EUA ampliam operações militares no Caribe com helicópteros de Operações Especiais e bombardeiros B-52

Em uma ação que eleva o tom da presença militar norte-americana no Caribe, helicópteros de Operações Especiais dos EUA foram detectados operando a menos de 90 milhas da costa venezuelana, enquanto bombardeiros B-52 realizaram voos prolongados em torno da mesma região. As manobras sinalizam uma ampliação explícita da missão dos EUA na área marítima.
Fontes indicam que os helicópteros — possivelmente aeronaves MH-6 “Little Bird” e MH-60 Black Hawk vincendas ao 160th Special Operations Aviation Regiment (“Night Stalkers”) — estavam envolvidos em exercícios com caráter operacional. Já os B-52s decolaram da base de Barksdale, na Louisiana, e permaneceram em órbitas por horas em espaço aéreo internacional próximo à Venezuela.
Contexto da escalada militar
A intensificação ocorre em meio a uma série de ataques a embarcações no Caribe que os EUA alegam envolvidas com tráfico de entorpecentes — operações que deixaram ao menos 27 mortos desde o início da campanha. O presidente Donald Trump confirmou ter autorizado operações encobertas da CIA no território venezuelano para apoiar o esforço contra redes narcotraficantes.
Oficiais públicos destacam que essas missões visam reforçar a dissuasão e garantir domínio sobre rotas marítimas utilizadas pelo crime organizado no Caribe. No entanto, analistas e parlamentares questionam a legalidade dessas ações e sua conformidade com o direito internacional, especialmente no que diz respeito ao uso da força contra embarcações em alto-mar.
Reações e riscos
A Venezuela reagiu ao movimento com vigor, afirmando que qualquer incursão aérea ou naval seria um “ato de agressão”. Seu sistema de defesa aérea russo — com unidades S-300 e mísseis portáteis — representa um risco caso aeronaves estrangeiras ingressem em seu espaço aéreo.
Internamente nos EUA, a continuidade das operações enfrenta críticas de legalidade, uso excessivo da autoridade executiva e falta de transparência dos dados que justificariam ações letais.
Enquanto isso, o movimento serve como demonstração clara de que os EUA estão ampliando sua presença militar no Caribe — indo além do combate ao narcotráfico e adotando postura estratégica firme frente à Venezuela e ao entorno marítimo latino-americano.■
LEIA TAMBÉM:
Bombardeiros B-52 sobre mar caribenho intensificam pressão contra Venezuela
Trump arranjando tretas apenas para manter o nome na imprensa, seja mandando tropas federais para cidades democratas, seja montando uma operação na Venezuela… Arriscando vidas de militares com justificativa a completamente vazia de ‘guerra às drogas’…
Sempre é Guerra a alguma coisa:
Guerra às Drogas, vindo do país que mais consome drogas no mundo
Guerra ao Terror, vindo do país que mais inicia guerras no mundo.
Guerra à corrupção no país que institucionalizou a corrupção!!
Que pensamento tosco. Então, o governo americano deve simplesmente fazer nada e deixar sua população cada vez mais viciada, decadente e corrupta? Já ouviu falar em Guerra do Ópio entre chineses e ingleses?
A população viciada, decadente e corrupta não deixará de se – la por falta da droga. Só procurará outros fornecedores à um preço mais alto. Será que é tão difícil entender que o consumo de drogas não está relacionado à elas propriamente, mas à um vazio existencial dos consumidores dela ? Se não há cocaina, vai de ópio, sem não tem ópio, vai de anfetaminas, sem não há anfetaminas, vai de cola, de remédios de drogaria, vai com qualquer coisa que possa amenizar a dor existencial, a falta de perspectivas de futuro, do sonho americano que se evaporou, da m*… Read more »
parei no vazio existencial…rsrs
O pensamento do limitado. Meu amigo, o governo tem que olhar pra dentro do país. A coca que os americanos cheiram vem tudo no méxico, pq tu acha que lá tem tanto cartel ? Como pode ser tão limitado e apoiar uma intervenção num país vizinho ao nosso com essa desculpa ridicula de combate às drogas.
Intervir militarmente em um país nunca resultou em boa coisa, com duas honrosas exceções : A Alemanha e o Japão pós II GM. Eram casos excepcionais. A Alemanha foi retaliada em zonas de influência por largo período, e por um continente imenso de forças militares que impediram a reação de milicias nazistas remanescentes. Em função da guerra fria, ambos os lados investiram na reconstrução do país, para torna- lo vitrine em cada lado da fronteira ideológica. O Japão, único país até agora que sofreu bombardeios nucleares, se rendeu totalmente aos invasores, pelo medo da exterminação completa. Aí também houve investimentos… Read more »
Pergunta de leigo que só conhece de militaria o que Hollywood mostra:
Só a Delta Force usa os Little Bird ou a que precisar no momento usa?
O little Bird tem um jeitão inconfundível, parecido com o nosso proverbial esquilo . Aliás, é menor do que ele. A foto da reportagem remete à operações aéreas do BOPE nos morros cariocas. Nada que um iglaS não possa destroçar.
Eu não sei o que se passa na cabeça de Hegseth, mas enfrentar as milícias bolivarianas com isto ,é no mínimo temerário. Sites internacionais reportam que as forças venezuelanas possuem algo como 9.000 iglas S .
Nao sei se chega a isso tudo, mas os paióis estão cheios. Alguns cargueiros russos andaram pousando em Caracas e a Venezuela está realizando exercicios militares durante toda a semana.
Inclusive consta que perderam um navio de desembarque que encalhou num banco de areia.
Game over para Maduro.
Espero que não venha para cá
Pra informar o cidadão. Sim, maduro não em pra cá, quem vai vir serão os milhares de refugiados de um país destroçado por mais uma intervenção americana. Tem que ser ridiculo de burro pra achar bom uma guerra nas nossas fronteiras. Mas isso é tipico dos patriotários evanjegues.
Sua falta de educação só é menor que seu preconceito e intolerância. Já saíram da Venezuela 8 milhões de pessoas. Se formos comparar com o Brasil seria o mesmo que 40 milhões de brasileiros deixassem o país por causa da miséria, fome e repressão de um regime. Deve ser daqueles que defende ideologia acima de qualquer coisa. Recomendo rever conceitos, aos olhos de quem tem QI você me passa imaturidade e problemas cognitivos sérios. Deve ser daqueles que acham que se o regime for de esquerda deve ser mantido a qualquer preço. As vidas das pessoas pouco importam. Recomendo melhorar… Read more »