Senado dos EUA aprova lei para compra de até cinco submarinos estratégicos da classe Columbia
SSBN Columbia
O Senado dos Estados Unidos aprovou no dia 24/10, por 77 votos a 20, o texto da Fiscal Year 2026 National Defense Authorization Act (NDAA FY2026), que autoriza oficialmente a U.S. Navy a iniciar a contratação de até cinco submarinos de mísseis balísticos da classe Columbia (SSBN) no ano-programa fiscal de 2026.
A medida permite que a Marinha figure num plano de “contratação por bloco” (block-buy) para múltiplas embarcações, com o objetivo de manter previsibilidade de prazos e custos na base industrial de construção naval submarina americana.
O programa Columbia, que visa substituir os submarinos da classe Ohio em serviço há décadas, é considerado a maior prioridade de aquisição da Marinha dos EUA e símbolo da dissuasão estratégica nuclear do país.
Com a aprovação da NDAA, a indústria naval norte-americana — em especial estaleiros e fornecedores de componentes para submarinos nucleares — recebe um impulso significativo. Além da compra dos novos SSBNs, o documento também estipula mecanismos de financiamento incremental e contratos de longo prazo para amortizar os grandes gastos associados.
Embora autorizado, o programa ainda depende de apropriações orçamentárias futuras e da decisão final de implementação por parte da Marinha e do Departamento de Defesa. O ritmo de produção visa alcançar uma média de um submarino por ano a partir de meados desta década.■
