Navio-Veleiro Cisne Branco no porto de Natal (RN). Foto: Simão Pedro Ferreira Gonçalves

Por Simão Pedro Ferreira Gonçalves – Natal (RN)

O icônico Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, encerrou nesta segunda-feira (22) sua escala de cinco dias no Porto de Natal, em comemoração ao jubileu de prata de sua incorporação à força naval. A visita fez parte de uma viagem comemorativa que teve início em 25 de agosto, no Rio de Janeiro, e percorreu diversos portos do litoral brasileiro.

Embaixada Brasileira no Mar

Construído em 1998 e incorporado à Marinha em 9 de março de 2000, o Cisne Branco é conhecido como a “Embaixada Brasileira no Mar”. Sua missão é representar o país em eventos náuticos nacionais e internacionais, além de contribuir para a formação de oficiais e praças da Marinha.

Com três mastros imponentes – Traquete, Grande e Gátea – e 32 velas, o veleiro chama a atenção em cada porto onde atraca. No interior, preserva o charme dos grandes veleiros do século XIX, com candelabros e ornamentações clássicas que remetem à era de ouro da navegação à vela.

Tripulação e próximo destino

Simão Pedro e o Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini

Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini, o Cisne Branco navega com 84 tripulantes. Após deixar Natal, o navio seguiu para a 36ª Regata Internacional Recife–Fernando de Noronha (REFENO), uma das competições mais tradicionais do calendário náutico brasileiro.

Ao completar 25 anos de serviços prestados, o Cisne Branco reafirma seu papel de símbolo de diplomacia naval e tradição marítima do Brasil, encantando moradores e visitantes por onde passa e fortalecendo a presença do país nos mares.■

Fotos aéreas — por Miraci Júnior

AGRADECIMENTOS: Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini (Comandante); CT Ferro (Comunicação Social do Cisne Branco ); 2º Tenente Jefferson Lira; 1º Tenente Carmem (Comunicação Social do 3ºDistrito Naval de Natal).


Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Eu estava na regata da Escola Naval em 2000 quando o Cisne Branco chegou. Estávamos todos olhando aquela porcaria mal construída e superfaturada da Caravela do Descobrimento quando na boca da Baía de Guanabara surgiu aquele amontoado de velas, todas cheias, lindo demais entrando. Ninguém na hora sabia o que era, até que foi anunciado que era o novo navio-veleiro da Escola Naval. É um navio lindo. Já tive a oportunidade de visitá-lo algumas vezes. Esse sim valeu cada centavo. Já a Caravela… teve que ser rebocada heheheheh, e isso apesar de ter motor. Ninguém queria assumir aquilo. Ficou anos… Read more »

Eliane Cortez

Lindas imagens ☺️

Simao pedro

Obrigado, poder naval agradece!

Eliana Cassimiro

Já tive a honra de visita-lo. Parabéns, Simão Pedro pelas belas fotos, assim posso conhecer a beleza interna. Parabéns por mais uma matéria cheia de conhecimentos.

Simão Pedro

Obrigado Eliana, o poder naval agradece

Marco Ribeiro

Que bela embarcação. Sustentando as tradições marinheiras.

Simão Pedro

Exatamente, tradições estas que são mantidas mesmo nos dias de hoje.

Bacchi

O que esse navio é bonito é fora de série.

Rodrigo Maçolla

Navio muito bonito, faz justiça a sue nome “Cisne Branco”, Obrigado por compartilhar as fotos

GNSousa

Só quero saber quando que esse belo navio estará aberto à visitação aqui em Vitória – ES. Os editores poderiam tentar pergunta à MB? Obrigado.

BVR

Parabéns pelas belas fotos.

Realmente a tripulação desse navio faz valer a gíria marinheira de “empurrar água”; pois não faz muito tempo estavam no sul do Brasil, já subiram para o norte e agora estão descendo para o nordeste !

Na esperança que a tripulação tenha conhecimento desta matéria, aproveito a oportunidade para saudar o A.R_Muniz, que falou-me desse navio com muito entusiasmo e orgulho.

Last edited 17 dias atrás by BVR