IMAGENS: Porta-aviões chinês ‘Fujian’ realiza com sucesso primeiras operações de voo com J-35, J-15T e KJ-600

O porta-aviões Fujian da Marinha chinesa (PLA Navy) alcançou uma nova etapa de sua capacidade operacional ao realizar com êxito pousos e decolagens com três tipos de aeronaves: o caça naval J-15T, o stealth de quinta geração J-35 e o avião de alerta aéreo e controle KJ-600. Esses voos marcaram não apenas testes de rotina, mas também a confirmação de que sistemas avançados do navio, como a catapulta eletromagnética e o sistema de retenção (arresting gear), funcionam em conjunto com múltiplos tipos de aeronave.
Segundo comunicações oficiais da PLA Navy, esses ensaios serviram para validar a “compatibilidade excelente” entre os sistemas de lançamento eletromagnético e de parada de aeronaves do Fujian e as aeronaves testadas. Com isso, o porta-aviões atingiu a chamada capacidade inicial de deck completo — ou seja, está apto para operar decolagens por catapulta (CATOBAR) e pousos com uso de cabos de retenção, etapa crítica para uma operação naval moderna e eficaz.
O J-15T, variante aprimorada do J-15, foi usado nos voos para testar sua adaptação aos requisitos do Fujian — especialmente em termos de resistência estrutural, adaptação ao lançamento por catapulta e estabilidade durante pousos com o sistema de freios de convés.
O J-35, avião stealth mais recente, participou demonstrando capacidades de voo com o novo sistema eletromagnético, reforçando a ambição da China de inserir caças de quinta geração em suas operações de mar.
Já o KJ-600, aeronave de alerta antecipado e controle, foi fundamental para testar interceptações potenciais de alvos voando baixo ou à beira do mar, bem como para validar os sensores e sistemas de radar do navio em cenários operacionais exigentes.
Especialistas militares consultados pelo Global Times apontam que esse salto operacional do Fujian representa um grande avanço para a Marinha da China, confirmando que o navio não é apenas tecnologicamente avançado, mas que as forças navais chinesas estão ganhando maturidade em operações de porta-aviões. A capacidade de operar múltiplos tipos de aeronave a partir de convés com catapultas eletromagnéticas coloca o Fujian ao lado de poucos porta-aviões no mundo com essa tecnologia.
Com os testes bem-sucedidos, espera-se que o Fujian avance para fases mais complexas de operação, integrando missões combinadas entre caças, aeronaves de alerta aéreo e apoio logístico, bem como treinos operacionais em alto mar.
A etapa cumprida com J-15T, J-35 e KJ-600 abre caminho para que o Fujian alcance plena prontidão de combate, fortalecendo a projeção naval da China, especialmente no Mar do Sul da China e no Indo-Pacífico.■
Um grande avanço para os chineses. Muito em breve passarão os americanos em termos de forças aeronavais. Quando se deixa o entreguismo de lado e se adota um comprometimento ao próprio país, a coisa anda mesmo.
Em termos de aeronave naval acho que já passaram, um bimotor que aparenta ter muito mais desempenho do que o F-35… mas as coisas não se resumem somente a um duelo de caças ao por do sol, tem muito mais envolvido.
É bimotor porquê não têm um motor com a potência e as capacidades do que equipa o F-35, simples assim.
A inveja corrói o brasileirinho incompetente!!
O maior problema do F-35 foi a forma na qual ele foi concebido. Ao invés de terem um desenvolvimento normal com algumas unidades de protótipos e LRIP para fazer testes, podendo identificar problemas rapidamente e corrigindo antes da produção em massa, eles resolveram começar logo a produção de unidades que iam servir. Resultado é que o primeiro lote de F-35 tem problemas tão graves que são relegados à treinamento, missões de patrulha ou agressors. Essas unidades tem um custo de upgrade e correção de erros tão alto que vale mais a pena construir um F-35 do zero do que consertar.
E na hora do “vamuvê”, como será?
Será igual foi no enfrentamento entre Paquistão e Índia!
Ainda falta muuuuuito..
Já viu eles operarem a noite, chovendo, caturrando?
Ainda precisam empurrar muita água
“Já viu eles operarem a noite, chovendo, caturrando? Ainda precisam empurrar muita água”… Certamente se sairem melhor do que os F-35,já será uma vitória, tendo em vista que o americano é um caça muito delicado, que não pode voar em céu com raios,que tem problemas com chuva,poeira e até gelo… Uma aeronave que duvido muito que a LM tenha conseguido solucionar seus mais de 880 problemas e que tem enfrentado problemas crónicos de disponibilidade e confiabilidade, o que tem levado as Forças Armadas dos EUA a planear voar a aeronave menos do que o inicialmente previsto e a aumentar os… Read more »
Apenas o F-35A não podia voar em “céu com raios”, mas, aparentemente o problema foi corrigido ano passado e o F-35B e F-35C operam inclusive de
Navios de Assalto Anfíbio e NAes respectivamente em um ambiente não permissível para caça “delicado”.
.
Ainda há problemas a serem corrigidos e atualizações que precisam ser feitas, TR-3 e Block IV mas, da forma como está, o F-35 tem sido um páreo duro em exercícios contra aviões europeus e não estaria vendendo bem se fosse de fato um “tijolo voador” como já apelidado por aqui.
Ate outro dia atrás os chineses estáva pedindo ajuda a MB para treinar pessoal no porta aviões são Paulo.
A MB viu o futuro parceiro passando na sua frente e fingiu de cega.
Sou doido de querer J35 na marinha? já que a FAB vai de 4.5g seria bom a marinha ter um 5g
Tem idéia do tamanho das besteiras que escreveu em um espaço tão curto ?
Uai, se a marinha já disse que vai manter uma ala de asa fixa, que pelo menos seja uma que não possa ser embargada pelos EUA.
O valor dele é calculado entre 50 e 80 milhões de dólares, existem rumores que venderam pro Paquistão no valor de 35 milhões por unidade, o do Gripen chega a 125 milhões de dólares.
Obviamente não há muita exatidão nessa conta e o preço do Gripen inclui todo um programa de suporte e a transferência de tecnologia.
Esqueçam equipamentos chineses de ponta nas FAs do Brasil. A China é uma adversária ideológica dos militares brasileiros. E esse paradigma não mudará tão cedo.
Bobagem, não tem diferença ideológica que resista a uma boa política de financiamentos e parcerias estratégicas. A China que o diga.
Já operou com material chines?
Graças a Deus não compramos muito deles
Pérola
Isso é que é ter soberania de verdade.
A foto de topo pode muito vir a ser a cena do filme Top Gan Maveliky … E já vai ser sucesso de público … 😏
Com os Estados Unidos entregues a uma cúpula política gananciosa e tresloucada e … protofascista, quem diria, é bom ter a China pressionando cada vez mais a balança do lado de lá …
Sabe que esta se referindo a um pais comunista né?
Sabe que a economia da China do seculo 21 está muito longe de se encaixar como comunista, onde os meios de produção seriam detidos pelo estado. Possui dezenas de milhões de empresas privadas, muitas sendo lideres mundiais, e mais de 500 bilionários. Claro que não é democrática, tem partido único (que se chama comunista) e o estado é preponderante na economia. Mas está longe da definição de comunista. A China é um caso único que não tem uma definição clara para seu modelo econômico.
A China é flex.Quando interessa é comunista.E quando interessa também é capitalista.
Para de malabarismo “não tem uma definição clara para seu modelo econômico.” China é comunista e pronto, aceita que o comunismo chinês deu certo.
kkkkkk
no ox dos outros é refresco…..
Kkkkkkkkkk ia bem até dizer que o comunismo chinês deu certo.
Pois eh , na primeira crise chinesa ou deixa de crescer 1% falam: a China é comunista. Aí a mesma China sem mudar nada da mesma política cresce e os mesmos falam: a China é capitalista. O mais importante é que quem realmente está no poder na China não são as grandes corporações e sim o partido e esse partido não é financiado pela burguesia e se entra nele não apenas por dinheiro como aqui no Brasil ou tem campanhas baseadas no dinheiro. Políticos incompetentes ou famosinhos como tiririca não chegariam a cargos altos, apenas se sobe com batimentos de… Read more »
Veja o exemplo do primeiro ministro chinês que nasceu em uma província pobre e subiu no partido por capacidade e não por indicação. Brasil infelizmente so copia a parte ruim dos outros países. Dá China de fez de cópia o modelo educacional, sistema de meritocracia público, modelo de parceria público/ privado, copiamos so o sistema de controle de liberdade de expressão e controle de narrativa. Dos EUA de fez de copiamos a liberdade de empreender e de inovação, copiamos o sistema político burocrático e corrupto. BRASIL PASSOU DE PAIS DO FUTURO PARA O PAIS QUE ENVELHECEU MAL E NAO SE… Read more »
Comunista com empresas globais, bolsa de valores…..
Comunismo que incentiva o consumo interno e o empreendedorismo.
Comunista na política…mais a economia chinesa e mais capitalista que muito países ocidentais. La tem muito mais liberdade econômica que no Brasil. O estado la e um parceiro do empreendedorismo e não um sócio sangue suga como no Brasil
Eita, os chineses conseguiram mesmo implantar as catapultas EMALs com sucesso.
Os próximos porta-aviões chineses nucleares, irão manter a mesma “planta” do Fujian e só terão substituídas a propulsão?
Vão trocar as caldeiras a óleo por reatores nucleares.
Interessante, imaginei que eles iriam desenvolver uma embarcação do zero.
Esses nunca serão patriotarios.
E que é patriota ou nacionalista no espectro político brasileiro ?? A índia que foi pedir sanções na UE em 2020 ? A mulher sem voto que está ha 3 anos bloqueando a exploração de petróleo no Norte ? O bananinha não está só, não se preocupe.
Seria eresia pedir para trazer aqui para treinarmos com os A4 da MB? Lembram do PAEMB/ProNAe? Deve ser eresia maior falar em 2 VARAN (pprta aviões conceitual russo de 45.000 ton) com 10 J35 em cada um… rsrsrsrs
Tú quer que a China desloque seu NaE + escoltas + sua ala aérea de caças 5° geracão por metade do Globo…
Pra treinar contra meia dúzia de A-4 armados com bomba-burra?
Não é muito esforço pra fazer a gente passar vergonha não?
Sim.É heresia.
KJ-600 = E-2 Hawkeye
J-15T = F18 super hornet
J-15DT = F-18 Growler
J-35 = F35
Z-20 = seahawk
Mais que certo! Inteligência é tudo. Só mentes não pensantes, para tentar reinventar a roda.
Lembrando que para copiar, precisa-se de conhecimento, capacidade técnica e industrial..tudo isso falta ao Brasil, mas sobra ” 0th@ri0z” que em vez de lutar por uma unidade nacional em termos de plano de governo e não partidário, ficam morrendo de inveja por aqueles que são pragmáticos em buscar seus objetivos.
Logo veremos outros países asiático despontando e o Brasil segue dormindo em berço esplêndido.
Sgt Moreno
O J-15 tá mais para um F-14 que para um F-18.
Absolutamente incrível, só tenho que parabenizar os chineses.
Ainda imagino o tempo que os Chineses queriar estagiar no NAE São Paulo, para aprenderem como é que se opera um caça embarcado, como é que se opera um NAE…
Se os Chinas botassem as mãos no NAE São Paulo estaria navegando até hoje.
Os chineses “botaram as mãos” em um NAE que estava em estado muito pior do que São Paulo na época de sua aquisição.
O Variag tornou-se o NAE Liaoning e está navegando e operando, o São Paulo nem conseguiu ser vendido como sucata e descansa no fundo do oceano…
Não estava “pior” e sim incompleto e os chineses terminaram de construí-lo
recheando-o com equipamento novo.
.
O “Foch” por sua vez serviu duramente à marinha francesa por 37 anos então não se esperava que ele durasse muito, só até um novo que seria construído aqui ser incorporado ou estar em construção bastante avançada, assim foi escrito na época e no começo, acreditei, mas…só no começo.
Difícil saber quem estava pior… no caso do São Paulo o maior erro da MB foi superestimar suas próprias capacidades e as do próprio Brasil como nação, porque mesmo a reforma de um porta-aviões requer o apoio do nível industrial/tecnológico e da força econômica do país.
O Brasil tinha uma certa experiência com o “Minas Gerais” que várias vezes utilizou o dique Almirante Régis, compatível também com o maior “São Paulo”. . Na época pareceu uma boa ideia, mas, vários fatores jogaram contra por exemplo, a pouca injeção de recursos, lembrando da corveta Barroso onde pessoalmente vi e ouvi sobre ela estar parada em duas viagens que fiz ao Rio entre 2003 e 2006. . E “navio velho” é um problema, não canso de escrever aqui a surpresa que o estaleiro teve durante a última revitalização do “Enterprise”, os custos e o prazo de entrega subiram… Read more »
É …o refrão daquela música, “panela velha é que faz comida boa”, não se aplica aos navios rsrs
Hoje o São Paulo depois de tanto tempo poderia ser um porta helicóptero e drones. Não sei.meu lance e infantaria.
Poderia ser um navio museu. Atrairia a população civil e geraria recursos.
Algumas impressoes: a profecienca de operacoes gerais de um PA parece melhorar a cada hora. Sao complexas e o nivel de seguranca tambem precisa ser altissimo a disciplina da tripulação eh excepcional limpeza: embora tudo seja novo e nao tenha tido muita exposicao ao mar ou mesmo uso, tudo parece ser cuidadosamente operado e mantido (quase) tudo é copiado. Sejam equipamentos ou procedimentos. Mas parece haver um enorme esforço para aprimorar cada cópia. Talvez seja uma tentativa de “disfarcar” as cópias descaradas, mas estão avançando a passos largos em todas as áreas. O que sabemos é que na China, há… Read more »
Não há mercado de trabalho para todos os engenheiros formados no Brasil. Só pra lembrar que os empregadores de engenheiros são as indústrias e como todos sabemos, o Brasil sofreu uma desindustrialização violenta após os governos neoliberais de Collor, FHC, Temer, Bolsonaro. Somente com os governos petistas ensaiou um renascimento mas que durou pouco por motivos que todos sabemos. Sabotagem interna e externa.
Kkkkkkk Claro! 20 anos de PT, mas o Partido das Trevas não tem culpa alguma da desindustrialização, é tudo culpa do Bozo.
Meu caro Machado. Também não há trabalho para todos os engenheiros formados na China. Mas também não ficam procurando culpados, apenas arregaçam as mangas e trabalham, mesmo que seja para soldar peças.
Por formação, a mentalidade dos STEM é de busca de solução. Porém…
Porém na China a carga horário de trabalho e de 12 hs e so tem 2 descanso mensal, brasileiro ta disposto a fazer esse sacrifício??? Acho que não
Você tava indo bem até defende sua ideologia do lula e cia…PT esta a 20 anos no poder, você sabia que nesse atual governo esta ocorrendo a maior desistruilzacao da história do Brasil. Eu mesmo ja transferir minha empresa para o Paraguai, igual a mim conheço centenas. Aqui diferente da China o estado nao e um parceiro do empreendedor e sim.um sócio sem ter nenhuma obrigação. Melhor coisa que eu fiz foi transferir minha empresa, pago 9% de imposto e tem.varios benefícios. Em menos de 5 anos o Paraguai vai ser torna a Taiwan da ameri a Latina e o… Read more »
Ou seja, o Paraguai vai se tornar um país de mentirinha…
Impressionante a velocidade do progresso operacional dos “chinas pau”…Tenho cada vez mais pena do brasil e dos “Brasileiros” !
Fique tranquilo, nem só pelas forças armadas se avalia um país.
A culpa é sua tbm, não tenha dúvida.
Eficiência, precisão, facilidade e flexibilidade de ajuste para lançar diferentes aeronaves e cargas…
Vídeo sem enrolação, em 6 minutos um resumo sobre EMALS e suas vantagens sobre as Catapultas a Vapor:
Electromagnetic Aircraft Launching System (EMALS) on Aircraft Carriers
A China é protagonista mundial e exemplo de soberania!
Quando chegaremos perto deles?
Nosso vira latismo e pensamento de república de bananas ou quintal dos EUA é um perigo para nós próprios.
Finalmente!!!
Afinal foi pra isso que ele foi construído 💪⚓️
Incrível. Parabéns ao glorioso povo chinês.
A ideia é ter 3 caças de 3 gerações diferentes : J50 (6ª Geração) + J35 (5ª Geração) + J15 (4ªGeração)…
Só maquete
tudo isopor
Já imaginou a MB com 3 destes totalmente equipados e com 10 escolta cada tudo da China? Se o presidente pedir a China vende para pagar em 30 anos
Quem dera uns J-35 para substituir nossos SkyHawks… Pelo que li,apesar do preço unitário oficial exato para as exportações do J-35 não ser público,as estimativas para a variante J-35A variam de US$ 50 milhões a US$ 70 milhões, com potencial para preços mais baixos para clientes exportadores específicos, como o Paquistão, que recebeu uma oferta com uma taxa significativamente reduzida de cerca de US$ 35 milhões por unidade. O preço é influenciado por fatores como configuração, restrições à exportação e parcerias estratégicas, com a China oferecendo preços com desconto a determinados parceiros para desestabilizar o mercado global. Certamente um país… Read more »