A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) foi selecionada pela United States Navy para desenvolver o conceito de uma nova aeronave de combate colaborativa (CCA, na sigla em inglês), projeto estratégico que apoiará as futuras alas aéreas embarcadas da Marinha norte-americana.

O contrato prevê que a GA-ASI desenvolva projetos conceituais de uma plataforma modular, capaz de ser rapidamente reconfigurada e atualizada conforme as necessidades de missão, incluindo operações a bordo de porta-aviões. Essa abordagem está alinhada com a nova estratégia de aquisição da Marinha dos EUA, que privilegia compras menores e frequentes, permitindo inserção rápida de novas tecnologias — em contraste com os programas de ciclo longo tradicionais.

A seleção da empresa ocorre após o sucesso do programa de CCA da United States Air Force, para o qual a GA-ASI desenvolveu o protótipo YFQ-42A — primeiro caça não tripulado colaborativo da Força Aérea, que iniciou voos de teste em agosto de 2025.

“Estamos honrados com a confiança da Marinha dos EUA e entusiasmados em aplicar nossa experiência para colocar essa capacidade no convés o mais rápido possível”, afirmou David R. Alexander, presidente da GA-ASI. “Ninguém tem mais experiência do que nós com aeronaves de combate não tripuladas.”

Os CCAs são caças a jato semi-autônomos projetados para operar em conjunto com aeronaves tripuladas, ampliando suas capacidades de detecção, alcance e poder de fogo, além de reduzir riscos para pilotos humanos. Produzidos em grande quantidade e a custo relativamente menor, eles representam uma peça central na futura doutrina aérea dos EUA.

O novo projeto da Marinha será projetado para operações totalmente integradas entre aeronaves tripuladas e não tripuladas, apoiando aviões de 4ª e 5ª gerações e complementando aeronaves de 6ª geração. A integração também permitirá maior flexibilidade operacional, custo reduzido e maior letalidade para as forças navais.

A GA-ASI já possui experiência relevante em operações embarcadas. Em 2023, seu demonstrador de pouso e decolagem curta Mojave realizou operações no porta-aviões britânico HMS Prince of Wales, e em 2024 no navio de assalto anfíbio sul-coreano ROKS Dokdo. A empresa também apresentou no Farnborough Air Show de 2024 o conceito Gambit 5, projetado para operações navais com drones reconfiguráveis a partir de um núcleo comum.

A GA-ASI já entregou mais de 1.200 aeronaves não tripuladas a clientes em todo o mundo, com mais de 9 milhões de horas de voo acumuladas, e cerca de 50 aeronaves da empresa voando a qualquer momento globalmente. O projeto CCA Naval reforça a posição da companhia como protagonista no desenvolvimento de capacidades aéreas não tripuladas para operações de alto nível.■


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Carlos Campos

Nao entendi, eles poderiam atualizar do MQ25, e já teriam um caça embarcado autonomo, mas prefeririam fazer outro, sendo que MQ25 pode fazer reabastecimento até em áreas com defesa aéreas.