Kim Jong Un inspeciona o destróier ‘Choe Hyon’ em exposição militar e exalta poder naval norte-coreano
Pyongyang — O líder norte-coreano Kim Jong Un visitou neste domingo o destróier Choe Hyon durante uma exposição de material militar, informou a agência estatal KCNA, segundo reportagem da Reuters.
A inspeção fez parte do evento anual Defense Development 2025, destinado a exibir os avanços da indústria militar norte-coreana. Durante a visita, Kim afirmou que a Marinha deve estar preparada para “dissuadir ou punir provocações inimigas”, segundo o comunicado oficial.
Destaques da visita e declarações
- O líder foi acompanhado por altos funcionários do partido, do governo e da defesa.
- Ele inspecionou armamentos e sistemas do navio, guiado pelos oficiais da embarcação.
- Em discurso, disse que o Choe Hyon é “um símbolo do caráter moderno e da vantagem técnico-militar das forças navais da DPRK”.
- Ele enfatizou que o navio deve operar em “vastos oceanos” para proteger a soberania, responder a provocações e salvaguardar interesses de segurança marítima do país.
Contexto


O destróier Choe Hyon, com cerca de 5.000 toneladas, foi lançado em abril de 2025 e é o primeiro navio desse porte revelado oficialmente pela Marinha da Coreia do Norte. Fontes sul-coreanas de análise por satélite observaram que motores foram instalados no navio recentemente, sugerindo que testes em mar aberto podem ocorrer em breve.
A exibição pública e a visita de Kim reforçam o caráter simbólico do navio como peça de projeção estratégica e propaganda militar. Contudo, analistas destacam que ainda há incertezas técnicas quanto à capacidade operacional plena do Choe Hyon, especialmente frente a desafios de engenharia e manutenção naval complexa.
Além disso, esse movimento se insere num momento de tensões navais crescentes na Península Coreana e no Leste Asiático, onde os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão ampliam cooperação marítima e capacidades defensivas em reação às ambições militares de Pyongyang.■


















A Coréia do Norte faz um navio desses e o Brasil não.
O Brasil não é para amadores.
É irritante ler essas matérias… os caras lá construindo esse tipo de navio, com tudo contra… com um pib semelhante a Curitiba… e nós chamando corveta de Fragata…
Exatamente isso. Exatamente isso.
Ue, vai pra la! É mais facil pegar seu teclado e reclamar! Vocês votam, exaltam a Democracia, etc. Mais ninguem cobra seus parlamentares e politicos de estimação.
Nós chamando corveta de fragata e eles chamando fragata de destroyer. É um navio com 5.000 toneladas de deslocamento, menos que uma fremm e um pouco a mais que uma type 23, ambas fragatas. A Tamandaré deve ser considerada uma corveta não pelo tamanho, mas pelo o simples fato de ser mal armada. Se o Brasil fosse sério, investiria em armamento para elas…ela bem armada pode ser considerada uma fragata.
Pessoal fala mal, com razão, que a Coreia do Norte mal tem energia, que a capital é uma maquiagem, que boa parte da sociedade lá vive marginalizada e sem acesso a ciência e capital social… pois bem é o preço de ter um ou outro elemento de tecnologia.
.
Não existe almoço gratuito.
.
Ninguém aqui trocaria nossa jovem e problemática democracia pelo regime da Coreia do Norte para ter UM navio desses…
Exato. Fizeram um com apoio da China , e fica as malucas do blog pirando!
mesma coisa quando o pessoal elogia o Egito, FA top com população miserável
A nossa população é rica
Pois é, a garotada “forte-apache” daqui acha que tudo se resume a um “campeonato” de forças armadas de países.
E facil sem dar satisfação de despesas, custos, ja que quem manda no dinheiro e o baixinho. Alias, pela foto, os marinheiros vão comer melhor do que a maioria do povo norte-coreano!
A índia e uma democracia e lá também se gasta uma fortuna e a maioria da população na miséria,.
A “miséria” na Coreia do Norte é muito superior a da Índia, o país mais populoso do mundo que em breve deverá ultrapassar o “PIB” do Japão que tem como rivais/potenciais inimigos, China e Paquistão, então há um maior equilíbrio entre o que é necessário investir em defesa e qualidade de vida da população.
.
A Coreia do Norte é e continuará sendo um Estado pária.
Exato, Mestre Dalton.
Pois é, por aqui o poste mija no cachorro.
Tamandaré norte-coreana.
“Fiquem tranquilos, o Brasil não corre o menor risco de dar certo”. Frase atribuída à Roberto Campos.
Com pesado apoio chinês, tudo fica mais fácil ….uma Coréia do Norte nuclear e bem armada é peça fundamental para a China se contrapor a sul coreanos e japoneses e os chineses se concentrarem nos EUA naquela região …
Não é querer desmerecer, mas têm algo errado nesse navio. Os compartimentos parecem ser de uma repartição de um apartamento, muitos forros, paredes e enfeites que podem contribuir para aumentar um incêndio. Não tem cara de navio de guerra.
Em caso de guerra ficaria nos portos, serviria como plataforma de lançamento de mísseis de cruzeiro e defesa antiaérea de ponto. E nada mais.O objetivo de um navio desses é orgulho nacional. A força da Coreia do Norte no mar está em sua flotilha de submarinos. 90 submarinos, alguns com capacidade SLBM e muitos minisubmarinos capazes de desembarcar uma guarnição de SpecOps com mochilas nucleares táticas no Japão ou no litoral da Coreia do Sul. Para a marinha da Coreia do Norte esse navio é um traje de gala, só serve par desfile. Os submarinos são a espada, a verdadeira… Read more »
Quando um navio suspende e há o risco de entrar em combate, tem alguns procedimentos que os militares do controle de avarias precisam seguir e um desses procedimentos é desobstruir o acesso à anteparas e chapas de aço do navio (paredes,tetos e pisos a grosso modo) para que ,se por ventura sofra uma avaria, os militares do navio consigam efetuar o combate ao sinistro.
Resumindo: Se fosse suspender para o combate isso tudo sairia e o navio iria com essencial para combater.
Isso tudo de mentira.
A única verdade é um país da america do sul que gosta de comprar sucatinha do deserto para moderniza e se defender do Paraguai,Uruguai e argentina.
É um mamata sem tamanho kkk.
O vosso presidente que vos envie aos milhares, para ajudar os Russos contra Ucrânia, assim de certeza que os Russos repassam tecnologia para o vosso país, também.
Se é que esse navio, é tudo isso e que alguns de vocês, admiram tanto o regime Norte Coreano.
Tirando as fotos no passadiço, eu achei também com mais cara de instalações em terra do que de compartimentos de um navio.
O que mais me pega nesse engodo aí, é o maquetão do canhão italiano. De longe, parece até que é de verdade, rsrsrs…

Eu não ponho minha mão no fogo, eu prefiro ser menos cético, afinal o que é mais complexo de se construir: um canhão 76mm Super Rapid ou um ICMB?
Seja como for, a Coreia do Norte está pelo menos meio passo à frente de nosso AMRJ.
Torço para que pelo menos à médio prazo nossas FFAA voltem a contar com um marque industrial minimamente significativo como chegamos a ter nos anos 70 até inicio da década perdida de 1980.
Sgtº Moreno
Acho que tá enganado amigão, da um click
na 11° foto.
Engraçado, quando o navio foi lançado a única opinião dos especialistas foi que o navio é de inspiração (ou projeto) dos russos e que estava leve demais pelo nível da linha d’água provavelmente por ter sido apenas lançado pra cerimônia, e essa última informação casa com o fato de que recentemente os sul coreanos confirmaram que os motores foram colocados. Nenhum deles falou sobre o canhão nem nada do tipo, até pq se eles fabricam ICMBs e SLBMs, não vejo pq da implicância com um canhão.
O canhão pode ser chinês, não necessariamente fabricado na Coreia do norte.
Se tirar as chapas deve ter um jangada por baixo.
Navio de “Prástico” do Seu Creyson😏🤣
Sim, mas tem vídeo dele lançando mísseis sem pegar fogo ou derreter, já cumpre missão!
Se é de plástico eu não sei, mas não tem uma sala sem um quadro ou um busto do ditdor Kim… e aquele mapa de papel gigante? Muito legal!
Engraçado q os caras nao acreditam q a Coreia do Norte fez uma fragata.
Os mesmos caras q na pandemia chegaram em uma farmacia qlqr, procurando cloroquina. Eu imagino o dialogo:
Farmaceutico: “Ta fazendo oq aqui?”
Minion: “Bonaro falou q se eu tomar esse remedio aqui…”
kkkkkk
Me parece que está melhor agora né?
Parece quem tomou cloroqyina e outros medicamentos estão melhores do que tomaram algumas vacinas milagrosas e agora estão com problema de circulação ou tendo morte súbita
O que você está dizendo é uma mentira deslavada e um desserviço. Não há nenhuma prova entre vacina e morte súbita. Poupe a humanidade de espalhar essa besteira. Uma coisa é falar de um medicamento que não funciona para tal doença mas não faz grande mal. Outra é falar mentira sobre o que realmente acabou com a pandemia.
Esse seu comentário é quase criminoso.
Bom mesmo é o Lule querer alterar o vencimento dos alimentos para estimular os bestas a comer comida estragada mais barato e nada da picanha prometida.
“Bom mesmo é o Lule querer alterar o vencimento dos alimentos para estimular os bestas a comer comida estragada mais barato e nada da picanha prometida”. Deixe de falar asneira meu caro! é menos vergonhoso... Deixe de colher notícia do Whatsapp e vá procurar fontes confiáveis…Isso é oque dá ficar mascando capim com cloroquina… já é público e notório que tal asneira que você está a espalharé fake news, já foi desmentida. A proposta de mudança na validade de alimentos não partiu do governo Lula, e sim do setor varejista; O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou não há… Read more »
Estranho.
Partes lisas e partes enrugadas. Parece feito com mistura de alumínio, aço e compósitos (fibras, resinas). O canhão…o canhão não sei não.
Fato é que o navio existe, está as fotos e na propaganda assim como o Mansup, Mansup Negão, EDGE e coisas bacanas.
Teve um historiador aqui. Fazia modelos em papel cartão. Deve ter ensinado na CN.
Impressionante.
Aqui da pra ver ao vivo como o brasileiro é invejoso. Duvidam da existencia do navio como uma arma de guerra assim como duvidam dos misseis balisticos nucleares décadas atrás, no final todos perceberam os norte coreanos não blefam e mostram que tem capacidade militar avançada. Só resta para os BETINHAS rir por fora e chorar de raiva por dentro.
Ainda sobre o canhão…
Parece o modelo chinês H/PJ-26 (ou sua cópia local norte-coreana), derivado do design russo AK-176. Esse tipo de peça costuma ser um canhão automático naval de 76 mm usado em corvetas e fragatas.
Quem Tiver dúvida razoável sobre o esforço militar norte-coreano, pode mandar. Mas não atendo conversinhas.
O canhão é reportado como de 127/130mm, o que já parece ser um consenso até pq a diferença seria visível com uma análise mais detalhada.
Seja como for, navega e lança mísseis, já e um ganho na estratégia naval deles que tem submarinos lançadores de mísseis balísticos!
https://www.navalnews.com/naval-news/2025/10/north-koreas-new-missile-destroyer-reemerges-with-major-upgrades
Os caras são craques. Modificaram significativamente os VLS e radares apenas seis meses após o lançamento.
Como e fácil manipula as pessoas. Só precisa a narrativa certa e vingir que defende certa ideologia para vê um monte de defensores de países autoritários…
A ponte e o CIC parecem bem modernos. Ajuda chinesa ou russa?
Alguém prestou atenção na quarta foto, quando o Ditadorzinho entrou no navio. Reparem na superestrutura que mais parece uma laje com luminárias embutidas. Continuo achando um navio muito esquisito.
Depois de ver as fotos do navio e de alguns comentários, lembrei da filha de “artixta” famoso, depois que visitou Cuba: “nossa foi lindo, sim o povo passa fome, não tem comida, não tem trabalho, mas tem uma dignidade e um acolhimento impressionante” (algo nesse sentido).
Eu, com todos defeitos do Brasil e limitações da Tamandaré, fico no Brasil e com a Tamandaré.
Enfim, deve ser “lindo” o navio e “lindo” morar na Coréia do Norte.
Impressionante isso sim é soberania, parabéns aos coreanos.
Eu não tenho razões para duvidar da capacidade da Coreia do Norte em construir uma belonave como esta. Talvez menos capaz que uma similar sul-coreana, chinesa, russa, japonesa, americana ou mesmo europeia, mas ainda assim, com valor bélico. A Coreia do Norte construiu bombas atômicas, isso é fato comprovado. Ela tem acordos de defesa com China e Russia, e deve ter acesso a tecnologias que, talvez não sejam as mais avançadas, mas ainda assim relevantes para o quadro histórico atual. E considere-se também: a Coreia do Norte não tem preocupações com gastos sociais, com SUS, com uma elite caríssima de… Read more »
Uma base flutuante de misseis.
Parecem camas de criança! Apesar que os militares norte coreanos são desnutridos,já vi algumas fotos de militares norte coreanos e de sul coreanos juntos,dá para ver a diferença…
má alimentação atrapalha no desenvolvimento.