Grécia e Itália firmam acordo para aquisição de quatro fragatas da classe Bergamini

FREMM Carlo Bergamini
La Spezia — Os Ministérios da Defesa da Grécia e da Itália assinaram hoje em La Spezia um Memorando de Entendimento que prevê a compra de 2 + 2 fragatas da classe Bergamini pela Marinha grega. Segundo o comunicado conjunto, o acordo contempla a transferência inicial de duas unidades, com opção para a aquisição de mais duas no futuro.
O projeto representa um movimento estratégico no plano de modernização naval da Grécia, buscando reforçar sua capacidade marítima frente aos desafios regionais no Mediterrâneo oriental. A fragata da classe Bergamini faz parte da família FREMM italiana, navios multimissão com boas capacidades em guerra antissuperfície, antissubmarino e de defesa aérea.
De acordo com fontes oficiais, o acordo ainda carece de definições financeiras e cronograma final, mas a assinatura do memorando já abre caminho para negociações concretas e ajustes técnicos entre as indústrias de defesa dos dois países.
O anúncio ocorre em meio ao impulso grego por fortalecer sua marinha, especialmente diante de disputas navais e energéticas no Mediterrâneo com a Turquia. A aquisição das fragatas Bergamini alia modernização operacional com uma prestigiada plataforma naval já consolidada.■
Mais uma bela aquisição de um país com um orçamento militar metade do brasileiro, vai entender.
Essa é fácil 1) os militares aposentados recebem de um fundo de pensões e NÃO do orçamento militar. Os cerca de U$ 8 bi se destinam aos militares da ativa, custeio e aquisições. Aqui dos U$ 24 bi, METADE vai para pagamento de aposentadorias e pensões. 2) os gregos possuem 270 mil militares na ativa, um dos maiores efetivos da Europa, ainda assim menor que o efetivo brasileiro. Estávamos com 380 mil e estamos no processo de redução de 10% para cerca de 340 mil. Devemos estar na metade do caminho. Então gastamos mais com pessoal da ativa também. 3)… Read more »
E não esqueçamos que a duas décadas a Grécia entrou em uma terrível recessão tendo que ter apoio da UE com grandes protestos e fortes apertos fiscais…
Você está certo, mas lembrando que foi uma decisão dos nossos militares usar o orçamento deles para pagamento de aposentados e pensionistas.
Se estivessem na previdência geral isso nunca teria acontecido, mas aí não teriam as super aposentadorias….
Decisões erradas do passado estão impactando hoje.
Sim. Fizeram uma reforma em 2019. Aumentaram o tempo de contribuição de 30 para 35 anos. Aumentaram o percentual da contribuição e os Pensionistas passaram a contribuir também. Porém uma nova reforma é necessária. Devem acabar de vez com a possibilidade de filhas de militares receberem pensão eterna e devem acabar com a aposentadoria com 100% do salário da ativa. Ou o valor da aposentadoria passa para uma média, igual foi feito no INSS ou podemos pensar em um sistema que inclua 2% do salário para cada ano trabalhado. Com 35 anos tera direito a 70% do salário da ativa.… Read more »
Fizeram aquela reforma, no qual em 30 anos vão economizar 1 bi de reais. Enquanto isso, ficam gastando o dinheiro até com “morte ficta’ de militar que comete crime comum ou militar.
E pagando filhas de militares até 2060 de acordo com o TCU.
30.09.25 – terça-feira, btarde, Luis Henrique, hoje estão começando a pensar num ditado do tempo da minha avó…. estão pensando em doar os abeis, para não terem que perder os dedos. SDS Vovozao.
Aneis
Lembrando que a pensão para filhas de militares não existe desde 2001, tendo sido extinta no governo FHC.
As pensões ainda existentes foram concedidas até 2000, e irão sendo extintas conforme as beneficiárias forem falecendo.
Mas essas pensões só são válidas para filhas solteiras, uma pesquisa rápida nas redes sociais e 80% dessas pensões são anuladas.
Sim, no qual a previsão é 2060
Fora uma coisa que todos desconfiam (deve ser pura verdade) que é o fator CORRUPÇÃO….aqui tudo é mais caro, moroso e duvidoso. Nosso país é um verdadeiro ralo sem tampo!
Falta vergonha na cara!!!!
Essas eu queria umas 6 mais 10 FCT!
FDI francesas mais classe Bergamini, rapaz a corrida naval Grego Turca está acirrada.
Mais 4 submarinos para juntar aos 4 U-214 class, já abriram concurso, com participação dos Alemães, c U-218, U-209 NG ou U-212 CD, dos Sul-Coreanos c os KSS-III, dos Suecos c A-26 e dos Franceses c Scorpéne e Orca (Suffren AIP).
Grécia e Turquia já é uma Rixa antiga de longas datas do passado.
Infelizmente esse povo não se entende 🤷♂️
É um “furando” o olho do outro quando aparece oportunidade
Eles são ocidentais, eles se entendem!
Temos que verificar, em relação à qual lado do Bósforo…
Você está no oriente ?
Eu, particularmente, não. Mas nasci no Brasil, que geograficamente, é ocidental.
Cabe ressaltar que, politicamente, nunca fomos “ocidentais” por assim dizer.
A “revolução” luterana separou o joio do trigo, em questões de liberdades religiosas, civis, políticas e econômicas; e, o Brasil nunca fez parte deste jogo.
uma revolução bem racista que só considera povos ocidentais os brancos saxônicos.
A sério ?
Quem diria.
Em termos militares o Brasil compra à Europa. O equipamento militar brasileiro é praticamente todo europeu.
É um país maioritariamente católico e cristão.
A populaçao brasileira é praticamente de descendência europeia ocidental, portuguesa, italiana ou alemã.
A influência cultural actual é prediminantemente ocidental.
E o meu amigo diz, que devido a uma revoluçao religiosa, o Brasil é politicamente diferente do ocidente ?
Ok. É bom saber.
Eles não são Ocidentais, a Turquia é Cosmopolita, parte do País é Oriente Médio é uma pequena parte e Ocidental.
Já estive lá (Mersin, Capadócia, Istambul).
Povo predominante Muçulmanos tradicionais com tolerância ao Cristianismo
Mas estamos falando da Grécia, Burgos.
Quanto à Turquia você tem razão, depois da I GM, Ataturk (não sei se é assim que escreve) moveu a Turquia para uma posição mais próxima ao ocidente.
PS. eu estava falando sobre os ocidentais Itália e Grécia.
Falando da Itália como anda o programa de Destróieres DDX ?
Essa sim podemos chamar de Fragata, deslocamento de 6.700 toneladas , dois helicópteros de 10 t, realmente um belo navio
Pena que tem apenas 16 células vls, um número pequeno para a tonelagem do navio.
Seriam as 2 de 2028 usadas + 2 novas ? .. se foi isso , adeus qualquer sonho de FREMM na MB , uma pena … menos uma opção para a MB , imaginei que com o acordo dos Gregos com franceses abriria uma oportunidade para nos , mas .. es a realidade … praticamente nao nos sobrou nada de bom em termos de escoltas usadas , pelo menos ate 2032 +. com as opções das fragatas da Noruega …que situ
Segundo o site Naval News parece que vão ficar com as duas FREEM iniciais, com mais ou menos 10 anos de uso, a Carlo Bergamini e a Virginio Fasan.
Com isso a Marinha Italiana poderá encomendar mais duas FREEM EVO, em adição às duas já encomendadas.
E uma pena ,mas com essa reorganização de meios na OTAN ..meio que era algo esperado ,… triste e q tais navios tinham chances reais na MB ,nos sobrou as “La Penne” ..ja para o ano que vem se a MB se interessar e claro..fora isso ,não vão existir opções de usada para a MB … Ela está procurando 2 navios ao menos para essa fim de década ..
Isso que Grécia e Turquia estão na mesma OTAN
Uma salada de fruta essa OTAN que é mais para inglês ver do que uma aliança em si
China e Rússia explicam essa aliança.
Treta entre vizinhos, não é tema para a OTAN.
Sei que nao e uma alianca militar, mas pega o caso do BRICS. China e Índia vivem no mesmo pé de guerra.
Pra mim a mais bela de sua “categoria”, gostaria de ver ao menos duas delas na nossa marinha, mas infelizmente pelo que parece, isso não irá acontecer nunca.
É uma dessas FREMM que vai acompanhar a flotilha de barcos que vai para Gaza depois da ameaça de greve dos estivadores italianos?
A Flotilha foi atacada por drones e por isso veio a fragata Fasan e depois a fragata Alpino
Não vão entrar e águas territoriais israelenses, se entrar é caixão.
Claro que não vão entrar, aliás já disseram que só os defendem dos drones, em águas internacionais e fizeram questão de dizer, que estão em desacordo, com essa flotilha, querer ir para gaza, a primeira-ministra Italiana já disse não conseguir entender esta ”manifestação ”.
Como anda a Grécia financeiramente depois da crise financeira? Ela se recuperou da quebradeira devido aos números maquiados… O total da dívida do país em 2015 era de 323 bilhões de euros (cerca de R$ 1,12 trilhão), que o país deve a vários países e bancos da Europa. Os números da crise na economia grega eram terríveis: 3,3 bilhões de euros é quanto o governo grego terá que economizar para atender as demandas do novo plano de resgate. 150 mil empregos públicos serão eliminados com o novo pacote de austeridade até 2015 – só este ano, 15 mil pessoas terão… Read more »
Quando usar informações da IA defina parâmetros, fontes das pesquisas, datas, relevâncias…
Se deixar a IA solta acontece isso…estamos em 2025 mas as informações são de 2011, 2015, 2020.
Não amigo Esteves,a notícia era referente a crise grega mesmo,a data não está incorreta… Apesar que o ápice da crise foi em 2008,que se iniciou no contexto da crise da dívida pública da Zona Euro, Aquela crise onde foi descoberta que o governo grego estava ocultando dados macroeconômicos, entre eles o verdadeiro valor da dívida nacional,aí foi que a situação se agravou quando a bomba explodiu… Mas os gregos vem de crises econômicas desde sua independência,mesmo assim ainda conseguem manter sua capacidade militar razoável… Se estivesse quebrados,não teriam comprado F-35 Lightning II para sua força aérea… A Grécia confirmou a compra inicial… Read more »
A Grécia está na OTAN desde 1952. Como membro, deve destinar recursos e limitar despesas pessoais.
A Grécia é ajudada pelos EUA e Europa porque é estratégica demais para ser deixada de lado tanto para a estabilidade da zona do euro, quanto para o poder militar e energético no Mediterrâneo.
Comparar com o Brasil é investir em conversinha.
É ajudada pelos EUA em?????!!!??
Só se for em pagar 15% por qq exportação para os EUA , e no sentido contrário, não pagam nada.
Essa é a ajuda dos EUA.
Para o porte de 6.900 ton, apenas 16 celulas de VLS me pareceu uma quantidade muito pequena. A Tamandaré com metade do deslocamento tem 12 e já é muito criticada…
Pois é, parece meio que uma tendência em certos projetos, mesmo número da F126 da Alemanha. Talvez indique que se tratem de projetos mais dedicados ao papel ASW (não sei, estou especulando).
F-126 foi cancelada ..briga de lobby na Alemanha com a TKMS
Ok, obrigado, não sabia.
Ainda não foi cancelado, mas existen fortes probabilidades, mas não é loby nenhum da TKMS, mas sim um problema com a Damen, e em principio será a TKMS a seguir com o acelaramento do programa F-127 e com uma solução provisória para ter mais fragatas, antes de 2030.
praticamente cancelado .. vao reverter as F126 em pelo menos 4 Meko A400 .. mais bombadas ate 2030 e revitalização das F-123…( menos um opção para a MB , e é o que se fala para o ano que vem ) , ja a sabotagem contra a Damen onde criaram dificuldades para tudo .. e com resultado sair essas Meko , para mim e lobby ”nacionalista” . lembrando que essas F126 eram previstas para 2028 , pelo menos as 2 primeiras unidades …
A F-126 é mesmo mais dedicada á luta ASW, mas os 16 mísseis anti-aéreos são do tipo SM-2 ou Aster 30, pois de outro tipo, pode levar 64 ESSM c 50km range.
Só que mísseis iguais aos da Tamandaré, aquelas 16 células, levam 64 iguais e pode até levar os mesmos número de 64 mísseis com 2,5 vezes o alcance dos Camm das Tamandaré , os essm ou então os Mica NG, ou então 8 Aster 30 e 32 ESSM, ou 16 Aster 30. Já as 12 células das Tamandaré, só podem levar 12 Camm. E essas fragatas Fremm em breve terão 8 mísseis anti-navio/ataque a terra com 380 km alcance, os actuais têm 200km range. Torpedos MU-90 e 1 helicóptero NH-90 NFH e um UAV tipo S-100/S-300 ou 1 EH-101 e… Read more »
O ESSM está integrado com o lançador SYLVER? Acredito que não…
Na prática, essas fragatas devem estar armadas com 8 Aster 15 e 8 Aster 30, muito pouco para a tonelagem.
Sim, os lançadores Sylver podem levar por cada célula, 4 mísseis ESSM, Mica VL-NG, Camm ou Camm ER, iguazinho aos MK-41, que também o podem fazer.
No caso dos sylver, são os Sylver A50 e A70.
Depois não são fragatas de defesa aérea, algumas são ASW e outras Multifunções, com excelentes lançadores para mísseis anti-aéreos, daí a possibilidade de cruzar vários tipos de mísseis anti-aéreos.
off-topic: Aos editores, valia a pena uma matéria com esse documentário; https://www.youtube.com/watch?v=7vh0uZPuu68
Muito bom o vídeo.
Mas cuidado. Ao exaltar a ciência, você poderá despertar a ira dos clorokiners.
É um baita negócio. A Itália repassa unidades que gerarão recursos para mais encomendas em estaleiro nacional. Com isso terão a oportunidade de manter a indústria rodando, aprimorar o design e especificações técnicas para construírem melhores unidades. Estratégia Ganha x Ganha.