Argentina busca fragatas europeias para recuperar capacidades navais

De acordo com o site Naval News, a Armada Argentina deu início a negociações para adquirir ao menos duas fragatas multipropósito da Europa, com a missão de substituir os escoltas ARA Hércules e ARA Heroína, que há anos se encontram inativos. A iniciativa representa um esforço estratégico de modernização de frota, diante do envelhecimento dos principais navios de superfície do país e das limitações orçamentárias que têm afetado a manutenção naval.
Os dois navios antigos foram aposentados oficialmente em 2024 após passarem por décadas de serviço. O ARA Hércules, antigo destróier da classe Type 42 que se transformou em navio de transporte multipropósito, deixou de operar efetivamente por falhas mecânicas, especialmente nas turbinas. Já o ARA Héroina, da classe MEKO 360 (classe Almirante Brown), parou de operar devido à quebra de uma peça vital — chamada “slow wheel” — cujo reparo teve entraves por restrições do Reino Unido.


Além da compra das fragatas, a Argentina definiu uma agenda de prioridades navais que inclui também a aquisição de novos submarinos e a modernização dos demais destróieres MEKO 360 ainda em serviço. A proposta de modernização cobre sistemas eletrônicos, sensores e armamentos, e empresas internacionais como a turca ASELSAN já ofereceram pacotes de atualização para as fragatas MEKO do país.
Entre os candidatos que despertam maior interesse, destacam-se três classes europeias: a classe Iver Huitfeldt, da Dinamarca; a classe Fridtjof Nansen, da Noruega; e a classe italiana Maestrale. Os modelos dinamarqueses são vistos como os mais atraentes.
Se concretizada, essa aquisição deverá conferir à Armada Argentina novamente capacidade que se perdera com a desativação das fragatas antigas. No cenário atual, as fragatas Iver Huitfeldt — se obtidas — poderiam se tornar os navios de superfície mais avançados da Argentina, oferecendo grandes melhorias em monitoramento marítimo, defesa aérea e presença estratégica no Atlântico Sul. Ainda assim, especialistas apontam que não basta adquirir os navios: será crucial garantir manutenção sustentada, suprimento de peças, treinamento do pessoal e integração dos novos sistemas no contexto orçamentário argentino.
Com essa movimentação, a Argentina sinaliza um esforço para recompor seu poder naval em meio a desafios geopolíticos crescentes, especialmente aqueles relacionados à segurança marítima, à proteção de recursos naturais em sua zona econômica exclusiva e à cooperação/competição regional. O desfecho dessas negociações poderá marcar um ponto de inflexão para a capacidade de defesa marítima do país nas próximas décadas.



Característica | Iver Huitfeldt (Dinamarca) | Fridtjof Nansen (Noruega) | Maestrale (Itália) |
---|---|---|---|
Deslocamento (full load) | ≈ 6.645 t | ≈ 5.290 t | ≈ 3.040 t |
Dimensões (C × B × C) | ≈ 138,7 m × 19,75 m × 5,3 m | ≈ 134 m × 16,8 m × 7,6 m | ≈ 122,7 m × 12,9 m × 4,2 m |
Velocidade / Autonomia | Alto alcance; ~ 9.000 MN a 15 nós | ~ 26+ nós; bom desempenho geral | Máx. ~ 31 nós; ~ 6.000 MN a 15 nós |
Tripulação | ~ 117 (acomoda até ~ 165) | ~ 120 (capacidade até ~ 146) | ~ 225 |
Armamento / Capacidades | Defesa aérea robusta (VLS Mk 41, SM-2/ESSM), sensores avançados (APAR/SMART-L), ASuW/ASW com helicóptero | Multifunção com foco ASW, defesa de superfície e AA moderada | Enfoque ASW/ASuW (127 mm, Otomat, Aspide, torpedos, helicóptero); sistemas mais antigos |
Estado / Modernidade | Classe relativamente nova; sistemas modernos | Mais antiga que Iver; com modernizações; substituição planejada | Classe antiga; várias unidades já desativadas |
A aquisição desses dois navios, me faz lembrar o caso da aquisição dos Caças Standarte rsrs
Ih, bem lembrado…é quase inacreditável que esses caças não tenham saído do chão até hoje.
Acho que tu quis dizer dos Super Etendart. É uma pena mesmo, que até hoje esses aviões estejam “encostados”
Sim, obrigado
Rapaz… estava pensando quase isto, mas nos aviões da força aérea argentina.. começaram com F16 novos, deram a volta no mundo e fecharam F16 A/B de segunda mão
Em termos econômicos, a Argentina teria vantagens econômicas adquirindo fragatas similares ás FCT fabricadas no Brasil e concluídas na Argentina, tirando proveito dos benefícios do Mercosul, do que buscar navios novos ou usados europeus.
mas sei lá… os argentinos perderam a oportunidade de adquirir dois Tupis em meia vida na MB após o acidente com o submarino deles.. algo que era uma negociação extremamente vantajosa para eles…
Européias?? Não entendi essa. É só mandar o engraxate do Trump Milei pra cá, que ele leva todas as sucatas que quiser a preços irrisórios…
O sr. não esconde que é bem crítico ao líder da nação em que mora. Que tal voltar a viver no país de quem o sr. admira (Lule)? Melhor não, né?
Assim como o Sr. crítico do líder do país em que vive, que tal se mandar para a Argentina de Milei rsrsrs
De onde você tirou que eu vivo no Brasil, cidadão?
Só sendo irônico, mas Milei te espera.
Todo mundo pode criticar quem quiser, só que tem algo muito hipócrita no caso desse brasileiro que mora nos EUA. Ele saiu do Brasil, foi para os EUA (por que? Por que é pior que aqui?). Lá, se alistou e serviu por anos e anos no US Army. Lutou, segundo ele, no Iraque e outros locais. “Levou a democracia” (entre aspas, como tu e o morador de subúrbio gostam de falar) para os países que os EUA invadiu. Mas, esse mesmo sujeito vive criticando a postura do governo e do país que ele escolheu morar e servir, inclusive fazendo parte… Read more »
Vivemos em um período estranhíssimo da história. Uma pessoa não pode mais criticar mais um político! “ain vc criticou o bolsonaro, q absurdo” kkk
o mais estranho, é que falaram do Lule tu começa a criticar a pessoa, tá criticando o que tu faz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
“…crítico ao líder da nação…”
É proibido ser crítico ao “líder da nação”? Tá bem no estilo do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
Ora, eu moro na Argentina rapaz??? Desculpa se te offendi por mencionar o teu idolo Milei…😁
Eu tenho duvidas se realmente ele mora onde diz morar.
O Reino Unido irá intervir, não é certeza da reeleição do Milei e esse “alinhamento ao ocidente” , está no nosso mesmo pé de meia, uma hora governo de esquerda outra hora de direita, esses navios poderiam ser usados no futuro para dissuasão nas Falklands.
um navio desses não é nada. só os typhoons antigos que operam nas ilhas dão conta da Armada argentina
Não acho que os argentinos vão tentar retomar as ilhas. Essa é uma causa que une todos os argentinos, então todo presidente que entrar lá, seja de que partido for, vai falar em retomar as ilhas. Ele precisa falar isso, é quase uma obrigação na Argentina.
Mas aí é só não fazer nada e ressuscitar essa pauta sempre que a popularidade der uma caída.
Como qualquer coisa relacionado a Argentina, desejo-lhes sorte, e que eles consigam realizar isso.
Como qualquer coisa relacionada a Argentina, eu só acredito vendo. E vendo no sentido de “contrato fechado, pago e produto entregue”.
E torcer para que os britânicos não barrem.
Coisa que, provavelmente, o farão.
É só ver que até os EUA tiveram que “combinar” com os ingleses primeiro antes de “dar a bênção” e liberar a compra dos F-16 pra Argentina.
É a Huitfeldt ou a Nansen que estão dando baixa por terem problemas graves no sistema de combate?
Huitfeldt. As Nansen ficaram em baixa na Marinha da Noruega depois de um acidente que causou afundamento em águas rasas.
Ao e crível uma possível aquisição das maestrale, fora isso só devaneio típico.
Com a bolsa de valores Argentina caindo 50% em dólares e a moeda americana chegando a custar 1460 pesos, a única fragata que a Armada Argentina vai receber será de papel.
No hay plata! E hoje a noite o Milei deve anunciar o orçamento fiscal de 2026, se espera novos cortes em todos os setores.
Saudações a todos.
Ele pode pagar naquela cripto dele
também não acredito na compra, na minha opinião a Marinha para a Argentina é mais importante que Força Aérea
A Argentina precisa muito de uma marinha e uma boa marinha argentina focada em patrulha e vigilância no Atlântico Sul é algo muito interessante para nós também. São eles que verão os primeiros pesqueiros chineses chegando para pescar na ZEE dos outros.
Não fosse toda a polarização e idiotice ideológica de hoje em dia, o Brasil poderia oferecer umas FCTs para eles com Mansup e prazo de pagamento razoável para eles, além dos NaPa 500… A Argentina está precisando desesperadamente desses meios. Seria benéfico para ambos os países.
Cegueira ideológica é uma M***A mesmo. Várias oportunidades como essas jogadas fora.
A menos que o Brasil pudesse oferecer essas FCT’s com juros zero, pagamento em décadas e pronta entrega, porque a Argentina deixaria de comprar essas MEKO’s diretamente da Alemanha, pra comprar da gente?
Olá Wilber.
Claro que seria possível fazer uma negociação governo-governo. Outra alternativa é construir os navios no Brasil e depois fazer a finalização em um estaleiro argentino.,
Eu ternho ainda mais uns 3 ou 4 modelos do tipo ganha-ganha-ganha em torno das FCT
ganham a Argentina, o Brasil e a Alemanha sem passar pelas sanções inglesas
“ganham a Argentina, o Brasil e a Alemanha sem passar pelas sanções inglesas” Inglaterra fabrica partes do Gripen, e a MB é cliente assídua do “saldão de usadoa” da RN, então, eu não confiaria muito nessa história de que os ingleses não ligariam pra nossa tentativa de contornar eles… E nem vou entrar na questão de que os presidentes argentino – brasileiro não se bicarem, sobre a queatão se a Argentina realmente tem ou não grana e vontade de comprar meios pra sua Marinha ( lembrem-se do parto que foi a compra dos F-16 ), e do fato da pouca… Read more »
Nem coelho, nem gato… é um mato sem cachorro
Entendeu porque eu disse “idiotice ideológica?”
Os hermanos não conseguem nem fazer negócio com os Guaranis que tem motor argentino rsrsrs
FCT, Guarani, radares…
Dinamarca acho que vai de 4 Type 31 para substituir as Iver.
Suécia tambem esta considerando adquirir 4 Type 31 ou as francesas FDI.
As Type 31 tem bom custo e grande porte, acho que vão alcançar o objetivo de produzir 31 Type 31 até 2031. Hehehe
Bem que a MB podia dar uma força para atingirem a meta e encomendar umas 8.
Argentina quer comprar tudo com que plata kkkk
O ARA Hércules é hj um transporte de tropas…..pelamordedeus….
Realidade da Argentina deve ser as ”Maestrale” ou as ”Luigi durand de la Penne”,com essa segundo classe sendo uma boa opção ate mesmo para o Brasil mesmo com 30 anos de serviço .. sao destroyers AA .. com sorte e pragmatismo focam nessas 2 e vao ser felizes … quanto as opçoes das ”Iver” sua substituta so devem ficar pronta la para 2030+.. e nao sei se rola ”’bloqueio” britanico , dificultando a transferência … da para dizer o mesmo das ”Nansen” , tecnologia britanica embarcada e pode interessar ao Brasil e Chile ( esse devem buscar um complemento as… Read more »
Sinceramente acredito que as Maestrale não serão adquiridas, pois todas já foram desativadas e estão a algum tempo encostadas. Sem contar que a maioria destes navios serviu por uns 35/40 anos. Estou falando de “cabeça” pelo que lembro destas informações. São navios de baixa/média tonelagem e que hoje em dia estariam defasados em eletrônica e armamentos.
Seria a opção mais realista / ”viável” para eles .. existem 2 Maestrale (essas a nivel das Niteroi ) …e 2 ‘Penne’ na reserva italiana ainda em condições de uso , se o objetivo sao 2 navios , iria correndo nas ”Penne” que ainda e um bela nave super armada …navio moderno pare eles vai ser complicado devido ao embargo Britanico .. ainda mais navios de origem ”’ Nordica” , existem tratados de cooperação tecnológica e militar entre ingleses e eles mais antigas que a OTAN , bem mais
Se tratando de Argentina….vou aguardar sentado
Não era para estarem atrás dos EUA? …
Ou na frente, não sei.
Os EUA não possuem meios para suprir a Argentina? Nenhuma “fragata”?
Não, a chance de repassar algumas fragatas classe Oliver Perry – a última das quais foi retirada de serviço em 2015 – com cerca de 30 anos de uso, já se foi.
Em relação a fragatas o mercado de “usados” está minguado. Algumas Maestrale e talvez duas ou três Bremen da Alemanha. E os navios da Dinamarca que devem ser desativados.
A Argentina está quebrada, com falta crônica de reservas internacionais (o que tem, é dinheiro emprestado pelo FMI), com a população cortando tudo que pode todo mês, caminhando para uma baita recessão, e se fala de gastar dinheiro com armas? Mais um que deve sair corrido da Casa Rosada.
Comprar usando cartão de crédito é fácil,ruim é quando a fatura chega…
Apesar de ser um grande apoiador da indústria nacional, ainda acredito que para a MB voltar a ter uma força de superfície capaz de atender os compromissos e obrigações para a defesa e segurança do país é inevitável a necessidade de adquirir algumas unidades de navios de segunda mão no mercado internacional de compras de oportunidade.
Ué, achei interessante a Argentina querer comprar navios de guerra, será que eles querem comprar esse novos navios por que o Brasil comprou 2 Navios novos de guerra?