Recentemente, o porta-aviões Fujian (CV-18) da PLA Navy realizou suas primeiras operações aéreas com aeronaves de asa fixa, incluindo lançamentos por catapulta eletromagnética e pousos recuperados via cabos de retenção.

As aeronaves J-15T, J-35 e o avião de alerta aéreo KJ-600 realizaram pousos e decolagens no mais novo porta-aviões da China, certificando que o Fujian é capaz de lançamentos e recuperações completas com aeronaves de combate e de alerta.

Este é um grande salto no desenvolvimento naval chinês. O Fujian é o primeiro porta-aviões chinês projetado para operar com catapultas (CATOBAR), rompendo com o método tradicional de decolagem por “ski-jump” usado nos porta-aviões Liaoning (CV-16) e Shandong (CV-17).

A capacidade de lançamento por catapulta (CATOBAR) permite ao navio operar aeronaves mais pesadas, com maior carga de combustível ou armas, ampliando seu raio de ação e sua utilidade em missões de projeção de poder aéreo.

VÍDEO: Comparação entre a decolagem com ski-jump e catapulta

Implicações estratégicas

  • A adoção do Fujian com CATOBAR acirra a corrida tecnológica naval entre grandes potências;
  • A certificação parcial dessas operações sugere que o navio está cada vez mais próximo de receber a designação de capacidade operacional plena de convés (full-deck operational capability).
  • A integração futura de seu grupo aéreo trará uma nova escala de capacidade para a Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA Navy), fortalecendo a capacidade de dissuasão e projeção naval da China no cenário regional e internacional.

Nas fotos abaixo, a inscrição em chinês “海天新力量” significa “Nova força no mar e no céu” ou “Nova força naval e aérea”.

VEJA TAMBÉM:

IMAGENS: Porta-aviões chinês ‘Fujian’ realiza com sucesso primeiras operações de voo com J-35, J-15T e KJ-600


Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
adriano Madureira

Chega a dar inveja ! Enquanto isso, continuamos a voar com a aeronave do Comandante Mike “Viper” Metcalf…

Uriel PR

Incrível a China não para ontem mesmo teve as imagens do J-50, e esse J-35 é o caça de quinta geração mais bonito.

adriano Madureira

Enquanto isso, nossos garbosos militares ainda continuam com “medinho” de adquirir produtos chineses…

Sempre com aquela velha historinha de doutrina ocidental…

Quem sabe quando os chineses criarem seu FMS, aí iremos comprar o resto de rico deles.

Deadeye

É aquele medinho de perder acesso ao FMS, como que a gente estivesse tendo muito acesso a coisa boa no FMS….

Last edited 19 dias atrás by Deadeye
Dalton

A “coisa boa” está acessível o que falta é “orçamento maior” tanto que as forças armadas voltaram a cobrar do Congresso dias atrás mais empenho porque sem dinheiro não se pode comprar nada seja quem for esteja vendendo !

Deadeye

Você acha que se o EB pedir para comprar uma bateria Patriot vai ser aprovado?? kkkkkkkkk. Eu lembro que lá em 1999, pedimos para comprar componentes de um míssil antirradiação via FMS, e foi negado.

FMS mesmo com dinheiro, é ilusão.

Dalton

Não sei, mas no momento o “EB” precisa de helicópteros não de
“Patriot” e mais helicópteros “Black Hawk” serão adquiridos via “FMS”
.
Ilusão é sonhar com “Arleigh Burkes” quando o que se pode ter no momento são 4 fragatas leves por exemplo.
.
“No bucks, no Buck Rogers”

Leandro Costa

Deadeye, NINGUÉM passa tecnologia de mísseis.

Mas vender o míssil completo, isso vendem.

Hamom

J-35 é o primeiro caça 5G a decolar de um porta-aviões utilizando EMALS…

Abymael2

Que ibagens! Achei muito legal esse E-2 Hawkeye made in China.

José Joaquim da Silva Santos

Eu sempre olhei com certo desdém para o J-35 por achar que era pequeno e por ter lido algo sobre ser um caça para exportação que vivia à sombra do J-20 coisa e talz… Nãos ei o quão ele é bom, mas é um autêntico 5G, bimotor e de belas linhas que decola por catapultas e isso por sí só diz muito. Após assistir ao vídeo percebi claramente que é um caça de médio a grande porte quando está com pessoas ao lado. Sei que é subjetivo, pois não sabemos o que tem dentro dele, mas gostei muito.

Claudio Moreno

E nós de A4M.

Sgtº Moreno

Augusto Cesar

Essas propagandas estão cada vez pior, poluiu muito a trilogia.

Rudney Buarque

Uma cópia do Su33, uma cópia do Dauphin, uma cópia do E2… e de cópias a Grande China esta engrandecendo…

Paulo A. Ferreira

Eles além de copiar com a engenharia reversa conseguem fazer modificações e deixar melhor que o original 😆

Rui

Isso fazem os japoneses.