A Indonésia está analisando a possibilidade de adquirir sete fragatas Type 053H3 da China, segundo declaração oficial do porta-voz do Ministério da Defesa, Brigadeiro-General Frega Wenas. Ele informou que o plano de compra ainda se encontra em fase de avaliação interna e nenhum contrato ou cronograma de entrega foi anunciado até o momento.

As unidades chinesas em análise são versões da classe Type 053H — utilizadas pela Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN), as mais recentes Type 053H3 tendo entrado em serviço a partir de 1998. Apesar de tecnologicamente defasadas em relação aos padrões modernos de fragatas, as embarcações em potencial aquisição pela Indonésia seriam vistas como uma solução rápida e de baixo custo para reforçar o número de cascos na frota enquanto outras embarcações de nova geração entram em produção.

Caso o negócio avance, a oferta chinesa marcaria uma continuidade dos esforços de Jacarta de diversificar fornecedores de defesa e ampliar a capacidade naval dentro de seu vasto arquipélago. No entanto, a integração de navios mais antigos com a frota existente — que inclui plataformas ocidentais e construídas localmente — exigiria soluções para interoperabilidade.

O governo indonésio ainda não detalhou valores, especificações técnicas das unidades em análise ou implicações logísticas, tornando o projeto por enquanto apenas uma “opção em estudo” dentro do programa de modernização naval do país.■


Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
737-800RJ

Ih, deslocam 2.400 toneladas, ou seja, 1.000 a menos que as Tamandarés.

Mas são chamadas de fragatas. Vai ter um pessoal confuso nos comentários!

Nativo

Mesmo sendo antigas , você deu uma pesquisada na quantidade de armas dessas fragatas?

Luís Henrique

8 mísseis antinavio e 8 mísseis antiaéreos de curtíssimo alcance (9 km) inferiores aos Sea ceptor que possuem mais de 25 km de alcance.

As Fragatas Tamandaré possuem 4 mísseis antinavio e 12 antiaéreos.

Adriano RA

Parece um classe Fletcher! Kkkkk.

Uriel PR

Primeiro o J10 e agora as fragatas, grandes acordos com a China, e lembrando também que a pouco a Indonésia entrou no Brics.

Gustavao

não acho uma boa compra, sao navios que tem 25 a 35 anos de uso. tem opção melhores no mercado, corveta que tem descolamento 2000 a 2500 toneladas, ate mesmo com opção de produção local, A PT PAL pode fazer e produzir embarcações.

Willber Rodrigues

“(…) tem opção melhores no mercado”

Por exemplo…???

Gustavao

classe Kamorta , classe gowind 2500 , classe steregushch , classe sa´ar 6 baseada na classe braunschweig, classe meko a 100.

Luís Henrique

Foram comissionados entre 98 e 2002
então possuem entre 23 e 27 anos.

A Indonésia está adquirindo fragatas novas e mais modernas, esta solução é para aumentar o quantitativo enquanto as fragatas novas estão em construção.

Então a ideia neste caso é pagar barato e receber rápido para melhorar as capacidades da marinha da Indonésia no curto prazo. No médio prazo vários navios melhores e mais novos vão chegar.

Hamom

Possivelmente a Indonésia pretenda utilizar estes Type 053H como navios patrulhas,
a China já fez isto em 2008, quando os converteu para uso pela Guarda Costeira.

Burgos

Navio com mais de 25 anos de uso.
Consideraria inviável por já serem defasadas tecnologicamente 🤷‍♂️
Mas enfim !!!
Como já disseram aí : o que não presta mais para um, é o que se precisa para outros

Wagner Figueiredo

São bem armadinhas hein?!?! Rsrs