Novo porta-aviões chinês ‘Fujian’ passa pelo Estreito de Taiwan em fase final de testes

PEQUIM / TAIPEI — O mais novo porta-aviões chinês, o Fujian (Type 003), atravessou o Estreito de Taiwan como parte de uma missão de testes, treinamento e preparação antes de entrar oficialmente em serviço na Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA Navy), anunciaram fontes militares chinesas e veículos de imprensa internacional.
Segundo o porta-voz da PLA Navy, capitão-senior Leng Guowei, essa travessia é uma das fases finais da campanha de testes marítimos do navio, que inclui exercícios nas águas do Mar do Sul da China, China Oriental e Mar Amarelo. Ele reforçou que essas manobras não têm alvo específico ou intenção provocativa, mas fazem parte da “rotineira do processo de construção e verificação do navio” — desde seus sistemas de propulsão até capacidades de navegação em águas abertas.
Com mais de 80.000 toneladas de deslocamento e propulsão convencional, o Fujian é o terceiro porta-aviões da China, depois do Liaoning e do Shandong. O navio incorpora catapultas eletromagnéticas (sistema CATOBAR), tecnologia que permite lançar aeronaves maiores e mais pesadas do convés de voo com maior eficiência.
A passagem pelo Estreito de Taiwan ocorreu acompanhada de destróieres de mísseis guiados da marinha chinesa, e foi observada pelas Forças de Defesa de Taiwan, bem como pelos militares japoneses, que fotografaram os navios, como mostram as imagens acima. De Taiwan, autoridades afirmam estar monitorando os movimentos do Fujian com satélites, radares e aviação, para avaliar impactos estratégicos.
Embora ainda não haja data confirmada para o comissionamento do porta-aviões, estima-se que isso poderá acontecer até o fim de 2025.■
Mesmo que seja comissionado ainda este ano, deve demorar mais um tanto até estar com plena capacidade de combate.
Com o Fujian a China ultrapassou (por enquanto) os EUA em número de navios com EMALS, um Type 076 e um porta-aviões…
O “76” encontra-se em construção com previsão de término em 2027 quando também será incorporado o segundo da classe Gerald Ford, o “John Kennedy” então se terá um empate no número de navios, mas, não em número de “EMALS” já que serão 8 nos 2 NAes da US Navy e 3 e 1 para o “Fujian” e “76” respectivamente.
Foi por isto que escrevi: “Com o Fujian a China ultrapassou (por enquanto) os EUA…”
Embora nem o Fujian nem Type 076 tenham sido oficialmente incorporados, já estão construídos e navegando.
Existe algum vídeo mostrando as operações de pouso e decolagem no Fujian?
Ainda não, mas em breve teremos imagens.
Pelas imagens a escolta foi feita, respectivamente, pelo Type 956 (Classe Sovremenny comprado da Russia) de 8.000 toneladas e um Type 52C de 7.000 toneladas de deslocamento.
Eu estava justamente notando a diferença entre as duas escoltas. O primeiro tem todo o estilo russo de construção, aqueles silos de mísseis apontados para a proa, tem até canhão na popa, o que está praticamente abandonado nos navios atuais.
Já o segundo é claramente um navio moderno, construção chinesa, mas que lembra bastante os Arleigh Burke, seguindo a ideia que os chineses se inspiraram no que funciona no mundo para fazer os deles.
Não que faça muita diferença, mas, o “russo” com canhão na popa” é contemporâneo
do “Spruance” que também tinha “canhão na popa” e os mísseis sendo grandes demais não caberiam em qualquer “VLS”.
.
No momento os russos não estão construindo grandes combatentes de superfície
há previsão de se construir uma fragata de tamanho maior baseada na classe Gorshkov que tem linhas bastante modernas e “VLS”.
Este Type 956 (Classe Sovremenny) concluiu uma reforma que incluiu novos sensores e armamentos em 2016, então apesar de velho ainda deve dar conta de escoltar o Fujian em águas chinesas ou próximas da China.
20250922
KJ600/J35/J15T lançado por catapulta a partir do porta-aviões Tipo 003 Fujian
Duração do vídeo: aproximadamente 9 minutos
https://youtu.be/oxkgQAt8b2I