Veleiro ‘Cisne Branco’ celebra 25 anos e encanta visitantes em Natal (RN)

Navio-Veleiro Cisne Branco no porto de Natal (RN). Foto: Simão Pedro Ferreira Gonçalves
Por Simão Pedro Ferreira Gonçalves – Natal (RN)
O icônico Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, encerrou nesta segunda-feira (22) sua escala de cinco dias no Porto de Natal, em comemoração ao jubileu de prata de sua incorporação à força naval. A visita fez parte de uma viagem comemorativa que teve início em 25 de agosto, no Rio de Janeiro, e percorreu diversos portos do litoral brasileiro.
Embaixada Brasileira no Mar
Construído em 1998 e incorporado à Marinha em 9 de março de 2000, o Cisne Branco é conhecido como a “Embaixada Brasileira no Mar”. Sua missão é representar o país em eventos náuticos nacionais e internacionais, além de contribuir para a formação de oficiais e praças da Marinha.
Com três mastros imponentes – Traquete, Grande e Gátea – e 32 velas, o veleiro chama a atenção em cada porto onde atraca. No interior, preserva o charme dos grandes veleiros do século XIX, com candelabros e ornamentações clássicas que remetem à era de ouro da navegação à vela.
Tripulação e próximo destino
Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini, o Cisne Branco navega com 84 tripulantes. Após deixar Natal, o navio seguiu para a 36ª Regata Internacional Recife–Fernando de Noronha (REFENO), uma das competições mais tradicionais do calendário náutico brasileiro.
Ao completar 25 anos de serviços prestados, o Cisne Branco reafirma seu papel de símbolo de diplomacia naval e tradição marítima do Brasil, encantando moradores e visitantes por onde passa e fortalecendo a presença do país nos mares.■
AGRADECIMENTOS: Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini (Comandante); CT Ferro (Comunicação Social do Cisne Branco ); 2º Tenente Jefferson Lira; 1º Tenente Carmem (Comunicação Social do 3ºDistrito Naval de Natal).
Eu estava na regata da Escola Naval em 2000 quando o Cisne Branco chegou. Estávamos todos olhando aquela porcaria mal construída e superfaturada da Caravela do Descobrimento quando na boca da Baía de Guanabara surgiu aquele amontoado de velas, todas cheias, lindo demais entrando. Ninguém na hora sabia o que era, até que foi anunciado que era o novo navio-veleiro da Escola Naval. É um navio lindo. Já tive a oportunidade de visitá-lo algumas vezes. Esse sim valeu cada centavo. Já a Caravela… teve que ser rebocada heheheheh, e isso apesar de ter motor. Ninguém queria assumir aquilo. Ficou anos… Read more »
Lindas imagens ☺️