PEQUIM / TAIPEI — O mais novo porta-aviões chinês, o Fujian (Type 003), atravessou o Estreito de Taiwan como parte de uma missão de testes, treinamento e preparação antes de entrar oficialmente em serviço na Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA Navy), anunciaram fontes militares chinesas e veículos de imprensa internacional.

Segundo o porta-voz da PLA Navy, capitão-senior Leng Guowei, essa travessia é uma das fases finais da campanha de testes marítimos do navio, que inclui exercícios nas águas do Mar do Sul da China, China Oriental e Mar Amarelo. Ele reforçou que essas manobras não têm alvo específico ou intenção provocativa, mas fazem parte da “rotineira do processo de construção e verificação do navio” — desde seus sistemas de propulsão até capacidades de navegação em águas abertas.

Com mais de 80.000 toneladas de deslocamento e propulsão convencional, o Fujian é o terceiro porta-aviões da China, depois do Liaoning e do Shandong. O navio incorpora catapultas eletromagnéticas (sistema CATOBAR), tecnologia que permite lançar aeronaves maiores e mais pesadas do convés de voo com maior eficiência.

A passagem pelo Estreito de Taiwan ocorreu acompanhada de destróieres de mísseis guiados da marinha chinesa, e foi observada pelas Forças de Defesa de Taiwan, bem como pelos militares japoneses, que fotografaram os navios, como mostram as imagens acima. De Taiwan, autoridades afirmam estar monitorando os movimentos do Fujian com satélites, radares e aviação, para avaliar impactos estratégicos.

Embora ainda não haja data confirmada para o comissionamento do porta-aviões, estima-se que isso poderá acontecer até o fim de 2025.■


 

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hamom

Mesmo que seja comissionado ainda este ano, deve demorar mais um tanto até estar com plena capacidade de combate.
Com o Fujian a China ultrapassou (por enquanto) os EUA em número de navios com EMALS, um Type 076 e um porta-aviões…

sub urbano

Pelas imagens a escolta foi feita, respectivamente, pelo Type 956 (Classe Sovremenny comprado da Russia) de 8.000 toneladas e um Type 52C de 7.000 toneladas de deslocamento.