IMAGENS: Porta-aviões chinês ‘Fujian’ realiza com sucesso primeiras operações de voo com J-35, J-15T e KJ-600

O porta-aviões Fujian da Marinha chinesa (PLA Navy) alcançou uma nova etapa de sua capacidade operacional ao realizar com êxito pousos e decolagens com três tipos de aeronaves: o caça naval J-15T, o stealth de quinta geração J-35 e o avião de alerta aéreo e controle KJ-600. Esses voos marcaram não apenas testes de rotina, mas também a confirmação de que sistemas avançados do navio, como a catapulta eletromagnética e o sistema de retenção (arresting gear), funcionam em conjunto com múltiplos tipos de aeronave.
Segundo comunicações oficiais da PLA Navy, esses ensaios serviram para validar a “compatibilidade excelente” entre os sistemas de lançamento eletromagnético e de parada de aeronaves do Fujian e as aeronaves testadas. Com isso, o porta-aviões atingiu a chamada capacidade inicial de deck completo — ou seja, está apto para operar decolagens por catapulta (CATOBAR) e pousos com uso de cabos de retenção, etapa crítica para uma operação naval moderna e eficaz.
O J-15T, variante aprimorada do J-15, foi usado nos voos para testar sua adaptação aos requisitos do Fujian — especialmente em termos de resistência estrutural, adaptação ao lançamento por catapulta e estabilidade durante pousos com o sistema de freios de convés.
O J-35, avião stealth mais recente, participou demonstrando capacidades de voo com o novo sistema eletromagnético, reforçando a ambição da China de inserir caças de quinta geração em suas operações de mar.
Já o KJ-600, aeronave de alerta antecipado e controle, foi fundamental para testar interceptações potenciais de alvos voando baixo ou à beira do mar, bem como para validar os sensores e sistemas de radar do navio em cenários operacionais exigentes.
Especialistas militares consultados pelo Global Times apontam que esse salto operacional do Fujian representa um grande avanço para a Marinha da China, confirmando que o navio não é apenas tecnologicamente avançado, mas que as forças navais chinesas estão ganhando maturidade em operações de porta-aviões. A capacidade de operar múltiplos tipos de aeronave a partir de convés com catapultas eletromagnéticas coloca o Fujian ao lado de poucos porta-aviões no mundo com essa tecnologia.
Com os testes bem-sucedidos, espera-se que o Fujian avance para fases mais complexas de operação, integrando missões combinadas entre caças, aeronaves de alerta aéreo e apoio logístico, bem como treinos operacionais em alto mar.
A etapa cumprida com J-15T, J-35 e KJ-600 abre caminho para que o Fujian alcance plena prontidão de combate, fortalecendo a projeção naval da China, especialmente no Mar do Sul da China e no Indo-Pacífico.■
Um grande avanço para os chineses. Muito em breve passarão os americanos em termos de forças aeronavais. Quando se deixa o entreguismo de lado e se adota um comprometimento ao próprio país, a coisa anda mesmo.
Em termos de aeronave naval acho que já passaram, um bimotor que aparenta ter muito mais desempenho do que o F-35… mas as coisas não se resumem somente a um duelo de caças ao por do sol, tem muito mais envolvido.
Sou doido de querer J35 na marinha? já que a FAB vai de 4.5g seria bom a marinha ter um 5g
Tem idéia do tamanho das besteiras que escreveu em um espaço tão curto ?
O valor dele é calculado entre 50 e 80 milhões de dólares, existem rumores que venderam pro Paquistão no valor de 35 milhões por unidade, o do Gripen chega a 125 milhões de dólares.
Obviamente não há muita exatidão nessa conta e o preço do Gripen inclui todo um programa de suporte e a transferência de tecnologia.
Isso é que é ter soberania de verdade.
A foto de topo pode muito vir a ser a cena do filme Top Gan Maveliky … E já vai ser sucesso de público … 😏
Com os Estados Unidos entregues a uma cúpula política gananciosa e tresloucada e … protofascista, quem diria, é bom ter a China pressionando cada vez mais a balança do lado de lá …
Sabe que esta se referindo a um pais comunista né?
Eita, os chineses conseguiram mesmo implantar as catapultas EMALs com sucesso.