EUA enviam porta-aviões USS Gerald R. Ford ao Caribe em movimento estratégico
USS Gerald R. Ford (CVN 78)
Washington – 24 de outubro de 2025 — O governo dos EUA anunciou nesta sexta-feira que o porta-aviões USS Gerald R. Ford e seu grupo-tarefa de ataque foram destacados para a área de responsabilidade do United States Southern Command (SOUTHCOM), numa manobra que marca a escalada mais importante da presença militar norte-americana no Caribe e América Latina dos últimos anos.
O secretário da Defesa, Pete Hegseth, determinou o deslocamento do Ford como parte de uma “capacidade ampliada dos EUA de detectar, monitorar e desmantelar atores ilícitos e atividades que comprometem a segurança da pátria americana”, informou o porta-voz do Pentágono Sean Parnell por meio de rede social.
O porta-aviões, o mais avançado da Marinha dos EUA, fará parte de uma força que inclui destróieres e outros navios, num esforço conjunto para fortalecer o controle sobre rotas marítimas críticas e operações contra o narcotráfico e redes criminosas transnacionais.
A medida ocorre em meio a uma série de ataques lançados pelos EUA contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas na região do Caribe, reforçando que o foco da operação não é apenas marítimo, mas as implicações geopolíticas se estendem à estabilidade regional, especialmente diante das crescentes tensões com a Venezuela.
Não foi divulgado o cronograma exato de movimentação ou quanto tempo o grupo-tarefa permanecerá sob a alçada do SOUTHCOM. Por ora, a presença já anunciada reforça a mensagem de dissuasão estratégica de Washington no hemisfério ocidental.■

Xiiii
Se chegar mais um é porquê vai rolar treta! Enquanto for um só os canhotinhos ainda têm esperança. Apesar de achar suficiente para um ataque à Venezuela, nunca vi uma intervenção americana com um único Porta-aviões.
Já são dois, o Ford e o Iwo Jima que já está lá. Há também a possibilidade de operarem a partir de aeródromos em ilhas próximas, como Granada mesmo. Mas sim, caso optem por intervir é de se esperar que levem mais meios para lá.
Um LHD não é um CVN. Nem de longe…
Porta aviões pra combater tráfico de drogas?
O mundo todo acredita!
Agora vai…
Pior que so com 1 desses eles tomariam a Venezuela inteira em uma manha e ainda voltam a tempo para comer um mcdonalds a noite
Está jogando muito Call of Duty
Verdade, não estou contando os idosos com ak47 e vassouros que vão derrubar vários f35 e f18.
Alguém vai sujar a Zorba
Os Estados Unidos deveriam fazer um primeiro bombardeio sobre Caracas usando papel higiênico no lugar de bombas. Em cada pacote um panfleto dizendo:
Para utilizar cuando las bombas reales empiezan a caer. Tus 5000 Iglas no detuvieron a nuestros bombarderos con papel higiénico. ¿De verdad crees en tu estúpido dictador?
To be used when the real bombs start falling. Your 5000 Iglas didn’t stop our bombers with toilet paper. Do you really belive in your stupid dictator?
Aqui vai ser com 51 ou velho barreiro fácil…..kkkk
Vai lá, Trump! Comece uma guerra e lance os EUA em mais um atoleiro. Até as amebas sabem que este papo de combate as drogas é lorota. Os precedentes abertos por estes ataques a embarcações são perigosíssimos e uma guerra em um país fronteiriço com o Brasil vai ter consequências em nosso país, seja pelo aumento da imigração e por mais pressão americana sobre o nosso país. Este viralatismo de muitos brasileiros é uma doença que beira a insanidade.
Tu anda pelas ruas? Eu tô cansado de ver venezuelanos e suas famílias, incluindo crianças, em situação de miséria no Brasil! O mal que este ditador Venezuelano do Foro de São Paulo fez a Venezuela foi maligno e enorme! Seus dias, agora, estão contados! Que os EUA destruam de uma vez a ditadura venezuelana!
Eu conheço muitos venezuelanos que imigraram para o Brasil, mas você acha que uma guerra não iria dificultar ainda mais a vida dos que ainda vivem por lá? Se Maduro cair a Corina Machado não assumiria automaticamente o poder do país. Há uma grande possibilidade de forças chavistas resistirem a mudança de regime e jogarem o país em uma guerra civil. Pelo visto você não faz ideia do que é uma guerra e das consequências imprevisíveis que ela trás.
Você tem razão sobre o aumento da imigração, mas os Estados Unidos não atacaram antes e o povo venezuelano já está fugindo de seu próprio país a anos. Me explique porquê só agora os canhotinhos vem com esse discursinho? Se for para tirar esse ditador covarde e seus comparsas do poder que o Brasil e demais vizinhos paguem o preço dos venezuelanos refugiados. Depois da treta deportamos todos de volta ao seu país. Eu explodiria as pontes que ligam a fronteira para deixar claro que já temos problemas demais.
Como eu disse ao comentador a cima conheço muitos venezuelanos vivendo no Brasil, mas uma guerra é muito pior que uma crise econômica, sem contar que a Venezuela pode muito bem cair em um estado de anarquia ou em uma guerra civil. Quanto a ser de esquerda eu não sou. Apenas analiso os fatos sobre uma ótica desapaixonada e sei que Trump não quer derrubar Maduro por puro altruísmo. Antes de tudo sou brasileiro e não quero ver potências estrangeiras brincando de war em países fronteiriços ao Brasil.
Ué então não entendo??? Como ela está hoje deve continuar???? Potências estrangeiras como China, Rússia, pode Arnaldo???? A questão é simples o povo Venezuela sozinho não consegue sair desse narco estado, como nos estamos caminhando a passos largos para esse caminho….pronto falei…
Até onde sei não há russos ou chineses trocando tiro contra venezuelanos. Confundir influência econômica com intervenção militar é muita desonestidade.
Sabe o que é pior? Pessoas passando fome no próprio país, perdendo casas, ganhando quase nada por todo seu trabalho, pelo simples motivo de um ditador que perdeu a eleição, não querer deixar o poder.
atoleiro? kkkkkk..EUA vão tratorar a Venezuela. E advinha, já temos problema de imigração e não é por causa dos EUA. Mas te entendi, afinal traficantes são vítimas dos usuários, não é?
Não só isso, o fuhrer de Garanhuns diz que tem que combater o usuário. Matemática ruim: um traficante é vítima de mil usuários. É mais fácil matar a vítima, nesse caso.
Assim como tratoraram o Afeganistão e o Iraque? Não se esqueça que este último foi invadido com base em uma mentira.
Ué só por que não é o Biden ou a Kamala…..kkk
Quinta coluna aqui e grande.
Por um lado acho ótimo, porque as chances são reais de o ditador socialista cair.
Porém a cada dia fica mais claro como o América do Sul é frágil militarmente. Hoje é pra tirar o ditador de bigode do poder; amanhã pode aparecer um CSG na nossa costa por qualquer que seja o motivo que considerem justo.
Precisamos de uma marinha poderosa, mas isso não irá acontecer… Triste!
A queda de Maduro por esses meios jogaria a Venezuela em uma instabilidade terrível, podendo até jogar o país em uma guerra civil. Isto só traria consequências negativas para o nosso país. Sou a favor da queda de Maduro, mas pelas mãos dos próprios venezuelanos. Quanto mais influência das superpotências na América do Sul é pior para todos nós.
Sem uma intervenção externa o Ditador Maduro vai morrer de velho no poder. E o povo cada vez mais castigado e literalmente escravizado pelo governo. Sem contar de depois de sua morte existe a sucessão de alguém da própria família do Ditador. Sem chance, que comecem os jogos.
Claro que Maduro deveria ter saído do poder a muito tempo, mas a dúvida que fica, será que os EUA irão levar democracia a todos os países que vivem em regime totalitário?
Nenhum pais em desenvolvimento é capaz de possuir uma força militar convencional capaz de conter uma ação militar americana. O que restringiria a ação militar americana é a necessidade de se ter uma razão para intervenção que tenha um mínimo de legitimidade e credibilidade frente a comunidade internacional e a opinião pública americana. O quão “poderosa” fosse nossa marinha só mudaria o numero de meios deslocados para anula-la caso os EUA decidissem intervir militarmente.
Pronto… Era a falta dessa peça no tabuleiro que me fazia perguntar se os dias do ditador Venezuelano do Foro de São Paulo estavam realmente no fim. Não há mais dúvidas.
O cerco esta se fechando!
Grande alvo para os Kh-31
Com essa notícia quem deve estar louco para kh é o Maduro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kh 31 vezes.
Isso se os SU-30 conseguirem chegar no alcance de lançamento do míssil, o alcance máximo desse é 110Km, muito antes do SU-30 chegar a essa distância a defesa antiaérea já detectou o caça venezuelano.
Os Su-30 serão destruídos antes de decolar.
TiC tAc … esta ficando serio , se enviarem um segundo ”PA”, babou .. vamos precisar de mais soldados na Fronteira ..,
Melhor deixar os ativos da operação Atlas por lá, só por garantia.
Este apelo do Trump ao hardpower americano só acentua o declínio de seu império. Isto destrói a confiança internacional e induz antigos aliados a buscarem mais independência. Os EUA estão parecendo aqueles personagens de filmes que sabem que vão morrer mas preferem cair atirando.
Vai ver que a confiança internacional tem o Maduro, ne nao?
Até onde sei Maduro não luta para preservar a Venezuela como a única superpotência com projeção global no mundo.
A luta é tão ferrenha que ele até tirou a presidenta eleita do cargo para continuar na batalha.
Já vimos esse filme a 3 anos atrás em 2022…
Sinceramente eles já têm meios suficientes pra fazer um belo estrago, acredito que vão bombardear toda a cúpula do governo e colocar um governo fantoche no lugar sem precisar colocar uma bota em terra…
Não há dúvidas que Maduro é um ditador sanguinário como tantos outros mundo à fora. Não tenho dúvidas de que o povo venezuelano estaria muito mais feliz com ele fora do poder. Porém, a invasão de tropas dos EUA para depô-lo irá causar o seguinte cenário: algum outro general irá aproveitar a situação, vai depor Maduro com patrocínio dos EUA que não precisarão enviar uma força massiva de ocupação; esse general, amigo dos EUA, vai ficar no poder durante várias décadas para garantir que o perigo vermelho não volte! O resto já é suco de América Latina que todo mundo
É impressionante o nível de sabujice dos comentários. Uma potência militar pronta para atacar um país latino-americano; numa flagrante violação de todas as regras de direito internacional e mesmo assim, vemos brasileiros apoiando a violação da soberania venezuelana. Vejam bem: não defendo o Maduro. Acho que há tempos ele já deveria ter deixado o poder. Porém, isso não justifica uma intervenção militar na Venezuela. Não se enganem e nem sejam patetas: Os EUA não querem saber de deter traficantes e nem de reestabelecer a democracia na Venezuela. O que eles querem é o petróleo.
Que soberania? Quando alguém toma o poder para sí, com a população sem arma, sem comida, sem energia em muitos locais, se alguém mais forte não fazer nada, as vítimas continuarão da ser agredidas para sempre.
Não quero guerra aqui no quintal, mas é preciso tirar os “tiranos” do poder.
Agora preocupei. Coitada da tripulação do USS Gerald R. Ford. O Maduro já disse que colocou cinco mil mísseis na costa venezuelana. Só lembro do Sadam quando disse que a guerra do Iraque ia ser a mãe de todas as batalhas. Alguém sabe qual foi o fim dele?
O TIAR é válido neste caso?
Ward Carroll avisa que o CVN-78 vai demorar de sete a dez dias pra chegar lá. Água na fervura que o bruto ainda tá longe…
As EBSCs estão tendo orgasmos prostáticos com essa notícia.
O Satã do Norte vai trazer uma mistura de Líbia e Síria para as nossas fronteiras. Inicialmente, teremos uma crise migratória gigantesca e, posteriormente, um governo fantoche do império maldito em um país devastado. Isso é culpa única e exclusivamente do **Brasil**, que pouco ligou para o seu direito natural de ser um líder regional. Se fôssemos um país sério, Nicolás Maduro jamais teria feito o que fez até hoje, e os EUA jamais meteriam o dedo nesse continente. Obrigado, militares de 64, regime “democrático” e concurseiros (boomers) que exercem funções de alto escalão nas FAs. Pagaremos caríssimo por fundões… Read more »
Vixi, Maduro se lascou mesmo
Sem considerar as bobagens bolsomísticas dos fanboys, q torcem por uma invasão da Venezuela, um país irmão e inocente, toda essa operação começa a ganhar contornos estranhos, já q o USS G. Ford é um meio de superfície moderno, com uma ala aérea no estado de arte. Ao contrario dos cacarecos pré aposentadoria anteriores. Invasão full scale da Venezuela é inviavel com um contingente de apenas 10.000 homens. Ja abordei isso de forma pormenorizada em outro comentario. Apoio aereo a uma força beligerante pró USA não é, pq essa força nao existe na Venezuela (todas ja foram suprimidas e seus… Read more »