Itajaí (SC) — As imagens enviadas gentilmente pelo nosso leitor MMerlin BR mostram as fragatas Tamandaré (F200) e Jerônimo de Albuquerque (F201) atracadas no cais do estaleiro Thyssenkrupp Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, em fase avançada de acabamento e integração de sistemas. As fotos revelam o casco pintado, a superestrutura montada e os primeiros componentes instalados, preparando os navios para os próximos testes operacionais.

Progresso das embarcações

As fragatas Tamandaré (F200) e Jerônimo de Albuquerque (F201) atracadas no cais do estaleiro Thyssenkrupp Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, em fase avançada de acabamento e integração de sistemas – Foto: MMerlin BR

A fragata Tamandaré (F200) já concluiu seu lançamento em agosto de 2024 e iniciou em 12 de agosto de 2025 os testes de aceitação no mar (sea trials), na costa de Santa Catarina, para avaliar propulsão, geração de energia, automação e navegabilidade. O navio superou as expectativas durante os testes, superando os 27 nós.

Após essa fase, o navio retornará ao estaleiro para ajustes finais antes da entrega à Marinha, prevista para dezembro de 2025.

O programa Classe Tamandaré: contexto e importância

O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) visa a construção de quatro fragatas modernas para renovar a esquadra brasileira, substituindo navios antigos da Classe Niterói e da Classe Tipo 22. O consórcio responsável — Águas Azuis, composto por Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS), Embraer Defesa & Segurança e Atech — foi selecionado em 2020 para executar o projeto no Brasil, assegurando transferência tecnológica e conteúdo industrial nacional.

As fragatas têm deslocamento estimado em 3.500 toneladas, comprimento de 107,2 m, velocidade máxima de 25 nós e autonomia de 28 dias. Elas serão equipadas com sensores e armamentos de última geração: mísseis antinavio MANSUP, mísseis antiaéreos Sea Ceptor, canhões Oto Melara 76/62, canhões de defesa antimíssil 30 mm, lançadores de torpedos e sistemas de contramedidas C-Guard. O moderno sistema de comando e controle inclui um Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) gerido pela Atech em parceria com a Atlas Elektronik.

A construção simultânea das fragatas no polo naval de Itajaí é inédita no Brasil, com estimativas de impacto para 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos, além de geração de cerca de 15 mil empregos induzidos.

Desafios e expectativas

Embora as fotos mostrem progresso visível, o cronograma do programa exige rigor e coordenação. A Tamandaré entrará em novas provas de mar e ajustes finais antes da entrega. A Jerônimo de Albuquerque precisa completar suas instalações de sistemas integrados para iniciar seus testes de mar. O Programa prevê entregas escalonadas: F201 em 2027, F202 (Cunha Moreira) em 2028 e a F203 (Mariz e Barros) em 2029.■


Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JuggerBR

Dúvida: porque a parte do meio do casco inferior da fragata está pintada de preto?

Alfredo Araujo

Provavelmente, pq tem dois escapes liberando fumaça, nessa posição citada…

Burgos

Bom dia Jugger; Ali foi pintado de preto pois se vc observar a fragata não possui chaminé, todas as descargas de gases dos MCPs/MCAs são pelo costado, e para não deixar o costado do navio chamuscado de preto pelo Diesel queimado pelos MCPs/MCAs foi pintada esse formato trapezoidal de preto para evitar que isso aconteça. Obs: alguns reclamaram aqui no blog que essas descargas estavam muito acima da água, mas o navio ainda não está navegando a plena carga (munição/mantimento/combustível ) pois ainda está em fase de testes e se houver necessidade de uma docagem emergencial tudo fica mais rápido… Read more »

Last edited 21 dias atrás by Burgos
Rawicz

Curiosidade de leigo mesmo, o fato de ser próximo a água nao existe o risco de alagamento? Creio que devam existir sistemas que evitem isso, mas de fato é uma vantagem?

Burgos

Fique tranquilo Rawicz;
Essa tecnologia é muito empregada nas embarcações da Marinha Alemã também, eles tem domínio e a grande vantagem de serem próximo a água isso diminui a assinatura térmica do navio dificultando o rastreio de míssil que emprega esse tipo de rastreio contra o alvo 👍

Camargoer.

Eu gostaria de conhecer melhor como funciona o sistema de saida de gás, mas deve funcionar, grosso modo, como os tubos de snorkel dos submarinos. Há uma válvula que evita a entrada de água e permite a saida dos gases.

A vantagem é a redução do sinal infravermelho da saída dos gases quentes.

Jodreski

Do jeito que anda a economia brasileira e a saúde financeira da MB capaz que as Tamandarés, produzidas, não tenham seus VLS preenchidos devido a falta de recursos.
Muitos criticaram a quantidade baixa de VLS presentes nesse projeto, porém pelo andar da carruagem é bem possível que eles fiquem totalmente vazios. Possivelmente navegarão apenas com o canhões carregados.
É claro que essas informações são sigilosas e quase nunca há matéria sobre isso, nem mesmo aqui. Porém, infelizmente, não podemos desconfiar das escorregadas dos órgãos públicos brasileiros, sejam eles militares, ou não.

Dom Lazier

É isso mesmo, se a Tamandare tem do 12 é porque a Marinha sabia que não iria adiantar colocar mais e não usar.

Nunes-Neto

Parabéns pelas belas fotos, uma pena nosso país não ligar para as forças armadas ,como disse o ministro um país livre e democrático precisa de forças armadas fortes, se forem sucateadas e fracas , outros países sempre ameaçarão nossa soberania ,vimos isso algumas vezes ao longo dos anos, o mais incrível é falarem que não têm dinheiro, mas cria-se impostos todo mês que arrecadam bilhões, poderiam criar impostos específicos para ajudar no investimento das forças, um na aviação para subsidiar a força aérea, uma de portos e indústria de petróleo para ajudar a MB e uma de transporte ou aduaneira… Read more »

MMerlin

Gostaria de ter tirado mais, mas perdi muito tempo analisando e, não nego, admirando as embarcações.
São belos navios e, pessoalmente, o enrugamento não fica tão evidente.
Na próxima que passar por lá quero tentar fazer um vídeo de boa qualidade e mostrar também o estaleiro.
As mudanças em sua estrutura são tão impressionantes quanto as embarcações.

Nunes-Neto

Existe algum ponto que de carro ou a pé se consiga ver as embarcações, ou só de barco?Pergunto pq sempre passo por Itajaí indo para BC e floripa, dá curiosidade de passar e admirar as fragatas, mas nao conheço nada da cidade…

MMerlin

Do outro lado do rio tem pontos de visão.
Mas é preciso pedir autorização, que algumas vezes é concedida pelo pessoal que trabalha por lá.
Vale a pena Nunes. Só não esquece de ligar antes para essas empresas pra não perder viagem.
Eu fui direto porque estava de passagem e acabei dando sorte.

Nunes-Neto

Então não existe um ponto “livre”do qual se consiga visualizar , uma pena :(…..

Talisson

Parabéns pelas imagens.

Renato Pereira

Considero as Tamandaré lindas, que design!

E as fotos ficaram ótimas MMerlin!!!

Ansioso para vê-las navegando equipadas! Mais ainda por um possível 2º lote…quem sabe? Sonhar (ainda) é de graça…

Camargoer.

Olá Merlin,
Obrigado pelas excelentes fotos. Ficaram show.

Camargoer.

Ola Merlin, O enrrugamento é parte o navio.. se a lateral estiver exposta ao Sol, a chapas vão expandir e enrrugar. Se estiver um dia frio a lateral estiver exposta para o sul, vai ficar esticadinho.

EU fico impressionado como um navio deste tamanho não tem junta de dilatação.. riso.

Burgos

Bom dia Camargoer;
A muito tempo atrás eu comentei que os navios de guerra em sua superestrutura contém um aparato que chamamos de mola que dependendo do cumprimento poderá existir de 2 a 4 , são espaços preenchido por uma borracha de alta flexibilidade e durabilidade para compensar as movimentações e até as dilatações do metal.
Obs: Nas FCNs quando embarcado, em mar grosso nas proximidades do convés do Exocet tinha esse aparato e via-se claramente o movimento da subestrutura do navio durante o Caturro do navio 👍

Marcelo Binot

Lindas as corvetas Tamandaré (pela sua tonelagem)

Brito

?

Dworkin

Linda as nossas corvetinhas.

Luís Henrique

Existem cerca de 300 corvetas em operação em todo o mundo.
Duvido que o sr. cite 3 classes de corvetas com 3.500 toneladas de deslocamento ou mais.

Last edited 20 dias atrás by Luís Henrique
Marcelo Andrade

Eles nem sabem o que é uma Corveta?

MMerlin

A nomenclatura utilizada pela MB tem mais relação com a função que a embarcação vai exercer do que com o deslocamento, mesmo que exista relação.

Rafael

Acho interessante como o convés do helicóptero parece ser “desproporcional” em tamanho em relação ao resto do navio.
Não que isso seja um defeito, é claro…Mais capacidade operacional e segurança para as operações aéreas embarcadas.

Paulo

Foram projetadas para abrigar até os monstrengos UH 15B . Por isto o deck é grande. Mas a idéia da MB não é basea-los nas FCT. Os UH 15B ficarão baseados no NAM Atlantico, NDM Bahia e excepcionalmente no NDM Oiapoque. Em caso de um TO extremo, os UH 15B poderão embarcar nas FCT, mas a ideia é manter os SeaHawk e os Wild Lynxs como vetores aéreos orgânicos das FCT, juntamente com drones Vstol. Dependendo da missão, utilizaria- se um ou outro, com seus respectivos misseis, torpedos, minas e sono boias. Já os UH 15B apenas portam misseis anti… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Olha, o projeto da MeKo A-100 corvette e light frigate da TKMS, na qual se baseia nossa fragata Tamandaré, já apresentava um convoo de 14 ou 15 por 25 metros pra operar asa rotativa de 9 a 11 toneladas, exatamente a faixa de peso pra um Seahawk ou um Caracal/Super Cougar, cujas dimensões das órbitas das asas e do footprint não diferem tanto assim. Acontece que um Seahawk é muito superior a uma Kombi tatuada de Mistery Machine, por mais que eu curta o Scooby Doo.

RPiletti

Que venha logo a encomenda do segundo lote, mesmo que em baixa cadência de produção…

Alex Barreto Cypriano

🧐Colocaram uns bocais direcionadores nas descargas da F-200 (F-201, pra mim)? Adiantou?🤪
😱Rapaz, que coisa feia aquele bulbo vermelho ‘gritando’ na proa do bote…🤮(‘You know, i’m a very aesthetic guy’ 🌮 ou coisa assim…)

Last edited 20 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Santamariense

“Colocaram uns bocais direcionadores nas descargas da F-200 (F-201, pra mim)? Adiantou?”

Os bocais estão ali desde o início.

“Rapaz, que coisa feia aquele bulbo vermelho ‘gritando’ na proa do bote”

Esteticamente falando, bonito não é. Será que é porque o navio está leve? Pode ser. Só me parece que ela navega, na linha d’água, com a proa mais elevada que a popa. Pode também ser pelo baixo peso ou é característica do projeto.

Alex Barreto Cypriano

Estão desde o início, mesmo? 😂
Bastou uma ida ao mar, nem em deslocamento padrão, pra deformar os tais bocais, ao menos o de vante. 🧐
Vai ter que trocar ou reparar. 🙄
Sempre.😎

Santamariense

Sim, estão desde o início. Basta comparar com as imagens do navio quando da sua primeira ida ao mar. E deformado? Onde?

Last edited 19 dias atrás by Santamariense
Alex Barreto Cypriano

Olhe a foto, uai.🤓
Ambos são sensivelmente diferentes, e isso não se deve ao ângulo da foto.🧐

Santamariense

Acho que tu precisa trocar os óculos.

Santamariense

Foto do período antes da primeira saída para o mar:

comment image

Foto da abertura dessa matéria aqui:

comment image

Onde tem diferença nos bocais???

Last edited 19 dias atrás by Santamariense
Alex Barreto Cypriano

Tem fotos de mais perto? 🤓

Santamariense

Tá bem…se você nega até uma imagem, não há o que discutir.

Rafael

Esses retângulos demarcados no casco são o quê?
Ponto de contato dos rebocadores?
Já vi navios mercantes com isso, mas nunca um navio militar.

Alex Barreto Cypriano

Espaço reservado pra propaganda ou cavalheiresco autotargeting (hit here, please) 🤪

Fernando Vieira

Eu vim pra perguntar o porquê disso e ia fazer essa mesma piada.

Facilita para o comandante do submarino inimigo enquadrar o periscópio.

A ideia de ser um “anuncie aqui” não é de todo ruim. Colocaria um dinheiro extra na Marinha. Imagina uns outdoors de casa de apostas nesses retângulos…

Last edited 19 dias atrás by Fernando Vieira
Alex Barreto Cypriano

Fazendo um troco extra…,🤑
É a MB colaborando pra aliviar o fardo do solicitante Múcio…😉

Zé

Tomara que o Brasil, aproveite o know-how, expertise, na fabricação destes navios e não a perca, seria interessante fazer a encomenda de mais 3 , talvez com uma maior capacidade, já que o projeto é modular, a situação geopolítica mundial não esta para fracos e o país infelizmente em termos governantais e mesmo da sociedade nunca deu muita importância para os projetos de defesa, um dia fará falta e aí vai ser aquela troca de acusações, precisamos de meios de dissuasão, além disso cria empregos qualificados em diversas áreas

Helano

sempre as mesmas aquisições , 6 fragatas , 4 sub , 4 corvetas e um navio captanea…..não muda parece que o orçamento e o mesmo nunca muda….putz

Esteves

O navio ficou feio. Parece a proa de um com a popa de outro. O enrugamento parece excessivo, fato que talvez, indique o uso de chapas mais finas X Meko A-100. A Tamandaré é 8,7 metros mais longa que a MEKO A-100, oferecendo mais espaço para sistemas de armas, sensores e acomodações. A Tamandaré é 950 mm mais larga que a MEKO A-100, proporcionando maior estabilidade e capacidade de carga. Calado: A Tamandaré tem um calado 700 mm maior, o que pode indicar maior capacidade de carga, mas também pode afetar a manobrabilidade em águas rasas. Deslocamento: A Tamandaré é… Read more »

Jagder

Pra quem estava com equipamentos dos anos 70/80, já é uma bela ajuda. Quantitativo abaixo do esperado, mesmo assim melhor que nada.

Moriah

Belíssimas fotos da F200

Cristiano GR

Dá a impressão que o acabamento da Gerônimo não ficou tão bom como na Tamandaré, parece até que se usou uma chapa mais fina e a superfície do navio ficou muito mais ondulada que a da primeira.

Tem que abrir o olho e ver bem isso aí, para não sermos passados para trás por empresas, por políticos e por militares. Afinal, nós é que pagamos a brincadeira.

Last edited 11 dias atrás by Cristiano GR