Stratford (Connecticut), 26 de setembro de 2025 – A Sikorsky, empresa da Lockheed Martin, anunciou a assinatura de um contrato de US$ 10,855 bilhões com a Marinha dos Estados Unidos para a construção de até 99 helicópteros pesados CH-53K® King Stallion® destinados ao Corpo de Fuzileiros Navais (USMC). Trata-se do maior pedido já realizado para o modelo, que garante a produção e entrega de aeronaves entre 2029 e 2034 e fortalece a base industrial de defesa dos EUA.

O contrato, que reúne cinco lotes de encomendas (9 a 13) em um único acordo plurianual, proporciona previsibilidade de preços e fluxo constante de materiais para 267 fornecedores em 37 estados americanos e outros 17 fornecedores em oito países. A Marinha poderá adquirir os helicópteros para o USMC ou para clientes militares internacionais.

“Este acordo reflete a confiança na capacidade da Sikorsky de entregar helicópteros tecnologicamente avançados que revolucionarão as operações do Corpo de Fuzileiros, oferecendo potência, desempenho e confiabilidade sem precedentes”, afirmou Rich Benton, vice-presidente e gerente-geral da Sikorsky.

O CH-53K, declarado em produção plena em dezembro de 2022, é o helicóptero de maior capacidade de carga dos EUA, projetado para transportar tropas, equipamentos pesados e suprimentos em ambientes contestados, garantindo sobrevivência e alta disponibilidade operacional.

Atualmente, a Sikorsky já entregou 20 unidades ao USMC, com outras 63 em diferentes fases de produção. Um dos esquadrões de fuzileiros já concluiu a transição para o novo modelo, que também opera em esquadrões de teste e treinamento para atender às exigências operacionais.

“O contrato permite que a Sikorsky agrupe pedidos e reduza custos, repassando a economia ao governo e garantindo um cronograma previsível para a transição do CH-53E para o CH-53K”, destacou a coronel Kate Fleeger, gerente do programa H-53.

Com um programa de registro de 200 aeronaves, o CH-53K King Stallion é peça-chave para manter a superioridade estratégica dos EUA em operações de assalto anfíbio e logística em cenários de combate de alta intensidade.■


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José 001

Não dá para questionar a qualidade desse helicóptero, mas isso não justifica o valor.

Alfredo Araujo

Exato… acompanho uns blogs americanos q questionam isso… Helicóptero com preço de F35

Heinz

Ai é pra quem tem a prata!
Sonho uns 15 desse ai aqui no Brasil, ou uns Chinook.
Pena que aqui as prioridades são outras…

J L

Prefiro os Chinooks, uns 10 já resolveriam o problema

Paulo

Não precisa de chinnoks. Os UH15 B dão pro gasto, mas pra carregar misseis mais pesados, não toneleros ou mecs .

Paulo

Só que precisam de apoio logístico, e só waves podem dar.

Colombelli

E olha que ta barato. Preço de exportação é o dobro

Heinz

Israel possui até um bom número deles, e parece que vai comprar novos, com recheio eletrônico israelense.

Paulo

Retiro o que afirmei em outras reportagens : waves são imprescindíveis para a MB, e creio.que para já. A geopolítica não gira, capota. A esquadra precisa se movimentar, e muito. Outra coisa: subs são imprescindíveis, incluindo os subnucs no pacote. Faço aqui minha autocrítica.

Paulo

As rotas de comércio vão precisar de escoltas e sem waves não adianta ter NDMs, nem fragatas ativas e modernas . Jogo mudou e mudou rápido.

Abymael2

Me parece que tem comentário meu preso na casinha, ajoelhado no milho.
Favor verificar sr. editor.~

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Abymael2

Ok, obrigado.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Que máquina 🎖🎖🎖🎖🎖

BraZil

Bom dia. Caros colegas, fiquei surpreso e feliz. Isto é uma prova de que certos projetos de equipamentos militares são tão bons, que se perpetuam quase que infinitamente. Bela aeronave, que já cobicei muito. Longa vida ás lendas: ao Stallion. ao Black Hawk, ao Mig 31, ao T72, ao Leopard ao Piranha etc etc..