EUA aprovam possível venda de torpedos MK 54 para a Noruega por US$ 162 milhões

MK 54
Washington, 17 de setembro de 2025 – O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) para a Noruega de até 50 torpedos leves MK 54 MOD 0, juntamente com equipamentos e serviços de apoio, num pacote estimado em US$ 162,1 milhões, informou a Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA) ao notificar o Congresso norte-americano.
O pacote inclui, além dos torpedos, componentes, contêineres, software, treinamento, equipamentos de apoio, peças de reposição, publicações técnicas, transporte e serviços de engenharia e logística providos pelo governo e por contratados dos EUA.
Segundo o comunicado oficial, a operação “apoia os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos ao reforçar a segurança de um aliado da OTAN que é força de estabilidade política e progresso econômico na Europa”.
A Noruega já opera torpedos MK 54 em seu inventário e, de acordo com a DSCA, não terá dificuldade em integrar os novos armamentos às suas Forças Armadas. A compra aumentará a capacidade norueguesa de enfrentar ameaças atuais e futuras e melhorará a interoperabilidade com os Estados Unidos e demais aliados da OTAN, sem alterar o equilíbrio militar regional.
O contratante principal será a RTX Corporation, sediada em Arlington, Virgínia. Até o momento, não há acordo de compensação industrial (offset), que, se necessário, será definido em negociações posteriores.
A implementação do contrato exigirá o deslocamento temporário de representantes do governo norte-americano e de contratados para a Noruega, para supervisão técnica do programa. A DSCA ressaltou que não haverá impacto na prontidão de defesa dos EUA em razão da venda.■