Fragatas classe ‘Tamandaré’ avançam em acabamento no estaleiro de Itajaí

Itajaí (SC) — As imagens enviadas gentilmente pelo nosso leitor MMerlin BR mostram as fragatas Tamandaré (F200) e Jerônimo de Albuquerque (F201) atracadas no cais do estaleiro Thyssenkrupp Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, em fase avançada de acabamento e integração de sistemas. As fotos revelam o casco pintado, a superestrutura montada e os primeiros componentes instalados, preparando os navios para os próximos testes operacionais.
Progresso das embarcações

A fragata Tamandaré (F200) já concluiu seu lançamento em agosto de 2024 e iniciou em 12 de agosto de 2025 os testes de aceitação no mar (sea trials), na costa de Santa Catarina, para avaliar propulsão, geração de energia, automação e navegabilidade. O navio superou as expectativas durante os testes, superando os 27 nós.
Após essa fase, o navio retornará ao estaleiro para ajustes finais antes da entrega à Marinha, prevista para dezembro de 2025.
O programa Classe Tamandaré: contexto e importância
O Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) visa a construção de quatro fragatas modernas para renovar a esquadra brasileira, substituindo navios antigos da Classe Niterói e da Classe Tipo 22. O consórcio responsável — Águas Azuis, composto por Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS), Embraer Defesa & Segurança e Atech — foi selecionado em 2020 para executar o projeto no Brasil, assegurando transferência tecnológica e conteúdo industrial nacional.
As fragatas têm deslocamento estimado em 3.500 toneladas, comprimento de 107,2 m, velocidade máxima de 25 nós e autonomia de 28 dias. Elas serão equipadas com sensores e armamentos de última geração: mísseis antinavio MANSUP, mísseis antiaéreos Sea Ceptor, canhões Oto Melara 76/62, canhões de defesa antimíssil 30 mm, lançadores de torpedos e sistemas de contramedidas C-Guard. O moderno sistema de comando e controle inclui um Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) gerido pela Atech em parceria com a Atlas Elektronik.
A construção simultânea das fragatas no polo naval de Itajaí é inédita no Brasil, com estimativas de impacto para 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos, além de geração de cerca de 15 mil empregos induzidos.
Desafios e expectativas
Embora as fotos mostrem progresso visível, o cronograma do programa exige rigor e coordenação. A Tamandaré entrará em novas provas de mar e ajustes finais antes da entrega. A Jerônimo de Albuquerque precisa completar suas instalações de sistemas integrados para iniciar seus testes de mar. O Programa prevê entregas escalonadas: F201 em 2027, F202 (Cunha Moreira) em 2028 e a F203 (Mariz e Barros) em 2029.■
Dúvida: porque a parte do meio do casco inferior da fragata está pintada de preto?
Provavelmente, pq tem dois escapes liberando fumaça, nessa posição citada…
Bom dia Jugger; Ali foi pintado de preto pois se vc observar a fragata não possui chaminé, todas as descargas de gases dos MCPs/MCAs são pelo costado, e para não deixar o costado do navio chamuscado de preto pelo Diesel queimado pelos MCPs/MCAs foi pintada esse formato trapezoidal de preto para evitar que isso aconteça. Obs: alguns reclamaram aqui no blog que essas descargas estavam muito acima da água, mas o navio ainda não está navegando a plena carga (munição/mantimento/combustível ) pois ainda está em fase de testes e se houver necessidade de uma docagem emergencial tudo fica mais rápido… Read more »
Parabéns pelas belas fotos, uma pena nosso país não ligar para as forças armadas ,como disse o ministro um país livre e democrático precisa de forças armadas fortes, se forem sucateadas e fracas , outros países sempre ameaçarão nossa soberania ,vimos isso algumas vezes ao longo dos anos, o mais incrível é falarem que não têm dinheiro, mas cria-se impostos todo mês que arrecadam bilhões, poderiam criar impostos específicos para ajudar no investimento das forças, um na aviação para subsidiar a força aérea, uma de portos e indústria de petróleo para ajudar a MB e uma de transporte ou aduaneira… Read more »
Lindas as corvetas Tamandaré (pela sua tonelagem)
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