Porta-aviões chinês ‘Fujian’ se prepara com novo grupo aéreo: variantes do J-15, J-35, KJ-600 e helicópteros Z-20

KJ-600
O porta-aviões Fujian (CV-18), o mais avançado da Marinha chinesa, vai operar um grupo aéreo diversificado composto por caças de quarta e quinta geração, aviões de alerta aéreo antecipado e controle, e helicópteros multimissão.
Caças multirole: J-15T e J-15DT

A frota de combate do Fujian começa com as versões aprimoradas do veterano Shenyang J-15 — o J-15T, adaptado para o sistema de catapultas (CATOBAR), em operação desde outubro de 2024; o J-15DT, variante de guerra eletrônica biposto. Estas aeronaves oferecem suporte moderno, com capacidade para missões de combate, supressão de defesas inimigas e guerra eletrônica.

Caça furtivo de quinta geração: J-35

Como evolução tecnológica, o J-35, caça furtivo de quinta geração, foi também confirmado como parte do grupo aéreo do Fujian. Apresentado ao público em desfile recente, ele simboliza a entrada da China na era de aeronaves embarcadas de quinta geração, ampliando a capacidade de combate dos porta-aviões.
Alerta aéreo e comando: KJ-600

O KJ-600 será o avião AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle) embarcado. Inspirado no E-2 Hawkeye, ele ampliará significativamente a consciência situacional do grupo de batalha, detectando ameaças de longo alcance e coordenando operações aéreas e navais.
Helicópteros embarcados: Z-20

Além dos aviões, o Fujian deve operar helicópteros Z-20, que tratam de funções variadas, como guerra anti-submarino, busca e resgate (SAR) e logística naval.
A combinação desses vetores — caças furtivos, aviões de alerta, caças multirole e helicópteros de apoio — transforma o Fujian em uma plataforma verdadeiramente moderna e autônoma. A China amplia sua capacidade de projeção e dissuasão marítima, reforçando sua ambição de constituir uma marinha de nível global.■

Soluções e meios 100% caseiros.
O que eu vou dizer lá em casa?
você não tem nada de bom a dizer, pois do seu celebro só sai bobagens e coisas inúteis.
Tenho certeza que eles copiam igualzim só de zueira. só pode
eu ia falar isso agora, deve ser só de zoeira, nem se dão o trabalho de disfarçar.
“Copia, mas não faz igual…”
Como você não tem “celebro” e “Inteligência” fica repetindo a retórica dos países ocidentais. Tá igual papagaio velho!!
“eu podia fazer diferente. Mas só de zombaria vou copiar e deixar igual”
KKKK Cara, o Z20 é a cópia mais cara dura de todas kkkk.
China, provou em seus desfile do dia 03 de setembro que já é uma grande potência em todas as áreas! O império americano em decadência em todas as áreas, inclusive na desdolarização!
O grupo de aeronaves embarcadas se baseia diretamente na “configuração aérea” dos porta-aviões dos EUA, e os chineses estão certíssimos em adotar um modelo operacional maduro e comprovado, surgido da experiência e aprendizado da US Navy com porta-aviões durante mais de um século.