Novas imagens das primeiras operações aéreas a bordo do porta-aviões chinês ‘Fujian’

Recentemente, o porta-aviões Fujian (CV-18) da PLA Navy realizou suas primeiras operações aéreas com aeronaves de asa fixa, incluindo lançamentos por catapulta eletromagnética e pousos recuperados via cabos de retenção.
As aeronaves J-15T, J-35 e o avião de alerta aéreo KJ-600 realizaram pousos e decolagens no mais novo porta-aviões da China, certificando que o Fujian é capaz de lançamentos e recuperações completas com aeronaves de combate e de alerta.
Este é um grande salto no desenvolvimento naval chinês. O Fujian é o primeiro porta-aviões chinês projetado para operar com catapultas (CATOBAR), rompendo com o método tradicional de decolagem por “ski-jump” usado nos porta-aviões Liaoning (CV-16) e Shandong (CV-17).
A capacidade de lançamento por catapulta (CATOBAR) permite ao navio operar aeronaves mais pesadas, com maior carga de combustível ou armas, ampliando seu raio de ação e sua utilidade em missões de projeção de poder aéreo.
Implicações estratégicas
- A adoção do Fujian com CATOBAR acirra a corrida tecnológica naval entre grandes potências;
- A certificação parcial dessas operações sugere que o navio está cada vez mais próximo de receber a designação de capacidade operacional plena de convés (full-deck operational capability).
- A integração futura de seu grupo aéreo trará uma nova escala de capacidade para a Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA Navy), fortalecendo a capacidade de dissuasão e projeção naval da China no cenário regional e internacional.
Nas fotos abaixo, a inscrição em chinês “海天新力量” significa “Nova força no mar e no céu” ou “Nova força naval e aérea”.
Chega a dar inveja ! Enquanto isso, continuamos a voar com a aeronave do Comandante Mike “Viper” Metcalf…
Incrível a China não para ontem mesmo teve as imagens do J-50, e esse J-35 é o caça de quinta geração mais bonito.