Argentina busca fragatas europeias para recuperar capacidades navais

De acordo com o site Naval News, a Armada Argentina deu início a negociações para adquirir ao menos duas fragatas multipropósito da Europa, com a missão de substituir os escoltas ARA Hércules e ARA Heroína, que há anos se encontram inativos. A iniciativa representa um esforço estratégico de modernização de frota, diante do envelhecimento dos principais navios de superfície do país e das limitações orçamentárias que têm afetado a manutenção naval.
Os dois navios antigos foram aposentados oficialmente em 2024 após passarem por décadas de serviço. O ARA Hércules, antigo destróier da classe Type 42 que se transformou em navio de transporte multipropósito, deixou de operar efetivamente por falhas mecânicas, especialmente nas turbinas. Já o ARA Héroina, da classe MEKO 360 (classe Almirante Brown), parou de operar devido à quebra de uma peça vital — chamada “slow wheel” — cujo reparo teve entraves por restrições do Reino Unido.


Além da compra das fragatas, a Argentina definiu uma agenda de prioridades navais que inclui também a aquisição de novos submarinos e a modernização dos demais destróieres MEKO 360 ainda em serviço. A proposta de modernização cobre sistemas eletrônicos, sensores e armamentos, e empresas internacionais como a turca ASELSAN já ofereceram pacotes de atualização para as fragatas MEKO do país.
Entre os candidatos que despertam maior interesse, destacam-se três classes europeias: a classe Iver Huitfeldt, da Dinamarca; a classe Fridtjof Nansen, da Noruega; e a classe italiana Maestrale. Os modelos dinamarqueses são vistos como os mais atraentes.
Se concretizada, essa aquisição deverá conferir à Armada Argentina novamente capacidade que se perdera com a desativação das fragatas antigas. No cenário atual, as fragatas Iver Huitfeldt — se obtidas — poderiam se tornar os navios de superfície mais avançados da Argentina, oferecendo grandes melhorias em monitoramento marítimo, defesa aérea e presença estratégica no Atlântico Sul. Ainda assim, especialistas apontam que não basta adquirir os navios: será crucial garantir manutenção sustentada, suprimento de peças, treinamento do pessoal e integração dos novos sistemas no contexto orçamentário argentino.
Com essa movimentação, a Argentina sinaliza um esforço para recompor seu poder naval em meio a desafios geopolíticos crescentes, especialmente aqueles relacionados à segurança marítima, à proteção de recursos naturais em sua zona econômica exclusiva e à cooperação/competição regional. O desfecho dessas negociações poderá marcar um ponto de inflexão para a capacidade de defesa marítima do país nas próximas décadas.



Característica | Iver Huitfeldt (Dinamarca) | Fridtjof Nansen (Noruega) | Maestrale (Itália) |
---|---|---|---|
Deslocamento (full load) | ≈ 6.645 t | ≈ 5.290 t | ≈ 3.040 t |
Dimensões (C × B × C) | ≈ 138,7 m × 19,75 m × 5,3 m | ≈ 134 m × 16,8 m × 7,6 m | ≈ 122,7 m × 12,9 m × 4,2 m |
Velocidade / Autonomia | Alto alcance; ~ 9.000 MN a 15 nós | ~ 26+ nós; bom desempenho geral | Máx. ~ 31 nós; ~ 6.000 MN a 15 nós |
Tripulação | ~ 117 (acomoda até ~ 165) | ~ 120 (capacidade até ~ 146) | ~ 225 |
Armamento / Capacidades | Defesa aérea robusta (VLS Mk 41, SM-2/ESSM), sensores avançados (APAR/SMART-L), ASuW/ASW com helicóptero | Multifunção com foco ASW, defesa de superfície e AA moderada | Enfoque ASW/ASuW (127 mm, Otomat, Aspide, torpedos, helicóptero); sistemas mais antigos |
Estado / Modernidade | Classe relativamente nova; sistemas modernos | Mais antiga que Iver; com modernizações; substituição planejada | Classe antiga; várias unidades já desativadas |
A aquisição desses dois navios, me faz lembrar o caso da aquisição dos Caças Standarte rsrs
Ih, bem lembrado…é quase inacreditável que esses caças não tenham saído do chão até hoje.
Européias?? Não entendi essa. É só mandar o engraxate do Trump Milei pra cá, que ele leva todas as sucatas que quiser a preços irrisórios…
O sr. não esconde que é bem crítico ao líder da nação em que mora. Que tal voltar a viver no país de quem o sr. admira (Lule)? Melhor não, né?
Assim como o Sr. crítico do líder do país em que vive, que tal se mandar para a Argentina de Milei rsrsrs
De onde você tirou que eu vivo no Brasil, cidadão?
Só sendo irônico, mas Milei te espera.
Vivemos em um período estranhíssimo da história. Uma pessoa não pode mais criticar mais um político! “ain vc criticou o bolsonaro, q absurdo” kkk
“…crítico ao líder da nação…”
É proibido ser crítico ao “líder da nação”? Tá bem no estilo do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
Como qualquer coisa relacionado a Argentina, desejo-lhes sorte, e que eles consigam realizar isso.
Como qualquer coisa relacionada a Argentina, eu só acredito vendo. E vendo no sentido de “contrato fechado, pago e produto entregue”.
E torcer para que os britânicos não barrem.
Coisa que, provavelmente, o farão.
É só ver que até os EUA tiveram que “combinar” com os ingleses primeiro antes de “dar a bênção” e liberar a compra dos F-16 pra Argentina.
É a Huitfeldt ou a Nansen que estão dando baixa por terem problemas graves no sistema de combate?
Huitfeldt. As Nansen ficaram em baixa na Marinha da Noruega depois de um acidente que causou afundamento em águas rasas.