Futuro porta-aviões USS John F. Kennedy (CVN-79) é manobrado para testes de propulsão em Newport News

4

Newport News, Virgínia — O futuro USS John F. Kennedy (CVN-79), segundo porta-aviões da classe Gerald R. Ford, passou por manobra de giro no estaleiro de Newport News Shipbuilding nesta semana, preparando-se para a fase de testes de propulsão do navio, conforme imagens e postagens divulgadas em redes sociais.

A manobra consiste em girar o casco e posicionar o navio para que seus sistemas de propulsão — reatores nucleares A1B e sistemas auxiliares — sejam testados sob condições controladas. Essa etapa é fundamental para validar a integridade dos sistemas de propulsão antes de submeter o navio a testes de mar (sea trials).

Contexto do projeto CVN-79

O porta-aviões John F. Kennedy está sendo construído pela Huntington Ingalls Industries (HII) no estaleiro de Newport News, com previsão de comissionamento para março de 2027, após atrasos no cronograma original.

Entre seus sistemas de destaque, o CVN-79 terá capacidade para operar aeronaves F-35C e está equipado com o sistema de lançamento eletromagnético (EMALS). Já foram realizados testes de “dead load” (lançamento de cargas simuladas) para verificar os sistemas de catapulta no convoo.

Importância dos testes de propulsão

Os testes de propulsão visam assegurar que o navio possa operar com confiabilidade, incluindo:

  • Verificar o funcionamento sincronizado dos reatores nucleares A1B;
  • Avaliar sistemas auxiliares de geração elétrica, controle e resfriamento;
  • Certificar o desempenho esperado do sistema propulsor;

Uma vez aprovados, os testes de mar (sea trials) serão a etapa seguinte para validar o comportamento em pleno mar antes da entrega à Marinha dos EUA.■


 

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

O Laranjão não vai sossegar enquanto não tiver garantido um super carrier com seu nome …

Com suas ações executivas e retóricas desafiando lógica, orçamento, Constituição e o escambau, isso não está longe de acontecer …

A última reunião com a cúpula militar americana dá bem a medida de loucura e distopia que a América, ainda democrática e republicana, está enfrentando com essa trupe do MAGA.

Enfim, espere-se o USS Rotten Orange

Augusto

A caravana passa enquanto os cães ladram. E não adianta aderir aos (esses sim!) delírios da turma que tenta comparar China com Estados Unidos.

EUA: opera porta-aviões desde 1920. Têm 11, mais 4 em construção, todos à propulsão nuclear.

China: comissionou o primeiro em 2012 (só 92 anos de diferença!). Tem 3 comissionados, mais 1 em construção. Todos de propulsão convencional.

Não adianta sonhar. Os chineses estão de parabéns pelo contínuo empenho, mas a diferença é um abismo e não há torcida cega que resolva.

Santamariense

Nas segunda e terceira fotos vê-se o CVN-65 USS Enterprise, ancorado e provavelmente em início da fase de desmanche/desmontagem.

Last edited 41 minutos atrás by Santamariense
Piassarollo

Tá aí uma dúvida se alguém souber responder. Existe um tempo determinado de espera depois que “desligam” os reatores para iniciar o desmonte?