O Diário Oficial da União publicou no dia 17 de setembro o aviso de licitação para a contratação de serviços contínuos de Suporte Logístico Contratado (CLS) do simulador de voo dos helicópteros SH-16 “Seahawk” da Marinha do Brasil.

O processo, de número 63398002582202529, prevê a manutenção e o suporte técnico do simulador modelo SIM7000, fabricado pela canadense CAE Inc., identificado pelo Part Number BAO297100000-1 e Serial Number 001, junto às instalações do Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia (RJ).

O pregão eletrônico nº 90025/2025 está disponível para consulta no portal Compras.Gov.br. As propostas podem ser enviadas a partir de 17 de setembro, com abertura marcada para 1º de outubro de 2025, às 9h30, no mesmo site.

SH-16 Seahawk

Segundo o edital, o objetivo é garantir a operacionalidade do principal simulador de treinamento dos pilotos de SH-16 Seahawk, aeronave de emprego antissubmarino e de busca e salvamento da Força Aeronaval. O contrato assegurará a continuidade do adestramento de tripulações e a manutenção da prontidão operacional dos esquadrões baseados na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no litoral fluminense.

O suporte logístico contratado é considerado essencial para manter o nível de realismo e a confiabilidade do treinamento, fatores críticos para a segurança e eficiência das missões navais da Marinha do Brasil.■


Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto José de Souza

A FAB vai comprar onze Black hawks e já tem os doze helicópteros comprados pelo EB,creio que a MB também deve comprar mais SH16 para os Nam Atlântico,NDM Bahia e o recém adquirido NDM Oiapoque.

Tallguiese

Acredito que os próximos Seahawks, deverão ser obtidos quando chegar o fim da vida útil dos super lince, no âmbito de padronizar a frota anti submarina.

Last edited 23 dias atrás by Tallguiese
Augusto José de Souza

Pode ser ou ambos são efetivados para variar a frota de helicópteros.

Leandro Costa

Então ainda vai demorar uns anos.

Paulo

São apenas 16. 16 helicópteros de ataque naval da MB . 6 SH -16 , 6 Linx recauchutados e 4 UH 15 B novos em folha . Estes últimos, decisivos por sua autonomia, complexidade e 2 exocet cada um.( futuramente mansup ). Os outros com penguin, torpedos leves e algum outro missil ainda não escolhido para os linx. Pode ser qualquer coisa entre um missil europeu e 2 israelenses( estes impossiveis de serem comprados agora). Este é o estado atual da frota de ataque da Marinha.

Paulo

É uma pobreza

Paulo

Ahh, sim, a MB tem cerca de 60 helicópteros somando os de ataque, manobra, Resgate, treinamento e os cacarecos que estão sendo trocados pelos esquilos anabolizados da Helibrás/ Airbus, que serão creditados na frota de treinamento. Agora a MB tem uma segunda opção: Os H 145 M que o EB vai encomendar da Helibras/ Airbus para dar uma melhorada na frota de ataque. Não são uma brastemp ou um Apache, mas tá bom demais. Tem canhão de 20mm, tem foguetes guiados, tem missil ar ar e ar solo, tem uma avionica de respeito e vai com contramedidas eletrônicas e kit… Read more »