VÍDEO: Trump participa das comemorações dos 250 anos da Marinha dos EUA

NORFOLK, Virgínia — Em um evento marcante para as Forças Armadas americanas, o presidente Donald Trump participou das celebrações do 250º aniversário da Marinha dos Estados Unidos, a bordo do porta-aviões USS George H. W. Bush (CVN 77). A ocasião reuniu milhares de marinheiros, autoridades militares e familiares, e teve tom político, simbólico e militar.
O evento “Titãs do Mar” exibiu o poder naval dos Estados Unidos com lançamentos de mísseis, sobrevoos de caças e exibições de Navy SEALs, como parte da celebração da força marítima do país. Mesmo com a paralisação parcial do governo federal, Trump foi ovacionado pelo público.
Em um gesto mais leve, no encerramento da cerimônia, o presidente fez uma breve dança ao som da música “YMCA”, que gerou aplausos e viralizou nas redes sociais. Ele chegou a admitir que o evento tinha caráter próximo ao de um comício.
A primeira-dama Melania Trump esteve presente e saudou os marinheiros. Também compareceram os principais líderes da Defesa, incluindo o secretário de Defesa Pete Hegseth.
Durante seu discurso, Trump prometeu “aumentos salariais para todos” os militares, afirmando que mesmo com a paralisação parcial do governo, os membros das Forças Armadas receberiam integralmente seus pagamentos. Ele acusou o Congresso, especialmente os democratas, de atrasar as finanças da Defesa em prol de outras agendas.
Além disso, apresentou ambiciosos planos de investimento: falou em investir US$ 1 trilhão em recursos militares, com ênfase na revitalização dos estaleiros e na construção de navios no território norte-americano.■