Marinha do Brasil abre licitação para suporte logístico do simulador de voo dos helicópteros SH-16 Seahawk

O Diário Oficial da União publicou no dia 17 de setembro o aviso de licitação para a contratação de serviços contínuos de Suporte Logístico Contratado (CLS) do simulador de voo dos helicópteros SH-16 “Seahawk” da Marinha do Brasil.
O processo, de número 63398002582202529, prevê a manutenção e o suporte técnico do simulador modelo SIM7000, fabricado pela canadense CAE Inc., identificado pelo Part Number BAO297100000-1 e Serial Number 001, junto às instalações do Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia (RJ).
O pregão eletrônico nº 90025/2025 está disponível para consulta no portal Compras.Gov.br. As propostas podem ser enviadas a partir de 17 de setembro, com abertura marcada para 1º de outubro de 2025, às 9h30, no mesmo site.

Segundo o edital, o objetivo é garantir a operacionalidade do principal simulador de treinamento dos pilotos de SH-16 Seahawk, aeronave de emprego antissubmarino e de busca e salvamento da Força Aeronaval. O contrato assegurará a continuidade do adestramento de tripulações e a manutenção da prontidão operacional dos esquadrões baseados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no litoral fluminense.
O suporte logístico contratado é considerado essencial para manter o nível de realismo e a confiabilidade do treinamento, fatores críticos para a segurança e eficiência das missões navais da Marinha do Brasil.■
A FAB vai comprar onze Black hawks e já tem os doze helicópteros comprados pelo EB,creio que a MB também deve comprar mais SH16 para os Nam Atlântico,NDM Bahia e o recém adquirido NDM Oiapoque.
Acredito que os próximos Seahawks, deverão ser obtidos quando chegar o fim da vida útil dos super lince, no âmbito de padronizar a frota anti submarina.