegueira esquerdista é tão aguçada somada a desonestidade intelectual, que só falta andar com a bandeirinha vermelha fazendo festinha, este mundo acabou ,quando a 3ª guerra começar espero já ter partido!

Fernando

Vc é doente?

JHF

Sentiu fundo o golpe?

Alexandre Costa

Você fala de cegueira esquerdista mas não percebe o quão cego você mesmo é.

E não, eu não sou de esquerda.

J R

Cara não sou “esquerdista”, mas também não vejo nenhuma vantagem pra nós nessa liderança dos EUA, muito pelo contrário, na gestão Trump o que tenho visto é o “grande irmão” do norte fazendo bulling com todo o planeta que não consiga enfrenta-los militarmente.

ATR

Um porta aviões chinês tem mais poder aéreo que todas as 3 FAA’s do Brasil….

José Luís

Calma não precisa escancarar a vergonha que nos transformamos, pelo menos fazemos festa para inauguração de um “Sino Nuclear” , te pergunto, ele tem isso kkkkkkk

ATR

Mas é o que venho percebendo nesses 25 anos que acompanho notícias militares. O Bananil só tem eventos festivos (inauguração de alguma coisa inútil, passagem de comando, convescote de outra bobeira e etc…)

Uriel PR

Impressionante.

Heinz

Só se copia aquila que é bom, no mais a marinha chinesa quer ser a US NAvy, estão copiando até mesmo a doutrina

André Macedo

Os EUA copiaram a doutrina de porta aviões dos britânicos então?

Dalton

EUA e britânicos seguiram caminhos diversos desde o início, os britânicos optaram por NAes com 2 hangares enquanto os EUA favoreceram um hangar porém mais alto e “aberto” utilizado para manutenção com a maioria dos aviões no convés de voo. . Em seguida por conta de insuficiência de aviões e possíveis Teatros de Operações os britânicos optaram por NAes blindados, só que isso diminuiu ainda mais o complemento de aviões enquanto os EUA só pensavam em aumentar o número; o “ideal” ou seja grande tamanho e maior blindagem apenas surgiu em 1945 nos EUA não porque os britânicos não favorecessem… Read more »

José de Souza

Então, dentro doe excelente panorama que você traçou, é natural que se parta de determinado patamar, do estado da arte, e se trilhe um caminho adequado às especificidades locais. Isso é desenvolvimento, o resto macaquice-papgaice imitatória.

André Macedo

Olá, mestre, excelente análise como sempre, mas me refiro a um pouco antes disso, nos anos 1910 quando os britânicos construíram os primeiros NAE “puro sangue”, oficiais americanos observaram a eficiência do HMS Argus e isso os inspirou a construir o seu próprio navio, os britânicos também forneceram informações e blueprints sobre os navios deles e tudo se sintetizou no Langley, em 1922 (quase 10 anos após o Argus).

Heinz

US Navy e a Marinha Real, são quase “irmãs” tanto pelo número de operações conjuntas, quanto pela proximidade dos dois países, então é algo natural. Entretanto ainda existem muitas diferenças entre elas. Agora, por incrível que parece, em características de aeronaves a chinesa quer se assemelhar mais a US. Navy, do que a Marinha real.
 KJ-600 = E-2 Hawkeye
J-15T = F18 super hornet
J-15DT = F-18 Growler
J-35 = F35
Z-20 = seahawk

Last edited 19 dias atrás by Heinz
André Macedo

Os aviões chineses tem duas asas, eles copiam os americanos!!!

J. VICTOR BUENO

Até para “copiar” tem que ter compentencia técnica, muita engenharia! e muito investimento em e ciencia e técnlogia, temos isso aqui?

max

20250922
KJ600/J35/J15T lançado por catapulta a partir do porta-aviões Tipo 003 Fujian
Duração do vídeo: aproximadamente 9 minutos
https://youtu.be/oxkgQAt8b2I