Alemanha seleciona radar SPY-6(V)1 da Raytheon para equipar novas fragatas F127
F127
Andover (EUA), 8 de outubro de 2025 — A Raytheon, empresa do grupo RTX (NYSE: RTX), anunciou que o governo alemão escolheu o radar SPY-6(V)1 para equipar as oito futuras fragatas F127 da Marinha Alemã, no âmbito de um contrato de vendas militares estrangeiras (FMS) solicitado aos Estados Unidos. O acordo tornará a Alemanha o primeiro cliente internacional do radar SPY-6, um dos sistemas de vigilância e defesa aérea mais avançados do mundo.
O SPY-6(V)1 é composto por quatro painéis de antena equipados com 37 módulos de radar cada, proporcionando cobertura de 360 graus e integração completa para defesa aérea e antimísseis. O sistema faz parte da família de radares SPY-6 em operação na Marinha dos EUA, instalada em sete classes de navios, incluindo os destróieres classe Arleigh Burke Flight III.
“A escolha da Alemanha reforça a confiança internacional nas capacidades do SPY-6, destacando seu papel essencial na ampliação da defesa naval moderna”, afirmou Barbara Borgonovi, presidente da divisão Naval Power da Raytheon. “Sua integração nas fragatas F127 proporcionará à Marinha Alemã uma solução multimissão que permite decisões mais rápidas e precisas em ambientes marítimos complexos.”
Produzido no Radar Development Facility da Raytheon, em Andover (Massachusetts), o SPY-6 é descrito como o radar marítimo mais avançado e mais testado do mundo. O centro de 30 mil metros quadrados opera de forma altamente automatizada e verticalmente integrada, desenvolvendo tecnologias para forças dos EUA e aliados.
Com o contrato, a Alemanha dá um passo importante em sua modernização naval, fortalecendo suas capacidades de defesa aérea e antimísseis em um contexto de crescente cooperação transatlântica e expansão tecnológica das marinhas europeias.■


AAAAAHHHH se a MB pudesse….
A pergunta que fica é, a MB precisa? Sinceramente ficaria feliz com 8 Tamandaré + 4-6 MEKO A-300 (com o Thales Smart-L). Um sonho igualmente utópico.
Não precisa não.
Isso sim e.uma fragata…
O aumento no orçamento militar da Alemanha já está trazendo boas notícias. Antes eram 4 Fragatas F126 com opção de +2. Depois Falaram de 5 Fragatas F127 com opção de +1. E agora parece que serão 6 F-126 + 8 F-127. Ambas deslocando mais de 10.000 toneladas cada Ou seja, 14 Fragatas que deveriam ser classificadas como Destroyers Isso porque acabaram de receber 4 Fragatas F125 (7.200 ton) entre 2019 e 2022. Ou seja, as 8 F122 (3.700 t) foram substituídas por 4 F125 (7.200 t) ANTES da guerra na Ucrânia. Agora com o novo orçamento militar eles pretendem substituir:… Read more »
E terão ainda as corvetas K-130.
5 B1 mais antigas e actualmente constroem 5 B2, mais modernas, nomeadamente com um canhão mais moderno.
Correto, mas a decisão de construir essas 5 adicionais foi tomada antes da guerra da Ucrânia.
O que virá de “novo” além das F126 e F127 serão:
1) de 9 a 12 submarinos U212 CD
2) 12 navios de combate de grande porte Não tripulados
3) 3 navios robóticos porta mísseis
4) 18 navios não tripulados para proteção do litoral que complementarão as 10 corvetas K130
5) 12 navios caça minas e 18 drones para mesma função
6) 8 à 12 P8 Poseidon e vários drones para mesma função
esse radar sozinho é metade do preço de uma tamanduá, com capacidade antimisseis sem igual no mundo
Alguns navios tem um castelo de proa…e esses vão ter um castelo de passadiço!
Olha um destes, só em 22000 depois do grande evento.
Pode ter certeza.
E a proa da fragata FDI da Marinha Francesa veio para ficar.,.,. pelos vistos.,….
É interessante ver que a Alemanha tendo a Hensoldt, um player extremamente forte no mercado, vai usar raytheon nas novas fragatas que são na prática, destroyers.
Mas se você acompanhar o mercado de ações, tudo faz sentido. O jogo continua sendo econômico por excelência.
Mas tem radar da Hensoldt nesse navio… São os menores, para navegação. A Hensoldt é muito boa nessa área. . A questão é que a Hensoldt não tem nenhum radar de longo alcance com as capacidades do equipamento americano e desenvolver, não casa com os prazos pretendidos. As F-127 são navios para AAW, com capacidade BMD… E como os mísseis vão ser americanos, vai ficar tudo bem amarrado. . Veja que as atuais Fragatas AAW, usam Smart-L. Radares de painéis fixos da Hensoldt, eles usaram nas F-125 (um patrulhão oceânico) e também nas F-126 (foco em ASW), se estas não… Read more »
Se for o radar de navegação Sharpeye é Hensoldt (que adquiriu a Kelvin Hughes) e, embora seja da companhia alemã, é um radar desenvolvido/produzido no UK.
https://www.hensoldt.net/products/kelvin-hughes-mk11-sharpeye-combined-navigation-and-naval-surveillance-radar
Enquanto a marinha da Alemanha tá se equipando com radares americanos a marinha do Brasil passa por falta de orçamento para terminar o submarino nuclear e as fragatas
Ah mas.na Alemanha nao tem pensão para filha solteira, nao tem evento com coquetel, nao tem o nosso número de almirante e comandantes…nao tem nosso continente em terra, nosso volume de dentistas etc…