Espanha autoriza construção de dois novos Navios de Ação Marítima (BAM) por 716 milhões de euros

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BAM Tornado - P44

Madri, 17 de setembro de 2025 – O governo espanhol deu sinal verde para o início do processo de contratação da Navantia para projetar e construir dois novos Navios de Ação Marítima (BAM), reforçando a força de ação marítima da Armada Espanhola. As novas unidades se somarão às seis já em serviço – Meteoro, Rayo, Relámpago, Tornado, Audaz e Furor – com o objetivo de ampliar a vigilância e a segurança no mar e garantir a continuidade da capacidade operacional naval.

O investimento previsto é de 716 milhões de euros. Assim que o contrato for assinado, começam os trabalhos de engenharia, com início da produção estimado para o primeiro semestre de 2027.

Avanços tecnológicos e melhor qualidade de vida a bordo

Os novos BAM incorporarão melhorias significativas em relação aos seus antecessores:

  • Sistema de combate atualizado e novo Sistema Integrado de Gestão da Plataforma (IPMS) de última geração.
  • Comunicações e navegação aprimoradas, com cibersegurança avançada.
  • Capacidade de integração de veículos não tripulados.
  • Novos espaços de trabalho e instalações médicas, além de acomodação ampliada para aumentar o conforto da tripulação.

Segundo o governo, essas melhorias permitirão enfrentar de forma mais eficaz os desafios atuais de segurança marítima e melhorar as condições de vida dos militares embarcados.

Engenharia digital e produção automatizada

Meteoro – P41

O desenvolvimento de engenharia desta segunda fase do programa BAM será realizado inteiramente com as ferramentas digitais do programa ELCANO, de propriedade da Navantia e baseado em tecnologias da Siemens. Essa plataforma integra design, modelagem, simulação e construção em um fluxo digital conectado, consolidando a transformação digital da empresa.

A construção acontecerá no estaleiro da Navantia em Puerto Real, que conta com alto nível de automação e tecnologia de ponta. Parte do processo utilizará o novo workshop de blocos planos, cuja linha automatizada – atualmente em fase final de comissionamento – entrará em plena operação para fabricar blocos, inclusive para o programa britânico Fleet Solid Support (FSS).

De acordo com a Navantia, o sistema de soldagem de última geração aumentará a velocidade de produção, reduzirá o calor aplicado e minimizará deformações, resultando em produtos de maior qualidade.

Com o novo investimento, a Espanha reforça sua autonomia estratégica na construção naval e garante que a Marinha disponha de meios modernos para missões de patrulha, segurança e proteção de recursos marítimos nas próximas décadas.■


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Piassarollo

Gosto do desenho destes navios. Bom volume interno, hangar e grande convés de voo. Bom armamento de tubo e autonomia.