Alerta A-111

Madri, 24 de outubro de 2025 — O Conselho de Ministros da Espanha aprovou o início da fase de definição do futuro Navio de Inteligência (BAM AGI) da Armada Espanhola, que substituirá o veterano Alerta A-111, já próximo do fim de sua vida útil operacional.

Essa etapa inicial, com duração prevista de 11 meses e orçamento estimado em 14 milhões de euros, envolve estudos de engenharia para definir a nova plataforma naval que atuará em missões de inteligência, guerra eletrônica e ciberdefesa em ambiente marítimo.

O novo navio integrará o Plano Industrial e Tecnológico de Segurança e Defesa do governo espanhol, ampliando as capacidades da Marinha em interceptação de sinais, análise de emissões e operações de guerra eletrônica naval.

O sistema de inteligência do BAM AGI terá como base o Programa Santiago, projeto estratégico destinado a modernizar as capacidades de coleta e análise de sinais das três Forças Armadas espanholas, permitindo detectar, identificar e monitorar potenciais ameaças com maior precisão e em tempo real.

Com a aposentadoria do Alerta A-111, o novo BAM AGI representará um salto qualitativo para a Armada, garantindo uma plataforma moderna e altamente equipada para apoiar operações de defesa, missões da OTAN e atividades de segurança marítima no Atlântico e no Mediterrâneo.■


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments