VÍDEO: Forças dos EUA atacam semissubmersível suspeito de tráfico de drogas no Caribe

5

Um vídeo divulgado pelo governo dos Estados Unidos mostra o momento em que forças dos EUA atacam uma embarcação semissubmersível suspeita de transportar drogas no Mar do Caribe. A operação, anunciada pelo presidente Donald Trump, resultou em duas pessoas mortas e duas capturadas, segundo as autoridades.

De acordo com o relato oficial, o alvo era uma embarcação que transportava principalmente fentanil e outras substâncias ilícitas numa rota já conhecida do narcotráfico marítimo. No vídeo é possível ver o momento da explosão ou afundamento do submarino, seguido de destroços na superfície. Na sua rede social, o presidente Trump afirmou que a ação evitou até “25.000 mortes de americanos”.

Trump anunciou que os dois sobreviventes serão repatriados para os seus países de origem — um da Colômbia e outro do Equador — para que enfrentem processos judiciais. A operação marca a primeira vez em que há sobreviventes após esse tipo de ataque divulgado pela administração, o que levanta novas questões sobre o tratamento dado a esses detidos.

A ação faz parte de uma ofensiva mais ampla dos EUA no Caribe contra rotas marítimas de tráfico de drogas, no auge de uma escalada militar que inclui navios de guerra, aviões de combate e submarinos nucleares operando em águas da região. Especialistas em direito internacional têm levantado dúvidas quanto à legalidade desses ataques em alto-mar e à forma como os traficantes são tratados como combatentes em conflito armado.■


Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz

Acho que foi um ataque precipitado e desnecessário
Provavelmente estavam praticando algum tipo de pesca submarina.

Rafa

Eu nunca vi pescadores com submarino. Devem pescar diferente na Venezuela.

Bueno

kkk

RSmith

Pois é vi num “Brochure Turistico” ofertando paseios de submarinos para fazer fotos das belas Sereias Venezuelanas no fundo do mar… é muito popular com o pessoal da Koreai do norte, Iran, Syria (o que sobrou de lá né) ….

Rafa

Era semissubmersível. Agora é fullsubmersível.