Patuxent River (EUA), 26 de setembro de 2025 – O E-2D Advanced Hawkeye (AHE) da Marinha dos Estados Unidos alcançou um marco inédito neste verão ao realizar, pela primeira vez, reabastecimento em voo com três modelos de aviões-tanque franceses. O feito amplia de forma significativa o alcance e a autonomia da aeronave de alerta aéreo antecipado, consolidando sua capacidade de vigilância em operações conjuntas globais.

Os testes de reabastecimento foram conduzidos em cooperação entre o Programa de Sistemas Aerotransportados de Comando e Controle E-2/C-2 (PMA-231) da Marinha dos EUA e a Direção-Geral de Armamento (DGA) da França. A campanha envolveu caças Rafale e os aviões-tanque Airbus A330 MRTT e A400M da Marinha e da Força Aérea francesas.

A DGA e a Marinha Francesa continuarão os testes e o treinamento de pilotos em território francês, em preparação para a substituição dos E-2C atualmente em serviço a partir de 2028. A França tornou-se, em dezembro de 2020, o segundo cliente internacional do E-2D, com a aquisição de três unidades na versão francesa fornecidas pela Marinha norte-americana.

O E-2D Advanced Hawkeye representa um salto tecnológico de duas gerações em relação ao E-2C. A aeronave é equipada com o radar APY-9, projetado para detecção e rastreamento de aeronaves inimigas e mísseis de cruzeiro, tanto em áreas costeiras quanto em mar aberto, além de contar com sistemas de bordo modernizados que aumentam a prontidão e a facilidade de manutenção.

Com a adição da capacidade de reabastecimento aéreo, o E-2D reforça sua posição como a plataforma de comando e controle mais avançada do mundo, capaz de garantir vigilância contínua de longo alcance e gestão do campo de batalha em operações navais e conjuntas de alta complexidade.■


Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz

Bizarro o rafale abastecendo o E2d, realmente um caça fenomenal!